Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 06:31:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: s.i.r #34 #36 #39 AFD preamp  (Lida 6001 vezes)
mganzer
Visitante
« : 14 de Março de 2013, as 09:33:56 »

Alguém já ouviu falar no s.i.r 34/36/39? até onde eu sei ele seria o marshall superlead responsável por parte do timbre do afd do slash. Um camarada que não recordo o nome agora e trabalhava para a s.i.r. resolveu colocar um estágio a mais no preampamp desligando o tremolo, entre outras pequenas modificações...
achei aqui: http://forum.metroamp.com/viewtopic.php?f=3&t=29759&sid=8092cc93f46c5a47af47c7161cc22dd7
É um tópico gigante. tem um esquema nele:

Oque vocês acham disso pessoal? Vale um pcb?

Abraço
Marcos
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #1 : 14 de Março de 2013, as 12:21:02 »

Já tinha ouvido falar nesses amplificadores ai e pelo que li seriam JMP/JCM800 modificados.

 sobre transformar em preamp eu sempre acho sacrificantes deixar 1/2 12ax7 sem uso.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mganzer
Visitante
« Responder #2 : 14 de Março de 2013, as 12:25:38 »

Essa meia valvula é justamente a modificação relacionada ao tremolo. O circuito de tremolo foi desligado pra adicionar um estágio de ganho pelo que eu li por aí.
Alguém faz uma análise do circuito com relação a problemas críticos? eu trabalho no layout.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 706

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #3 : 14 de Março de 2013, as 12:28:02 »

Citar
sobre transformar em preamp eu sempre acho sacrificantes deixar 1/2 12ax7 sem uso.
da pra usar como booster ou se for fazer um power, como seguidor de catodo.
« Última modificação: 14 de Março de 2013, as 13:28:24 por andrefreitas » Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #4 : 14 de Março de 2013, as 12:30:57 »

a ideia é usar ele e um iall pra "aproveitar" um eminence gb128.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 14 de Março de 2013, as 12:32:43 »

Bota esse triodo pra volta do reverber ou do loop de efeitos! Que tal?

E chaveie os capacitores de catodo com FETs em paralelo com resistores de 100k, como já vi em alguns amplificadores atuais.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
mganzer
Visitante
« Responder #6 : 14 de Março de 2013, as 14:47:52 »

do loop de efeitos me parece muito bom...Só não sei como fazer.. Sad
Alex. para que serve esse chaveamento com fet? pode colocar um esquema pra eu ver? vou refazer esse esquemático no eagle.
Se alguém tiver algum loop já testado que encaixe nessa sobra aí e puder disponibilizar aqui?
« Última modificação: 14 de Março de 2013, as 14:52:01 por mganzer » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #7 : 18 de Março de 2013, as 16:30:33 »

Algumas ideias, inspiradas no esquemático do Marshall AFD100:

No primeiro estágio, eles usam dois triodos em paralelo, com 51K no anodo e no catodo 1k33 e dois capacitores de 680n em paralelo. Acho que a ideia é emular um amplificador plexi com as entradas "jumpeadas". Pode ser interessante pra aproveitar aquele triodo sobrando...

Ainda no primeiro estágio, eles usam um capacitor de 220p do anodo pra catodo. Nas mods do forum metroamp, a blindagem do cabo vai no anodo ao invés de ir pra terra, pra multiplicar a capacitância do cabo por efeito Miller. Este 220p é mais seguro do que uma blidagem "viva", na minha opinião.

Dá pra colocar mais uma opção de chaveamento pra ter um modo "plexi" também.


-----
link pro esquemático:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/tom/files/AFD100.pdf
« Última modificação: 19 de Março de 2013, as 10:31:49 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #8 : 19 de Março de 2013, as 16:58:57 »

Eu já ia perguntar aonde tinha visto esse esquema. Obrigado Guilherme!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mganzer
Visitante
« Responder #9 : 08 de Maio de 2013, as 14:45:37 »

Pessoal;
Estou trabalhando nesse esquema, alguém sabe quais são os aspectos necessários para que esse pré seja construído em rack? Pra destrinchar melhor a pergunta, a ideia é usar com diferentes pa's. Um de 10w para ensaio/gravação e outro de 50 ou mais watts para palco. Muito provavelmente o de ensaio/gravação será o iall 10.5 e o outro um ss pa.

Alex, em que amp eu posso observar esse  chaveamento com fet?
Abraço.

-----

Seria essa uma boa forma de usar o triodo perdido?(obrigado GFR)
Tecnicamente isso funcionaria?
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, as 22:48:13 por mganzer » Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #10 : 14 de Maio de 2013, as 11:47:38 »

Excelente ideia marcos ..vamos aguardar a opiniao de quem conhece mais sobre valvulados!!
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #11 : 16 de Maio de 2013, as 11:41:38 »

Usar 12ax7 em paralelo na entrada?!?! Você precisa de mais corrente de saída após o primeiro estágio?!?

Volta para a ideia do Frias, ela é muito boa!

Outra coisa: O timbre do Slash não saiu desta configuração, mas sim de um 2555 Jubilee. E, pasme, o timbre sai de uma mistura de circuitos valvulados com diodos de silício!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
mganzer
Visitante
« Responder #12 : 16 de Maio de 2013, as 18:37:23 »

Esse triodo eu teno como utilizar como um buffer de saída na parte send de um send return como saída para qualquer power (ss ou valvulado)?

É, eu sei que não é o timbre do slash.. nem é o que estou procurando... só quero pegar um preamp marshal que não seja o batido 2204 e fazer um projeto "supimpa" num gabinete 1U.
Frontal board, back board, main board e o bilé nervoso - tudo na pcb, o mais profissional possível, que possa ser usado com qualquer poweramp e com saída direto para mesa também... acho que vou usar o projeto v30 de simulação de gabinete... simples e eficiente. Não me importo em quantas horas de edição no eagle serão necessárias. E vou disponibilizar pra todo mundo. Só preciso de ajuda no desenvolvimento...

So. Ainda não consegui encontrar o bendito chaveamento com fet. Já procurei nos engl, peavey, etc, em vários amps modernos. O que eu sei é que vai por exemplo entre o c7 e o r11 só não consigo descobrir como fazer...
Tem mais algumas questões:
devo usar resistores de 1/2w, 1w?

Obrigado pela força.
« Última modificação: 16 de Maio de 2013, as 19:09:09 por mganzer » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #13 : 16 de Maio de 2013, as 23:09:50 »

Quando você coloca os dois triodos em paralelo, é como se tivesse um "triodo equivalente" com o mesmo mu, o dobro do gm e metade da ra. Na prática, isto costuma significar um pouco mais de ganho (que pode ser interessante) e uma impedância de saída menor (que no caso acima, é irrelevante). Mas tem outros efeitos secundários, por exemplo, a capacitância na entrada aproximadamente dobra (o que pode ou não ser legal pro timbre que você quer), e o ruído pode diminuir um pouco. Um amplificador interessante que usa um estágio de entrada com dois triodos em paralelo é o Matchless.

http://www.diyguitarist.com/Schematics/LightningSchematic.gif

No caso dos layouts lá do fórum metroamp, tem uma mutreta "meio" perigosa que eles fazem ligando a malha do cabo blindado da entrada no anodo da válvula de entrada pra aumentar a capacitância de entrada por efeito Miller (não façam isto em casa, crianças). Então a capacitância extra dos triodos em paralelo pode ser desejável, neste caso.

Além do que, usando cargas diferentes no catodo, dá pra tentar emular a equalização daqueles Marshall com 4 entradas, quando se "jumpeia" os dois canais com um cabo.

Sobre o timbre do Slash: se você acompanhar a discussão quilométrica no site citado no primeiro post, vai ver que a crença corrente é que o Apettite for Destruction e o Use Your Illusions foram gravados com amplificadores alugados de uma famosa firma de aluguel de equipamento (SIR). No caso, os citados números #36, #34 e #39 são os números dos principais suspeitos no catálogo da firma. Estes amplificadores tinham algumas modificações, não eram stock. Dizem que antes do Slash, o George Lynch já tinha gravado com o mesmo amp e tentou comprar, eles não venderam. O Slash (segundo ele mesmo conta) teria tentado comprar e eles não venderam, então ele teria dado um caô e dito que o amplificador tinha se perdido, mas algum tempo depois eles descobriram e pegaram de volta! O Jubilee foi um acordo com a Marshall, ele usou nas turnês, mas não é o som destes dois discos (AFD e UYI) - segundo os Slashólogos de plantão.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
mganzer
Visitante
« Responder #14 : 17 de Maio de 2013, as 10:02:43 »

É, tem um bocado de hype nesse causo todo, como sempre fazem os americanos... A SIR na verdade pegou o amplificador de volta quando um roadie levou junto com outros equipamento lá por engano, os caras teriam reconhecido o amp na hora... _. Incompetência ou muita droga na cabeça....

Eu prefiro nem entrar nesse sentido da discussão até porque é muita lenda e pouca coisa concreta. A verdade é que o timbre do slash é uma colcha de retalhos que passa pela masterização dos discos.

Eu escolhi esse preamp pra trabalhar porque é um marshally com várias opções de ajuste fino de ganho e timbragem. Minha outra paixão são os hiwatt mas aí já é outra história.

Aquela metade de send return que tirei do projeto do cris vai funcionar?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal