Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 16:21:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Violão dando Choque...  (Lida 8832 vezes)
coasjp
Visitante
« : 09 de Maio de 2013, as 16:04:39 »

Salve amigos, acredito que muitos aqui do forum ja saibam que eu sou gerente de uma loja de instrumentos musicais, acontece que aconteceu uma coisa que eu nunca tinha visto ou ouvido falar.

Um cliente está me dizendo que o violão que vendemos para ele está dando choque!!!!
Dado meu conhecimento em eletrônica sei que é 99,99% impossível isso acontecer, foram feitos testes nesse violão e não foi encontrado motivo para o choque, porém venho aos mais experientes pedir o auxilio nesse impasse dado que oferecemos a troca do produto isso passado 7 dias após a compra ele nos informou o problema(que foi realizada dentro da loja), o cliente quer o ressarcimento do valor pago.
Acredito que este cliente esteja agindo de má fé, logo estou reunindo todas as provas de que o violão não está dando o tal choque.

trabalho com manutenção a uns 5 anos pelo menos e NUNCA ouvi falar nisso.

Abraços
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 09 de Maio de 2013, as 16:21:44 »

Antes de mais nada, veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor. Creio que se o prazo de 7 dias expirou, você não é mais obrigado a devolver dinheiro.

Tecnicamente:

O violão é "de aço"? Se não for, já podes mandar o cara plantar batata. Não tem como tomar choque encostado em material isolante (madeira e cordas de nylon).

Se for "de aço", o amplificador que o cara está usando tem pino de terra no plugue de alimentação? Está funcionando adequadamente? Está conectado a uma tomada devidamente aterrada?

Eu mandaria o cara trazer o amp dele à loja (só para encher o saco). E/ou exigiria "submeter o violão à análise técnica pelo fabricante/importador".


 
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #2 : 09 de Maio de 2013, as 16:23:06 »

O choque provalvelmente está vindo do equipamento (aterramento deficiente) em que ele está ligando o violão.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 09 de Maio de 2013, as 17:56:16 »

Muito estranho, pois as cordas de um violão eletrificado não são conectadas eletricamente ao instrumento.  Será que ele não levou um choque no conector metálico (plugue), sem aterramento, como mencionou o amigo Finck?
Registrado

Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 09 de Maio de 2013, as 18:56:37 »

coasjp (isso é nome? _ brincadeira),
Em primeiro lugar, o comprador tem que provar a existência do problema. Então peça pra ele levar todo o equipamento que ele usou em casa, na hora de tocar com o violão.

De acordo com a Lei 8.078/1990 (CDC), o consumidor tem  até 90 dias para reclamar, na loja, pelos vícios aparentes ou de fácil constatação, para produtos duráveis (que é o caso), segundo o art. 26, II, desta lei.

Após a reclamação feita, a loja tem 30 dias para sanar o problema (vício).
Não sendo sanado o problema dentro desse prazo, o consumidor pode, à sua livre escolha, pedir: a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço. (art. 18, §1º e incisos)

A questão dos 7 dias apenas se dá em duas situações:
1) Quando o consumidor compra fora do estabelecimento comercial (internet, telefone etc.), podendo passar 7 dias, após recebimento, para testar o produto;
2) Quando a loja e o consumidor CONVENCIONAM, ou seja, fazem um acordo, de forma expressa, quanto à redução do prazo de garantia legal. (e mesmo assim 7 dias é o prazo mínimo a ser acordado)
Veja o §2º do art. 26: "Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor."

Ou seja, no seu caso, infelizmente o comprador do violão tem 90 dias pra reclamar na sua loja sobre o problema do violão e, após a reclamação, vocês têm que resolver o problema em 30 dias. Não sendo o problema resolvido, ele pode se optar por qualquer das opções contidas nos 3 incisos do art. 18, §1º.

Isso eu considerando que o choque do violão é vício e não defeito, visto que não trouxe DANO ao comprador.

Agora, claro, repetindo... isso tudo apenas se aplica CASO ele consiga comprovar o defeito do violão e, principalmente, tem que comprovar que ele não tem QUALQUER culpa na história.

Sugiro esse texto do Procon de São Paulo, visto que tem uma fácil compreensão, para quem não tem constume com linguagem jurídica/legal:
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/consumidorconsciente13.pdf

Abraços.

-----
Agora, olhando pelo lado músico/handmaker/curioso/etc da história, realmente é muito estranho um violão dar choque... _
Se você disser pelo menos qual o modelo e marca do violão pra a gente dar um "Google" aqui e saber qual é, fica melhor... Tongue

De qualquer forma, na GRANDE maioria dos casos (pelo menos todos os que eu já vi), choques oriundos de instrumentos musicais se dão quando há problema de aterramento do equipamento que o músico usa, seja amps ou pedais, chegando no violão (nesse caso) através da malha de terra do cabo usado para ligar ao amplificador/pedal.

O cara disse se o violão deu choque sozinho (não estando ligado, por cabo, a nenhum equipamento)?
Testou ligar o violão a um amp, dentro da loja, pra ver se dava choque?

« Última modificação: 09 de Maio de 2013, as 19:10:50 por Marcel. » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 09 de Maio de 2013, as 21:21:30 »

Claro que existe a possibilidade dele ter tomado um choquinho por estática (durante um tempo isso vivia acontecendo comigo, eu chegava em casa, encostava na maçaneta da porta e tomava choque  Batendo Cabeça).

Mas é uma possibilidade remota...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
plautz
Visitante
« Responder #6 : 09 de Maio de 2013, as 21:33:46 »

...Então peça pra ele levar todo o equipamento que ele usou em casa, na hora de tocar com o violão.

Marcel,

Por mais que ele leve todos os equipamentos usados quando o dito choque supostamente ocorreu, ele não conseguirá levar o mais importante, que é toda a fiação elétrica da casa dele (isso considerando a hipótese do tal choque ter efetivamente ocorrido).

Sugiro ao coasjp que se ofereça para ir até o local onde o incidente supostamente ocorreu para verificar quaisquer possíveis problemas.

Assim, além de demonstrar boa vontade em resolver o improvável problema, poderá constatar in loco qual a diabose que tá acontecendo e, em sendo assim, de quem é, efetivamente, a responsabilidade.

Abraços.
Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #7 : 10 de Maio de 2013, as 13:26:18 »

Obrigado a todos pelas respostas, quando o cliente chegou aqui na loja eu estava em curso, assim que cheguei liguei para o cliente(isso já com o violão testado e constatado que o Violão não está dando choque falei com ele sobre a possibilidade de ser descarga de eletrecidade estática), da mesma forma eu propus para o cliente a troca do equipamento tenho ainda aqui exatamente o mesmo modelo e cor do violão porém o cliente não aceitou, dado as circunstâncias eu dei uma analizada mais a fundo nele e vi que ele está com marcas de batido na parte de baixo na QUINA como se alguem tivesse pego esse ele e arrastado no asfalto ou outro material abrasivo. certo de que o violão saiu daqui em perfeitas condições é natural que se negue a garantia, mais da mesma forma propus a troca do equipamento mesmo sem termos tal responsabilidade, logo o violão está com mau uso.

Por mais que seja um violão elétrico CONDOR CAX12 WR, como o nosso amigo Adiel disse o violão não tem contato elétrico entre a corda e o captador de rastilho visto que o isolamento é feito justamente pelo Rastilho de plástico que fica entre a corda e o captador, se fosse captação estilo da RMC(godin) até poderia cogitar a hipótese de choque mais da mesma forma no interior do pré do violão deveria ter uma bobina ou transformador para converter os 9v(que só se sente o choque com a lingua _)em uma tensão realmente perceptível, segundo o relato do cliente o violão foi dado de presente para sua filha e o choque que ela tomou segundo palavras dele "SE EU NÃO TIVESSE PERTO DELA ELA TERIA JOGADO LONGE O VIOLÃO" visto isso suponho que seja um choque de pelo menos 80 ou 90 v, medindo a tensão no fio que liga o captador ela é insignificante, o mais provavel é que o equipamento dele esteja sem o devido aterramento, se fosse uma guitarra até seria aceitável, mais em um violão?Huh??

