Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 10:23:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microfonia na guitarra nova  (Lida 6601 vezes)
lucasforster
Visitante
« : 05 de Maio de 2013, as 22:52:33 »

E ai pessoal!
comprei uma a Vintage V62 Telecaster e os captadores dela são da Wilkinson!
liguei no meu cubo da Fender 25r que uso a 5 anos e quando ligo a distorção ela começa a dar microfonia aquelas bem agudas normal de microfone...
Já li um outro tópico com um problema parecido... jà desmontei ela, verifiquei a fiação, verifiquei a parafina nos captadores e esta tudo certo!! já tentei inverter a fiação, e nada!!!
não sei mais o que eu faço, o som dela é muito bom, mas quando liga a distorção começa a microfonia!!
podem me ajudar??

« Última modificação: 05 de Maio de 2013, as 23:03:00 por lucasforster » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 05 de Maio de 2013, as 23:24:04 »

Bem estranho, pois tenho esse amp e guitarras da mesma marca, porém cópias de Stratocaster, algumas com a captação original e nenhuma delas faz isso... Você não usa o agudo do amp muito aberto?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
lucasforster
Visitante
« Responder #2 : 05 de Maio de 2013, as 23:45:20 »

não não....
na verdade para ela parar por completo de fazer isso eu tenho que deixar o médio e agudo do cubo no "2"
e se eu usar como eu sempre usei no cubo, eu tenho que tirar o agudo da guitarra! =s ai fica aquele som opaco bem grave sem brilho!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 05 de Maio de 2013, as 23:50:11 »

Olha, muito estranho isso...E o reverber como está?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #4 : 06 de Maio de 2013, as 00:33:06 »

E a altura dos caps, não estão muito altos?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 06 de Maio de 2013, as 08:22:23 »

Os captadores estão bem parafinados, ou são estilo vintage, sem parafina?  Pode estar aí o seu problema.

Minha SS '79 é bem microfônica, pois não tem parafina nos captadores.
Registrado

Barech
Visitante
« Responder #6 : 06 de Maio de 2013, as 08:26:26 »

A minha tinha os caps bem altos, microfonava bastante, pode ser isso talvez...
Registrado
lucasforster
Visitante
« Responder #7 : 06 de Maio de 2013, as 08:27:43 »

o reverb esta no 1 que é como se estivesse desligado...
os captadores estão a 0,5cm "meio centímetro de distancia das cordas"!
poderia ser algum defeito de fabrica nos captadores??? não sei o que fazer mais!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 06 de Maio de 2013, as 08:29:17 »

Pode não ser defeito, mas característica.  Seria bom investigar.
Registrado

lucasforster
Visitante
« Responder #9 : 06 de Maio de 2013, as 08:31:14 »

então... os captadores são passivos,  tem parafina, e uma fita por cima da parafina, mas eu posso tentar fundir a parafina de novo pra ver se resolve! =|
o que acham?
se fosse só para tocar em casa beleza, mas é que eu uso no ensaio da banda e pra tocar fora também... não tem nem como usar ela! =s
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #10 : 06 de Maio de 2013, as 09:45:03 »

lucasforster

Se a microfonia for só no captador do braço o problema é até bem comum, aquela capinha metálica do captador e o tamanho reduzido propicia essa microfonia chata...

Bom, eu sugiro que você depois de parafinar o captador coloque um pouco de parafina quente na capinha e espere ela ficar pastosa, então encaixe o captador na capinha. A intenção é imobilizar o conjunto.

Outra coisa é substituir as molas do captador por algo mais rígido (eu costumo usar E.V.A de alta densidade em cubinhos com um furo no meio pra passar o parafuso), ou ainda, você pode parafusar o captador direto na madeira.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 06 de Maio de 2013, as 10:14:37 »

Eu estranho muito isso, pois uso uma Tele com captadores quase sem parafina, molas paa pressão em lugar de tubinho cirúrgico de látex ou outro material, e mesmo assim não tenho esses probemas...

Os cabos usados estão boms?

Isso acontece em todas as posições da chave de seleção de captadores?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #12 : 06 de Maio de 2013, as 10:27:44 »

Verifica antes se a microfonia acontece com outras distorções. Alguns distorcedores se diferenciam muito na equalização aplicada ao final do circuito não linear.

Se a sua distorção está selecionando uma região de frequências muito bem definida e fechada, que propicia a região de realimentação acústica do sistema como um todo, pode se que você coloque toda a cera do mundo e não resolva. Nesta situação, é como você apontar o microfone para saída da caixa.

A cera evita que partes do captador vibrem desnecessariamente, evitando o que EU CHAMO de oscilação parasita.

Ou seja, se você não resolveu com os "remédios" de rotina, acredito que investigar a causa melhor, seja A ideia. Troque os pedais, o amp, o músico (não digo que você seja ruim, mas estando de fora, observando a coisa ajuda muito. Se não fosse o Frias e estava em maus lençóis, porque eu emburreço tocando guitarra, olhando ele tocar, mexendo no circuito fica mais fácil), etc.

Boa sorte!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
lucasforster
Visitante
« Responder #13 : 06 de Maio de 2013, as 10:28:44 »

estou repassando a parafina exatamente agora!
a microfonia ocorre nos 2 capitadores, e principalmente no outro captador e não o do braço!
a parafina estava bem mal passada, assim que eu terminar comento o resultado! ESPERO QUE SEGE ISSO! =s
aaa, os cabos estão bons sim, nas outras guitas, isso não acontece =s
Obrigado a todos!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #14 : 06 de Maio de 2013, as 10:52:18 »

Bom...

Eu só recomendaria não aquecer muito a parafina +- uns 60°C é o ideal, mais que isso pode danificar o carretel, e manter o captador uns 10 minutos na parafina.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal