Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 06:39:13
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Cubo 1x12 - dúvidas quanto ao novo projeto!
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Cubo 1x12 - dúvidas quanto ao novo projeto! (Lida 5574 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311
"Fui eu que fiz"
Cubo 1x12 - dúvidas quanto ao novo projeto!
«
:
15 de Março de 2013, as 23:30:37 »
Olá a todos;
Estou colhendo informações para montar um Cubo 1x12. Até aí nada de novo, inclusive este assunto é bastante batido, por aqui, com muitos projetos SS.
Pretendo montar algo entre 50W e 100W, ainda não está definido; assim como se com LM3886, TDA7294 ou com transistores. Por enquanto a única coisa que está definido são os prés que serão os do site (Clean e Marshallizer).
É provável que vá para o lado dos transistores, mesmo sendo teoricamente mais trabalhoso e difícil, mas como pretendo usar um dos tranformadores que já tenho:
transformador 1: 25V + 25V x 10A transformador 2: 35V + 35V x10A (este último transformador tira qualquer integrado do projeto), e por isto, o pensamento em transistorizado. Com estes transformadores daria tranquilamente para montar 2 canais, mas claro que a idéia é um só canal.
Estou pensando em usar este amplificador desenvolvido por Carlos Mergulhão:
http://www.nabucoeletronica.com.br/dx/blamest.html
Como é um projeto dedicado ao Hi-Fi, não sei como vai se comportar.
Qualquer opinião será bem vinda,
Abraços,
Alfredo
marcioulguim
Freqüente
Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69
Re: Cubo 1x12 - dúvidas quanto ao novo projeto!
«
Responder #1 :
15 de Março de 2013, as 23:51:53 »
Buenas
Você pode montar um cabeçote, utilizando o transformador 1, com dois amplificadores TDA7294 independentes, podendo utilizar até uma caixa 4x12" com falantes de 8 ohms (dois em cada TDA e em paralelo).
Ou utilizar o transformador 2 e montar um amplificador mosfet. Vi num site vários esquemas de várias potências. Amanhã posto.
Abraço
«
Última modificação: 15 de Março de 2013, as 23:54:24 por marcioulguim
»
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #2 :
16 de Março de 2013, as 00:02:11 »
marcioulguim;
Obrigado pela atenção. Inicialmente a idéia é um Cubo 1x12, pela limitação de peso e praticidade na hora do transporte, principalmente. Mesmo os transformadores tendo potencial para algo mais robusto!
Aguardo os esquemas.
Albuquerque
Visitante
«
Responder #3 :
16 de Março de 2013, as 07:47:03 »
http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp_zener_100w_1.php
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #4 :
16 de Março de 2013, as 14:33:53 »
Albuquerque, obrigado pela indicação.
Tmc
Colaborador
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30
Se Deus é por nós quem será contra nós!
«
Responder #5 :
16 de Março de 2013, as 15:51:25 »
Oi Alfredo, veja isso se te agrada.
ele é um amp. completo, mais dai dá pra você utilizar só a parte do amp e montar com os prés que você deseja.
http://eletronicasemmedo.blogspot.com.br/2012/11/caixa-amplificada-super-ponte-de-200.html
abraço
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #6 :
16 de Março de 2013, as 16:42:17 »
Tmc, obrigado.
Vejam neste forum:
http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4113-dx-blame-super-a
a discussão sobre o amplificador chamado de DX Blame Super A.
É um amplificador dedicado ao Hi-Fi, mas o que me chamou a atenção, foi este trecho:
"Melhor que a distorção harmônica total temos a distribuição dos harmõnicos...o segundo harmônico gerado no sistema (todos os amplificadores fazem isso) é 6 veze maior que o terceiro harmonico no Dx Super A...e isso é maravilhoso, porque o segundo harmônico é o som das válvulas..e o terceiro é o som ruim dos transistores..então soa como válvula e não soa como transistor..diferente do Dx Blame ST."
Não sou nenhum entendido em amplificadores, mas estou tentado a montar este; mesmo já tendo montado a placa do modelo DX Blame ST (montado no sentido, de estar pronto, mas ainda ao testei).
No meu modo de pensar; como não quero distorção de power (como nos valvulados), inclusive sabendo que distorção de power SS não é agradável, acho que se definido a qualidade pelos prés (Clean e Marshallizer) o power (transistorizado) só vai amplificar o que lhe for entregue na entrada.
Neste caso ele (o power transistorizado) só irá dar a força necessária para mostrar a qualidade dos prés.
Obs: é um power relativamente fácil de montar; não sei se fácil encontrar os transistores de saida.
