Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 07:57:17
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Eletrônica
>
MicroEletrônica, ou Eletroeletrônica?
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: MicroEletrônica, ou Eletroeletrônica? (Lida 6493 vezes)
guitar_luthier
Visitante
MicroEletrônica, ou Eletroeletrônica?
«
:
17 de Março de 2013, as 10:50:51 »
Bom dia meus queridos amigos! Agora que minha aposentaria está preste há sair gostaria da opinião dos amigos aqui do site. Pretendo me aprofundar mais em eletrônica, em desvendar os esquemas, fazer coisas novas tipo desenvolver meus próprios projetos como: Valvulados, Pedais, Amplificadores, e muito mais coisas...alguns amigos me dizem pra eu fazer MicroEletrônica, outros dizem Eletroeletrônica, eu já fiz o curso de Eletrônica pelo Instituto Universal Brasileiro mas é mais voltado para televisores, rádios, e alguns projetos que não me deixou muito satisfeito! o que eu pretendo é fazer meus Pedais com mais técnicas, Valvulados, E muito mais. Sei que o site Handmades agente aprende muito! mas também preciso estudar para contribuir com o site e aprender é claro. Desde já muito obrigado a todos!
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: MicroEletrônica, ou Eletroeletrônica?
«
Responder #1 :
17 de Março de 2013, as 12:16:36 »
Não sei especificamente qual o currículo de microeletrônica e de eletroeletrônica, mas se vai estudar por conta e em casa, não importa muito o nome. Se vai estudar em escola ou curso, então dificilmente (senão impossível) você vai achar algum que ensine sobre válvulas. Agora se tem uma base de eletricidade e eletrônica, então acho mais legal estudar em casa mesmo com livros e montar um pequeno laboratório para experiências e montagens. Para a aplicação em pedais e amplificadores, a ênfase é em áudio, eletrônica analógica (principalmente AOs e filtros), sem esquecer um pouco de eletrônica digital. É possível aprender muito com bons livros e fazendo experiências reais.
Eu aconselho os seguintes livros:
The Art of Electronics - Paul Horowitz e Winfield Hil
Practical Electronics for Inventors - Paul Scherz
Monte um laboratório com pelo menos:
- Protoboard de contatos, onde você apenas encaixa os componentes e os interliga com fios telefônicos (rígidos) decapados nas pontas
- Uma fonte de alimentação simétrica de -12V e +12V (faça uma com transformador 12-0-12V x 2A e 7812 e 7912).
- Uma fonte de alimentação variável até 15V (faça uma com o LM317T) e com uma saida fixa de 5V (7805)
- Vários resistores de 1/8W
- Vários capacitores de poliéster e eletrolíticos
- Transistores diversos: ex. BC550 BC560 BD139 BD140 IRF530 2N3055
- Diodos 1N4007 1N4148 alguns zeners, leds de várias cores
- Circuitos Integrados: TL071 (e irmãos) LM324 NE555 RC4558 e alguns digitais (4053, 4049)
- Trimpots e potenciômetros
- Instrumentos: o principal é um multímetro digital, se possível um analógico, um gerador de sinais (dá pra montar em casa) e o mais útil pra entender os sinais: um osciloscópio (um analógico de 10 ou 20MHz com dois canais)
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #2 :
17 de Março de 2013, as 13:16:30 »
xformer, muito obrigado pelas informações que são de grande importância! eu tenho algumas coisas já como: um bom multímetro, uma boa fonte que um amigo postou aqui no site, só não tenho a placa Protoboard, e o Osciloscópio que é bem carinho _! eu mesmo fiz meu Capacímetro, já montei alguns pedais, mas sou como o meu filho me diz: Pai vc só monta o que está no layout hahaha! gostaria de aprender um pouco mais! sei que sou meio velho mas nunca é tarde né. Falo MicroEletrônica, e Eletroeletrônica porque conheci uns meninos que fazem esses curso e fiquei bobo de ver o conhecimento deles,mas vou seguir a sua dica com os livros e procurar estudar mais.Quanto a Protoboard de contatos gostaria de algumas dicas de qual comprar, pois nunca tive uma. Muito Obrigado!
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #3 :
17 de Março de 2013, as 14:34:30 »
Nunca é tarde pra aprender. A vontade é que interessa, não a idade.
Um protoboard/breadboard ou matriz de contatos em português, é uma ferramenta muito útil pra montar protótipos e fazer experiências com circuitos, pois permite uma rápida montagem e rapidez (mesmo) nas alterações e modificações, não depende de soldagem, e tudo pode ser desmontado pra ser usado novamente. Basta enfiar os terminais dos componentes nos furos da matriz (só precisa saber quais furos são interligados) e usar fios pra interligar os componentes.
