Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 05:42:25
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Eletrônica
>
Modificando Transformador
Páginas:
1
2
3
4
5
[
1
]
2
3
...
5
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Modificando Transformador (Lida 25441 vezes)
Marcus Vinícius
Colaborador
Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81
Modificando Transformador
«
:
26 de Março de 2013, as 16:48:08 »
Não sei se é a área correta, porém cansado de montar power's a transistor e ter problemas até pelas oscilações de rede, decidi modificar o meu,
ou seja, diminuir a tensão no secundário para utilizar com as famosas placas power vendidas por ai!
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467763371-placa-amplificador-100w-rms-tda7294-montada-_JM
Fiquei com muito medo nunca havia feito nada parecido e ao soltar os pés, e os parafusos que seguram as placas, e perceber,
que as placas eram muito bem coladas por uma resina, o medo de estragar aumentou, mas como não achei nenhum tópico no fórum,
falando a respeito decidi arriscar e me aventurar nessa nova descoberta, sei que a turma do deixa disso vai dizer que vou estragar,
ou fazer alguma coisa de errada, mas estou investindo pra aprender, com a força e coragem do meu pai seguida de várias leituras de artigos
na internet como esse:
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/ideias-dicas-e-informacoes-uteis/49-tiristores/506-alterando-transformadores
Segui em frente, vi também alguns vídeos no youtube que aconselhavam a dar leves batidas com o martelo para quebrar a resina,
entretanto a melhor dica tive do meu pai, que disse na juventude dele desmontar vários transformadores estragados para ver como funcionava,
e como era por dentro, então peguei um estilete e fui descolando as placas uma da outra e quanto mais eu tirava mais fácil ficava até chegar onde cheguei,
agora estou na parte de contar os enrolamentos do secundário para gerar a queda de tensão que eu preciso, e prometo manter todos informados,
até para que os que tem a mesma curiosidade que eu saibam por onde seguir!
Algumas fotos para ilustrar minhas "façanhas" de um aventureiro:
Aguardem pelo resto da odisseia....
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: Modificando Transformador
«
Responder #1 :
26 de Março de 2013, as 17:10:32 »
Qual sua ideia?
Desenrolar todo o secundario pra contar as espiras e calcular quanto precisa tirar ou apenas tirar algumas espiras (no chute) pra dar uma queda na tensão?
Ja aviso que no caso da primeira opção, teria sido muito mais facil fazer seu transformador do zero.
O trabalho de enrolar o primario é menor do que desmontar o transformador.
Mas fazendo com cuidado (principalmente na hora de remontar) da certo sim...
I want to diode!
Marcus Vinícius
Colaborador
Obrigado
«
Responder #2 :
26 de Março de 2013, as 17:20:40 »
A minha idéia é contar as espiras no secundário e fazer um calculo relacionado com a tensão original para diminuir,
Por exemplo ele tem 108 espiras até no center tap, estou contando agora e esperando encontrar mais 108 até a outra saída de 35v,
se tiver da pra se imaginar dividindo 35v por 108 espiras, 3,0857 voltas para cada volt sendo assim, ao inves de enrolar de novo 108 vezes
da extremidade ao center tap, enrolarei 86 vezes para atingir aproximadamente 28v, pois preciso de 26 a 30 volts...
Uma pergunta depois de enrolar posso isolar com fita auto fusão no lugar daquele plástico transparente?
e Preciso montar as plaquetas de ferro de novo para poder liga-lo, se puder responder agradeço!
-----
Citação de: kem em 26 de Março de 2013, as 17:10:32
O trabalho de enrolar o primario é menor do que desmontar o transformador.
Você quer dizer o secundário né? Penso eu que nem vou tocar no primário!
-----
Tinha 108 voltas do 35 volts até no center tap e mais 92 voltas até a outra extremidade de 35volts,
esses valores nao deveriam ser iguais?
«
Última modificação: 26 de Março de 2013, as 17:25:31 por marcusbass
»
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #3 :
26 de Março de 2013, as 18:14:12 »
Respostas a muitas perguntas:
- A fita melhor é a de poliéster flame retardant. Acho que a auto fusão não serve.
- Sim, precisa colocar as lâminas/chapas (não são plaquetas) do núcleo antes de ligar, senão não vai ter reatância indutiva suficiente no primário e quando ligar na rede o fio via torrar.
- Sim, era pra ter o número de espiras igual nas duas pernas até o center tap.
- Se retirar muitas espiras do secundário, vai mudar muito a potência (reduzir) e geralmente precisaria de mais espiras no primário. Se forem poucas espiras retiradas do secundário, pode funcionar.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175
«
Responder #4 :
26 de Março de 2013, as 18:15:26 »
Citação de: marcusbass em 26 de Março de 2013, as 17:20:40
Tinha 108 voltas do 35 volts até no center tap e mais 92 voltas até a outra extremidade de 35volts,
Sim deveriam ser iguais! Se não são iguais caus a muita ondulação ao ser usado na fonte.
Legal a tua iniciativa. Aqui onde moro, só pra ir comprar o fio e voltar, demora mais que desmontar e montar o transformador.
Já fiz a mesma coisa que tu está fazendo muitas vezes... Só que costumo desmontar é um dos enrolamentos de autotransformadores monto novamente pra fazer transformadores com primário de 127V. Fiz muito mesmo para aprender.
Ao montar novamente, coloque uma tábua de cada lado e bata fraco com um martelo, pra que as lâminas fiquem bem próximas. Se ficarem distantes o teu transformador pode esquentar e ficar vibrando audivelmente.
Os autotransformadores se conseguem em brechós às pencas. Sou sucateiro de marca maior. junto sucatas na rua e a maior parte dos aparelhos que construí para mim são feitos de sucata. Até hoje fui feliz... mesmo sabendo que reciclar sucata às vezes sai mais caro que comprar pronto.
Nenhum dos transformadores me deixou na mão.. até mesmo porque quase sempre são superdimensionados.
Abraços, T+
Colaborador
Obrigado
«
Responder #5 :
26 de Março de 2013, as 18:23:36 »
Eu preciso reduzir de 35 volts para 28 ou 30 tem uma margem de erro, se tem 108 de um lado e 92 de outro,
fingindo que eram iguais, tirando a média aritmética fica 100 voltas pra cada lado então calculando de novo,
100 voltas me dão 35v, ou seja, a cada 2,85 voltas eu tenho 1 volt, estou calculando sempre por 28 volts porque assim,
tenho a margem de 2 volts pra cima e pra baixo pois preciso que ele tenha de 26 a 30 volts no maximo, calculando,
28v x 2,85 voltas, tenho 80 voltas exatas ou seja preciso tirar 20 voltas...
Me perdoem pela falta de conhecimento, e ignorancia sobre tal estudo, mas quero aprender, e aqui no interior onde moro,
nem se vende transformadores para se ter noção, quero arriscar, sim
xformer
eu sou humilde para afirmar que liguei por 2 segundos,
para ver oque aconteceria ao ligar sem as plaquetas, penso que tão pouco tempo não tenha danificado correto?
O que notei é que com uma cutucadinha na tomada ele esquentou e muito, porém vou continuar, tirar as 20 voltas e enrolar com carinho,
novamente montar e medir!
Obrigado pelo incentivo
Patines
vindo de você é uma grande motivação!
-----
Agora que entendi o kem, ele disse que era mais facil fazer um novo do que desmontar pra mecher no secundário,
eu respondo com um fator, eu não gastarei um real para modificar o meu e terei o prazer de ter feito o que muitos
dizem que é difícil com facilidade, afinal depois de usar o estilete não levei mais do que 20 minutos para desmontar o meu,
mais uns 15 para desenrolar e contar as espiras!
«
Última modificação: 26 de Março de 2013, as 18:59:29 por marcusbass
»
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #6 :
26 de Março de 2013, as 19:28:45 »
Citação de: marcusbass em 26 de Março de 2013, as 18:23:36
quero arriscar, sim
xformer
eu sou humilde para afirmar que liguei por 2 segundos,
para ver oque aconteceria ao ligar sem as plaquetas, penso que tão pouco tempo não tenha danificado correto?
O que notei é que com uma cutucadinha na tomada ele esquentou e muito, porém vou continuar, tirar as 20 voltas e enrolar com carinho,
Eu não diria humildade, mas sim curiosidade (ou coragem, mas também como você disse desconhecimento). Mas meça a resistência do enrolamento primário e faça uma conta: a tensão da rede ai em Rio do Sul (é 220V ?) dividido pela resistência desse enrolamento e você vai achar a corrente (provavelmente bem alta) a que você submeteu o pobre do fio. O que diferencia o enrolamento de praticamente ser um curto-circuito de um enrolamento que vai suportar a rede é justamente esse núcleo. Isso pode ter comprometido o esmalte do fio (você não consegue ver a menos que desenrole também o primário) e diminuído a confiabilidade e vida útil do seu transformador. Tenha ciência disso.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcus Vinícius
Colaborador
Obrigado
«
Responder #7 :
26 de Março de 2013, as 20:05:32 »
Humildade em assumir o erro, tem gente que esconde não fala, eu digo que fiz pra servir de exemplo mesmo sendo uma vergonha!
Vou seguir até o final só falta enrolar novamente agora, e testar valeu de aprendizado!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #8 :
26 de Março de 2013, as 21:09:18 »
Marcus, você entendeu o que eu queria dizer. mas custo num transfomador é pequeno. Mão de obra é o que mais conta.
Mas você chegou a medir a tensão nas 2 pontas do secundario em relação ao CT antes de desmontar?
Seria o ideal, ja que tem essa diferença grande no numero de espiras.
Veja com calma se não escureceu o esmalte dos fios por causa de ter aquecido por ligar sem nucleo (e quem nunca fez uma dessas que atire a primeira pedra...
).
Tomara que de certo sua empreitada.
I want to diode!
Lamer
Handmaker
Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105
«
Responder #9 :
26 de Março de 2013, as 21:16:40 »
Marcão se for para utilizar o TDA7294, use algo em torno de 25+25V, pois assim você não corre o risco de ter complicações com oscilações na rede!
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/a/0scgel8exqr094jlw9qfjx9qjc3y.pdf
Se você consultar a pagina 3 notará que, para uma carga de 8 Ohms você precisará de uma alimentação de +/- 35VDC.
Pois se é para fazer algo sob medida, seja perfeccionista, se possível.
Quanto a ligar sem o núcleo, o Xformer tem razão, a temperatura pode comprometer o verniz do primário e consequentemente colocar tudo a perder... mas tudo vale como aprendizado, como foi dito por você no início do tópico.
Abraço!
Visitante
«
Responder #10 :
26 de Março de 2013, as 21:19:56 »
Citação de: marcusbass em 26 de Março de 2013, as 17:20:40
Olá.
Sim, os enrolamentos teriam de ser iguais. Com certeza esse transformador não é Schatz...
Colaborador
Obrigado
«
Responder #11 :
26 de Março de 2013, as 21:50:53 »
Medi antes de desmontar batia 35 em um lado e 33 em outro, primeira tentativa de enrolar deu errado,
porque ficou muito grosso, vou ter que desenrolar e tentar de novo, é a vida né?
Mas não vou desistir tão fácil!
Lamer
Handmaker
Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105
«
Responder #12 :
26 de Março de 2013, as 21:52:20 »
Qual a tensão que você está premeditando deixar no secundário?
Colaborador
Obrigado
«
Responder #13 :
26 de Março de 2013, as 21:55:16 »
vai bater 26 ou 28...
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #14 :
26 de Março de 2013, as 22:18:11 »
Citação de: marcusbass em 26 de Março de 2013, as 18:23:36
liguei por 2 segundos, para ver oque aconteceria ao ligar sem as plaquetas, penso que tão pouco tempo não tenha danificado correto?
Sem o ferro a indutância cai muito e o transformador começa a se comportar mais como uma resistência de baixo valor do que como indutor! A componente resistiva é mais visível!
Estou gostando da empreitada, mas por favor cuidado. Lidar com energia direto da tomada é bastante perigoso.
Ficar desenrolando e re-enrolando o transformador pode causar rupturas no isolamento do fio e possíveis curtos. Por isso não se recomenda desenrolar tudo para refazer tudo com o mesmo fio.
É sempre mais seguro abrir um transformador conhecido e reduzir algumas espiras que desmontar tudo e re-enrolar!
BOA SORTE E CUIDADO!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:
1
2
3
4
5
[
1
]
2
3
...
5
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...