Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 18:34:52
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
VOX AC50 handmade
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
1
...
5
6
[
7
]
8
9
...
13
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: VOX AC50 handmade (Lida 68074 vezes)
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: VOX AC50 handmade
«
Responder #90 :
09 de Abril de 2014, as 00:01:21 »
Daniel, com o mesmo transformador de saida e com menos tensão, com certeza vai ter menos potencia final. Mas a essa altura do campeonato...
EU... veja bem... EU, a essa altura iria de diodos sem pensar.
E repaginar a polarização do pré... eu nem tentaria... MUITO trabalho. Mas facil pensar em recalcular os resistores da fonte.
E fiquei te devendo uma resposta sobre a retificação dos filamentos... é o que você falou mesmo. Filtro RC.
Abraços.
I want to diode!
daniel_tubes
Colaborador
Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110
A eficiência está na simplicidade...
«
Responder #91 :
09 de Abril de 2014, as 00:06:56 »
Opa... sem crise meu amigo...
E você tem razão o trabalho de repaginar seria imenso. concordo com você.
Bom o Xande pode usar diodos então . vamos esperar os resultados ..
At Daniel
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #92 :
09 de Abril de 2014, as 08:11:36 »
Como o Kem já escreveu, não é quanto de resistência que seu multímetro consegue medir, mas quanto de resistência ele tem de entrada nos voltímetros. No caso, o seu tem 10Mohms de entrada, o que diminui o erro na medição de tensões nesses circuitos compostos por resistores de valor alto. É que quando realizamos medições de tensão com na escala de voltímetro, ele introduz uma carga (os 10Mohms) no circuito e altera as resistências equivalentes e consequentemente o valor da tensão que será medido. Por exemplo, com esses 10M ohms no circuito de bias sobre o potenciômetro de 100k, pode alterar em 1 ou 2V a medição. Se usar um voltímetro de 1M ohms, a alteração poderia ser na casa dos 9 a 10V ( o que é um erro muito grande). O voltímetro ideal é o que tem impedância infinita de entrada, para que não influencie o valor medido. Assim como um amperímetro precisa ter a menor impedância possível.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tiago_guitar84
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18
«
Responder #93 :
09 de Abril de 2014, as 10:37:58 »
Seria interessante um PDF somente com esquema, layout e PCB do pre do amplificador VOX AC 30 ou 50 para poder montar com power transistorizado assim como foi feito com o JCM800 e FENDER TWIN.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #94 :
09 de Abril de 2014, as 11:01:09 »
Tiago se eu não estiver enganado esse amp em questão não tem PCB , ele é montado ponto a ponto , veja os amps antigos, e outra fazer o pré do VOX e o Power transistorizado ou com CI sai completamente da ideia de se clonar.
Nada impede que você faça dessa forma. pré valvulado, power em estado sólido, mas o resultado final não será o mesmo...
At Daniel
xandeguarah
Freqüente
Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17
«
Responder #95 :
09 de Abril de 2014, as 11:41:16 »
Olá amigos
Agradeço o post de todos. Com certeza estão abrindo minha mente e colaborando para um final feliz com o AC50.
Bem, diante das sugestões dos meus amigos, penso em trocar os capacitores de 8uF, arrumar o bias e testá-lo com a GZ34 mesmo sem atingir a plenitude de potência. Estive estudando os esquemas com e sem ponte de diodos e, de fato, vai dar um trabalhão danado, pois parte do pré e toda a fonte terão que ser refeitos.
A questão de perder potência até não me incomoda tanto, mas sim o de timbre sim, até porque ele está sendo construído para contrabaixo e temo pelas frequências mais baixas.
daniel_tubes
Chegando em casa hoje eu vou tirar algumas fotos e posto aqui sem falta
E exatamente, não penso em PCB mas sim recriar o famoso vintage.
Kem
Vou conferir o valor da tensão do brimistor, que na verdade foi substituído por um resistor de 22R/6W. E posto aqui.
Antes de tentar os diodos gostaria de ouvir o resultado com a GZ34 adaptada.
xformer
Obrigado pela explicação do funcionamento do multímetro no caso demonstrado.
No momento que pesquisava um multímetro para comprar, esse foi o que mais se encaixou no meu custo-benefício.
Em tempo: Existe algum multímetro que confira impedância perto infinita ou só se atingiria teoricamente?
Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #96 :
09 de Abril de 2014, as 13:36:46 »
Citação de: xandeguarah em 09 de Abril de 2014, as 11:41:16
Obrigado pela explicação do funcionamento do multímetro no caso demonstrado.
No momento que pesquisava um multímetro para comprar, esse foi o que mais se encaixou no meu custo-benefício.