Eu não sei onde você mora, mas é fácil de encontrar nas lojas aqui em SP. Na Mult tem (mas como eles tem problemas e reclamações no envio das compras, é bom ver em outras de sua confiança), na Opoen tem.
http://www.opoen.com.br/home/produto/codigo:12608,familia_id:34/protoboard-pl552-protobord-pront-o-labor-1100-pontos-3-bornes
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/categoria_2061-2070_4689_Ferramentas-Instrumentos-de-Medicao-Matriz-de-Contato-Proto-Board
http://proesi.com.br/acessorio-e-ferramenta/protoboard-1680-pontos-com-base.html
http://tiggercomp.com.br/novaloja/index.php?cPath=61&osCsid=ec2957b1b9339c75eb7dbdd6df02fe3b
Os da Shako-Pront-O-Labor eram nacionais (eu tenho um PL552 com mais de 20 anos) feitos em Santa Rita do Sapucai (MG), não sei se agora são chineses. Tem vários modelos da China mais baratos. Alguns tem a base com os bornes pra alimentação, outros só vem a placa e podem ser emendados com outros depois. Quanto mais furos, maior pode ser o circuito.
Sobre o osciloscópio, é um instrumento que vale cada centavo. Se puder arrumar um (pode ser usado) seu nível de aprendizado aumenta exponencialmente. Especialmente pra mexer com áudio e pedais, é muito útil (pra circuitos digitais não é tão imprescindível).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #4 :
17 de Março de 2013, as 14:55:13 »
Legal irmão! vou comprar uma. Já ouvi falar em Santa Rita do Sapucai (MG) dizem que lá é polo da Eletrônica deve ser mesmo. Quanto ao Osciloscópio o bom é fazer um curso pra aprender a mexer com ele, achei alguns no ML mas tudo sem as provas de uso. Mas fiquei muito feliz em contar com a sua colaboração já me deu uma luz no fim do túnel. Obrigado
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #5 :
17 de Março de 2013, as 15:08:29 »
Citação de: guitar_luthier em 17 de Março de 2013, as 14:55:13
Já ouvi falar em Santa Rita do Sapucai (MG) dizem que lá é polo da Eletrônica deve ser mesmo. Quanto ao Osciloscópio o bom é fazer um curso pra aprender a mexer com ele, achei alguns no ML mas tudo sem as provas de uso. Mas fiquei muito feliz em contar com a sua colaboração já me deu uma luz no fim do túnel. Obrigado
Sim Santa Rita é um pólo de empresas de eletrônica graças aos incentivos e pela escola técnica que lá existe, além de ser perto de Itajubá onde tem o Inatel.
Pra aprender a usar o osciloscópio precisa ter um. Ninguém aprende a usar um só na teoria, porque nem tem idéia do que vai acontecer ao mexer nos controles. Acho muito abstrato ficar imaginando o scope funcionando na cabeça. Pontas de prova podem ser adquiridas sem problemas.
Uma loja confiável de instrumentos usados:
http://www.lcv.com.br/departamento/355657/Osciloscopios-Analogicos
Se puder ir pessoalmente, fala com o gerente Luis que o preço do site cai bastante no pagamento a vista e retirando pessoalmente.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #6 :
18 de Março de 2013, as 09:32:41 »
xformer, nem sei como te agradecer! vc tem prestado um grande favor pra mim isso realmente mostra que ainda temos pessoas no mundo que realmente se importa em ajudar o próximo; parabéns!!! eu vou comprar um osciloscópio, me aprofundar nas apostilas, fazer um curso do Eagle, e ainda quero postar projetos exclusivos de minha autoria para todo mundo aqui do fórum. Mais uma vez muito obrigado por tudo!
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #7 :
18 de Março de 2013, as 13:03:22 »
Salva este link:
http://www.del.ufms.br/tutoriais/oscilosc/oscilosc.htm
A eletrônica você começa pela básica, pode parecer que não seja útil por já se ter uma noção, mas é aí que se começa a parte de interpretação dos esquemas elétricos.
Depois da básica você passa para áudio, digital, etc...
As vezes o do Instituto Universal não agradou, mas da uma olhadinha no da Occidental Schools.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #8 :
18 de Março de 2013, as 13:37:31 »
GrAmorin, muito obrigado pelo site! os dois são te extrema importância para mim. Vou comprar o livro de Eletrônica e mandar ver! já estou pegando vários esquemas de pedais na net e começando a estuda-los. Fiz uma apostila completa do curso monitor que o mestre Eduardo postou tem sido muito bom pra mim também. Obrigado
Freqüente
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39
Um ao outro ajudou.
