Pessoal, o efeito Hall é a diferença de potencial em um condutor (ou semicondutor) percorrido por corrente devido a incidência de um campo magnético. A tensão aparece perpendicularmente ao sentido da corrente que está sendo percorrida.
Esse fato vem da fórmula F = q*v.B (sendo o produto v.B o produto vetorial e F o vetor força). Ou seja, um elétron (que possui uma carga q) com uma velocidade v (um elétron com velocidade é corrente) e um campo magnético sendo aplicado a este elétron (B), surge a força F que é perpendicular a v e B.
Quando essa força surge, os elétrons "se acumulam" em apenas uma parte do material, causando a diferença de potencial.
Na wikipedia tem uma imagem que explica direitinho
http://en.wikipedia.org/wiki/Hall_effect :
Basicamente os sensores hall são usados como detector de campo magnético, tanto analógico como digital (saída de tensão proporcional ao campo magnético) ou a saída lógica.
Uma outra aplicação do sensor hall são como sensores de corrente de precisão.
Para ser aplicado em um pedal, basta um imã e o posicionamento correto do sensor no campo do imã, com a variação do campo ocorre variação da tensão.
Um abraço!
Eduardo
-----
Falando sobre o efeito reverb...
Até daria para criar um reverb utilizando o sensor hall como detector! Precisaria ter um imã conectado a mola, este viria a vibrar e o sensor hall captaria a vibração e a transformaria em tensão.