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Autor Tópico: VOX AC50 handmade  (Lida 67970 vezes)
xandeguarah
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« Responder #150 : 24 de Abril de 2014, as 10:45:35 »

Pois é, fui agora rever a tensão do secundário do HT em relação ao terra e deu 395V.
Percebi que estou medindo errado.  Batendo Cabeça

Esclarecendo:
1 - para a primeira medição deixei a ponta preta no terra e a vermelha na intercessão do diodo, resistor de 15k e capacitor de 8UF como na figura abaixo:
http://www.casimages.com.br/i/140424033039128500.jpg.html

2 - Aqui peço mil perdões pois foi barberagem minha  Tongue
Agora fiz a medição correta e deu 398 VAC, conforme o desenho do link:
http://www.casimages.com.br/i/14042403481073938.jpg.html

temos subsídios para um diagnóstico?

Um forte abraço

-----
xformer,

Sou nascido em Joinville porém resido em Guaramirim, que é vizinha a Joinville.
Entendo perfeitamente, fique tranquilo.
Um forte abraço e vamos por aqui  Legal!
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, as 10:50:33 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #151 : 24 de Abril de 2014, as 11:16:04 »

Se você tem -155VDC depois do diodo, e apenas -35V no ajuste, em algum lugar tá perdendo tensão demais.  Não custa confirmar que aqueles capacitores que haviam sido ligados invertidos já foram pro lixo né ?

Veja a simulação das tensões:


Era pra conseguir -56V na pior das hipóteses e com valores de resistores bem maiores do que você usou.  Se ao invés de 330k e 150k, tiver resistores de valores menores, vai sobrar muito mais tensão no conjunto pot 22k+56k, o que não acontece no seu caso.
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, as 12:00:16 por xformer » Registrado

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« Responder #152 : 24 de Abril de 2014, as 13:36:58 »

como perguntar não ofende: estou sem capacitores 10uF em estoque. Poderia usar de 15uF neste caso?
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« Responder #153 : 24 de Abril de 2014, as 13:48:56 »

como perguntar não ofende: estou sem capacitores 10uF em estoque. Poderia usar de 15uF neste caso?
Sim, pode.
Mas só por curiosidade, já que perguntar não ofende... você insistiu nos capacitores que ligou invertido, apesar das inúmeras recomendações?
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« Responder #154 : 24 de Abril de 2014, as 13:50:16 »

Não, não, aqueles já eram, tirei e coloquei outros dois.
Mas estes também eram suspeitos pois comprei de um lote fechado e não sei a procedência deles.

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Bom, amigos

Troquei o par de capacitores de 8uF (encontrei dois solitários em estoque, ufa!)
A primeira leitura que obtive foi - 223 VDC.

A leitura do segundo ponto (CT de alta vltagem - diodo) foi de 390 VAC.
Acho que os vilões eram esses capacitores  Bufando

Bem, acredito que agora eu possa regular o bias com as valvulas, não?

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outro dado atualizado: Estou obtendo -62,4 Vdc no bias.  Palmas

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claro, antes que me joguem pedras: Leitura feita sem as válvulas e com o potenciômetro de bias no máximo  Cool

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Bom, testei com contrabaixo, e soou perfeito.  Roqueiro
Muita potência para 50 watts!  Legal!

O bias ficou regulado em -40 V. Não teve nenhuma alteração siginificativa (pelo menos aos meus ouvidos).

Algumas observações:

1 - Das quatro entradas (Normal hi e low, brilliant hi e low) somente a Normal low não funcionou. Está dando como se estivesse em curto (buzzzzz).

2 - Um dia alguém me falou que as EL34 são muito sensíveis, mesmo comparada a outras válvulas.
Fui testar com o par de EL34 e uma ficou com a placa rubra. Depois fui me ater que ela havia sofrido um superaquecimento no decorrer da confecção deste amp.  Embarrassed a logo da JJ estava parte vermelha e parte preta devido ao aquecimento.
E só ela mesmo que apresentou este comportamento. Coloquei outra no lugar e funcionou perfeitamente.  Head Banger

Aguardo o parecer dos colegas mais experientes para as considerações finais.

Um forte abraço

Xandeguarah (pensando na gravação do video para postar aqui)
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, as 19:48:45 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #155 : 24 de Abril de 2014, as 21:39:02 »

Meus Parabéns .... agora é Rock na veia.... eu disse na veia e não na véia  Cheesy .

fico Feliz que tenhha achado os vilões e resolvido o problema.
Corrija essa entrada que ta estranha e seja feliz...

At Daniel
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« Responder #156 : 25 de Abril de 2014, as 09:05:57 »

Minhas considerações:

Verifique novamente as condições do transformador de saída. Aqueles valores de isolação entre terra e primário e ou secundário e primário não são aceitáveis.  O que pode ter acontecido é que ao ligar o amplificador sem ter as tensões de bias adequadas (valores baixos), as válvulas de saída (EL34) acabaram conduzindo corrente excessiva (com -20V, a corrente em cada uma podia passar dos 250mA), por isso o resistor de 22R esquentava feito o diabo.

Provavelmente o fio do transformador de saída também não foi dimensionado pra aguentar esse valor de corrente, portanto pode ter aquecido bastante (e torrado o esmalte e qualquer outra coisa que ajude no isolamento dos enrolamentos). Substâncias carbonizadas se transformam em semicondutores.  Em resumo, a falta de tensão de bias pode ter comprometido seu transformador de saída (e também forçado o de força, a GZ34 e as EL34).  

Algumas partes de um amplificador valvulado são críticas para o bom funcionamento seguro e dentro dos limites, essa fonte de bias é uma delas. Só se deve ligar o amplificador depois de ter certeza de que se consegue a tensão negativa adequada que consiga limitar a corrente conduzida pelas válvulas de saída.

Insisto ainda na medição da corrente de catodo das EL34 (medindo a tensão sobre um resistor de 1 ohm ligado no catodo ao terra de cada válvula EL34). Só assim você pode ter certeza de que as correntes estão dentro da segurança do projeto.  Usar -40V de bias, não quer dizer muita coisa.
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, as 09:09:14 por xformer » Registrado

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« Responder #157 : 25 de Abril de 2014, as 10:43:05 »

Daniel

Verifiquei a pouco o problema. Era uma solda "esquecida, na ponte que fiz no terminal do low.
Foi só soldar e voilá, o som se fez.

Estou verificando o bias conforme o xformer instruiu.

Um forte abraço

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É, de fato, fiz a medição da corrente de cátodo estava em 69 mV dc. Ajustei pelo potenciometro em 50 mV

Um detalhe que me deixou dúvida: Neste projeto os cátodos de ambas EL34 são interligados e conduzidos ao terra. O que fiz foi tirar o terra em comum e interpor o resistor de 1R. Ou teria que isolar cada cátodo e conferir a medição?
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, as 10:59:29 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #158 : 25 de Abril de 2014, as 11:13:16 »

Xande,  separe os catodos e ligue um resistor em cada um deles.
Qual a sua tensão de +B nesse momento ??

Pela formula que é aplicada : 0,7 x PD_valvula/ V_+B , exemplo
A el 34 tem uma PD=25w
PD = Potência total dissipada , valor dado pelo fabricante
0,7 = a 70% da PD da El34
e uma tensão de +B=490 por exemplo
Então pela formula 0,7x25/490

a tensão de catodo nesse caso seria o resultado dessa equação que estaria dando 35mV.
Não tenho certeza se o valor no seu caso e Dividido por 2 , como você tem 2 el34 interligados apenas por um resistor , mas e´ bom medir os catodos separados..


Verefica pra mim e me corrijam se falei bobeira.

At Daniel
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, as 11:40:01 por daniel_tubes » Registrado

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« Responder #159 : 25 de Abril de 2014, as 11:36:53 »

Obrigado Daniel,

E agora vai mais uma dúvida: medir a tensão do catodo é o mesmo que medir a tensão de bias, não?
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« Responder #160 : 25 de Abril de 2014, as 11:45:36 »

Não a tensão de catodo e um pouco diferente ela é a soma das correntes de todos os elementos da valvulas, menos o filamento é claro
Então a tensão de catodo sempre vai dar uma certa folga para a valvula pelo fato que ela sempre vai indicar um bias um pouco mais baixo. Tendo em mente que bias mais baixo , mais negativo..
Tem um forum de valvulados que explica isso certinho, so não sei se posso postar o link aqui.
Mas da uma busca no tio google " ajuste de bias por catodo, procure por valvualdos.com, é brasileiro.

Outro detalhe veja que ao medir a tensão so resistor de 1 ohm estamos na verdade medindo a Corrente que passa pelo resistor, como o resistor e de 1 ohm e pela lei de ohm temos 1 volt para cada 1 mA, analizando estamos medindo a Corrente de Catodo, que como eu escrevi antes e Soma das corrente de todos os elementos da valvula.

No começo é meio confuso.. mas depois que se pega o jeito a coisa anda melhor.


