Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Setembro de 2024, as 06:44:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Agitador magnético de líquidos, percloreto e afins  (Lida 6993 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 09 de Maio de 2013, as 15:57:21 »

Ola pessoal.


Segue uma ótima ideia para um agitador de líquidos e auxiliar na corrosão de placas de circuito impresso, a o dispositivo foi criado por um produtor de cerveja, e trata-se de um agitador magnético improvisado, abaixo um exemplo de um usado em laboratório e beeem caro:



Como funciona?
Um motor com controle de velocidade movimenta um imã permanente, dentro do frasco com o líquido temos uma ampola magnética como esta:



A ampola por atração rotaciona junto com o motor.

Segue as imagens da gambiarra do dispositivo:








Abaixo o link original:
http://cervejaartesanalonline.blogspot.com.br/2011/07/stir-plate-propagacao-do-fermento.html

O texto não explica como confeccionar a ampola magnética, mas não vejo dificuldade alguma, já que é um imã revestido de plástico, e nem precisa ser um imã, basta poder ser atraído pelo imã, sugestão:

Pegue um tubo de caneta bic, coloque um pedaço de metal dentro e vá ao fogo e lacre as 2 pontas.
Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #1 : 09 de Maio de 2013, as 16:03:05 »

muito bommm parabéns!!!

irei fazer uns testes depois,gostei muito! acho q tem super imã em  HD!

da uma olhada
https://www.youtube.com/watch?v=-3V_bEFuMag
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #2 : 09 de Maio de 2013, as 16:03:15 »

 Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas
PERFEITA CONTIBUIÇÃO!!!
Correndo fazer o meu! hehehehehe...

acho q tem super imã em  HD!
Acho que é o do protótipo nas fotos que o Eddie postou... Um imã meio que com formato de lua...  Roll Eyes
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, as 16:15:06 por Albuquerque » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 09 de Maio de 2013, as 16:31:32 »

Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas
PERFEITA CONTIBUIÇÃO!!!
Correndo fazer o meu! hehehehehe...

acho q tem super imã em  HD!
Acho que é o do protótipo nas fotos que o Eddie postou... Um imã meio que com formato de lua...  Roll Eyes

Há muitos anos atras eu trabalhei em um laboratório, na época os agitadores usavam imãs cerâmicos, entretanto, os motores são bem parrudos, eu acredito ser muito mais prático usar um imã de neodímio desses de HD mesmo.

Não vi segredo algum na confecção do dispositivo, a única coisa que eu mudaria seria o controle de velocidade onde seria acrescentado um transistor para o controle indireto de velocidade diminuindo assim a carga sobre o potenciômetro. Tenho quase certeza que já foi discutido no forum esse controle de velocidade.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #4 : 09 de Maio de 2013, as 16:34:04 »

Em HD's encontramos esse tipo de imã, que é bem forte por sinal. 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 09 de Maio de 2013, as 20:23:55 »

Pena que no blog ele não falou se a velocidade tem que ser devagar ou pode ser rápida, nem teve tempo de fazer um vídeo (jogaram a barrinha de ferro fora, é mole ?).  Acho que funciona, mas acho que o ventilador não pode rodar muito rápido.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 09 de Maio de 2013, as 22:11:07 »

A velocidade de rotação deve ser ajustada levando em consideração a viscosidade do líquido.
O segredo é começar lento e depois ir aumentando a velocidade, até conseguir que agitação seja rápida, mas ao mesmo tempo não jogue líquido para fora do recipiente.
Só para acrescentar a ampola referida acima é conhecida popularmente "peixinho" e é magnética também, ela pode ser adquirida em lojas que vedem produtos e equipamentos para laboratórios.
Abraço!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal