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Autor Tópico: VOX AC50 handmade  (Lida 68162 vezes)
daniel_tubes
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« Responder #120 : 11 de Abril de 2014, as 16:48:48 »

xande a corrente que circula depois da retificadora e mais ou menos a corrente do seu transformador, creio eu que com o pico de tensão e tudo mais nao supera os 300mA.
Então a chave que você tem dá e sobra.

Faça assim com relação ao resistor após o diodo, tente um valor perto dos 150k se não der baixe para 120k, vai ter que ser na tentativa e erro.

Melhor... Retificando, desenha pra nós o seu esquema de bias, igual esta no amp. valores e tudo mais.

At daniel
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, as 16:51:03 por daniel_tubes » Registrado

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« Responder #121 : 11 de Abril de 2014, as 17:16:09 »

1) Se você tem 394Vac em vazio, considerando 90 ohms de resistência do enrolamento, mais uns 45 ohms de resistência de placa da GZ34 e mais os 22 ohms do resistor, teremos 90+45+22 = 157 ohms. Com o capacitor descarregado, ele se comporta como se fosse um curto circuito. Como 394Vrms x 1,41 = 555V de pico, teremos uma corrente de pico de 555V/157ohms = 3,5A.   Sem o resistor de 22 ohms, a corrente de pico fica um pouco maior.  Depois essa corrente vai cair bastante, mas inicialmente é alta.  Pensem agora na utilidade do tal brimistor (alta resistência inicial, caindo depois à medida que se aquece devido à corrente que por ele passa).

2) Se tem 400V numa ponta do resistor e 387V na outra, temos 13V de diferença. Essa tensão dá uma corrente no resistor de 22 ohms de: 13V/22ohms = 590mA.  O que é muito pra operação normal.  Além de fazer o resistor dissipar 0,590 x 13 = 7,68W  (por isso ele tá torrando). Deve ter mais alguma coisa errada, um curto circuito em alguma outra parte do amplificador.  Por isso que a tensão está bem menor do que a esperada  (470V contra 387V) pois esse excesso de corrente tá derrubando a tensão e forçando a GZ34.  Atente só pra que os 400V medidos antes do resistor são uma média (pois ali tem a tensão que é bem pulsada - você tem um multímetro analógico, fica melhor pra medir isso).  Não é pra ter mais de 200mA de consumo passando pelo resistor depois que o amplificador entra em regime normal de operação.

3) Em tese, não precisaria diminuir o resistor de 220k da fonte de bias, pois o problema é que a tensão do transformador está sendo derrubada pelos motivos acima.  Em todo caso, tente diminuir pra 150k a 100k. Na verdade, esses amplificadores com fonte de bias derivada do enrolamento de alta tensão são uma bosta, o ideal era ter um enrolamento só pra isso (pra bias).

4) Se for pra colocar a chave de stand-by, eu colocaria antes do resistor de 22R (entre ele e a GZ34).  Ou uma chave dupla entre o transformador e as placas da GZ34.  NUNCA COLOQUE CHAVE INTERRUPTIVA LIGADA A UM INDUTOR (CHOQUE) pois a interrupção da corrente induz uma tensão altíssima que vai queimar um monte de coisas.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, as 17:23:52 por xformer » Registrado

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« Responder #122 : 11 de Abril de 2014, as 17:50:55 »

Xformer, perdoe minha má avalição sobre a corrente de pico inicial, que você mostrou por a+b que chega a 3.5 amperes, não fiz calculos para saber esse valor, dei um chutão, oque na pratica so faz a gente cair do cavalo.

Chego ao ponto de que preciso estudar mais sobre o assunto antes de dar mais alguma dica ao amigo Xande.

Lendo seu post acima percebo que tenho muita pouca informação a passar, e minha intensão aqui é ajudar e não inchar o topico.