Att Daniel .
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, as 11:51:49 por daniel_tubes » Registrado

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« Responder #161 : 25 de Abril de 2014, as 11:50:20 »

 Xande,

 A tensão no cátodo em um amplificador com polarização fixa (fonte de bias) é zero! Para polarizar a válvula é necessário aplicar junto com o sinal uma tensão DC negativa na grade.

 Colocar um resistor de baixo valor é apenas um artifício para medir a corrente indiretamente, não tem qualquer função no circuito.

 Em um amplificador com polarização automática (resistor de cátodo) não existe tensão DC na grade, o que existe é uma elevação da tensão do cátodo em relação ao terra devido a queda de tensão presente no resistor.

 Ou seja, o cátodo estar com 5v em relação ao terra e a grade a 0v (resistor de cátodo) é o "mesmo" (entre parênteses pois isso é apenas em uma condição estática, onde não há sinal na grade) que o cátodo estar 0v com a grade -5v por exemplo (em bias fixo).

 Um abraço!

 Eduardo
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, as 14:29:29 por Ledod » Registrado
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« Responder #162 : 25 de Abril de 2014, as 12:40:41 »

Perfeito, daniel

Conheço o site mencionado, inclusive quando posso apareço por lá.
Seguindo o cálculo, considerando +B 394V obtive 44 mA em cada EL34.
Então com base nisso vou seguir o procedimento separando os catodos, interpondo os resistores de 1K em cada valvula e posto aqui o resultado.

Ledod

Agradeço o esclarecimento, meu amigo.

Eu construi um AC30 que é bias fixo, e de fato é diferente desse Ac50 neste ponto.

Um forte abraço



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Olá amigos

Isolei os cátodos e conferi as correntes.

Em uma das El34 a leitura deu 17,5 mA. Na outra El34 (inclusive foi no mesmo soquete que tive problemas com esta valvula) deu 30,2 mA.
O que devo fazer a partir disso?


-----
Fico na dúvida porque existe somente um potênciometro para as duas valvulas e, neste caso, imagino que não tenha como regular cada uma independentemente, certo?
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, as 13:33:52 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #163 : 25 de Abril de 2014, as 13:56:32 »

Primeiro, tem que usar resistor de 1 ohm (1R), não de 1k (1000 ohms), senão a vaca vai pro brejo. Você faz muita confusão das coisas. Melhor usar um resistor em cada catodo, assim se consegue medir as correntes individuais de cada válvula.

Segundo, quando tem ajuste de bias, ele é chamado de bias fixo. Quando não tem ajuste, porque tem um resistor no catodo das válvulas (desde que não seja esse de 1 ohm), ele é chamado de bias automático.

Suas válvulas estão muito diferentes. Por isso quando o amplificador tem ajuste de bias único para as duas válvulas, é melhor usar válvulas que sejam minimamente "casadas" (pelo menos conduzam correntes parecidas com a mesma tensão de bias nas grades).  O que pode ser feito pra usar duas válvulas tão diferentes, é separar o ajuste de bias, fazendo um trimpot pra cada válvula.  Separe a junção dos dois resistores de 220k, e vai ter que ter dois circuitos de trimpots, cada um ajustando pra cada válvula. A corrente de catodo é a soma da corrente de anodo e da screen (e as vezes da corrente de grade). Como a corrente de screen varia de 1/5 a 1/8 da corrente de anodo, a corrente de catodo pode ser um pouco maior do que o que se calcula com Pmax/Vanodo.  Se a Pmax da placa (anodo) é 25W e a tensão for 470Vdc, a corrente máxima de anodo será: 25/470 = 53mA (pra cada EL34), se somar mais a corrente de screen, deve dar pra chegar nos 60mA para corrente de catodo (o que se mediria 60mV no resistor de catodo de 1 ohm). Pra não forçar, podemos usar a regra que o Daniel citou, e deixar nos 70%, portanto em 42mA (42mV no resistor). Mas qualquer valor até 60mA a válvula vai ficar na boa (e vai depender do som que você quiser).

Última confusão que você escreveu:  o B+ não é de 394V. Segundo você mesmo essa era a tensão do secundário do transformador de força , em AC.  O B+ é DC, depois de retificado e filtrado, e pelo projeto e você mesmo, era pra ser por volta de 470VDC  (não era essa a preocupação no início ? Se iria conseguir a tensão DC com o transformador de força ?).  Xande, precisa ser menos confuso, assim no futuro, menos problemas nas suas montagens e reparos você vai ter.

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« Responder #164 : 25 de Abril de 2014, as 14:08:06 »

desculpe xformer,
digitei um 1K mas usei 1R.
Maldito vicio de digitação  Batendo Cabeça
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