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Autor Tópico: Diferença entre ci tl702, tl702p jrc 4580 - suhr riot clone  (Lida 46067 vezes)
Newild
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« Responder #60 : 25 de Setembro de 2013, as 00:34:35 »

Meu camarada, eu sou iniciante, fale portugues hehe ehehe, rapaz, vai mudar se eu colocar a chave on/on/on com tres terminais? Voce acha que pode ser isso que faz o led azul não acender?
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Alfredo Padrao
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« Responder #61 : 25 de Setembro de 2013, as 01:18:42 »

Como disse antes, vou colocar algumas ilustrações, para tentar explicar melhor, pois acho que uma imagem vale mais que mil palavras. Legal!

As imagens abaixo, são baseadas no circuito de "clipagem" do esquema madbeans, que escolheu usar no esquema a chave on-off-on, que neste caso deixa de ter as 3 opções de clipagem independentes, como teria se tivesse usado a chave on-on-on.

Esta primeira imagem, é do esquema geral do circuito de clipagem usando a chave on-off-on:


Daqui para baixo, são as imagens de quais componentes estão ativos, de acordo com cada posição da chave.


Quando a chave está na posição OFF


Posição 3


Posição 3, mas com a retirada do led azul, pouca diferença audível, em relação a posição anterior


Espero que dê para entender.  Para ter as 3 opções independentes, o correto é usar chave on-on-on

Abraços,
Alfredo

« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, as 01:21:32 por Alfredo Padrao » Registrado

Sergiodam
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« Responder #62 : 25 de Setembro de 2013, as 01:31:05 »

É, acho que o Alfredo matou a charada mesmo.  Metaleiro .
Meu projeto é idêntico (Madbean), e assim como disse o Newild, o led azul não acende e os vermelhos permanecem acesos. Mesmo retirando o azul do circuito,, o efeito não modifica. Com certeza foi resolvido pela chave usada no Sansamp. Vou testar isso no meu projeto. Alfredo tem como vc postar uma foto mais próxima dessa chave? (não sei se é problema da minha tela, mas não consigo visualiza-la bem). Se for difícil, não faz mal.  Legal!
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« Responder #63 : 25 de Setembro de 2013, as 01:46:29 »

Não sei se vai ajudar, mas taí:



O fio preto é o "comum" e seleciona, o marrom posição 1, vermelho posição 2 e laranja posição 3.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #64 : 25 de Setembro de 2013, as 01:56:43 »

Ficou ótima, Alfredo. Valeu! Legal!
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Newild
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« Responder #65 : 25 de Setembro de 2013, as 08:47:15 »

Pra ligar essa chave precisa de 4 fios, um comum e três clipagens diferentes, de onde vem o quarto fio no layout MadBeans?

-----
Coloquei um led vermelho no lugar do azul, e o vermelho acende, mas o azul não está ruim, ja testei ele no multimetro, quando seleciono a clipagem com led azul na chave, vi que no led azul tem uma voltagem de 0,3V  Sad Batendo Cabeça
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, as 09:03:47 por Newild » Registrado
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« Responder #66 : 25 de Setembro de 2013, as 14:21:09 »

Esta ilustração, mostra da forma como fiz aqui:


Observe que coloquei as cores dos fios conforme estão ligados na chave que coloquei a foto.   Observe ainda que retirei os resistores R13 e R14, e coloquei um "jumper" no lugar de cada um.

O led azul, precisa de uma tensão maior que o vermelho para acender; coloque um "jumper" no lugar de R14 (220R), e observe se agora ele acende.

Abraços,
Alfredo
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Newild
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« Responder #67 : 25 de Setembro de 2013, as 15:53:36 »

Pior que não acende mudando o 220r pra jumper hehehehehehe, estranho é que se eu encosto o dedo no catodo ele acende  Batendo Cabeça   essa chave on/on/on é de quantos terminais?
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, as 15:57:15 por Newild » Registrado
felixmeirelles
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« Responder #68 : 25 de Setembro de 2013, as 16:10:28 »

Voltei ao início e entendi. Mesmo tocando não acende, pode ser os outros diodos com problema, ou a saída não está sendo alta o suficiente.

