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Autor Tópico: VOX AC50 handmade  (Lida 68044 vezes)
Matec
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« Responder #60 : 07 de Abril de 2014, as 12:20:24 »

xformer

A neon ali naquele ponto funciona como se fosse um zener de baixa corrente (ou melhor 2 zeners em série, cátodo com cátodo) , não creio que seja bom usar um neon com descarga acima dos 76v normais.

Abs
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, as 12:31:43 por Matec » Registrado
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« Responder #61 : 07 de Abril de 2014, as 12:22:50 »

Oi xformer

Perfeito, o filamento da GZ34 ligado no segmento 5V do secundário.
Não pensei que a lampada deveria ficar apagada e nem que ela, acesa, interferiria no som. Vou fazer um experimento com a 220V.
De outra maneira, se persistir, farei um teste sem a lampada.

um forte abraço
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« Responder #62 : 07 de Abril de 2014, as 12:24:48 »



Mais uma coisa, esse esquema está com o circuito de ajuste de bias negativo errado.  Colocar o potenciômetro desse jeito, não ajusta quase nada. Além disso nem sei onde você vai achar um potenciômetro/trimpot de 25M. Siga o outro esquema.
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« Responder #63 : 07 de Abril de 2014, as 12:38:16 »

xformer

Eu coloquei um potenciometro de 25K linear.
Neste esquemático do papel quadriculado eu não entendi bem como ele fez a ligação. O polo do meio,e de uma das pontas ok, mas e o terceiro polo vai onde?
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« Responder #64 : 07 de Abril de 2014, as 12:49:07 »

O terceiro terminal não vai ligado. O ajuste seria por variação da carga da fonte, o que não é muito eficiente e com menos faixa de ajuste.  O melhor é usar a configuração do outro esquema (onde a junção dos dois resistores de 220k que estão ligados ao cursor do potenciômetro "set bias"), onde a tensão de bias é retirada de um divisor de tensão.
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Eduardo
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« Responder #65 : 07 de Abril de 2014, as 13:02:55 »

Oi Xformer

Neste regulador de bias, a lâmpada vai acender. Embora lâmpadas neon ou válvulas reguladoras, como a 0A2, sejam dispositivos muito barulhentos, lembre que o bias se aplica nas duas grades das válvulas de saída. Portanto, havendo um bom balanceamento do estágio final, o ruído devido à lâmpada será mínimo.

Abraços

Eduardo
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« Responder #66 : 07 de Abril de 2014, as 13:16:42 »

Entendi, xformer

Perfeito, eu segui o outro esquema para o ajuste de bias, especificamente este:
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« Responder #67 : 07 de Abril de 2014, as 13:20:18 »

Oi Xformer

Neste regulador de bias, a lâmpada vai acender. Embora lâmpadas neon ou válvulas reguladoras, como a 0A2, sejam dispositivos muito barulhentos, lembre que o bias se aplica nas duas grades das válvulas de saída. Portanto, havendo um bom balanceamento do estágio final, o ruído devido à lâmpada será mínimo.

Eu penso que ele vai ter que experimentar com e sem a lâmpada pra ver se o ruído provem dela, já que não sabemos como se comporta a lâmpada que ele tirou do teste de tensão.


Esse esquema mesmo Xande, experimente esses valores para o circuito de bias:
Deixe o resistor de 220k depois do diodo 1N4007 (e o de 330k antes dele), e use um pot de 100k lin em série com um resistor de 33k  (pot de "set bias" e o resistor embaixo dele). Do cursor (terminal do meio do pot de 100k) vai para os dois resistores de 220k que vão para as grades das EL34.  Deve dar um ajuste de -25Vdc a -100Vdc (sem o neon). O ruim é que se usar capacitores de 10uF (você os ligou com a polaridade certa né ? O positivo do eletrolítico vai ligado ao TERRA), a carga vai demorar muito e a tensão de bias vai demorar pra chegar na tensão adequada (pelo menos uns 15s, espero que os filamentos das EL34 também demorem pra aquecer).
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, as 16:59:40 por xformer » Registrado

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« Responder #68 : 07 de Abril de 2014, as 13:57:48 »

Puxa vida, xformer, errei a instalação dos dois capacitores de 8uF. Instalei com o negativo para o terra (que me parecia o mais correto)  Batendo Cabeça
Então está aí o problema!!

Da ligação do pot de bias eu fiz quase isso que você recomendou, só que com valores dos componentes inversa: Liguei o potenciômetro de 25k com um resistor de 100k em série.

