Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:20:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Embalagens plásticas X sacolas retornáveis  (Lida 10450 vezes)
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« : 02 de Março de 2013, as 22:34:40 »

Estava aqui refletindo sobre as campanhas que as grandes redes de supermercados fazem para substituir as sacolas plásticas onde as compras feitas vão para nossa casa por sacolas reutilizáveis. Uma questão ficou na minha cabeça: as embalagens plásticas que envolvem o arroz, o macarrão, o pão de forma, o queijo, o iogurte, etc... e etc... que compramos todo dia nos supermercados (que nos convencem que embalagens plásticas poluem) são feitas de materiais plásticos não poluentes? Se forem feitas de material poluente por que que as grandes redes de supermercados não exigem receber de seus fornecedores esses itens que são embrulhados em plástico (e em outros materiais também poluentes) em material retornável? Estou intrigado...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Dexter
Visitante
« Responder #1 : 02 de Março de 2013, as 23:13:39 »

O motivo é simples, os supermercados exigem o uso de sacolas retornáveis ou ecológicas por força da lei e não existe leis para as empresas alimentícias distribuírem seus produtos em embalagem ecológicas.

Em mil nove centos e bolinha as compras eram empacotadas em sacos de papel, nas feiras usava-se jornais para empacotar produtos, fregueses precisavam levar suas próprias jarras para compra leite e óleo na "vendinha" do Zé, refrigerantes e cervejas de todos os tipos eram vendidos em garrafas de vidro retornável, não havia o hábito de se comprar bebidas em lata. Haviam menos produtos enlatados.

Nos anos 90 as coisar se tornaram descartáveis.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 02 de Março de 2013, as 23:19:34 »

Continuo intrigado e me sentindo enganado...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #3 : 03 de Março de 2013, as 00:49:48 »

Jairo,
Infelizmente, isso é mais uma farsa em forma de lei. Os supermercados não querem dar sacolas plásticas de graça e se aproveitaram da sustentabilidade para empurrar esta lei. O motivo é que as sacolas poluem o meio ambiente, enquanto isso várias embalagens plásticas são vendidas nos mercados ou junto aos produtos. Antigamente os sacos eram de papel e mudaram para as sacolas plásticas por serem mais rentável. Porque não voltar ao papel que não leva 100 anos para se decompor, mais precisamente leva de 3 a 6 meses. E aí, inventaram a venda das sacolinhas biodegradáveis a um preço médio de R$0,19 centavos.
Essa ideia é parecida ao novo padrão de tomadas, as malditas não têm similaridade em parte alguma do mundo uma mudança que afetou a vida de todos os brasileiros, ao menos daqueles que têm acesso à energia elétrica e obrigou o cidadão a se encher de benjamins piratas de 1 real que não dão a menor segurança.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #4 : 03 de Março de 2013, as 01:09:27 »

Pelo menos aqui no Rio de Janeiro 90% do lixo residencial é colocado em sacolas de mercado antes da coleta, como não temos caçambas em todos os lugares, é o único jeito de organizar bem a coleta.
Se acabarem com os sacos de mercado, a maioria das pessoas sem condições começará a virar as latas de lixo na rua.
Porque os sacos propriamente de "lixo" não são baratos, se pensarmos no uso continuo.

Acho esse lance dos sacos biodegradáveis um tremendo lobby para alguma empresa de alguém importante, porque com certeza os sacos de mercado são menos de 1% de todo o tipo de plástico desnecessário jogado na natureza.

Imagina quanto tempo um tetrapak demora para se decompor, leite de garrafa de vidro já!!!

Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #5 : 03 de Março de 2013, as 10:43:03 »

Voltar pro saco de papel é inviável, pois a engergia gasta para a fabricação do mesmo é muito maior do que a do plástico, consequentemente se tornando menos ecológico.

Essa questão das sacolinhas me intriga também, afinal, elas também são reaproveitáveis, nada impede do cara levar um monte de sacolinhas de plástico de casa, de uma outra compra,  quando for ao mercado. É uma questão de cultura, não do material.

abraço.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #6 : 04 de Março de 2013, as 09:53:19 »

Quando eu passei um tempo numa cidade do interior da Alemanha, Ulm, eu lembro de ver minha amiga levando as próprias bolsas para o supermercado e seu lixo, já era separado dentro de casa.
E para descartá-lo?
Ela mesma levava à central (comlurb deles) ou às caixas de coleta (containers) na rua.

Isso em 1998 e ela lembrava de ver seu avô fazendo isso.

E quanto às embalagens plásticas dos alimentos, não há como ser em plástico biodegradável pois assim os produtos não durariam nada. Iriam estragar com muito pouco tempo.
É uma 'faca de dois legumes'.
O que é preciso é a população aprender a não jogar os sacos de lixo no meio da rua e abertos. E cabe à prefeitura realizar a coleta constantemente e de maneira correta.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
vini7
Visitante
« Responder #7 : 04 de Março de 2013, as 09:58:17 »

Jairo,  eu me identifico muito com o teu modo de pensar. Fico intrigado com várias coisas que ocorrem no mundo de hoje, aonde a prepotência e a incoerência dominam. A questão do plástico em enbalagens é a questão da praticidade e da produção. Além de ser um processo barato. O problema não está no plástico e nem no ser humano que o descarta em local inadequado. Penso eu, que quem quer arruma um jeito e quem não quer inventa uma desculpa. O governo poderia facilmente fazer um 'cemitério de plásticos'. Como ? Simples: Usou - Descartou. E esse plástico seria retornável para a industria e novamente reutilizado´.. Quanto à questão de se jogar nos rios, lagos e demais, entra a questão da educação, que infelizmente no braZil não existe, salvo raríssimas pessoas!

Roberto, na alemanha existem mercados, no qual não ha se quer caixas. O próprio cliente computa sua compra e no final apenas paga o total.
Ai vão dizer: " Ah! Mas e se a pessoa não computar determinadas compras ? " .. Mas elas computam, pois tem diginidade, caráter e educação.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


-----
E aí, inventaram a venda das sacolinhas biodegradáveis a um preço médio de R$0,19 centavos.

Aqui em bh em média custam R$0,60. Tenso...

Citar



Essa ideia é parecida ao novo padrão de tomadas, as malditas não têm similaridade em parte alguma do mundo uma mudança que afetou a vida de todos os brasileiros, ao menos daqueles que têm acesso à energia elétrica e obrigou o cidadão a se encher de benjamins piratas de 1 real que não dão a menor segurança.

A maioria dos países tem um padrão determinado pelo padrão alemão, sendo que 60 países utilizam-no. Existem sim exeções, mas o governo braZileiro é a mutação da burrice portuguesa. Sempre quer dar uma de inovador e acaba piorando as coisas. O novo padrão de tomadas utilizado pelo braZil, acreditem, só é utilizado aqui. Por quê ? Não sei...
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 04 de Março de 2013, as 10:06:30 por vini7 » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #8 : 04 de Março de 2013, as 10:07:59 »

Essa questão das tomadas me deixou fulo da vida!
Eu havia acabado de me mudar para uma casa, onde eu trocara todas as tomadas e parte elétrica.
Vocês não imaginam quantas tomadas eu havia comprado e de uma semana para a outra, quando precisei voltar para comprar algumas que faltaram ou eu iria mudar por outras, já não encontrava mais as que eu precisava.
Um absurdo que só posso crer que alguém levou muita grana para criar este padrão imbecil, ignorante, irresponsável, absurdo, errado, inacreditável, burro, idiota e tudo mais que gostaria de escrever mas não posso!
Engenheiros de merpiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Trabalhar por grana no próprio bolso é um absurdo!
Ninguém consegue me convencer que este tipo de tomadas é apropriado para o país.

Po, eu estava tão bem hoje e lembrar disso já me deixa descontente!

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
CamiloM
Visitante
« Responder #9 : 04 de Março de 2013, as 10:20:23 »

Eu me acostumei a usar as sacolas reutilizáveis. Como costumo ir ao supermercado a pé (e para chegar em casa tenho que subir quatro andares de escada) acho mais fácil carregar uma ou duas sacolas reutilizáveis grandes do que carregar umas dez sacolas plásticas que além de ter o perigo de arrebentarem pelo caminho ainda machucam os dedos. Quando vou comprar muita coisa levo um carrinho que tem seis rodas e é próprio para subir escadas.
Tenho visto que alguns supermercados tem oferecido caixas de papelão para os clientes colocarem as compras, o que penso que é uma boa solução para quem vai de carro e não quer comprar as sacolas reutilizáveis.
E tem supermercado que dá desconto (tudo bem, às vezes é um desconto de centavos) para quem leva as próprias sacolas.
A única saudade que tenho dos antigos  sacos de papel é que dava para fazer máscaras com eles.    Smiley
Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #10 : 04 de Março de 2013, as 10:31:42 »

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rBJ3QrI4V60#!

Registrado
Barech
Visitante
« Responder #11 : 04 de Março de 2013, as 10:43:33 »

Tomadas não existe padrão...
P.S.: Eu gosto do novo modelo de tomadas  Grin
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #12 : 04 de Março de 2013, as 11:00:18 »

Acho interessante esses pensamentos relacionado ao meio ambiente, e sempre jogam a responsabilidade para o consumidor final, é como disseram aí, e as outras embalagens? Porque o leite não vem em garrafa pet ou de vidro e coisas assim? Porque não criam produtos com embalagens simples e fáceis de serem recicladas?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Barech
Visitante
« Responder #13 : 04 de Março de 2013, as 11:08:07 »

É muito mais lucrativa para as empresas induzirem o consumidor a pagarem por uma "embalagem sustentável" do que eles se adequarem
Como sse video do Pirulla:
http://www.youtube.com/watch?v=ZdDNRioK84M&playnext=1&list=PLdlKx3uNkxdE89Fs54EGXbcs0qt2V2t7_&feature=results_video
Ele mostra que quem fez o pedido para proibirem as sacolas plásticas foram o sindicato dos supermercados (eu acho, não me recordo bem), eles sabiam que iam lucrar com esta medida...
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #14 : 04 de Março de 2013, as 11:27:53 »

Tomadas não existe padrão...

Nem o nosso modelo é padronizado, existem tomadas com os pinos de bitolas diferentes, isso da muita raiva  Bufando...
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal