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Autor Tópico: Valvulados e controle presence  (Lida 8707 vezes)
Adriano_Passos
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« : 04 de Março de 2013, as 14:47:26 »

Pessoal, referente ao controle presence dos amps valvulados, ja fiz JCM800 - JCM2550, e tive problemas com todos os dois com o controle de presence, nunca tive muito sucesso, mesmo fazendo o projeto a risca. Alguem tem um procedimento para amenizar este problema?
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hgamal
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« Responder #1 : 04 de Março de 2013, as 15:37:53 »

Sem descrever o problema, vamos ter que consultar nossas videntes de plantão!
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Adriano_Passos
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« Responder #2 : 04 de Março de 2013, as 16:18:02 »

huauhauha, vidente, esta foi boa, desculpe por não ter especificado o problema, na verdade o presence não surti muito efeito nos amp, digamos que o potenciomentro no zero o som fica mais fechado pouco grave, o potenciomentro no 5 parece o som abri um pouco e no 10 fica pouca coisa agudo. O potenciometro nao tem um controle preciso de presença, digamos que o efeito dele esta como o potenciometro de tonalidade do tube screamer(quando colocado do tipo "b" e não do tipo "w" como relaciona o projeto), ele na da diferença do volume 5  e diante e a diferença é muito pouca.

Creio que devo fazer um video do amp para mostrar o problema que tenho com o amp.

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viagem_mental
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« Responder #3 : 04 de Março de 2013, as 16:39:30 »

Eu tive um Mesa Boogie Subway Rockett que o controle de presença funcionava igual a sua descrição... pura perfumaria...
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« Responder #4 : 04 de Março de 2013, as 17:02:57 »

o potenciomentro no zero o som fica mais fechado pouco grave, o potenciomentro no 5 parece o som abri um pouco e no 10 fica pouca coisa agudo

Ou seja, um controle de "Presence" bem tipico de valvulados... Você já comparou com outros amplificadores que utiliza um tipo de circuito de presence parecido? O que você espera de um controle de presence de um amp desse tipo?

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hgamal
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« Responder #5 : 04 de Março de 2013, as 17:14:13 »

Realmente, o controle de presença é bem sutil. Em sons bem distorcidos, ou com bom conteúdo harmônico, ele é mais notado.

O controle de presença funciona na malha de realimentação do power. Dependendo da escolha do "tap" (4, 8 ou 16) do transformador de saída de onde o sinal é retirado, os valores dos resistores de realimentação variam. Muitos copiam o circuito de saída de um modelo (saindo do tap de 16 ohms), com os resistores de realimentação de outro (saindo do tap de 8 ohms). A escolha precisa do circuito faz diferença!

A realimentação do circuito de presença irá determinar o ganho de saida do amp em função da frequência.

Testar o circuito com bons alto-falantes, também faz diferença!
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Adriano_Passos
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« Responder #6 : 04 de Março de 2013, as 17:21:00 »

hgamal, obrigada por sua resposta precisa.
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« Responder #7 : 04 de Março de 2013, as 18:35:28 »

"Arranjo peculiar" mesmo é o presence do Marshall "200W" (antes que reclamem - não, ele não tem 200W de verdade).

http://www.drtube.com/schematics/marshall/1978u.gif

Os controles de tom (grave, médios, agudos) ficam dentro do loop de realimentação. Ou seja, eles são menos efetivos do que o usual, e interagem com o controle de presença pra caramba.
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« Responder #8 : 04 de Março de 2013, as 18:54:10 »

...Os controles de tom (grave, médios, agudos) ficam dentro do loop de realimentação. Ou seja, eles são menos efetivos do que o usual, e interagem com o controle de presença pra caramba.
Não seria o contrario?
Pelo que vi no esquema, a realimentação é feita no triodo antes do controle de tom. Então qualquer alteração no controle de presença altera o som que vai para o tone stack...
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« Responder #9 : 04 de Março de 2013, as 19:09:11 »

Pelo que vi no esquema, a realimentação é feita no triodo antes do controle de tom.

Então, quanto mais realimentação (mais baixo o presence), mais a realimentação "aplaina" a resposta dos controles de tom.

Citar
Então qualquer alteração no controle de presença altera o som que vai para o tone stack...

Se não fosse realimentado (e nem distorcessse), não faria diferença o presence alterar o tom ou o tom afetar o presence. Mas mudar o presence altera a realimentação e isto muda a resposta dos controles de tom. Ou seja, eles interagem com o presence.

Inclusive correria um bom risco de oscilar em certas combinações dos controles, mas como o nível de realimentação em amplificadores de guitarra é baixo por natureza, não acontece. Felizmente, aquele monstro oscilando seria uma catástrofe da natureza Smiley.

Lembrando que este amplificador em particular tem um transformador ultralinear, ou seja, o estágio de potência ainda tem realimentação local...
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« Responder #10 : 04 de Março de 2013, as 20:33:10 »

Pois tanto no JCM800 + Fender Twin como no Plexi que eu montei o presence atuava bem significativamente, realmente davam uma "estridência" absurda ao serem aumentados.
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« Responder #11 : 04 de Março de 2013, as 23:08:34 »

Não entendi, Guilherme, oscilar com realimentação negativa?
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« Responder #12 : 05 de Março de 2013, as 01:02:08 »

Não entendi, Guilherme, oscilar com realimentação negativa?

Em algumas situações de realimentação, se acontecer um atraso de fase muito grande, pode oscilar mesmo. Muito osciladores funcionam assim, você varia o atraso na fase, para escolher a frequência de oscilação!

Agora, se o controle de tom é capaz de impor este atraso....  ai já é outra história!
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« Responder #13 : 05 de Março de 2013, as 10:13:26 »

Todos os amps que testei que tem este controle no divisor de fase se comportaram desta forma, se o falante não for muito bom, este controle fica imperceptível, tempos atraz eu mopdifiquei um amp meu pra ficar igual ao bassman, só deixei o presence de fora, mas internamente como se estivesse no 10, substituindo o pot por um resistor.
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« Responder #14 : 05 de Março de 2013, as 10:17:59 »

É uma saída interessante...

Mas eu sempre notei que quanto mais alto o amp, mais notável é a atuação do controle de Presence. Claro que mais alto todas as diferenças seriam mais notáveis, mesmo assim creio que isso faça diferença real nesse caso!
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