Citar
O ruim é que se usar capacitores de 10uF (você os ligou com a polaridade certa né ? O positivo do eletrolítico vai ligado ao TERRA), a carga vai demorar muito e a tensão de bias vai demorar pra chegar na tensão adequada (pelo menos uns 15s, espero que os filamentos das EL34 também demorem pra aquecer).

Eu utilizei dois capacitores de 8uF e não de 10uF, conforme está no esquema.
Essa demora da tensão de bias em relação ao aquecimento dos filamentos das EL34 podem prejudicar o funcionamento?
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« Responder #69 : 07 de Abril de 2014, as 14:22:20 »

Bom pelo menos não deve ser a lampadinha de neon, então deixe ela como está.  Agora acho que os dois capacitores de 8uF já não devem estar ok.  Nem sei se 8uF é valor fácil de achar, mas o de 10uF serve também.  O fato de não ter a tensão de bias NEGATIVA (por isso eu sempre enfatizo a polaridade dessa fonte, pra não errar na ligação da polaridade dos capacitores) suficiente nas grades das válvulas de saída, vai fazer com que haja uma condução de corrente muito elevada até que a tensão de bias chegue na ideal. Como os filamentos das de saída também estarão frios ao ligar, a corrente fica baixa. Por isso que poderia ter a chave de stand-by, pra que a alta tensão só seja ligada e fornecida quando os filamentos e o bias estiverem em "cruzeiro".
Usar o pot de 25k ao invés de 100k, vai diminuir a faixa de ajuste na fonte de bias. Observe que a ordem do pot e do resistor também influencia. O ideal é que sempre haja o resistor ligado ao terra, de forma que a tensão de bias que vai para as grades nunca chegue a 0V (terra) e sempre fique negativa.  Se -25V for muito negativo para as EL34, diminua o resistor em série.
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, as 17:01:10 por xformer » Registrado

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« Responder #70 : 07 de Abril de 2014, as 14:56:06 »

Bom pelo menos não deve ser a lampadinha de neon, então deixe ela como está.  Agora acho que os dois capacitores de 8uF já não devem estar ok.  Nem sei se 8uF é valor fácil de achar, mas o de 10uF serve também.

Certamente não é mesmo a lampadinha, o fato é que fui direto instalar estes capacitores sem olhar o esquemático, pressupondo que teria que aterrá-los no negativo. Chegando em casa vou invertê-los e fazer o teste.

O fato de não ter a tensão de bias NEGATIVA (por isso eu sempre enfatizo a polaridade dessa fonte, pra não errar na ligação da polaridade dos capacitores) suficiente nas grades das válvulas de saída, vai fazer com que haja uma condução de corrente muito elevada até que a tensão de bias chegue na ideal. Como os filamentos das de saída também estarão frios ao ligar, a corrente fica baixa. Por isso que poderia ter a chave de stand-by, pra que a alta tensão só seja ligada e fornecida quando os filamentos e o bias estiverem em "cruzeiro".

Esse projeto não previa uma chave stand by mas vou considerar uma adaptação para evitar problemas com as EL34.

Usar o pot de 25k ao invés de 100k, vai diminuir a faixa de ajuste na fonte de bias. Observe que a ordem do pot e do resistor também influencia. O ideal é que sempre haja o resistor ligado ao terra, de forma que a tensão de bias que vai para as grades nunca chegue a 0V (terra) e sempre fique negativa.  Se -25V for muito negativo para as EL34, diminua o resistor em série.

Desculpe, não fui claro anteriormente. Não Inverti a ordem de posição dos componentes, mas sim dos valores (potenciômetro de 25K e resistência de 100K), que teoricamente será a mesma (resistência final de 125k), porém entendo que se o pot fosse de 100k teria maior amplitude de ajuste, conforme você sabiamente colocou.
Observarei qual ajuste de bias esta configuração me permitirá.

Um forte abraço
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, as 17:02:43 por xformer » Registrado

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« Responder #71 : 07 de Abril de 2014, as 17:07:18 »

Certamente não é mesmo a lampadinha, o fato é que fui direto instalar estes capacitores sem olhar o esquemático, pressupondo que teria que aterrá-los no negativo. Chegando em casa vou invertê-los e fazer o teste.

Ponha e use capacitores novos. Você não sabe se eles se estragaram (você viu  o vídeo dos capacitores explodindo ?). Se eles estiverem ruins (com boa chance) e você só invertê-los, não vai funcionar e você vai achar que o problema não é esse. Só use capacitores que você tenha certeza de que estão ok. Senão vai continuar com defeito e não vai saber qual é.
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Guilherme
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« Responder #72 : 07 de Abril de 2014, as 19:17:10 »

Duff, siga o circuito que está disponível para download do site da voxamps, aquele com GZ34 é claro.