Em tempo: Existe algum multímetro que confira impedância perto infinita ou só se atingiria teoricamente?
Não existe multímetro com impedância de entrada infinita, seria o ideal, mas não é possível. A maioria dos multímetros digitais de mão tem 10Mohms de entrada, pois é quase um padrão da indústria. Nos multímetros digitais de bancada da Agilent (líder de mercado) e da Keithley (outra marca boa) existem alguns com impedância de entrada de 10Gohms mas somente nas escalas mais baixas de tensão, nas mais altas volta para o padrão de 10Mohms. Existem alguns multímetros com entradas a FET, que tem por volta de 100Mohms de entrada (eu vi um Hioki uma vez assim). Esse que você tem, é suficiente para fazer os trabalhos que realiza, consciente de que mesmo assim há erro na medição. Também não é vantagem ter um voltímetro com impedância muito alta, pois ele começa a captar ruídos e isso também é ruim para a medição.
Outro dia postei um circuito usando TL071 (AO com JFET que tem 1Tohms de impedância) que aumenta a impedância de entrada dos instrumentos dependendo da rede de resistores usados para dividir a tensão.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
Obrigado
«
Responder #97 :
09 de Abril de 2014, as 17:31:30 »
Olá pessoal
Fico feliz e poder compartilhar estas imagens. Segue então algumas fotos conforme prometi:
Montagem sob o chassi:
http://www.casimages.com.br/i/140409101405951805.jpg.html
Vista superior:
http://www.casimages.com.br/i/140409101516770733.jpg.html
Vista da placa do pré:
http://www.casimages.com.br/i/14040910162348795.jpg.html
vista inferior do painel:
http://www.casimages.com.br/i/140409101720312623.jpg.html
Parte inferior, onde estão os dois capacitores condenados
http://www.casimages.com.br/i/140409101209386553.jpg.html
Detalhe da placa da fonte:
http://www.casimages.com.br/i/140409101822565272.jpg.html
Um forte abraço
daniel_tubes
Colaborador
Obrigado
«
Responder #98 :
09 de Abril de 2014, as 18:08:42 »
Belo trabalho Xande, está bem organizado.
Mas aproveitando um gancho, para que serveria um brimistor ??
Como ele trabalha, e essa substituição que você fez é valida ??
At Daniel
felix
Visitante
«
Responder #99 :
09 de Abril de 2014, as 18:41:00 »
O brimistor é um nome patenteado de um termistor NTC específico fabricado pela extinta Brimar.
Ele era especialmente desenvolvido para ser uma espécie de delay para as válvulas frias não tomarem um baque muito grande na hora da ativação.
Por isso os antigos VOX que não tinham o botão de standby usavam eles para proteger as válvulas na hora que o circuito era ligado.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #100 :
09 de Abril de 2014, as 18:43:42 »
Completando a informação do Felix, ele tem uma resistencia bem alta quando frio, mas muito baixa quando quente. Ou seja, quando o ampli é ligado, é como um resistor de valor bem alto (acho que mais de 1K) na entrada, e conforme começa a passar corrente e esquentar, a resistencia cai pra menos de 50R (deve ficar perto dos 22R recomendado para o resistor que o substitui).
«
Última modificação: 09 de Abril de 2014, as 19:01:24 por kem
»
I want to diode!
felix
Visitante
«
Responder #101 :
09 de Abril de 2014, as 18:50:20 »
Pode parecer antiético mas nesse caso eu colocaria uma chave de standby.
Visitante
«
Responder #102 :
09 de Abril de 2014, as 18:57:54 »
Duff, sinceramente não sei como você ainda não recebeu (?) uma descarga daquelas que deixa o pescoço duro a língua presa e cãibras por todo o corpo. Fica esperto...
Em soquetes de retificadoras tem altas-tensões DC e AC juntinhas. A véia da foice ronda esses soquetes
Esse lembrete serve para todo mundo, em particular para aqueles que querem pegar pesado em amps complicados onde tem alta tensão para todos os lados.
Rapaz, coloque a fonte para funcionar direito. Depois pense no amplificador propriamente dito.
A GZ34 que você está usando é nova ? Caso a resposta seja afirmativa e o secundário de alta-tensão do seu transformador de potencia
realmente tenha 375V-0-375Vac
certamente tem alguma coisa pesando na fonte, ou seja, tem alguma coisa no amp consumindo corrente excessiva de forma a colocar seu +B em 388Vdc quando, se tudo estivesse em ordem, deveria estar em 430...440Vdc.
Leia com atenção, mas com atenção mesmo:
Retire todas as válvulas do amp, a GZ34 inclusive, tire o cabo de força da tomada e meça a resistência do primário e de cada metade do secundário de alta-tensão (em relação ao CT) e anote os valores no diagrama que você tem. Use a escala de 200 ohms, ou menor, do seu multímetro.
Ainda sem as válvulas, ligue o cabo de força na tomada, acione a chave on, e meça cuidadosamente a alta-tensão em cada metade do secundário de alta-tensão, em relação ao CT, é claro. Depois meça as tensões nos secundários de filamento. Anote no diagrama que você tem e poste o diagrama aqui. Não se esqueça de colocar o multímetro em Vac ou Vca, e nas escalas apropriadas, OK ?
Meça, por ultimo, a tensão na tomada onde você ligou seu amp. e anote no diagrama.
Com base nessas medições, é provável que eu possa lhe dizer o que fazer daqui em diante e aquilo que você não conseguirá fazer.
No final você me paga umas geladas, claras e escuras.
Freqüente
Obrigado
«
Responder #103 :
09 de Abril de 2014, as 19:33:44 »
Citação de: Guilherme em 09 de Abril de 2014, as 18:57:54
Duff, sinceramente não sei como você ainda não recebeu (?) uma descarga daquelas que deixa o pescoço duro a língua presa e cãibras por todo o corpo. Fica esperto...
Vixe, Guilherme, eu fico esperto. Tu não tem ideia como eu faço as aferições. Pareço um robô com uma pinça na mão
Não toco em nada, só a ponta de prova mesmo. Já deixo a posição do amp estrategicamente pra nem precisar mudá-lo de lugar.
Em soquetes de retificadoras tem altas-tensões DC e AC juntinhas. A véia da foice ronda esses soquetes
Esse lembrete serve para todo mundo, em particular para aqueles que querem pegar pesado em amps complicados onde tem alta tensão para todos os lados.
Olha, a tal velha da capa preta tá só de guarda por enquanto. Respeito o poder da alta-voltagem
Pelo jeito você não gostou da disposição do meu layout, não?
Rapaz, coloque a fonte para funcionar direito. Depois pense no amplificador propriamente dito.
Eu e rendo
troquei os dois capacitores de 8uF suspeitos, aferi o bias (que agora só está medindo -12 volts
) e tentei fazer um teste com falante e o barulho continua exatamente o mesmo. Eita ansiedade.
A GZ34 que você está usando é nova ? Caso a resposta seja afirmativa e o secundário de alta-tensão do seu transformador de potencia
realmente tenha 375V-0-375Vac
certamente tem alguma coisa pesando na fonte, ou seja, tem alguma coisa no amp consumindo corrente excessiva de forma a colocar seu +B em 388Vdc quando, se tudo estivesse em ordem, deveria estar em 430...440Vdc.
Leia com atenção, mas com atenção mesmo:
Retire todas as válvulas do amp, a GZ34 inclusive, tire o cabo de força da tomada e meça a resistência do primário e de cada metade do secundário de alta-tensão (em relação ao CT) e anote os valores no diagrama que você tem. Use a escala de 200 ohms, ou menor, do seu multímetro.
Ainda sem as válvulas, ligue o cabo de força na tomada, acione a chave on, e meça cuidadosamente a alta-tensão em cada metade do secundário de alta-tensão, em relação ao CT, é claro. Depois meça as tensões nos secundários de filamento. Anote no diagrama que você tem e poste o diagrama aqui. Não se esqueça de colocar o multímetro em Vac ou Vca, e nas escalas apropriadas, OK ?
Meça, por ultimo, a tensão na tomada onde você ligou seu amp. e anote no diagrama.
Com base nessas medições, é provável que eu possa lhe dizer o que fazer daqui em diante e aquilo que você não conseguirá fazer.
No final você me paga umas geladas, claras e escuras.
Sim, ela é nova. Uma JJ tesla GZ34S.
Desculpe, vou sentar com calma e seguir as tuas instruções, sem querer colocar a carroça na frente dos bois.
Prometo não ligar mais este amp antes de corretamente verificado.
Quanto às geladas, já fiz o convite (senão fiz estou fazendo agora) para quando vier você e o xformer ao Sul pagarei algumas OPA pra vocês. É especialidade da casa!
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #104 :
09 de Abril de 2014, as 20:39:53 »
Citação de: xandeguarah em 09 de Abril de 2014, as 19:33:44
Quanto às geladas, já fiz o convite (senão fiz estou fazendo agora) para quando vier você e o xformer ao Sul pagarei algumas OPA pra vocês. É especialidade da casa!
O pior é que agora eu só passo em Joinville quando o ônibus entra na rodoviária pra deixar passageiros.
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
1
...
5
6
[
7
]
8
9
...
13
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...