Vejam que o que quero, não é o power definitivo, mas um "Cubo" que agrade auditivamente, mas sem gastar muito. Sei que muito deste agradar vai depender de "cada um", assim como o falante usado também vai influenciar (apesar de que esta parte vai ficar mais para frente) inicialmente, vai ser usado um falante novik de 12" para instrumentos.
Vejam aqui uma explicação do circuito, muito interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=st64OiCHvr4
«
Última modificação: 16 de Março de 2013, as 17:07:38 por Alfredo Padrao
»
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #7 :
16 de Março de 2013, as 17:10:00 »
Citação de: Alfredo Padrao em 16 de Março de 2013, as 16:42:17
É um amplificador dedicado ao Hi-Fi, mas o que me chamou a atenção, foi este trecho:
"Melhor que a distorção harmônica total temos a distribuição dos harmõnicos...o segundo harmônico gerado no sistema (todos os amplificadores fazem isso) é 6 veze maior que o terceiro harmonico no Dx Super A...e isso é maravilhoso, porque o segundo harmônico é o som das válvulas..e o terceiro é o som ruim dos transistores..então soa como válvula e não soa como transistor..diferente do Dx Blame ST."
Obs: é um power relativamente fácil de montar; não sei se fácil encontrar os transistores de saida.
Se for montar só pelo o que está escrito aí, então esse amplificador não tem nada a mais que os outros. Ele escreveu que a distorção harmônica total é de 0,0015%, o que é praticamente nada. Como ela é a soma da distorção de todos os harmônicos, então imagina quanto vai ser de segunda harmônica ou de terceira, menos ainda. Pra ser perceptível, a distorção precisa chegar na casa do 1% e pra ter uma bela distorção no sinal da guitarra, uns 5 a 10%. Válvula em classe A pode gerar segundo harmônico, mas em push-pull gera terceiro também, como transistorizados. O negócio é fazer o pré valvulado com estágios em classe A, saturá-los e jogar no power transistorizado como você quer.
Pra você ter uma idéia, a senoide vermelha é a fundamental pura e a onda azul é a com distorção de 2.a harmônica de 10%:
Quais são os transistores de saída ?
«
Última modificação: 16 de Março de 2013, as 17:27:39 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #8 :
16 de Março de 2013, as 18:00:20 »
xformer,
Obrigado pelos esclarecimentos. Mas não é o montar só pelo que está grifado em vermelho, mas o que está grifado é o que me chamou atenção, em releçao a amplificador SS (neste casao; classe A quando em baixa potência, e AB quando em potência mais alta).
O que me dispertou atenção não foi a baixa distorção, e sim a relação "obtida" entre o 2º e 3º harmônico. Inclusive na resposta anterior, coloquei o link do forum onde o próprio autor explica melhor. Se puder dá uma olhada lá; aqui eu só citei a parte que me chamou a atenção, mais o tópico é bem longo.
Entenda, que eu não estou apregoando "qualidades" ao que eu não conheço, apenas colhendo informações para montar um cubo, que também não será "nenhuma sumidade".
Abraços,
Alfredo
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #9 :
16 de Março de 2013, as 18:46:11 »
Obrigado pelos esclarecimentos. Mas não é o montar só pelo que está grifado em vermelho, mas o que está grifado é o que me chamou atenção, em releçao a amplificador SS (neste casao; classe A quando em baixa potência, e AB quando em potência mais alta).
Isso também não é privilégio só desse amplificador. Os classe AB funcionam assim, pois há uma sobreposição de condução dos transistores de saída (os transistores de cima e de baixo conduzem ao mesmo tempo) quando o sinal de entrada é baixo, justamente pra reduzir o crossover. Quando o sinal de entrada passa um certo nível, um deles entra em corte e o outro conduz, e no semi-ciclo inverso as coisas se invertem. Não há nada de novo nisso.
O que me dispertou atenção não foi a baixa distorção, e sim a relação "obtida" entre o 2º e 3º harmônico. Inclusive na resposta anterior, coloquei o link do forum onde o próprio autor explica melhor. Se puder dá uma olhada lá; aqui eu só citei a parte que me chamou a atenção, mais o tópico é bem longo.
Então, se o que ele diz é verdade, e o amplificador tem baixíssima distorção, então não importa se a distorção de 2.a harmônica é 6 vezes maior do que a de 3.a harmônica. Seis vezes maior do que muito pouco (e bota pouco nisso) é pouco também e não influencia no som da guitarra. Mesmo que a THD de 0,0015% seja medida com 1W de saída (o que é usual), em plena potência, um amplificador bom como esse (não sei se é verdade) deve ter uma THD baixa também, o que não vai ajudar em nada os harmônicos de 2.a.
Entenda, que eu não estou apregoando "qualidades" ao que eu não conheço, apenas colhendo informações para montar um cubo, que também não será "nenhuma sumidade".