Não tenho de cabeça o circuito do AC50 com GZ34, mas acho que existem erros no diagrama que você está seguindo.

Se você quiser regular a fonte de polarização faça com um zener ou um string de zeners em serie e esqueça a neon.



-----
Complementando...

http://www.voxamps.com/downloads/circuits/ac50_1.jpg

nessa url se encontra o circuito elétrico editado pelo fabricante com praticamente todos os pontos de medidas de tensão claramente especificados.

Todavia, entrementes, porem, contudo, há quem prefira seguir um "circuito/layout" obtido por "inspeção" ao invés de seguir as infos publicadas pelo fabricante.

Como se vê, um campo fértil para os MHuss da vida  Embarrassed
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, as 19:48:44 por Guilherme » Registrado
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« Responder #73 : 08 de Abril de 2014, as 07:59:47 »

Certamente não é mesmo a lampadinha, o fato é que fui direto instalar estes capacitores sem olhar o esquemático, pressupondo que teria que aterrá-los no negativo. Chegando em casa vou invertê-los e fazer o teste.

Ponha e use capacitores novos. Você não sabe se eles se estragaram (você viu  o vídeo dos capacitores explodindo ?). Se eles estiverem ruins (com boa chance) e você só invertê-los, não vai funcionar e você vai achar que o problema não é esse. Só use capacitores que você tenha certeza de que estão ok. Senão vai continuar com defeito e não vai saber qual é.

Ontem inverti os dois capacitores mas continua o problema...
Percebi também que havia trocado a ligação dos dois resistores de 22K que vem dos anodos das 12AX7, refiz as ligações mas nenhuma alteração no resultado.  Embarrassed

Puxa vida, dois sprague atom de 8 uF que eu achei na net  Batendo Cabeça
Não quero acreditar que estejam baleados.  Cry

vou testar outros no lugar e posto aqui o resultado

Um forte abraço

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Duff, siga o circuito que está disponível para download do site da voxamps, aquele com GZ34 é claro.

Não tenho de cabeça o circuito do AC50 com GZ34, mas acho que existem erros no diagrama que você está seguindo.

Se você quiser regular a fonte de polarização faça com um zener ou um string de zeners em serie e esqueça a neon.



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Complementando...

http://www.voxamps.com/downloads/circuits/ac50_1.jpg

nessa url se encontra o circuito elétrico editado pelo fabricante com praticamente todos os pontos de medidas de tensão claramente especificados.

Todavia, entrementes, porem, contudo, há quem prefira seguir um "circuito/layout" obtido por "inspeção" ao invés de seguir as infos publicadas pelo fabricante.

Como se vê, um campo fértil para os MHuss da vida  Embarrassed

Pois é Guilherme

Esse esquema é com retificação a diodo. Neste caso, como instalei a GZ34, muda completamente a sessão da fonte, não?
Já tentei zilhões de vezes encontrar outros esquemas dele retificado a válvula mas o único que encontrei foi aquele desenhado na folha quadriculada.

« Última modificação: 08 de Abril de 2014, as 09:08:43 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #74 : 08 de Abril de 2014, as 09:23:15 »

Amigo Xande, antes de sair batendo com a cabeça na parede, pare um minuto, tome um gole de agua e reveja todo o seu circuito, esses dias inventi a posição de um capacitor e um potênciometro e me deu uma tremenda dor de cabeça até que ao medir a voltagem no resistor de catodo pude ver que ela alterava quando se variava a posição do potênciometro. Aqui vemos um caso simples que a mudança dos componente altera o resultado. Era um Single end ja pensou se fosse um JCM 800 .

Pra ter certeza do bias, tire as valvulas do power, e meça a tensão no pinos 5 das valvulas ou na junção dos resistores de 220k que está ligado aos pinos 5 das valvulas de power, ali nesse ponto tem que haver uma tensão negativa em relação ao chassis, se tiver , tudo bem, veja se essa tensão varia quando você atua no trimpot de bias, se ocorrer variação então até ai está tudo certo. EStando ai tudo beleza, deixe essa tensão em -45 volts, esse valor não é o definitivo, é so pra você ligar o amplificador sem fritar as valvulas de power, detalhe a medição de -45 volts e sobre os pinos 5 das valvulas de power.

Por favor, se falei bobagem me corrijam.

Creio que você esteja perto do sucesso, mas a ansiedade as vezes nos toma de tal forma que acaba nos cegando. paciência e cabeça fria.


At Daniel.


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