recebi a carta do procom com o prazo de 10 dias para resolução do problema, mais não vou responder pois acredito que realmente o cliente esteja agindo de má fé.

o Cliente entrou no procom aqui de Curitiba por isso estou reunindo informações

/off_topic Como mudo o nome para não ficarem reclamando _
COASJP = Clayton Oliveira de Almeida São José dos Pinhais /
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 13:50:47 por coasjp » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #8 : 10 de Maio de 2013, as 14:31:28 »

Pronto, nesse caso, a loja então não tem obrigação de devolver o dinheiro por um motivo qualquer, exceto, como disse antes, nos casos em que ela não conseguir resolver o problema que prejudique o uso.

O Procon apenas efetua um procedimento administrativo, não judicial, então, basicamente, não há nada de mais com o que se preocupar. Não sei se é o caso, mas se eles enviaram alguma espécie de "carta-convite" para uma sessão de conciliação entre a empresa e o consumidor, acho até bom você ir e afirmar, por meio de testemunhas, inclusive, que não foi comprovado nenhum vício no produto, tendo sido ele testado inúmeras vezes. Provavelmente o Procon vai querer que se chegue a um acordo, então propronha, de forma inflexível, que você pode efetuar a troca por outro violão de mesmas características, por cortesia da empresa (já que você se propôs a isso desde o começo).

E outra, se for o caso de você devolver o dinheiro do violão (até por boa vontade) não esqueça de fazer o abatimento proporcional pelos arranhões. Wink

De qualquer forma, não é bom, em termos de boa reputação da loja, ter uma disputa dessa não resolvida no Procon, então procure resolver, não piorar o conflito.

Tem um tópico aí que a galera criou pedindo pra mudar os nomes, aproveita lá o embalo! hehe

E, Plautz, pior que é verdade mesmo, oh... Só a falta de aterramento na casa dele já seria sufieciente pra isso. Agora pelas características do violão, um choque desse acontecer, como diria o RESPEITADÍSSIMO (cof! cof!) Faustão, "Cooisa de louco, mêo!!". _

Abraços!


Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #9 : 10 de Maio de 2013, as 15:08:39 »

ok, agora que vi, com relação ao choque ele disse que foi com o violão plugado, aqui na loja tenho uma torre da fishmann solo performance que é especifica para violão, mais como a qualidade dela é excelente eu liguei ele em um amplificador de guitarra para constatar se estava ou não dando choque, visto que aqui na loja eu não uso o aterramento nos amplificadores eu deveria de levar choque ainda mais por causa da rede elétrica aqui do shopping que oscila que uma beleza.

Como mencionado acima, tentamos já resolver da melhor forma possível foi oferecido o seguinte para o cliente:
A troca por QUALQUER outro produto da loja
Troca pelo mesmo produto e mesma cor
Outro violão com valor e caracteristicas iguais (menos o choque)
Por ultimo um vale no valor do equipamento para ele estar abatendo esse valor sempre que precisasse de algum produto e o valor iria sendo abatido, tudo isso sem sucesso.

liguei no procom e eles me disseram que passado esses 10 dias o cliente vai no procom para solicitar uma audiência, ela sendo presencial com as 2 partes para resolução do problema, fui instruido pelo pessoal do procom a tirar fotos do equipamento, estou pensando também em pegar as filmagens da câmera de segurança internas da loja para mostrar que o violão foi entregue com os batidos, pois o cliente pode querer alegar que nós fizemos tal, e nas filmagens vai estar provado que o violão está guardado em local seguro.

Estamos querendo resolver da melhor forma possível até por sinal somos reconhecidos e elogiados pelo nosso atendimento e agilidade não só nas manutenções, chegando a um cliente vir aqui na loja e ter comprado um amplificador da Meteoro e passado 1 ano da compra ele vir para fazer a manutenção e foi uma solda fria arrumei no mesmo dia e foi feito cortesia para o mesmo, acredito que se fosse em qualquer outra loja seria cobrado pelo menos R$ 100,00 pelo serviço, mais não nos custa nada manter nosso cliente fiel com cortesias desse tipo, ja que não tive custo nenhum em peças. Da mesma forma procedemos com todos os nossos clientes mais devido a suposta má fé desse cliente não vamos devolver esse valor ainda mais de um produto danificado.

Ahh, outro detalhe, falei com o a assistência técnica da Condor e conversando diretamente com o Luthier deles ele disse que NUNCA ouviu falar nisso, eles se propuseram a estar fazendo a coleta desse violão para analize, mais eles não podem emitir uma carta ou certificado que diga que o violão está em perfeitas condições, logo não vou ficar encomodando eles com um problema que ja foi constatado que não existe.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 15:11:24 por coasjp » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 10 de Maio de 2013, as 16:26:28 »

Você vai precisar de um laudo de um terceiro (assistência ou luthier) atestando que o violão está em perfeitas condições.

Para isso vá na audiência do procon e exija um prazo para analise/conserto do mesmo que é de 30 dias, marque a entrega e tenha muitas testemunhas na hora.
No mesmo dia vá até um terceiro e peça o laudo de produto em condições.
Devolva ao cliente e seja feliz.

No minimo ele deu o violão, a filha cagou e andou e ele quer a grana de volta.
É por essas e outras, que tem muita gente não querendo fazer negócios no Brasil.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 16:28:52 por felixmeirelles » Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #11 : 10 de Maio de 2013, as 17:31:08 »

ja tinha pensado no laudo mais liguei no IPEM aqui de Curitiba e eles não fazem esse tipo de serviço p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é exigido pelo imetro conforme uma lei la não lembro qual agora. eles me passaram o telefone da lactec que são afiliados da Copel (empresa de energia) e a menina do telefone deu risadas a hora que contei. ela disse que NUNCA ouviu falar disso e também não fazem o serviço.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 10 de Maio de 2013, as 17:46:43 »

O laudo não precisa ser algo formal, basta alguém com referência na área dizer que o violão está legal e pronto.
Por isso é bom ter sempre um luthier e um técnico de confiança que trabalhem terceirizadamente para a loja, de forma evitar o inconveniente.

Aqui no Rio é muito normal a galera pequena(micro empresários) que vendem eletrônicos(celulares, câmeras e afins) ter uma assistência "afiliada", assim sempre que aparece um engraçadinho, eles tem uma saída.

A troca sem analise é um erro por parte da loja, porque pode acarretar problemas futuros, porque um gaiato, pode avisar outros gaiatos, e logo terão diversos gaiatos pegando e despegando coisas, trocando e destrocando.
Pegando "testando" 30, 40, 50 dias e devolvendo depois...

Por conveniência o ideal é a troca imediata até 2 dias uteis após a compra, no caso da compra presencial. Fora isso, é sempre bom ter papeis em mãos. Afinal, Brasil é Brasil, não chega a ser uma Itália mas é Brasil.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, as 17:48:27 por felixmeirelles » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #13 : 13 de Maio de 2013, as 17:08:31 »

Fiquei um tanto curioso com a questão.

As cordas de aço deste violão elétrico são aterradas? Tenho um Ibanez PF5Cent e acabei de medir e descobri que não são!

Se elas forem aterradas, usando um amplificador de forma não apropriada, haveria possibilidade de choque sim! Mas por conta de algum aterramento bizarro!

Por outro lado, seria bem difícil para um violão, por si só, electrocutar alguém - mesmo que "de propósito".
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #14 : 13 de Maio de 2013, as 18:03:52 »

As cordas de aço deste violão elétrico são aterradas? Tenho um Ibanez PF5Cent e acabei de medir e descobri que não são!

As do meu Fender também não são aterradas.  A única possibilidade de choque ali seria no plugue.
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal