Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Novembro de 2024, as 03:30:01

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 ... 23   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem Telecaster  (Lida 120572 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #270 : 07 de Novembro de 2013, as 15:35:42 »

Sabe aquela sobra de Percloreto? Pega um pouco, dilua num pouco de água e passe com cotonete nas partes metálicas, mas não deixe escorrer! Funciona muito bem!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
tiagojoy
Handmaker

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277

« Responder #271 : 08 de Novembro de 2013, as 07:12:14 »

Êpa !

Sejamos "vintage correct" !
Tá faltando uma coisinha aí !
Tem de envelhecer e escurecer as partes de madeira expostas. Acho que com anilina e álcool você consegue. Talvez com breu...
Afinal de contas, o desgaste na pintura indica que estas partes da guitarra em madeira já estão sob os efeitos do tempo há muitos anos.
Uma boa camada de sujeira encroada, fruto do manuseio com mãos sujas e suarentas, é fundamental  Cheesy Cheesy

Não sei porque mais as fotos nao mostram o que ela realmente ta .. pessoalmente ele ta mais "detonada" .. passei tingidor na parte exposta pra aparecer que estava envelhecido acredtio que falta por um pouco no braço .. pra da o charme igual na segunda foto!!

zekkez
Visitante
« Responder #272 : 08 de Novembro de 2013, as 10:58:34 »

Verdade que as fotos tem diferenças observáveis. A segunda tem o headstock bem mais envelhecido. Mas no corpo, talvez pela madeira mais avermelhada, o escurecimento aparece menos.

Ainda falando em Tele...

Alex, você terminou o Snake Head ? Como ficou o headstock e o braço sem tensor ?  Usou algum arranjo para estabilizar a tensão das cordas ?

Ainda falando em Tele...(2)

Peguei de barbada (R$ 600) mais uma Vintage nova, agora uma V2 Blonde. Como sempre, uma guitarra bastante sólida, um bom serviço de trasteamento e ferragens Wilkinson. Não está no mesmo nível de acabamento da V62 Icon Distressed, mas em ótima condição, pelo preço. A captação é cerâmica, com polos "flat" no brige pickup, mas já encomendei um par de Malagoli Custom Texas para algumas experiências...  Quem sabe o corpo de Poplar seja beneficiado por uma captação mais nervosa. Quando tiver saco, já faço a elétrica completa, pots de 250K (ela vem com pots de 500K Arg !!!) , treble bleed e blindagem.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #273 : 08 de Novembro de 2013, as 14:19:43 »

1 - Não terminei. Inclusive tive que rever prioridades e resolvi comprar um braço pronto, que já chegou. Falta pintar corpo e braço. Fazer os furos e fixar os guias das cordas. Então montar. Devo fazer isso com um ótimo luthier aqui do Rio, mas no momento desviei meus recursos pra fechar um set para umas gigs com amigos. Então ainda não sobrou dindim pra acabar a bichinha. O braço comprado é legal, mas ainda aquém do que eu pretendia. O tensor é comum, só que acessado pelo tróculo, como os da década de 60.

2 - Não é mistério que eu gosto muito da Vintage, tanto que já peguei uma LP V100MRJB! Mas realmente não curti muito as V2. E nem é por conta do corpo de Poplar, uma madeira interessante até. Mas pelo preço está bacana! Eu acho a V52 muito superior. E descobri que a SX Tele estilo Thinline de Ash é muito bacana para posterior upgrade.

Sinceramente, quem dera na minha época de juventude houvesse essas marcas todas com boa construção e poder fazer upgrades aos pouquinhos...

-----
Uma fotinho das peças simulando o resultado final da "Snakehead":

« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, as 14:24:35 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
tiagojoy
Handmaker

Obrigado

« Responder #274 : 08 de Novembro de 2013, as 16:53:14 »

Vai fica linda eim .. Alex!!

Então mais o som da tele ainda não está como eu gostaria ( ta lindo o som clean ), mas sinto falta daquele som estralado .. acho que vou encarar a montagem de outra em marupá ou em ash ..

Alguma dica?

To namorando um corpo de uma tele Fender Mim no ebay!

http://www.ebay.com/itm/360774799177

Ele ta com um trinca aonde encaixa o braço , mais o preço ta muito bom!

Dicas?

Legal!

zekkez
Visitante
« Responder #275 : 08 de Novembro de 2013, as 17:10:51 »

Barbaridade tche !  Cheesy

Parabéns Alex !  Eu não poria um ml. de tinta sobre ela.  As peças de madeira parecem bem bonitas e uniformes.
Ainda bem que colocou tensor no braço, a funcionalidade antes da correção histórica.  Palmas

O escudo serviu de base para as atuais Cabronitas.

Uma perguntinha: A Snakehead usava string ferrules para as cordas ou era "top loaded" ?  As fotos que vi não me permitiram ver este detalhe. A ponte Wilkinson permite as duas formas de encordoar.

Outra: E o pickup ? Correct vintage ou uma opção mais moderna, tipo humbucker esplitável ?

Realmente as V52 e V62 são superiores às V2. Mas o preço é diferente. Ainda mais no Brasil e neste negócio que fiz, especificamente. Pela minha V62 Distressed paguei 1.2K.  Antes de comprar a V2, cheguei a ver V52 NOS por 1.3K e V2 por 1.2K. Então... R$ 600 por uma nova na loja, em 10x era um pechincha ! Não dava para passar em branco. hehehehe

Deu um trabalhinho, acertar o nut, alguns parafusos do escudo espanados, retirar o excesso do escudo que vai embaixo do braço, mas nada muito significativo (diria até que foi um prazer/passatempo)  Cheesy

Andei vendo algumas boas peças da SX, melhores que as de antigamente, onde variava muito a qualidade do trabalho de entrastamento.

Quanto às guitarras que habitavam as lojas de outrora, tens toda a razão.  Era um deserto de Gianninis, Finchs, Okpiks e depois Tonantes. Para não mencionar as insuportáveis Innsbruck.

Tempos terríveis aqueles... 
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #276 : 08 de Novembro de 2013, as 18:39:56 »

E não eram baratinhas...rs.

Então, o braço eu comprei numa loja online americana. Tem várias coisas que não curti nele... Mas por enquanto será esse. O tensor eu já tinha me decidido a usar, até por já ter chutado o balde da correção histórica por um lado. Mas sou um chato do meu jeito próprio...rs. Assim, como adoro o som antigo das Teles, manterei o captador nos moldes das primeiras Broadcasters e Lap Steels de onde saíram várias idéias das Fenders. Por enquanto ela vai ser montada com um GFS que tenho aqui, mas estou bolando um Custom Made com o Érico Malagoli. A ponte é uma Wilkinson com os saddles de latão compensados na afinação. Depois devo colocar um feito à mão por um gringo doido e saddles Joe Barden. As cordas são através do corpo. A eletrônica é só volume e tone, 250k log os dois com cap de 0.1uF. O nut será de osso. O braço terá uma parte cortada ainda no topo do headstock para se assemelhar um pouco mais ao original. A pintura do braço terá aquela característica alaranjada dos vintage. O corpo será Olimpic White já envelhecido e transparente. A guitarra não será relicada, quer dizer não artificialmente, é mais uma estética Closet.
Pagão e feliz!!
zekkez
Visitante
« Responder #277 : 08 de Novembro de 2013, as 22:59:00 »

Quanto ao captador tem algumas informações interessantes no terceiro post do link a seguir:

http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?180131-Nocaster-vs-Broadcaster-In-Your-Own-Words

Pelo jeito tem variantes à gosto, pela própria Fender.   You're in trouble !

Tem a solução rápida e barata:  http://www.seymourduncan.com/products/electric/telecaster/vintage-output/vintage_broadca/

Não sei o que você pretende com a ponte, algo assim, suponho : http://i1106.photobucket.com/albums/h369/mojoatomic/bridge-flat-snakehead_zpsc12dfec6.jpg

Ou assim : http://static.music123.com/derivates/18/001/388/784/DV016_Jpg_Large_423507.854_white_blonde_bridge.jpg

Acho bem possível conseguir algo semelhante, mesmo a partindo de uma ponte já pronta, bastando cortar as quinas, conforme o desenho.

Mas confesso que fica bem fácil de se cortar naquelas arestas...
Visitante
« Responder #278 : 08 de Novembro de 2013, as 23:31:50 »

Então mais o som da tele ainda não está como eu gostaria ( ta lindo o som clean ), mas sinto falta daquele som estralado .. acho que vou encarar a montagem de outra em marupá ou em ash ..

Cara, um dia desses estava lendo esse texto aqui: http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/05/ponte-de-telecaster-entrando-nos.html

Assim, eu achei que tem bastante sentido e pode ser esse o seu problema... Enfim, pode valer a pena dar uma refletida no assunto!
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #279 : 09 de Novembro de 2013, as 00:32:48 »

Tudo é questão de gosto... E de percepção. Cada um tem um concepção sonora de uma determinado modelo.

http://youtu.be/W_IJWHVgvZc

Em relação ao captador já tenho uma boa idéia de como será. Apesar de respeitar e admirar o trabalho do Seymour Duncan, o meu captador de ponte de Telecaster preferido é o Lollar 52T. Tenho o jogo deles na minha Fender American Special e simplesmente era tudo que eu queria.

A ponte é parecida com essa do clip acima. Mas por enquanto será a Wilkinson mesmo.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2013, as 08:44:05 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
tiagojoy
Handmaker

Obrigado

« Responder #280 : 09 de Novembro de 2013, as 13:09:22 »

Cara, um dia desses estava lendo esse texto aqui: http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/05/ponte-de-telecaster-entrando-nos.html

Assim, eu achei que tem bastante sentido e pode ser esse o seu problema... Enfim, pode valer a pena dar uma refletida no assunto!

gostei muito desse artigo, tanto ainda to meio com pé atras com a minha ponte invertida! vou comprar uma normal pra testar..
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #281 : 09 de Novembro de 2013, as 15:06:27 »

A ponte que devo colocar posteriormente é essa aqui:

http://markgrantskustomgarage.bigcartel.com/product/vintage-t-style-bridge-cold-rolled-steel-og-lip
Pagão e feliz!!
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #282 : 09 de Novembro de 2013, as 16:58:25 »

Opção de tele:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1664.msg134957#msg134957

E para tele:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1664.msg134945#msg134945

Será?
Visitante
« Responder #283 : 10 de Novembro de 2013, as 14:25:10 »

Pena que o Mark Grant não seja muito claro quanto ao "string pitch" da ponte.  Aquelas pontes vintage da fender com os "Mi"s beirando os extremos da escala jamais me agradaram.

gostei muito desse artigo, tanto ainda to meio com pé atras com a minha ponte invertida! vou comprar uma normal pra testar..

Não vou discutir quanto ao material, mas o arranjo do bridge pickup invertido na ponte, com as cordas agudas amansadas e as cordas graves mais definidas, por estarem mais próximas da ponte, me parece deveras interessante. Mais do que o tradicional...
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #284 : 10 de Novembro de 2013, as 19:58:03 »

Nada que um email não resolva. Mas eu oarticularmente não tenho problemas com isso, sendo que os braços tenham a medidada de largura das Fender e não das imports.

Eu tenho só uma guitarra assim com a inclinação do captador da ponte invertida, uma Vintage V6JMH, e gostei muito do resultado, diferente, uma boa variação, mas não sei se adotaria como padrão...
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 ... 23   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: