Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:26:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transformador de pedal valvulado dobrar ou não  (Lida 4311 vezes)
rick
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4

« : 26 de Abril de 2013, as 11:59:35 »

contrui um pedal de tremolo valvulado depois eu posto o projeto ,fiz com transformadores invertidos os dois 6+6 por 500ma . no projeto original não fala nada sobre a micro amperagem , somente que necessário usar um dobrador de tensão para gerar 210v mais dobrando de 110v o meu transformador tem saida 127v e o outro 220v então sugiu minha duvida se ele pede 210 não seria mais facil pegar diretamente o 220v?
então foi o que fiz inseri um diodo 4007 antes e um capacitor de 33f mas ele fica com um zumbido constante hummmmmmmmmmm. mas funciona tando o drive quanto o tremolo vou postar video e o projeto.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17

« Responder #1 : 26 de Abril de 2013, as 13:20:14 »

Interessante o pedal  Bravo, acho que fica mais facil ajudar vendo o circuito do pedal, mas ao que parece deve ser algo na filtragem para conversão de AC para DC, porém o pedal funciona em 220Vdc pelo que pude entender, então terá que regular a tensão, ja que com retificação de onda completa 220Vac(-1,4V)x1,4142=309Vdc. É sempre bom colocar um capacitor de 100nF após a retificação para eliminar ruidos de alta frequência da rede. Para filtro de ripple eu chutaria (pois não temos a impedância do pedal) um capacitor eletrolítico de 1000uF-450V.
 Abraço.  
Visitante
« Responder #2 : 26 de Abril de 2013, as 17:18:46 »

Olá.

Utilize um TF 6.A . O ruído é consequência da gambiarra...
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #3 : 26 de Abril de 2013, as 18:36:03 »

Cidão, capacitor de 1.000 uF x 450V deve ser maior que o pedal...

Brincadeiras a parte:

Rick, claro que usar um transformador adequado, e esquecer dobrador e transformadores invertidos é a melhor opção. Se você puder comprar o transformador recomendado pelo A.Sim, faça-o.

Mas, uma vez que você já tem os transformadores invertidos, entendo ser perfeitamente possível usá-los, pegando a tensão entres os terminais 0V e 220V do segundo transformador (o "invertido"), retificando em onda completa (ponte ou 4 diodos) e filtrando adequadamente.

Imagino que o consumo de corrente do seu pedal deve ser bem pequeno (chutarei uns 10mA), então um filtro PI (2 eletrolíticos  e 1 resistor) deve dar conta do recado.

Se o circuito pode trabalhar com a tensão que o enrolamento de 220V é capaz de suprir (220Vac x raiz 2 = aprox. 300Vdc) capacitores de 47uF/400V e resistor de 1K/1W devem ser suficientes.

Se você precisa realmente obter 210Vdc, então pode reduzir os caps para 33uF/400V e aumentar o resistor para 10K/2W, o que vai te dar a queda de tensão necessária (se a tensão ficar muito baixa, reduza para 8K2).

Querendo aumentar o valor dos capacitores, mande bala, mas não precisa exagerar.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, as 18:55:14 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 26 de Abril de 2013, as 22:52:15 »

Só pra entender... você colocou 1 diodo ou uma ponte de retificação (ou 4 diodos)?
Não tem como desenhar o que você fez?
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #5 : 27 de Abril de 2013, as 10:14:47 »

Também achei esquisito quando li, pareceu até que ele tentou improvisar um dobrador...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
rick
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4

« Responder #6 : 29 de Abril de 2013, as 16:01:49 »

bom gente é que eu sou muito iniciante e agente fica na vontade de fazer e faz besteira.
eu coloquei um diodo só no positivo do transformador ( invertido )220v e um capcitor de 33 uf/ 350v.
o link do projeto eu consequi ele funciona mas a duvida é essa . porque dobrar se o travo ja supri esta necessidade?
no proprio forum tem a fonte mascom transformador de saida 110 não 127 que o tem aqui pra comprar.
http://ricktone.rickcampbell.org/cgi-bin/getimg.cgi/Schematic_TremODrive_1.pdf

http://ricktone.rickcampbell.org/cgi-bin/getimg.cgi/TremODriveLayout2.pdf
valeu vou tentar fazer estas correçoes e tirar fotos para enviar,

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #7 : 29 de Abril de 2013, as 16:14:13 »

Não precisa dobrar mesmo, mas precisa colocar ponte para retificar. Um diodo só vai ficar em meia onda, muito ineficiente, num esquema (transformadores invertidos) que já não é muito eficiente...
E transformador não tem positivo... é AC...
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, as 16:17:29 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 29 de Abril de 2013, as 21:37:20 »

Se você ainda estiver com dúvida:

Depois da ponte, você coloca o primeiro capacitor eletrolítico, EM PARALELO com os terminais positivo e negativo (cuidado com a polaridade).

Se achar que precisa reduzir o ruído, coloque o resistor recomendado EM SÉRIE com o terminal positivo, depois outro capacitor eletrolítico EM PARALELO (os dois capacitores, junto com o resistor "no meio", formam o filtro PI que eu comentei).
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: