Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 05:25:42

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida tanque de reverb  (Lida 3716 vezes)
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« : 25 de Abril de 2013, as 23:46:11 »

Fala pessoal,

Gostaria de pedir uma ajuda aos entendidos de amplificadores valvulados. Comprei um Peavey Valveking 112 e o mesmo possui um tanque de reverb de mola. Porém notei que esse tanque não fica completamente preso na caixa do amp, ele fica um pouco solto. Isso é normal?? O tanque tem lugar para 4 parafusos, porém só é preso por 2. Tudo funciona perfeitamente, mas ao ver isso fiquei na dúvida.

Abraços,
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #1 : 26 de Abril de 2013, as 11:57:37 »

Não sou entendedor de valvulados, mas acho que posso ajudar...
Há furos na madeira onde estão faltando os parafusos?
O que você define por um pouco solto? Se fica 'balançando', é preciso fixar corretamente este tanque, pois pode com o tempo estragar a madeira onde os parafusos estão presos.

Guitar Craft
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #2 : 26 de Abril de 2013, as 13:06:49 »

Não sou entendedor de valvulados, mas acho que posso ajudar...
Há furos na madeira onde estão faltando os parafusos?
O que você define por um pouco solto? Se fica 'balançando', é preciso fixar corretamente este tanque, pois pode com o tempo estragar a madeira onde os parafusos estão presos.

Somente existem furos na Madeira para os 2 parafusos que estão colocados, embora o tanque tenha lugar para 4 parafusos a caixa só tem o furo para esses 2. O que eu quis dizer com um pouco solto é que o tanque não fica completamente preso pelos parafusos, se eu pegar e tentar levantar um pouco ele com a mão eu consigo. Outra coisa é que os parafusos estão bem fixados, porém os mesmos no final não fixam o tanque completamente. Eu tentei apertar com uma chave mas eles já estão no final, parece que é assim de propósito. Eu andei lendo alguns fóruns que disseram que é assim. Mesmo, que os tanques de reverb são deixados meio soltos para não captar muitas vibrações do falante e da caixa, mas queria saber a opinião da galera aqui.

Abraço,
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 26 de Abril de 2013, as 15:22:27 »

Ele fica em cia de algum tipo de espuma ou dentro de um "saco"?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
jorgito
Visitante
« Responder #4 : 26 de Abril de 2013, as 15:31:43 »

Da uma olhada na primeira imagem desse link e veja se o seu tank de reverb segue esse tipo de montagem:
http://www.amplifiedparts.com/tech_corner/spring_reverb_tanks_explained_and_compared

Os tanques geralmente possuem 2 "carcaças", na imagem são descritas como "Inner Aluminium Channel" (camada interna) e "Outer Steel Channel" (chamada externa). A camada interna é presa dentro da camada externa através de 4 molas (support spring na imagem), estas molas mantem a camada interna "flutuando" dentro da externa, amortecendo os impactos recebidos na camada externa e evitando que eles atinjam as molas internas responsáveis pelo efeito de reverb.

Portanto:
1. Se os 2 parafusos estiverem posicionados em diagonal, nesse sentido: [ X ], creio que seria uma opção feita na montagem, ou para reduzir custos ou reduzir o trabalho de acrescentar mais 2 parafusos, pois ainda assim o tank ficaria bem fixado ao chassi.

2. Se os 2 parafusos estiverem no mesmo lado, num desses sentidos [|   ] ou [ __ ], creio que foi por falha de montagem, pois a fixação ficaria bem menos contundente e o tank ficaria mais solto dentro do ampl. Não creio que isso teria sido feito intencionalmente imaginando que poderia reduzir ainda mais os impactos na camada externa, pois as molas citadas acima já fazem isso. Além do que isso poderia até ter efeito contrário, transferir um impacto até menor do chassi para as molas de sustentação.

Eu sugiro o seguinte:
Tem notado que o efeito de reverb está sofrendo a interferencia de impactos no amp?
- Poe mais 2 parafusos e veja se melhora.
Senão:
A questão de colocar os parafusos faltantes se torna opcional, pois a adição deles não vai afetar negativamente o efeito, aí fica a seu critério.

PS > Antes de decidir acrescentar os parafusos é importante olhar a superfície onde eles seriam postos, pode ser que haja algum circuíto, cabo, etc passando por baixo, ou mesmo é um material de difícil perfuração, e talvez por isso não foi colocado na montagem. Se for somente madeira ou metal de espessura baixa da pra por tranquilo, só tome o cuidado de usar parafusos que não afetem a estética externa do amp.

-----
No proprio link que passei tem o seguinte texto:
Mechanical Isolation:

The reverb tank should be isolated from vibrating surfaces as much as possible. Avoid mounting the outer channel of the reverb tank directly to the mounting surface by using grommets, rubber standoffs, reverb tank bag and liner or other products designed for mechanical isolation. Avoid mounting on cabinet members that would tend to act as "sounding boards." A small dimensioned rigidly supported surface is best.

Basicamente é dito que o tank deve ser isolado o máximo possível de superfícies vibrantes, e até mesmo a camada externa não deve ser montada diretamente no gabinete (corrigindo o que eu escrevi acima), principalmente se ele vier a sofrer ressonância. De preferencia utilizando-se suportes de borracha ou sacos (bem lembrado pelo Alex) pois esses objetos são designados pra isso.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, as 15:48:53 por jorgito » Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #5 : 26 de Abril de 2013, as 16:15:39 »

Então pessoal, tirei uma foto do amp para vocês poderem ver melhor:

O tanque de reverb é da marca Ruby, e não fica em nenhum saco ou espuma, é fixado direto na parte de baixo do gabinete e sua estrutura é igual a essa que o jorgito mencionou acima, tem a camada interna com as 4 molas de fixação (support springs) presas à camada externa e as 3 molas de efeito (transmission springs).

A camada externa é presa por 2 parafusos em diagonal, esse na parte da frente do lado esquerdo do tanque e um outro que fica na parte de trás do tanque no lado direito.

O efeito está funcionando legal, sem interferências, eu não vejo a necesidade de colocar mais 2 parafusos. O negócio é que a camada externa do tanque não fica completamente presa ao gabinete, que pelo que eu entendi iso serve para isolar o tanque das vibrações correto?? Até por que existem umas borrachas sustentando a camada externa (aquelas arruelas brancas embaixo do parafuso que prende no gabinete, tem na parte de cima e de baixo, dos 4 lados do tanque). Desculpem aí se fiz confusão, é que nunca tive amp com revebr de mola e achei estranho estar meio solto desse jeito.

Abraços,

« Última modificação: 26 de Abril de 2013, as 16:20:55 por bruno_luca » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #6 : 26 de Abril de 2013, as 17:49:04 »

que pelo que eu entendi iso serve para isolar o tanque das vibrações correto?? Até por que existem umas borrachas sustentando a camada externa (aquelas arruelas brancas embaixo do parafuso que prende no gabinete, tem na parte de cima e de baixo, dos 4 lados do tanque). Desculpem aí se fiz confusão, é que nunca tive amp com revebr de mola e achei estranho estar meio solto desse jeito.

Correto as borrachas servem para isso mesmo que você descreveu. Já vi amps com molas no lugar dessas borrachas também.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #7 : 26 de Abril de 2013, as 18:25:13 »

Então galera, mas em suma, é normal ou não o tanque ficar meio solto dentro do amp?? Por que se eu pegar o tanque e movimentá-lo mesmo parafusado ele mexe um pouco pra cima, os parafusos não fixam completamente a camada externa no gabinete. Essa é a minha dúvida.

Abraço,
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #8 : 26 de Abril de 2013, as 22:08:29 »

Então galera, mas em suma, é normal ou não o tanque ficar meio solto dentro do amp??

Sim!
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #9 : 27 de Abril de 2013, as 02:12:11 »

Curioso, por que eu já estava aqui xingando os chineses da Peavey que montaram o amp  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy. Quer dizer que fosse fixado completamente no gabinete do amp então o reverb ia fica vibrando com a ressonância da caixa, dando interferência no som??
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 27 de Abril de 2013, as 08:46:36 »

Quer dizer que fosse fixado completamente no gabinete do amp então o reverb ia fica vibrando com a ressonância da caixa, dando interferência no som??

Exatamente. Se fosse fixo seria a mesma coisa de prender direto na caixa. E além disso a calha trabalha com umas molinhas e um trafinho ali dentro bem pequenos que poderiam dar defeito com qualquer batidinha que o amp. vier a dar.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, as 08:50:49 por bossman » Registrado

Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #11 : 27 de Abril de 2013, as 12:48:48 »

Quer dizer que fosse fixado completamente no gabinete do amp então o reverb ia fica vibrando com a ressonância da caixa, dando interferência no som??

Exatamente. Se fosse fixo seria a mesma coisa de prender direto na caixa. E além disso a calha trabalha com umas molinhas e um trafinho ali dentro bem pequenos que poderiam dar defeito com qualquer batidinha que o amp. vier a dar.

Entendi. Muito obrigado pela paciência e pelas explicações galera. Bom saber que meu amp não veio com defeito.

Abraços,
  Imprimir  

Ir para: