Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 01:40:23

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Há 30 anos .... tempos difíceis para diy  (Lida 14498 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #30 : 13 de Abril de 2013, as 17:29:28 »

A.sim, esse não era o gerador de som que era usado nos HOTBIT e EXPERT , da linha MSX???
Att daniel

Os geradores de som dos MSX brazucas eram da linha AY-3-8910.  Eu comprei um outro dia.  Estou procurando também um SN76477.

Esses AY-3-8500 eram chips dedicados para videogame em um integrado, com alguns jogos na memória.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #31 : 13 de Abril de 2013, as 18:04:43 »

Eu tinha uma interface com esse integrado, para o TK90X...
Guilherme
Visitante
« Responder #32 : 13 de Abril de 2013, as 19:50:06 »

Não estou entendendo, estamos com saudades dos tempos difíceis DIY ou felizes por estarmos vivendo novos tempos DIY ?

Eu acho as duas coisas.

Meados da década de 1970 ainda se encontrava EL34 Mullard, de verdade, na Simão, alí na Republica do Libano.

Na Electronic, Rua da Quitanda, se encontrava "mustard caps" originais e AC128, Philips ou Telefunken, embalados em caixinhas individuais.

Na Nova Ge (?) alí na Visconde do Rio Branco, era o local certo para 2N5459, MPF102 etc. etc., Motorola, certamente.

Os preços, bem, não eram dos  mais acessíveis mas, pelo menos, não tínhamos que ter cuidados ao comprarmos transistores Toshiba "fake" ou rejeitos da indústria eletrônica chinesa.

Ou seja, estamos mais ou menos no mesmo lugar  Lips Sealed

Visitante
« Responder #33 : 13 de Abril de 2013, as 20:10:24 »

Adiel, ironicamente procurei por esta chave com a "capa" (a DPDT da foto que você postou) e fui informado pelo vendedor que não tinha e que este item está saindo de fabricação.

Minha ideia é chavear as funções de duas saídas de áudio, na primeira função as duas saídas alternam para as entradas de dois amplificadores, na segunda função uma saída permanece fixa e a outra fecha um curto-circuito para selecionar o canal do amplificador. Não posso usar relês, o sistema deve ser "true bypass" e o espaço é limitado, estou pensando em usar jumpers por falta de opção, alguém teria alguma ideia?
Visitante
« Responder #34 : 13 de Abril de 2013, as 20:43:13 »

Eu lembro ainda dos transfers alfac (acho que era esse o nome) que eram vendidos para fazer placas.

Era algo parecido com letraset, mas com desenhos de ilhas e e trilhas, vendido a preço de ouro.

Adiel, ironicamente procurei por esta chave com a "capa" (a DPDT da foto que você postou) e fui informado pelo vendedor que não tinha e que este item está saindo de fabricação.

Minha ideia é chavear as funções de duas saídas de áudio, na primeira função as duas saídas alternam para as entradas de dois amplificadores, na segunda função uma saída permanece fixa e a outra fecha um curto-circuito para selecionar o canal do amplificador. Não posso usar relês, o sistema deve ser "true bypass" e o espaço é limitado, estou pensando em usar jumpers por falta de opção, alguém teria alguma ideia?

Qual o problema de usar um relê DPDT? Com ele, fica true bypass.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #35 : 13 de Abril de 2013, as 22:06:18 »

Sim meu amigo Plautz eram alfatec. salvava tambem nosso dias de fazer placas mais bonitinhas.
Ainda tenho uma cartela de trilhas hehehe..

Bacana t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) eram as revistas que traziam a plaquinha pra gente montar.

Lmebro de uma era uma plaquinha pra fazer a voz de robô ... A ilustração do Darth Vader na capa.

Eitaa saudades...

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
plautz
Visitante
« Responder #36 : 13 de Abril de 2013, as 22:18:35 »

Daniel,

É verdade, para aquela época as placas feitas com alfac eram o supra-sumo.

As revistas com plaquinhas que você citou eram a Divirta-se com a Eletrônica (conhecida como DCE) e, posteriormente, a Aprendendo e Praticando Eletrônica (APE). Ambas com autoria de Bêda Marques.

O circuito da Voz de Robô saiu na edição nº 10 da DCE.

Acredite: ainda tenho algumas placas daquela época.

Abraços.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #37 : 13 de Abril de 2013, as 22:38:55 »

Eu ainda tenho algumas grudadas na revista...
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #38 : 13 de Abril de 2013, as 23:43:56 »

Léo, encontrei mais uma edição da revista aqui, só tens que me lembrar de levar!
« Última modificação: 13 de Abril de 2013, as 23:47:21 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
plautz
Visitante
« Responder #39 : 13 de Abril de 2013, as 23:57:40 »

Léo, encontrei mais uma edição da revista aqui, só tens que me lembrar de levar!

Alex,

Grato por ela.

Por favor traga no nosso próximo encontro. (Está avisado, não?) Tongue

Abraços.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« Responder #40 : 14 de Abril de 2013, as 08:09:35 »

Quisera eu ter conhecido pelo menos metade dessas coisas todas.  Sad
Visitante
« Responder #41 : 14 de Abril de 2013, as 13:04:06 »

Qual o problema de usar um relê DPDT? Com ele, fica true bypass.

Espaço limitado.
  Imprimir  

Ir para: