Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
30 de Novembro de 2024, as 03:27:25
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Montagem Telecaster
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
1
[
2
]
3
4
...
23
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Montagem Telecaster (Lida 120565 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: Montagem Telecaster
«
Responder #15 :
18 de Abril de 2013, as 15:51:14 »
Esse é o corpo feito lá com o Adriano de MG também? Muito legal!
Eu preferi de Marupá que tinha mais a ver com as primeiras Teles. Já estou dando prosseguimento à Tele SnakeHead que cismei de montar. Aliás, se você curte aquele som mais estalado das Teles antigas, aconselho a comprar uma ponte da Wilkinson, com 3 saddles de latão, mas compensados pra afinar as oitavas. Vou por nessa e já uso há anos na minha Fender American Special. Mas vai do gosto de cada um...
Aqui o corpo conectado a um braço Squier 51, só pra ver se encaixaria direito...
Pagão e feliz!!
mganzer
Visitante
«
Responder #16 :
18 de Abril de 2013, as 16:07:01 »
Citação de: Alex Frias em 18 de Abril de 2013, as 15:51:14
aconselho a comprar uma ponte da Wilkinson, com 3 saddles de latão, mas compensados pra afinar as oitavas. V
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Compensated-Tele-Bridge-Brass-Saddles_p_873.html
É dois. Essa ponte é fantástica! recomendo também os wilkinson ezlok
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-EZLok-Vintage-Style-Tuners-for-Fender-Headstocks_p_886.html
Simples e eficiente como os modernos e com visual vintage. Eu afino corda nova duas vezes e depois esqueço. funciona bem demais.
Claro, sting thru body é muito bom também.
«
Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 16:13:01 por mganzer
»
Freqüente
Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59
«
Responder #17 :
18 de Abril de 2013, as 16:07:54 »
Vocês teriam o contato do Adriano?
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #18 :
18 de Abril de 2013, as 16:22:28 »
Tem Ponte Tele Vintage Fender com esses Saddles a venda no ML.
Parece que o vendedor da desconto pro pessoal do forum...
I want to diode!
tiagojoy
Handmaker
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277
«
Responder #19 :
18 de Abril de 2013, as 16:44:41 »
Ja está ficando linda eim Alex!
email do adriano :
a.rr@globo.com
Dificil mesmo é achar ponte de canhoto!
«
Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 17:04:56 por tiagojoy
»
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #20 :
18 de Abril de 2013, as 17:05:15 »
Não vai ter jeito, vou precisar dos serviços do Tiago novamente...rs. A plaquinha de controles não existe ponta para esse protótipo. Mas aí entra o Tiago Joy!
Tiago, a dica do mganzer é boa, mas tem a ponte da Wilkinson no Ebay, no ML e tem a aquela de um tal de Quem?
As tarraxas da Wilkinson são também de arrasar, bonitas, boas e baratas. Se os buracos das tarraxas no headstock já estiverem feitos e forem pra essas modernas e maiores, não tem problema, acho que sei Quem tem uns adaptadores pra dar um jeito nisso.
Tem um cara anunciando no ML os dois captadores da Wilkinson (só dá essa marca?) mais a ponte, mas relicada por uns R$ 250,00. Dá pra fazer dívida no cartão...rs
Muitas possibilidades...
Pagão e feliz!!
mganzer
Visitante
«
Responder #21 :
18 de Abril de 2013, as 17:39:32 »
Eu to trabalhando numa strato. corpo e braço do kit da byoguitar. Me assustei com a qualidade do routing do corpo e o braço estava perfeito.
Descartei ferragens e captadores na sua maioria. Ja mandei vir um bloco pesado de aço pra ponte e saddles de aço. tarrachas wilkinson, nut de osso e um set de captadores alnico da gfs. A pintura vai ser blueburst com nitrocelulose.Veremos como se comporta...
Visitante
«
Responder #22 :
18 de Abril de 2013, as 18:23:30 »
Cara, faz é tempo que tem vem me dando uma vontade doida de montar um tele pra mim também!
Tenho essa vontade mas fico recuado porque não entendo tanto assim sobre que tipo de madeira usar no corpo, no braço, se o corpo deve vir com aqueles "tampos" (de madeira também), como uma das fotos do link que o tiagojoy postou, do vendedor... Também não sei quais marcas/tipos usar pra ponte, tarraxas etc...
Não sei porque nunca fui muito ligado com esses assuntos mais aprofundados sobre construção de guitarra, luthieria... Mesmo tocando guitarra e adorando-as... _
Tiago, se eu comprasse esse corpo da tele desse cara do ML, o que me garantiria que ele presta de verdade? Porque existem guitarras e guitarras, né... Existem Fenders e Jennifers (sei nem se essa faz teles, mas, enfim, deu pra enteder, né?)... Quem me garante que esse corpo vai me dar um som MASSA mesmo, encorpado, das teles da Fender antigas? Precisa ter o conjunto, né...
Abraço!
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #23 :
18 de Abril de 2013, as 18:33:04 »
Garantias só o profissional bem sucedido poderá dar. Mas uma das coisas boas do DIY é o risco! Risco calculado, claro, pois quanto mais informação você organiza e transforma em conhecimento, menor o risco de erro, maior o risco de satisfação.
E tem o lado da teimosia, da curioidade. Eu decidi montar uma versão do protótipo da Tele de 1949, apelidado de Snake Head, por causa do formato do headstock. Estou tendo o auxílio de um excelente luthier, porém tenho de convencê-lo de coisas que a ele parecem insanas, assim como querer ointar o corpo com Duco. E com pouca tinta... Fazer um braço sem tensor... Nisso ele não abre mão de jeito nenhum...rs.
Pagão e feliz!!
mganzer
Visitante
«
Responder #24 :
18 de Abril de 2013, as 18:50:47 »
Marcel. Preciso te dizer que você precisa se preocupar com o BRAÇO antes do corpo. O braço é de longe mais crítico na estabilidade e qualidade do instrumento.
O braço atendendo as tuas exigências em formato da parte de trás (soft C, Hard C, Soft V, Hard V entre outros não simétricos (SRV por exemplo), radius da escala (7,5 - 9,5 - 16, entre outros) O cássico é soft C e radius de 9,5. Se eu não me engano é isso que vem na tele hoje em dia... Mas nada impede um braço "baseball bat" (radius 7,5 e hardC, braço gordão com bastante ombro) ou um braço mais acessível e teoricamente mais rápido (soft C e 16).
Obraço quase sempre será de maple com escala em maple ou escala em rosewood. No de escala de maple vai verniz, no rosewood não.
Aos meus ouvidos rosewood soa mais brilhante mas minha preferência ainda é maple.
A partir do braço você tem que designar o bolso do corpo pro braço entrar O MAIS JUSTO POSSÍVEL. isso é muito importante.
O corpo pode ser de várias madeiras - As clássicas fender tem corpo de Alder ou Ash. Ash é bastante pesado e aos meus ouvidos mais estridente. O alder me parece mais macio. Mas há grande polêmica com relação as madeiras. Eu mesmo considero que em âmbito geral o tipo de madeira influencia muito pouco no timbre final desde que seja uma madeira ressonante e adequada. Aí entra as brasileiras marupá, cedro rosa e freijó. Tenho uma tele com corpo de cedro rosa e braço em pau marfim com escala em pau marfim (muito parecido com maple). Há quem diga que o freijó se assemelha mais ao alder. Se fosse fazer outra hoje seria de freijó.
Não vou entrar no mérito ou desmérito da influência da madeira do corpo no timbre final. Só isso: a madeira tem que ser ressonante e de boa qualidade. Cedro rosa, marupá, freijó, alder, ash ou mogno. Todas são adequadas.
A tele tem umas manhas importantes: string thru body aumenta bastante o sustain. Posso afirmar porque já passei as cordas pela ponte e através do corpo e realmente é melhor. vai precisar instalar os "ferrules":
Uma boa ponte (com saddles em latão ou aço) é muito importante. As ferragens exercem grande influência no timbre final e outras características como sustain e brilho.
Aí você escolhe o tipo de ponte de acordo com os captadores, afinal:
A telecaster não tem preconceito. Vale tudo. (até uns tv jones(ui).
-----
Citação de: Alex Frias em 18 de Abril de 2013, as 18:33:04
Fazer um braço sem tensor... Nisso ele não abre mão de jeito nenhum...rs.
Bah Alex. Braço sem tensor acho um risco desnecessário. O pessoal tem medo de fazer assim com instrumentos de corpo inteiriço (que teoricamente tem mais estabilidade)... aí se ele começa a empenar só por conta da umidade relativa ou troca de cordas basicamente só serve pra fazer churrasco.
Meu sobrinho ganhou uma guitarra infantil com umas escala mais curta e sem tensor no braço. Com o calor do Mato Grosso o negócio virou um 8 _. (pelo som que aquilo fazia eu dei graças ao bom Deus por não ter tensor
)....
«
Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 18:57:53 por mganzer
»
Visitante
«
Responder #25 :
18 de Abril de 2013, as 20:47:43 »
Puts, mganzer! Quanta informação, que maravilha! Obrigado, meu amigo!
Com certeza eu vou digerir tudo o que você falou e dar uma boa pesquisada antes de fazer alguma coisa...
Pelo visto existe um problema em encontrar corpo e braço que encaixem "O MAIS JUSTO POSSÍVEL", né? Eu achei que fosse rigorosamente padronizado aquele encaixe do corpo e do braço pra toda telecaster...
Como o cara faz pra saber se encaixam perfeitamente, comprando pela internet??
Um abraço!
Visitante
«
Responder #26 :
18 de Abril de 2013, as 21:12:23 »
Compra o braço *por exemplo um might mite fender licenced* e aí leva no seu luthier pra ele medir certinho e fazer o neck poket no corpo de acordo.
Na pior das hipóteses faz o neck pocket dois milímetros menor e depois lixa o braço e o corpo até entrar perfeito. É preciso levar em consideração quanto de verniz vai ser aplicado no braço por exemplo. Tem uns camarada aí que poe tanto verniz que dá um, um milímetro e meio adicional. Eu gosto de pouco verniz. Duas demãos com tingidor. lixa. duas demãos de verniz puro, lixa molhada, polimento(lembrando que tem que esperar 24 horas depois da(s) demãos pra lixar). Mas é dureza... tem que usar uma pistola hvlp, que geralmente pede um compressor maior.... no braço três demãos de verniz puro.
Só te digo que é altemente viciante se você descobre que tem alguma habilidade com a coisa. Se não for um cara paciente provavelmente vai se frustrar.
O melhor é fazer o braço e o corpo com o mesmo luthier se este for o caso. Ah...é bom definir quais são os captadores e a ponte que vai usar antes também, se possível comprar e levar pro luthier pra ele já fazer todo o trabalho que periga dar m* se você for fazer em casa. Furações para ponte e routing dos captadores não são trabalho de iniciante, não são brincadeira.
Ah.. padrão? isso não te pertence...
«
Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 21:21:57 por mganzer
»
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #27 :
18 de Abril de 2013, as 21:21:23 »
Há padrões, claro! Eu coloquei a foto aqui não foi à toa... O encaixe fiou perfeito. Mas você tem que ter algum conhecimento, se não complica! Por exemplo, essas dimensões do neck pocket variam, mas existem alguns padrões. E é bom saber que há encaixes com formatos diferentes. Por exemplo, braços de Strato modelo 62 em diante apresentam a parte frontal de encaixe arredondada. A maioria dos braços de Tele apresentam esse encaixe reto. E muitas vezes o tamanho do neck pocket ( cavidade no corpo para encaixe do braço ) é o mesmo, mas o formato não! Há jeitos de resolver questões de encaixe problemático, mas nem sempre com sucesso total.
