Coçando a cabeça.
Sei que este post serei criticado, exculaxado, sei la o que, etc... por estar de certa forma contrariando uma regra em eletronica.
Regra geral: (recapitulando)
Para capacitores, em serie, valor divide.
Em paralelo, valor soma.
Em audio: (considerando que o sinal passe pelo capacitor)
Quanto maior o valor, maior os graves.
Quanto menor o valor, mais agudos, e menos graves.
No modo pratico:
Um simples exemplo apenas para explicar.Se fizermos um pre, e colocarmos um capacitor de 500p na entrada, teremos agudos, e poucos graves.
Se fizermos o pre e colocarmos um capacitor de 1N (1000p) teremos mais graves.
Se colocarmos um capacitor de 1n5 (1500p) teremos pouco mais de graves.
Se colocarmos um capacitor de 10N, teremos mais graves ainda, e começa a desfavorecer um pouco os agudos.
Voltemos ao exemplo de 1n5, quanto seria o valor de um capacitor de 500p em paralelo com um de 1000p?
Regra da eletronica: capacitor em paralelo = soma, entao:
500p + 1000p = 1500p, o mesmo que 1n5.
Montemos o pre com 1n5 na entrada, mas usaremos um capacitor de 500p em paralelo com um de 1000p.
O capacitor de 500p favorecera os agudos, e nao tera o grave que se tem com o capacitor de 1n5.
Sei que vai aparecer alguem me crucificando por este post, e contrariando minha tese, mas observemos como funciona os controle de equalizacao simples dos amplificadores.
Lembremos dos capacitores adicionados nos potenciometros de algumas guitarras.
E observemos o funcionamento da chave "bright" em alguns amps. Nesta chave, apenas liga um capacitor de valor baixo em paralelo com certa parte do circuito...
Certo tambem que esta tese nao é tao correta.
Um capacitor de 1n5 nao tem tantos graves perceptiveis.
Mas é para reflexao.