«
Responder #9 :
18 de Março de 2013, as 15:03:35 »
Bons esses comentários, boa a listinha do xformer. Bom o link do GrAmorin.
Foi no Inatel que desenvolveram um transmissor de FM, que deu origem ao que é hoje uma grande empresa de equipamentos para telecomunicações em Santa Rita do Sapucai.
Assim como o xformer deu exemplos de componentes que citou, poderiam dizer uns modelos de multímetros, osciloscópios que poderiam atender bem ao pessoal aqui do forum.
Eu por tenho o multímetro ET-260TR e gostaria de comprar um digital.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #10 :
18 de Março de 2013, as 21:13:28 »
Citação de: ZAS em 18 de Março de 2013, as 15:03:35
Assim como o xformer deu exemplos de componentes que citou, poderiam dizer uns modelos de multímetros, osciloscópios que poderiam atender bem ao pessoal aqui do forum.
Eu não consigo sugerir um modelo específico de multímetro ou de osciloscópio porque não conheço todos, apenas os que eu tenho ou que pude usar nos empregos que tive. Mas posso sugerir boas marcas e as características que bons instrumentos devem ter.
Multímetros: Fluke é a marca principal para digitais. Como qualidade e marca (e o made in USA) tem preço mais alto, esse é o defeito deles. Mas também não é coisa do outro mundo. Com uns R$ 500 é possível comprar (ou menos). Eu no dia a dia uso bastante um ICEL de bolso (fino) mesmo e um amarelinho que tem várias marcas no mercado. Pra medir pilhas e baterias não precisa ser um Fluke. Mas se der pra comprar um Fluke ...
Características de bons multímetros digitais:
1.o A impedância de entrada para função voltímetro, quanto maior melhor. Procure um com pelo menos 10Mohm. 2.o Se é true rms. Um multímetro true rms significa que ele pode medir sinais alternados com qualquer forma de onda e não apenas senoide. Multímetros comuns vão dar a medida errada se a onda alternada não for senoide pura.
3.o O porcentual de erro deve ser baixo (pelo menos <1%)
4.o Boas pontas de prova. grossas e com cabo com boa isolação, maleável
5.o Os adicionais além dos medidas obrigatórias (tensão AC e DC, corrente AC e DC, resistência) poder medir também: frequência, capacitância, teste de diodos, barra de medição analógica, escala automática, etc
Analógicos: existiam duas boas marcas pra mim: Hioki e Sanwa, mas são difíceis de se achar hoje em dia pois os analógicos estão em extinção.
Características a serem analisadas na compra:
1.o Sensibilidade. É um valor que está estampado na escala. Geralmente multímetros comuns tem valor de 20kohm/V o que significa que o microamperímetro dele é de 50uA de fundo de escala. Bons analógicos tem sensibilidade igual ou maior do que 50kohms/V. Isso indica quanto vai ser a resistência do voltímetro em cada escala. Por ex. na escala de 12V, a resistência de entrada de um de 20kohm/V vai ser de só 240kohms o que é muito pouco e vai introduzir um erro na leitura principalmente se o circuito contiver resistências altas.
2.o Ter um espelho para corrigir a paralaxe (erro de leitura devido ao ângulo de visão) do ponteiro.
3.o O mesmo sobre as pontas de prova
GrAmorin
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #11 :
19 de Março de 2013, as 08:29:17 »
Mas adverto, Fluke não é indicado para quem esta começando.
Se queimar um destes...
A esmagadora maioria das oficinas e técnicos profissionais não costumam usar multímetros caros no dia a dia, sendo comum os multímetros genéricos (amarelinhos). Ficando esses equipamentos mais caros para um uso muito especifico.
Já o True RMS podem ser algo indispensavel dependendo do que se pretende atuar.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #12 :
19 de Março de 2013, as 18:13:12 »
Concordo plenamente com Amorin
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #13 :
19 de Março de 2013, as 20:23:42 »
Citação de: guitar_luthier em 19 de Março de 2013, as 18:13:12
Concordo plenamente com Amorin
Claro. Eu mesmo escrevi que também uso multímetros mais baratos. Mas precisa estar ciente de que às vezes a solução de um problema depende de termos um instrumento confiável e de mais recursos. É importante saber das limitações e dos erros introduzidos nas medições e horas e horas podem ser poupadas com medições mais corretas.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #14 :
19 de Março de 2013, as 21:58:30 »
xformer, eu uso dois multímetros
Um amarelinho, e um MD-380 instrutherm. Mas o amarelinho já me deixou na mão uma vez
Abç
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...