Concordo plenamente com o colega aqui em cima. O corpo, ainda mais se não deseja inventar algo novo, é o mais fácil. Uma madeira apropriada e bem tratada e um bom projeto de CAD na CNC já faz o serviço. Se for ficar exposta, pode colocar o lado estético como outra variável também, mas pra tudo há jeito.
Eu diria que quanto mais tipos de braços puder experimentar, melhor! As características de cada tipo de braço combinadas com os raios de escala diferentes criam uma miríade de combinações. E ainda há escalas com raio composto, uma idéia muito interessante e usada em várias guitarras atualmente.
A escolha do resto das coisas ( hardware, parte elétrica e pickups ) tem que ser pensada com certa antecedência, inclusive para que a feitura do corpo esteja de acordo. O uso de pickups TV Jones normalmente sugerem uma Cabronita com furação apropriada... Diferente de uma Custom DeLuxe ou uma Esquire.
-----
Mganzer, quanto a fazer o braço da minha sem o tensor...rs. Já sou voto vencido há muito tempo. Não tem jeito, ninguém se arrisca dando garantias nessa matéria. Mas as SnakeHead copiadas pelo povo lá da Fender Custom Shop por motivos conemorativos continam com a ação perfeita e baixa... Mas esse era dos fetiches o menor...rs
A pintura com Duco já está sendo difícil de convencer o sujeito!
«
Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 21:32:04 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Marcel.
Visitante
«
Responder #28 :
18 de Abril de 2013, as 21:38:09 »
Tou entendendo...
Como eu já tava com a pesquisa no eBay em andamento, resolvi terminar e encontrei essa opções abaixo em Alder (que parece ser a que mais me agradaria):
1.
Opção 1
(da China) - Parece estar com um ótimo pré-acabamento, só não consigo ver na foto se já foram feitos os furos entre as câmaras, para fiação - Preço não está entre os melhores que encontrei e a demora pra chegar é grande, vindo da China;
2.
Opção 2
(United Kingdom) - Parece também já estar com um ótimo pré-acabamento, e dá pra ver as furações entre as câmaras - Excelente preço e deve chegar mais rápido do que a da China;
3.
Opção 3
(China) - Não há absolutamente furo algum - Preço baixo - Contra da demora pra chegar;
4.
Opção 4
(EUA) - Preço atrativo - Não demora tanto pra chegar - Com todas as furações.
O que vocês me dizem...?
-----
Braços:
1.
Opção 1
2.
Opção 2
3.
Opção 3
4.
Opção 4
Todos eles são "Fender Licensed"... E agora...?
«
Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 22:13:12 por Marcel.
»
Visitante
«
Responder #29 :
19 de Abril de 2013, as 09:02:48 »
Eu compraria do mesmo fabricante. A possibilidade de dar certo é maior, no caso o último corpo é um might mite, com um braço might mite pode funcionar legal. O ash é uma excelente madeira.
Se quiser começar mais barato...:
http://www.byoguitar.com/Guitars/Electric-Guitar-Kit---Tele-Style__BYO-T2.aspx
Vale a pena adicionar um pickguard 3-ply...
A strato que mandei vir não tributou. Não prestam os captadores, as tarrachas e provavelmente a ponte...
Fiquei bastante impressionado com a qualidade do routing. Ambos vem com aplicação de selador, o que é uma segurança a mais contra intermpéries climáticas no transporte. Muito bem embalado também.
O braço, como dizem os gringos: deadly straight. Não gostei dos trastes, são baixinhos. Mais pra frente substituo por um bom jumbo.
Boa sorte na empreitada...
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
1
[
2
]
3
4
...
23
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...