Quando montei o meu amp, segui o tipo "receita do bolo" mesmo assim cometi uns erros na parte de montagem, mas eram mais simples de sanar.
Com relação a fonte de bias ser derivada da fonte de alta, não imaginei que fosse algo ruim, apenas pensei que fosse uma questão de construção do transformador de força mas que não teria problema algum. Tendo em mente que aproveitei os transformadores de um velho Delta, cujo o esquema não tem ajuste de bias, o Bias  era fixo.

Até com a chave de stand-by eu percebo agora que é mais critico.


At daniel

« Última modificação: 11 de Abril de 2014, as 17:58:20 por daniel_tubes » Registrado

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Guilherme
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« Responder #123 : 11 de Abril de 2014, as 18:50:43 »

OPA, duvido e faço pouco que você tenha medido 13V sobre o R de 22 0hms.

Se isso realmente fosse real - desculpe-me a redundância - tudo no seu AC50 já teria ido para o brejo há muito tempo : válvulas de saída, transformador de saida, choke, fusíveis...de repente até você mesmo  Cheesy

Mais de 0,5 ampere, quiescente, num amp de 50W e só um misero resistor fica torrando ?

Então se você ligar uma guitarra e lascar uma palhetada no mizão seu AC50 será o primeiro a orbitar a Terra  Cheesy

Duff, verifique tudo o que você fez e mediu até agora, e bom final de semana.
-----
continuando...

Citar
3) Em tese, não precisaria diminuir o resistor de 220k da fonte de bias, pois o problema é que a tensão do transformador está sendo derrubada pelos motivos acima.  Em todo caso, tente diminuir pra 150k a 100k. Na verdade, esses amplificadores com fonte de bias derivada do enrolamento de alta tensão são uma bosta, o ideal era ter um enrolamento só pra isso (pra bias).

Sim, e uma coisa perigosa. Mas, originalmente.....é assim.

Durante anos produzimos nosso modelo de potencia para o Plexi 50 / 2204 com um sec. separado de Bias.

O que eu mais ouvia era o seguinte:  o que eu faço com aquele enrolamento  de 50V ?

Eu respondia: use-o em uma fonte separada para polarização assim e assado, igual ao Bassman...

OK, mas o original não é assim !

Então eu respondia: simples, isole o fiozinho de Bias e deixe ele quietinho num canto do chassis e use a alta-tensão.

Mas pô, um fio sem uso num canto do chassis !

 Cry Passamos a fornece-lo sem o enrolamento separado de Bias.

Se temos C em farad, R em ohms e T em segundos, a fonte de BIAS em um amp derivada da alta-tensão leva em media 2,5 segundos para polarizar o par de saída se todos os componentes forem de baixa R interna e baixa fuga, coisa meio idealizada.

Num amp desses quem ligar a alta em menos de 10s corre algum risco. Eu sempre reitero a necessidade de esquentar os filamentos pelo menos durante 3 minutos antes de ligar a alta...


« Última modificação: 12 de Abril de 2014, as 06:11:53 por Eduardo » Registrado
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« Responder #124 : 11 de Abril de 2014, as 20:48:21 »

Guilherme, às vezes eu acho que o Xande quer pagar a bebida pra São Pedro e dar chapéu em nós dois. Aí eu tenho que dar uma bronca bem dada nele, pois ele não segue as dezenas de avisos de cautela que você escreve.     Cheesy

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Xformer, perdoe minha má avaliação sobre a corrente de pico inicial, que você mostrou por a+b que chega a 3.5 amperes, não fiz calculos para saber esse valor, dei um chutão, o que na pratica so faz a gente cair do cavalo.

Não tem problema. Se você olhar para a simulação que eu postei, vai ver que a corrente de pico no resistor na simulação é de 2,75A.  Minha conta também foi estimada e sem muita precisão (tem que ver que a medida que o capacitor se carrega no tempo, a "resistência" dele sobe rapidamente, então ele não permite atingir os 3,5A , pois o curto é só no momento zero, e o pico ocorre um tempo depois).
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, as 20:54:57 por xformer » Registrado

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« Responder #125 : 12 de Abril de 2014, as 06:17:07 »

Olá Pessoal

Xande, se o resistor de 22R está esquentando a ponto de dessoldar e está dando uma queda de 13V, fica óbvio que existe um curto-circuito massivo em algum lugar. Veja se o seu resistor de sangra não está muito baixo.

Embora exista quem se aventure a por 150K numa fonte dessas, eu sempre trabalhei com valores bem altos, tipo 1k para cada volt a sangrar. Veja se este resistor não foi pro saco por superaquecimento.

Abraços

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« Responder #126 : 14 de Abril de 2014, as 13:49:51 »

Olá Pessoal

Xande, se o resistor de 22R está esquentando a ponto de dessoldar e está dando uma queda de 13V, fica óbvio que existe um curto-circuito massivo em algum lugar. Veja se o seu resistor de sangra não está muito baixo.

Embora exista quem se aventure a por 150K numa fonte dessas, eu sempre trabalhei com valores bem altos, tipo 1k para cada volt a sangrar. Veja se este resistor não foi pro saco por superaquecimento.

Abraços

Eduardo

Oi mestre Eduardo

Esse resistor de sangria seria aquele de 100k que liga o set de bias ao terra?
http://www.casimages.com.br/i/140414065215752061.jpg.html

Fui saber mais sobre esse resistor:

Citar
Resistor conectado em paralelo com a função de descarregar a energia armazenada em dispositivos elétricos com uma função de armazenamento (exemplo: capacitores) ligados a um circuito de alta tensão de entrada. "Esta pode ser uma condição de instabilidade na operação do sistema, principalmente no caso da operação da chave que liga o resistor sofrer uma falha, o que levaria à geração de sobretensões no link c.c. em inversores a corrente imposta (inversores por fonte de corrente). Eventualmente, pode ser desejável manter permanentemente conectado neste local, um “resistor de sangria” (“bleeder resistor”), de valor suficientemente alto para não provocar perdas no circuito, mas que contribua para a descarga de tensões residuais no capacitor do link c.c. quando o inversor não está operante, além de permitir um caminho inicial da corrente do chopper no caso deste estágio se fazer presente no sistema

Verificarei se ele mantém a resistividade e tentarei com valores mais altos.

Um forte abraço
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Guilherme
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« Responder #127 : 14 de Abril de 2014, as 18:22:13 »

Eduardo, não entendí. Esse circuito não parece ter resistor de dreno na alta e o Alexandre, agora, está confundindo as coisas, acreditando que se trata de um R na fonte de Bias !

Alexandre, esse amp já deve ter algum problema serio no estagio de saída. Nada nesse amp está dimensionado para 500mA.

Esse valor de corrente DC no transformador de saída já o teria inutilizado. No choke idem, nas válvulas de saída, também.

Então, certamente tem algo serio acontecendo bem na sua frente e , sorte sua, o R de 22 ohms no lugar do brimistor te ajudou bastante para as coisas não estarem bem pior.

Cara, espete todas as válvulas no amp, retire o R de 22 ohms, implemente um novo circuito de Bias conforme desenho em anexo e tente polarizar o par de saída conforme instruções nesse desenho. Mantenha todas as válvulas, GZ34 inclusive, só com os filamentos acesos e
não tente ligar a alta. Reporte os resultados.

Em parte isso está acontecendo porque você não optou pelo AC50 "verdadeiro", retificação SS em ponte, e também porque você anda tem dificuldades em fazer as medições corretamente.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ac50bias.jpg
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« Responder #128 : 16 de Abril de 2014, as 17:08:55 »

Saudações Guilherme e demais colegas,

Você instruiu retirar ao 22R do circuito e implementar a sugestão, perfeito.
Só uma dúvida: você relacionou o 22R no esquema sugerido no seu desenho só para figurar ou a relação de X-X-X indica a retirada de fato?

Desculpe eu ser insistente  (ou talvez repetitivo) mas prefiro errar por excesso de cuidado.

Um forte abraço

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« Responder #129 : 17 de Abril de 2014, as 07:15:58 »

É para deixar o circuito aberto, sem HT enquanto faz os testes. Depois a gente procura esse curto com calma.
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« Responder #130 : 21 de Abril de 2014, as 18:07:03 »

Olá amigos!
Espero que tenham passado bem de feriadão  Legal!

Então, vamos aos relatos referentes a mudança no circuito de bias.

1 - Efetuei a ligação conforme o desenho do nosso amigo Guilherme.
Isolei o B+  e iniciei a medição da tesão negativa com a associação de resistores em 311 KOhms.
Os resultados e respectivas tensões foram as seguintes:

311 k = - 6,30V
272 K (resultante de outra associação em paralelo) = -7,60V

e por fim 100 K que me deu uma tensão de -12,5 V.

O que vocês me sugerem? Continuar diminuindo ou esse resultado indica algo mais sério a se fazer?

 


-----
Outra informação: utilizei dois capacitores de 8uF cada e não de 10uF conforme o esquema proposto.
Motivo: não tenho os de 10uF em estoque  :-

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se aplicarmos um cálculo de proporção, deveríamos instalar um resistor "R" de 31K para obtermos os -50 V de tensão de bias.
Está certo o meu raciocínio?

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fiz uma tentativa colocando um resistor de 33K em "R" e obtive -45 Volts.
Engraçado é que ele não estabilizou, deixei uns 15 minutos ligado e ainda estava variando a tensão negativa.
Para vocês terem uma ideia até eu terminar esta resposta ele já estava em -46,2 volts
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, as 21:43:03 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #131 : 22 de Abril de 2014, as 09:11:08 »

Use a tensão no ponto de junção do resistor de 56k com o de 15k e o capacitor de 10 ou 8uF como tensão de bias.  Nesse ponto a tensão será mais negativa do que se usar a tensão de uma das pontas do potenciômetro, além do fato de que nesse ponto a tensão sempre vai ser negativa (isso é importante) e nunca vai chegar a ser 0V (o que faria as válvulas conduzirem demais) caso se leve o cursor do potenciômetro todo para cima.
Quando se usa resistores de alto valor juntamente com capacitores, o tempo de carga dos capacitores tende a ser muito longo, o que faz com que a estabilização demore. Por isso é melhor ter aquele enrolamento dedicado só para ter a tensão de bias, não precisando portanto de altos valores de resistor, fazendo com que a carga dos capacitores seja muito mais rápida.
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« Responder #132 : 22 de Abril de 2014, as 10:16:46 »

Perfeito, meu amigo xformer.

Você então me aconselha a utilizar este ponto de interseção para aferição do bias(resistores 56K - 15K - capacitor 8uF)?

Eu não aguentei e me atrevi a fazer um teste com a alta tensão e obtive som dele. Só não me batam, por favor  Cheesy

Consegui ligar a guitarra no canal normal e brilliant por algum tempo.  Guitarrista
Aí já consegui perceber um erro grotesco da minha parte  Lips Sealed, liguei os potenciometros com terminais trocados, ou seja, o que era pra ser 0 passou a ser 10.
Vou inverter a ligação como é o padrão.

O teste estava indo bem porém lá pelas tantas o nosso resistor (disfarçado de brimistor) esquentou tanto que dessoldou novamente. Aí desliguei e me dei por vencido.  Embarrassed Por pouco pensei que estivesse resolvido.  Cry

Partindo do pressuposto que temos já o bias correto, o que poderá estar causado esta demanda sobre o resistor de 22K?
Antes que perguntem, sim, o resistor de 22K ainda está funcionando  Smiley

um forte abraço
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« Responder #133 : 22 de Abril de 2014, as 10:31:30 »

Ou você ainda tem algo consumindo mais do que devia ou esse resistor tem mais que 22R.
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« Responder #134 : 22 de Abril de 2014, as 10:54:44 »

Ou você ainda tem algo consumindo mais do que devia ou esse resistor tem mais que 22R.

Fico com a primeira opção, Kem, já que ele está lendo 22,6K.
Agora vem a pergunta fatídica: O que será que está roubando corrente???
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