Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 07:27:27
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Eletrônica
>
Modificando Transformador
Páginas:
1
2
3
4
5
1
[
2
]
3
4
5
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Modificando Transformador (Lida 25466 vezes)
Marcus Vinícius
Colaborador
Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81
Re: Modificando Transformador
«
Responder #15 :
26 de Março de 2013, as 22:43:44 »
Obrigado, estou pensando em uma maneira de enrolar sem dar volume tomei muito cuidado,
pra não deixar nem o fio se encostar nele mesmo, pra não criar rupturas no verniz!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Lamer
Handmaker
Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105
«
Responder #16 :
27 de Março de 2013, as 00:16:22 »
Tente usar papel apropriado, pois caso contrário é inevitável o aumento do volume. Abraço!
Colaborador
Obrigado
«
Responder #17 :
27 de Março de 2013, as 17:55:19 »
Citação de: a.sim em 26 de Março de 2013, as 21:19:56
Olá.
Sim, os enrolamentos teriam de ser iguais. Com certeza esse transformador não é Schatz...
Acho que eu seria demitido então, porque ficou com 80 voltas de um lado e 63 do outro,
porque o center tap foi aproveitado, e eu medi mal na hora de cortar as pontas, também observei,
que a segunda parte do enrolamento do secundário depois que chega no center tap, as voltas ficam levemente maiores,
porque está mais grosso...
Medições:
em Relação ao center TAP uma ponta 22 volts;
a outra ponta em Relação ao Center TAP 32 Volts;
Média Aritmética 27 volts, PODE ARNALDO?
PERGUNTA:
O que vai acontecer depois da retificação? Supondo que me de os 30~33 volts retificados,
tem problema essa discrepância entre as extremidades?
Abraço e obrigado pelas respostas e incentivos!
«
Última modificação: 27 de Março de 2013, as 18:03:26 por marcusbass
»
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
a.sim
Visitante
«
Responder #18 :
28 de Março de 2013, as 07:34:01 »
Citação de: marcusbass em 27 de Março de 2013, as 17:55:19
ficou com 80 voltas de um lado e 63 do outro,
porque o center tap foi aproveitado, e eu medi mal na hora de cortar as pontas, também observei,
que a segunda parte do enrolamento do secundário depois que chega no center tap, as voltas ficam levemente maiores,
porque está mais grosso...
Medições:
em Relação ao center TAP uma ponta 22 volts;
a outra ponta em Relação ao Center TAP 32 Volts;
Média Aritmética 27 volts, PODE ARNALDO?
Não, não pode.
Citação de: marcusbass em 27 de Março de 2013, as 17:55:19
PERGUNTA:
O que vai acontecer depois da retificação? Supondo que me de os 30~33 volts retificados,
tem problema essa discrepância entre as extremidades?
Como a diferença entre as tensões é muito grande, há o risco do transformador funcionar em meia-onda, pois o diodo do lado de menor tensão não conduz nunca. Mesmo que o faça, a simetria nas correntes secundárias será perdida e o transformador não será capaz de entregar a potência desejada.
Desmonte e faça de novo.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #19 :
28 de Março de 2013, as 08:44:09 »
Citação de: a.sim em 28 de Março de 2013, as 07:34:01
Desmonte e faça de novo.
Bom conselho!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #20 :
28 de Março de 2013, as 09:41:20 »
Essa eu juro que não entendi. Você cortou o fio antes de enrolar as espiras ?
O pior é que agora pra ficar igual, como a perna menor é de 22V, a outra também vai ter que ter 22V, o que vai ficar uma tensão baixa não é ? Ou então comprar fio novo, tirar todo o fio velho e enrolar o número de espiras desejado (e correto) com o fio novo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcus Vinícius
Colaborador
Obrigado
«
Responder #21 :
28 de Março de 2013, as 12:25:51 »
Obrigado pelas explicações Professor Alexandre, eu já sei o que vou fazer, mas vou sim enrolar novamente!
Xformer, eu tinha que cortar antes, se ia utilizar o center tap antigo, cortar pelo menos de um lado antes,
acontece que eu cortei demais, e comecei enrolando pelo lado não cortado, esse foi o erro, o que vou fazer é,
refazer o center tap, simplesmente deixo isolado aquele ponto no meio do carretel, caso não de certo, tentarei,
encomendar fio novo e recomeçar irei até o fim agora!
Ledod
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #22 :
28 de Março de 2013, as 13:09:11 »
Confesso que não entendi qual o motivo de deixar o tap central ao enrolar... O tap central é apenas a junção exposta do ponto em que os dois enrolamentos estão conectados.
Você não precisa manter o "center-tap antigo ", basta enrolar as n espiras de um enrolamento, soldar o cabo que dá acesso ao ponto de junção, soldar o começo do outro enrolamento e continuar a enrolar no mesmo sentido.
Talvez você tenha se confundindo pelo fato que alguns fabricantes de transformadores mantem um mesmo fio ao enrolar um secundário com center-tap, apenas dobram o mesmo e torcem no ponto desejado, criando um "terminal de acesso" e continuam a enrolar. No fundo é a mesma coisa que ter duas bobinas ligadas.
O melhor seria cortar fora esse center-tap, ficando com dois pedaços de fio esmaltado. Enrole um, solde o cabo e a ponta do outro fio e enrole o outro.
Um abraço!