Sim, eu também não estou desfazendo desse projeto, e se o que ele apregoa for verdade, é um amplificador muito bom, mas não vai ser pelas "qualidades" de distorção dele que vai fazer sua guitarra tocar bonito. De novo eu acho melhor ter um pré que possa criar os efeitos e distorção que você quer, pois esse amplificador não vai fazer isso. Não vai fazer diferença se ao invés desse, você usar o TDA7294 ou LM3886 e tantos outros projetos com transistores discretos, se distorcer o sinal da guitarra como você quer, antes de jogá-lo no amplificador de potência.
Me estranha o autor dizer que estudou áudio no Japão, que tem trocentos anos de experiência em áudio e dizer essa coisas sobre distorção. Pra ser expulso do HTFORUM ... Não li todo o tópico, são 66 páginas, mas vi o esquema. Nunca conheço os transistores de saída pra dizer se são fáceis de achar.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcioulguim
Freqüente
Obrigado
«
Responder #10 :
16 de Março de 2013, as 22:38:10 »
Buenas
Conforme prometido.
www._-pcb.com
De 10 até mais de 200 Wrms, circuitos com mosfet desde a entrada.
Simulei alguns no Multisim e eles deram plena carga a THD de 0,5%, com 2 Vpp na entrada e 8 ohms na saída. Não simulei com 4 ohms.
Qualquer coisa, estamos aqui para ajudar.
Abraço
Visitante
«
Responder #11 :
17 de Março de 2013, as 13:11:19 »
Que site legal márcio!!! Me diz uma coisa, você simulou o "HIGARA Le Monstre"? Achei o circuito muito legal por trabalhar em + -12V.
Sabe quantos Watts ele fornece?
Freqüente
Obrigado
«
Responder #12 :
18 de Março de 2013, as 14:48:09 »
Citação de: Albuquerque em 17 de Março de 2013, as 13:11:19
Que site legal márcio!!! Me diz uma coisa, você simulou o "HIGARA Le Monstre"? Achei o circuito muito legal por trabalhar em + -12V.
Sabe quantos Watts ele fornece?
Buenas
Este dá 4,6 W a THD de 0,5% e 517 mVpp na entrada.
Abraço
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #13 :
19 de Março de 2013, as 14:19:17 »
Citação de: xformer em 16 de Março de 2013, as 18:46:11
Sim, eu também não estou desfazendo desse projeto, e se o que ele apregoa for verdade, é um amplificador muito bom,
mas não vai ser pelas "qualidades" de distorção dele que vai fazer sua guitarra tocar bonito. De novo eu acho melhor ter um pré que possa criar os efeitos e distorção que você quer, pois esse amplificador não vai fazer isso. Não vai fazer diferença se ao invés desse, você usar o TDA7294 ou LM3886 e tantos outros projetos com transistores discretos, se distorcer o sinal da guitarra como você quer, antes de jogá-lo no amplificador de potência.
Citação de: Alfredo Padrao em 16 de Março de 2013, as 16:42:17
No meu modo de pensar; como não quero distorção de power (como nos valvulados), inclusive sabendo que distorção de power SS não é agradável, acho que se definido a qualidade pelos prés
(Clean e Marshallizer)
o power (transistorizado) só vai amplificar o que lhe for entregue na entrada.
Neste caso ele (o power transistorizado) só irá dar a força necessária para mostrar a qualidade dos prés.
Vejam que o que quero, não é o power definitivo, mas um "Cubo" que agrade auditivamente, mas sem gastar muito. Sei que muito deste agradar vai depender de "cada um", assim como o falante usado também vai influenciar (apesar de que esta parte vai ficar mais para frente) inicialmente, vai ser usado um falante novik de 12" para instrumentos.
Como não sou guitarrista; eu tenho uma idéia totalmente diferente da usual em relação a amplificador bom. Para mim o bom aplificador seria aquele que amplificaria o som da guitarra da maneira como se ouve quando ela não está plugada.
Obs: isto tratando-se de um aplificador SS, e os outros efeitos necessários, atravéz dos prés e diversos efeitos.
Mas aí muitos vão dizer que é uma "heresia".
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #14 :
19 de Março de 2013, as 17:00:57 »
Citação de: Alfredo Padrao em 19 de Março de 2013, as 14:19:17
Como não sou guitarrista; eu tenho uma idéia totalmente diferente da usual em relação a amplificador bom. Para mim o bom aplificador seria aquele que amplificaria o som da guitarra da maneira como se ouve quando ela não está plugada.
Ai pra você conseguir isso é melhor usar um Hi-Fi, que não "colore" o som como os amplificadores de guitarra o fazem.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...