O seu led pode ser de um modelo que tenha uma exigência maior de tensão ou corrente.
Seria legal testar com outro azul 3mm de um fornecedor diferente antes de mexer em mais coisas.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, as 16:27:25 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #69 : 10 de Outubro de 2013, as 00:41:56 »

Voltando ao tópico. Fiquei cismado com o meu Riot que não acende o led azul. Fiquei com a história da chave on-on-on e do diodo de 51V na cabeça e fui fuçando na internet. Vi muitas questões a respeito exatamente disto, e uma galera jurando que os diodos faziam toda diferença no acionamento do led azul. Daí encontrei um layout que usava exatamente a chave alavanca DPDT on-on-on e zener 51V. Claro que a curiosidade me levou a montar o bicho, e não é que deu certo?  Huh?  Funcionou perfeitamente, com as clipagens certinhas e os leds (vermelhos e azul) piscando que é uma beleza... O timbre está muito legal, mas não posso dar uma opinião definitiva (nem postar um demo) porque ainda não usei os CIs corretos (4580). Como não tinha na hora, usei dois 4558 mesmo. Mas como também é super enfatizado que o CI 4580 faz toda diferença no timbre, vou esperar conseguir um par para poder instalar e avaliar. Como está já é bem legal tocar com ele.  Wink
Mas, para mim, ficou evidente que o caminho é mesmo usar os zener de 51V (não é 5V1, é 51V mesmo) e a chave ON-ON-ON de seis pernas.

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« Responder #70 : 10 de Outubro de 2013, as 02:05:21 »


Mas, para mim, ficou evidente que o caminho é mesmo usar os zener de 51V (não é 5V1, é 51V mesmo) e a chave ON-ON-ON de seis pernas.


Quanto a chave ON-ON-ON, eu concordo plenamente, pois sem ela fica difícil de ter as 3 opções de clipagem independentes.  Já quantos aos zener de 51V, acho que como já foi citado antes, não faz muito sentido (se comparado a tensão zener dos dois diodos em série) que somados seriam 102V; portanto nunca atingido neste circuito.  Mas analisando por outro lado; neste ponto não há tensão contínua, apenas alternada, que é a presença do sinal, portanto, estes diodos (51V ou 51Y) irão se comportar como se fossem diodos comum (1N914 por exemplo) que é inclusive o que usei na montagem que fiz.

Acho ainda que mesmo sem eles, ou seja só com o LED azul, ainda assim, terá que acender.  Não constantemente, mas quando atingir a tensão de ruptura da junção.

Já que está acendendo, experimente deixar sem os diodos de 51V, e vê se acende.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #71 : 10 de Outubro de 2013, as 12:29:40 »

Saudações,

No caso do zenner nesse circuito, ele irá atuar como um diodo de silício comum; portanto, poderia ser substituído por qualquer um outro.

Vejam esse ARTIGO.

Abraço
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, as 12:31:21 por Victor Nery » Registrado

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« Responder #72 : 10 de Outubro de 2013, as 15:38:43 »


Já que está acendendo, experimente deixar sem os diodos de 51V, e vê se acende.

Abraços,
Alfredo

Agora que ele está finalizado e "enclousured" não tenho coragem de ir lá pra sacar os diodos pra testar...  Cheesy  Vai ficar pra próxima. Vou ver se convenço um amigo meu a montar um pra ele e colocar soquetes pra gente fazer testes.  Cool 

Uma coisa que me deixa curioso é:  se parece pra tanta gente (inclusive eu...) que o 51V não teria sentido no circuito, por que não pareceu óbvio pra Suhr?  Qual terá sido a intenção deles?

Eu refiz o meu por pura mojice mesmo. [Modo Mojo on] Ainda falta o 4580... [Modo Mojo off]. Agora vou curtir ele um pouco, antes que apareça alguém e leve ele embora... Sad
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« Responder #73 : 15 de Dezembro de 2013, as 16:29:36 »

Voltando ao tópico. Fiquei cismado com o meu Riot que não acende o led azul. Fiquei com a história da chave on-on-on e do diodo de 51V na cabeça e fui fuçando na internet. Vi muitas questões a respeito exatamente disto, e uma galera jurando que os diodos faziam toda diferença no acionamento do led azul. Daí encontrei um layout que usava exatamente a chave alavanca DPDT on-on-on e zener 51V. Claro que a curiosidade me levou a montar o bicho, e não é que deu certo?  Huh?  Funcionou perfeitamente, com as clipagens certinhas e os leds (vermelhos e azul) piscando que é uma beleza...

O mistério continua...
Em outubro eu tinha postado a experiência bem sucedida com o RIot. Pois bem. O pedal ficou ótimo, tanto que não durou nem dois dias na minha mão... Sad  Já está por aí viajando com uma banda.  Como gostei muito dele, resolvi fazer outro pra mim. Peguei o mesmo projeto, usei componentes de boa qualidade, montei com toda calma e carinho, no capricho. E o diabo do led azul não piscou.  Batendo Cabeça Nem com reza braba. Revisei o projeto mil vezes, não encontrei nenhuma razão para ter funcionado no primeiro e não no segundo. Interessante também foi que mesmo sem o led acender, a distorção estava semelhante à da primeira montagem. A chave de seleção de clipagem funcionava perfeitamente e mostrava os três timbres muito bem definidos. Esse pedal também não demorou, em poucos dias foi levado para incrementar o som de uma banda de igreja.
O jogo estava em 1 a 1. Decidido em ter um Riot só pra mim, parti para montar o terceiro pedal. Mesmo projeto, componentes idênticos, atenção triplicada na hora da montagem e... o desgraçado do led não piscou outra vez!!! Bufando Batendo Cabeça Toma na Cabeça E de novo a distorção está igual aos pedais antecessores. Daí, fico com as seguintes questões:
1 - O primeiro projeto funcionou por mero acaso (ou eu cometi algum erro que acabou acertando o led  Cheesy)
2 - O piscar do led não interfere no resultado do pedal ( a exemplo do que ocorre com o Tremolo de Leds da Pisotones, que precisa de dois leds para funcionar e nenhum dos dois pisca, e segundo o autor é assim mesmo.... Neste caso, eu já montei dois deles e confirmei.)
3 - Ou sou muito azarado ou os leds não gostam de mim ou azul não é minha cor da sorte.  Embarrassed

Enfim, para quem gosta de mistérios, eis um.

A propósito: o projeto que eu usei foi achado num blog japonês.
 
 
O link pro blog é este: http://blog.livedoor.jp/rs6000/archives/65778750.html
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« Responder #74 : 15 de Dezembro de 2013, as 23:16:41 »

Eu ainda acho que nesta informação de "importante", que se refere aos diodos "zener de 51V", não tem muito a ver, já que os mesmos só estariam funcionando quando funcionando na forma direta (como um diodo comum) e não quando polarização reversa, quando funcionaria como zener, que ainda assim estão em série, e que jamais atingiriam a tensão somadas de 102V para funcionar; portanto qualquer diodo de silício aí nesta posição faria a mesma função.

Quanto ao acendimento ou piscada do led azul, refere-se mais a tensão para o mesmo acender; neste caso o mais indicado é o led azul difuso, que precisa de menor tensão para acender.

As vezes quando usados os leds que acendem azul, mas que vem num "involucro" transparente, visualmente são todos iguais, mas alguns precisam de tensões diferentes para acender, alguns chegando a precisar de 3V para acender, enquanto outros acendem ou piscam com 1,5V ou 1,7V, e acho que é por isto que muitos ficam frustrados quando o led não acende.

Abraços,
Alfredo
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