Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 23:44:06
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Pedais de efeito
>
Pedal Pre amp Plexi
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Pedal Pre amp Plexi (Lida 9238 vezes)
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48
Pedal Pre amp Plexi
«
:
31 de Março de 2013, as 16:33:42 »
Pessoal, fiz um pedal pre amp tipo marshall plexi, ate entao funcionou e talz, so que estou com um problema, o som de saida master tah muito alto, queria que pelo menos no vol 5 estivesse igual o volume do bypass. Alguem sabe como resolver isto?
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: Pedal Pre amp Plexi
«
Responder #1 :
31 de Março de 2013, as 16:35:21 »
Sem ver o esquema fica dificil, mas no geral diminuir o valor do potenciometro master resolveria.
I want to diode!
Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #2 :
31 de Março de 2013, as 21:20:31 »
Mas sendo um preamp, acho que era de se esperar que sua saída fosse alta, não é?
Você pode fazer o que o Kem sugeriu, ou, pra manter a impedância de saída, diminua o valor para aprox. 20% do original, e coloque em série como o terminal "do lado do máximo" um resistor fixo com 80% do valor do pot original.
Por exemplo: se o pot original for de 500K, substitua por um pot de 100K em série com um resistor de 390K (é o valor comercial mais próximo). Se ficar muito baixo, mude os valores seguindo o mesmo raciocínio.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
«
Responder #3 :
02 de Abril de 2013, as 09:04:29 »
Pessoal, fiz a alteração do pot de volume de 1M baixei para 500k, nao deu diferença, o problema que o pot master quando eu diminuo o volume ele atua como o potenciometro da guitarra, perde o drive, tipico de valvulados, mas como pedal queria utilizar o maximo da saturação dele.
Visitante
«
Responder #4 :
02 de Abril de 2013, as 10:36:47 »
Parece que entendi...
Adriano_Passos, o pot de "volume" do plexi servirá pra isso mesmo, a função dele hoje, é controlar o ganho, o volume que os demais se referiram é o volume master, o esquema original do plexi não tem volume master.
Olhe como é no jcm800, superlead, esses tem volume master, implemente da mesma forma, seguindo o pot de agudos.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #5 :
02 de Abril de 2013, as 10:51:03 »
Bem, segue o link do esquema que copiei, o esquema esta igual ate o pot vol 2, apos ele nao coloquei capacitor de 0,022uf, somente para saida do rele que serve de switch.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://rh-tech.org/public/z_stingray_pcb_files/Plexi_SE/JCM_SE_Mod_Schematic_v11.png&imgrefurl=http://rh-tech.org/public/z_stingray_pcb_files/Plexi_SE/&h=1099&w=1699&sz=198&tbnid=StnxRnyJoXVnYM:&tbnh=90&tbnw=139&zoom=1&usg=__laz-L-UCtU1zoxe--Epl7thTKTE=&docid=s-AWm67pFjkcqM&sa=X&ei=q-FaUfjYGtOP0QHchIDACQ&ved=0CD8Q9QEwAw&dur=2191
Visitante
«
Responder #6 :
02 de Abril de 2013, as 12:15:17 »
Basicamente este é o esquema do jcm800, no jcm800 r15 tem um capacitor de 470p em paralelo, também tem um tonebleed no pot de volume:
A forma mais eficiente de diminuir a saída é com resistores, sendo assim, sugiro:
- Use um em série entre o controle de agudos e o pot de volume, sugiro 1M.
- Substitua o pot de volume master por outro de 100k.
Caso ainda tenha um volume absurdo, temos 3 opções:
- Aumente o valor do resistor.
- Diminua o valor do potenciometro.
- Instale um resistor em série com o potenciometro.
Procurei uma imagem pra ilustrar, mas o mais próximo que encontrei foi essa aqui, a imagem do meio ilustra bem o que quero dizer, onde esta escrito "IN" leia-se "Out":
Uso muito essa modificação nos meus pedais quando o volume é muito alto já no início do curso.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #7 :
02 de Abril de 2013, as 18:00:54 »
A segunda ilustração que o Eddie postou representa exatamente o que eu queria dizer.
Mas me passou uma coisa pela cabeça: este "pot master" não deveria ser logarítmico? Se foi usado um linear, pode ser esta a causa do problema.
«
Última modificação: 02 de Abril de 2013, as 18:11:50 por Finck
»
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
EddieTavares
Visitante
«
Responder #8 :
02 de Abril de 2013, as 20:50:04 »
Nos meus pedais eu regulo o volume de forma que na posição "10 horas" em relação ao relógio e todos os outros controles em "12 horas", tenham o mesmo volume ou bem próximo do volume do bypass, desta forma tanto log quanto linear tornam-se muito amigáveis.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #9 :
03 de Abril de 2013, as 08:51:26 »
Coloquei um pot de 500ka e conforme a ilustração coloquei um resitor de 220k, nao surtiu efeito, :/, o volume dele no 1 ja é baita alto hauhahha, vou fazer alguns testes mas se tratando de preamp é assim mesmo, o bom que eu consigo limpar no pot ta guitarra menos mal, mas o ideal era pelo menos o pot em 12 horas o volume estar igual ao bypass, bem paciencia .
Visitante
«
Responder #10 :
03 de Abril de 2013, as 09:27:21 »
Adriano_Passos
Pela lógica, você constatou que no 1 já tem um volume absurdo, correto? pois bem, o pot de 500k log do 0 a 5 varia 50k e de 5 a 10 varia 450k, ou seja uma relação de 10% e 90%.
Na posição 1 temos 10k, correto? O resistor de 220K somado com o restante do curso do pot 490k = 710k, ou seja, 710k entre o tonestack e o pino 2 e 10k do terra ao pino 2... e ainda assim o volume é absurdo.
Eu iria sugerir que usasse outro pot de valor menor, mas vou sugerir que substitua o resistor de 220k por 1M e entre o pino 1 e 3 do pot de volume use um resistor de 33k, se o volume estiver não bom altere este valor, você pode usar inclusive outro potenciômetro pra encontrar o valor ideal.
«
Última modificação: 03 de Abril de 2013, as 10:08:21 por EddieTavares
»
Colaborador
Obrigado
«
Responder #11 :
03 de Abril de 2013, as 09:47:58 »
Bem, irei refazer os testes, agora ter um pot de 50Ka acho meio dificil, o menor valor que tenho é de 500Ka
Handmaker
Obrigado
«
Responder #12 :
03 de Abril de 2013, as 22:36:29 »
Você pode colocar um resistor de 56K em PARALELO com o pot de 500KA que você tem, o que vai derrubar a resistência dele para 50K, e aí usar um resistor de 470K em série com este conjunto, como já comentado. Lembre-se de que o resistor em série tem que estar ligado no lado "Máximo", do pot, e não no lado que vai para o terra.
A resposta não vai ficar muito "linear", mas dá para quebrar o galho até você obter o pot correto.
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
«
Responder #13 :
03 de Abril de 2013, as 22:53:25 »
Problema solucionado, coloquei o resistor de 1M antes do pino 1 do pot de 500ka e coloquei entre o pino 1 e o 3 do pot um resistor de 33k, entao deu tudo certo, pot em 12 horas com volume igual ao bypass.
=)
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...