Eduardo
Colaborador
Obrigado
«
Responder #23 :
28 de Março de 2013, as 13:27:42 »
Eduardo eu entendi isso, mas só depois de enrolar seria cômico se não fosse trágico,
infelizmente não encontro o fio novo, mas vou tentar enrolar de novo, fiz algumas contas,
claro não tão precisa quanto a de vocês, mas de alguém que tem força de vontade,
Se com 87 voltas eu consegui 32 volts e com 63 voltas 22 volts(agora usando os valores exatos)
Subentende-se que na primeira situação a cada 2,71875 voltas eu conseguia 1 volt e na segunda
a cada 2,8636 voltas eu conseguir um volt, tirando uma média, aproximadamente a cada 2,79 voltas
se consegue um volt, da pra chegar a um calculo de que eu preciso de aproximadamente 74 voltas,
para conseguir entre 26 e 29 volts....
Eu vou tentar novamente, não desisti ainda, mais tarde posto notícias!
-----
Só para acrescentar Eduardo, não sou da área da eletrônica, então pra você ter noção,
eu nem entendia o funcionamento do transformador antes de desmontar o mesmo, foi o primeiro contato,
tudo era novidade, se você ler vai ver que até ligar rapidamente sem núcleo eu liguei, e pra ser sincero
ainda estou estudando pra entender o diferencial do núcleo e tudo mais de uma maneira mais cheia de analogias,
e menos tão teórica!
-----
O pessoal iniciante não passou por aqui ainda, mas se quiserem estudar achei um artigo bacana:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXywAB/transformadores
http://pt.scribd.com/doc/29035198/ESTUDO-DO-TRANSFORMADOR-w6rd-Guardado-Automaticamente
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Foi só eu que notei que o icone do "Spoiler" mudou?
«
Última modificação: 28 de Março de 2013, as 13:45:43 por marcusbass
»
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #24 :
28 de Março de 2013, as 18:20:49 »
Marcus, eu sei que você não tem experiencia e que a intenção principal é aprender, mas se você pretende utilizar esse transformador em algum amplificador depois é bom seguir as riscas as dicas dadas aqui, sob risco de queimar transformador, amplificador e sabe-se mais o que.
Eu a essa altura eu não usaria mais o fio do secundario. Com certeza muito esmalte ja descascou / trincou, o que se torna perigoso.
Tente comprar fio novo e enrole novamente.
Enrole 75 voltas cada ramo do secundario. Como disse o Lelod, não precisa continuar com o mesmo fio.
I want to diode!
Patines
Handmaker
Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175
«
Responder #25 :
28 de Março de 2013, as 18:45:38 »
marcusbass:
Guarde os fios do secundário que tu não usou mais, leva na padaria e pesa, pra ter estimativa de quanto tu tem que comprar e bota mais uma margem em cima... Tomara que na cidade onde tu mora venda fio, porque vivo na capital do estado e só sei de um lugar onde vende!
T+
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #26 :
28 de Março de 2013, as 18:53:21 »
Citação de: Patines em 28 de Março de 2013, as 18:45:38
marcusbass:
Guarde os fios do secundário que tu não usou mais, leva na padaria e pesa, pra ter estimativa de quanto tu tem que comprar e bota mais uma margem em cima... Tomara que na cidade onde tu mora venda fio, porque vivo na capital do estado e só sei de um lugar onde vende!
T+
Em Blumenau (cidade perto da dele) deve ter. Arruma um paquímetro pra saber o diâmetro do fio a comprar. Procure em oficinas que fazem rebobinamento de motores. Afinal, SC é a terra dos motores elétricos (pelo menos Jaraguá do Sul é).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
«
Responder #27 :
28 de Março de 2013, as 19:05:15 »
Oi :
O fio deve ser encontrável em oficinas de rebobinagem de motor, que trabalham com fio grosso. Já o fio do primário seria muito mais difícil de achar. Usa o método da padaria para saber quanto fio vais precisar e depois leva uma amostra na oficina que eles acham o fio correto.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #28 :
28 de Março de 2013, as 19:27:33 »
Citação de: a.sim em 28 de Março de 2013, as 19:05:15
...Já o fio do primário seria muito mais difícil de achar....
Acho que ele não chegou a desenrolar o primario...
I want to diode!
Marcus Vinícius
Colaborador
Obrigado
«
Responder #29 :
28 de Março de 2013, as 19:30:35 »
Dale WEG né? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ,
Adivinhem só tem uma empresa especializada em fios e cabos na minha cidade que não abre ao
consumidor local, só entra la com visita previamente agendada, vende muito pra fora, consegui
essa informação depois de pescar fio na cidade inteira, então meu pai foi la pra mim, porque
aqui o preconceito com tatuagem e pessoas mais novas quanto a assuntos sérios é muito grande,
adivinhem a minha sorte a diretora do lugar é amiga de infância do meu pai ele não via ela a mais de 40 anos,
e ela deu pra mim praticamente o fio pois cobrou 4 reais em 60 metros, mais um rolo de fita poliester de brinde,
Enrolei com o fio novo dei 74 voltas em cada lado, alias muito mais gostoso trabalhar com fio novo, enrolei,
rapidamente na mão mesmo, isolei montei as plaquetas e liguei e então vou deixar as imagens responderem por mim:
Fiquei observando e ele fica oscilando entre 28 e 30 volts igualmente em ambas as pontas em relação ao CT...
PORÉM...
Observando um pouco mais notei que em alguns momentos ele saltou para 37 volts por alguns segundos depois caiu de novo,
e agora ARNALDO?
Páginas:
1
2
3
4
5
1
[
2
]
3
4
5
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...