Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 08:52:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Baxandall passivo de 2 bandas  (Lida 10904 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #15 : 30 de Abril de 2013, as 00:39:47 »

O potenciômetro duplo de eixo único com 1M e 250k é o coração da coisa. Eu não imagino como separar em dois controles sem efeitos colaterais...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
angelos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4

Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.

« Responder #16 : 30 de Abril de 2013, as 01:54:29 »

O potenciômetro duplo de eixo único com 1M e 250k é o coração da coisa. Eu não imagino como separar em dois controles sem efeitos colaterais...

Então... imaginei que isso pudesse acontecer. Na verdade não preciso necessariamente do TBX tal como é originalmente.
Como não tô encontrando o Pot de eixo duplo de 1M, vou testar antes com um pot comum de 500k pra ver o que acontece.
Se ficar bacana, uso um de eixo duplo de 500k e em um dos eixos coloco um resistor em paralelo para baixar pra 250k. Assim eu ficaria com um potenciometro de eixo duplo 250/500k.
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, as 01:56:41 por angelos » Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #17 : 30 de Abril de 2013, as 02:14:18 »

Não vai rolar direito, mas ok, experimentar não custa...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
angelos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4

Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.

« Responder #18 : 11 de Maio de 2013, as 19:37:34 »

Olá, caros guitarplayers.

Dando prosseguimento à saga, continuei pesquisando a respeito de como fazer um controle passivo de graves e e agudos para a guitarra.
Fico grato pelas sugestões, mas em todas eu esbarrei em algumas dificuldades que estão me ajudando a decidir o que fazer.  Legal!

Hoje, encontrei mais um esquema mais simples até que o TBX. É o PTB (Passive Treble/Bass) da G&L. Achei mais simples por usar dois potenciômetros comuns, em vez de um específico da Fender (1M/250k).

Pra evitar dúvidas, esclareço que meu problema é que minha guitarra é uma HSH, com chave de 5 posições e 2 potenciômetros, e não quero fazer um terceiro furo, mas quero 2 potenciômetros de tom e um de volume. Solução: o pot de tom precisa ser duplo (empilhado).

Vi um review no YT de uma guitarra com PTB e supre o que procuro. Link: http://youtu.be/rpvjOlbAWAs (o cara fala do PTB lá pra 3:35)

Seguem os esquemas que encontrei na net:
1- <Imagem>
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
2- <Imagem>
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
3- <PDF> http://www.glguitars.com/schematics/S-500_schematic_blockdiagram.pdf

Como podem ver, existem algumas variantes - valores, quantidades de capacitores, etc. Mas são consistentes no que diz respeito aos pots: volume + 500K A + 1Meg C, e é aí que mais uma vez eu encalho meus planos. Como pretendo usar potenciômetro concêntrico, o mais próximo disso que encontro é 500K A. O que aconteceria se eu substituísse esse de 1M C pelo de 500K A ou B? No caso de ser B, substituiria ambos.

Outra coisa, por hora menos importante, sendo a guitarra uma HSH, vocês indicariam alterações no esquema? Todos os vídeos que eu assisti (tem outros no YT, mas esse que postei é o melhor) foram gravados com guitarras SSS.

Att,

EDIT:

Encontrei uma solução mais fácil de adaptar. Um outro cara já havia substituído o Pot de 1M por um de 500K pra usar na guitarra com humbuckers que ele tem.
Link: http://tonefiend.com/guitar/two-band-ptb-tone-control-useful-easy-cheap-awesome/

EDIT 2:

Perguntei sobre o tipo dos potenciômetros nos comentários lá na página dele e ele respondeu.

Angelos
May 11, 2013 at 5:56 PM · Reply
Hey man, allright?

Did you used wish kind of 500k pot? Log or lin?
Sorry about my english (it’s not my natural language).
And thank you just since now.

joe
May 11, 2013 at 6:22 PM · Reply
Sim, todos os três dos potenciómetros são B500K (linear). Smiley

Ainda fez a gentileza de responder em português.  Bravo
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, as 17:13:20 por angelos » Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: