Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 00:04:20

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma Tagima T740 '96  (Lida 13717 vezes)
Hilthermann
Visitante
« : 14 de Fevereiro de 2013, as 15:48:43 »

Faaaala Galera,

Enfim, depois de muito tempo pensando e pesquisando, vou começar finalmente a reforma da minha Tagima T740 Brasil de 1996. Adoro de paixão essa guitarra, porem o visual dela, bem como alguns "detalhes" me incomodam bastante. Eu gostaria muito da ajuda do pessoal aqui, afinal, alem de um relatório da reforma, eu preciso também de dicas parar prosseguir. Desde já peço desculpas se eu for redundante com perguntas, ou se eu quebrar alguma regra do fórum, mas me esforçarei para que isso não aconteça.

Bom, vamos ao projeto inicial:

Mudar pintura, e corrigir falhas no corpo como arranhões profundos;
Lixar, envernizar novamente e mudar a espessura do braço;
Trocar os trastes e retificara escala;
Substituir toda a parte elétrica, incluindo captadores, chaves e knobs;
Trocar ou Banhar a ouro as ferragens (ponte, tarraxas e neck plate);
Trocar o escudo;

A principio tenho algumas dúvidas:

Qual o material indicado pra tirar o verniz e a pintura?? Apenas lixas?? Quais as lixas?? No caso de eu usar o thinner pra tirar o verniz e a tinta, ele não vai prejudicar a madeira??

Vi muito material diferente na internet a respeito do assunto, mas como falavam de coisas diferentes, resolvi perguntar aqui aos amigos mais experientes.

Vou tentar mandar algumas fotos da guitarra como está, e como vai ficando no decorrer do processo. Abraços!

Abração

Cheesy
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 14 de Fevereiro de 2013, as 17:23:47 »

Fora o headstock medonho adotado pela Tagima (o da Seizi é bem mais interessante e elegante, na minha opinião) acho uma bonita guitarra!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Hilthermann
Visitante
« Responder #2 : 14 de Fevereiro de 2013, as 17:31:45 »

Pode crer, é muito bonita a combinação, mas eu acho que essa guitarra branca com os caps brancos e as ferragens douradas vai ficar imoral!  Evil
A pintura já tá bem gasta, sem brilho e arranhada, sem contar alguns arranhões profundos que ela tem, então, decidi pinta-la mesmo.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #3 : 14 de Fevereiro de 2013, as 17:48:31 »

Há um produto chamado "Striptizi", em gel, que tira a tinta muito bem.  Use luvas ao aplicá-lo.  Eu não usei...   Ui
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #4 : 14 de Fevereiro de 2013, as 17:49:42 »

Trocar o escudo;

- Retirar a tinta use lixa, comece com 180, quando chegar na madeira vá para 220 e depois 320
- Mudar espessura do braço, repense isso, é difícil avaliar a qualidade da madeira empregada ou o estado do slot do tensor, se for fazer faça com cuidado.
- Substituir toda a parte elétrica, incluindo captadores, chaves e knobs; boa pedida, se precisar te passo uns vendedores do EBAY que possuem frete em conta.
- Troque as ferragens, um jogo de tuner Fender custa U$36,00, uma ponte standard original não chega a U$60,00, sem falar que existem outros fabricantes com qualidade superior e bons preços.
- Trocar o escudo, os originais Fender possuem bom acabamento e vem com blindagem parcial, existem os chiglings que custam 1/5, vai do gosto.
- Trocar os trastes e retificar a escala; se puder compre trastes da Stewmac piramidais, são muito bons e não ficam verdes, pense no raio que irá adotar, eu creio que essa Tagima seja 9,5", eu prefiro 12", vai do gosto.

OBS: Os cuidados com o braço se justificam apenas na mudança de espessura, se for mudar só o shape é menos crítico, eu tenho uma tagima com shape em C, é até fino e confortável.
OBS2: Ao trocar os trastes cuidado com os slots, faça a abertura e limpeza de acordo com o tang dos trastes novos, afrouxe o tensor para isso.

Isso aí é o básico, posso ter esquecido algo, é uma empreitada cavernosa, mas, de acordo que forem surgindo dificuldades pergunte, tem vários colegas do fórum com boas experiências.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #5 : 14 de Fevereiro de 2013, as 18:42:13 »

Não sei se é o caso mas há um produto chamado "Pintoff" para remoção de tinta em portas de madeira, por exemplo.
Procure ver se dá pra usar nela.

Eclético mas com parcimônia!!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #6 : 14 de Fevereiro de 2013, as 20:48:21 »

Não sei se é o caso mas há um produto chamado "Pintoff" para remoção de tinta em portas de madeira, por exemplo.

o Striptizi é a evolução do Pintoff.
mercury
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46

« Responder #7 : 14 de Fevereiro de 2013, as 22:15:30 »

Essa guitarra não é de 96 cara, ela é bem mais recente.
Visitante
« Responder #8 : 14 de Fevereiro de 2013, as 23:41:24 »

Trocar o escudo;

- Retirar a tinta use lixa, comece com 180, quando chegar na madeira vá para 220 e depois 320
- Mudar espessura do braço, repense isso, é difícil avaliar a qualidade da madeira empregada ou o estado do slot do tensor, se for fazer faça com cuidado.
- Substituir toda a parte elétrica, incluindo captadores, chaves e knobs; boa pedida, se precisar te passo uns vendedores do EBAY que possuem frete em conta.
- Troque as ferragens, um jogo de tuner Fender custa U$36,00, uma ponte standard original não chega a U$60,00, sem falar que existem outros fabricantes com qualidade superior e bons preços.
- Trocar o escudo, os originais Fender possuem bom acabamento e vem com blindagem parcial, existem os chiglings que custam 1/5, vai do gosto.
- Trocar os trastes e retificar a escala; se puder compre trastes da Stewmac piramidais, são muito bons e não ficam verdes, pense no raio que irá adotar, eu creio que essa Tagima seja 9,5", eu prefiro 12", vai do gosto.

OBS: Os cuidados com o braço se justificam apenas na mudança de espessura, se for mudar só o shape é menos crítico, eu tenho uma tagima com shape em C, é até fino e confortável.
OBS2: Ao trocar os trastes cuidado com os slots, faça a abertura e limpeza de acordo com o tang dos trastes novos, afrouxe o tensor para isso.

Isso aí é o básico, posso ter esquecido algo, é uma empreitada cavernosa, mas, de acordo que forem surgindo dificuldades pergunte, tem vários colegas do fórum com boas experiências.

Caaaaara, muitíssimo obrigado, essas informações ai vão com certeza me guiar durante o processo. Esse fds devo tirar a pintura, e os trastes. Por favor, me passa os fornecedores que tu citou, porque creio que deva demorar pra esses produtos chegarem dos States, então o quanto antes pedir é melhor né?!

Abração!

-----
Essa guitarra não é de 96 cara, ela é bem mais recente.

Realmente, não tenho 100% de certeza dessa informação, porque quem me disse foi o ex-dono dela, e ele não tinha nenhum documento pra comprovar, mas de cara percebe-se que ela é antiga... tem várias marcas de uso, e desgastes tanto na tinta quanto no verniz que indicam que ela não é muito nova... Enfim, acho uma guitarra muito boa, e com certeza uma ótima base pra customizações Cheesy

-----

o Striptizi é a evolução do Pintoff.

Valeu brothers, esse fds vou à caça desse danado!
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, as 23:54:32 por Hilthermann » Registrado
mercury
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46

« Responder #9 : 15 de Fevereiro de 2013, as 00:56:02 »

Sim realmente é uma boa guitarra. Essa guitarra é provavelmente é de 2002, 2003, quando a Tagima teve que mudar o headstock por causa de problemas com a Fender se não me engano. Eu ja tive duas Tagimas antigas inclusive uma 96 e sei bem. Nos anos 90 comecinho de 2000 as Tagimas eram copias da Fender. Mas a diferença é só no headstock e atráz do corpo.
Já que a sua tem mascas de uso, se você curtir podia fazer uma relic.
Aqui tem um video da minha Tagima ano 2000, infelismente não da para ver o headstock, mas ele é igual aos da fender.
http://www.youtube.com/watch?v=fznS_A-mIwk

Visitante
« Responder #10 : 15 de Fevereiro de 2013, as 09:04:52 »

Sim realmente é uma boa guitarra. Essa guitarra é provavelmente é de 2002, 2003, quando a Tagima teve que mudar o headstock por causa de problemas com a Fender se não me engano. Eu ja tive duas Tagimas antigas inclusive uma 96 e sei bem. Nos anos 90 comecinho de 2000 as Tagimas eram copias da Fender. Mas a diferença é só no headstock e atráz do corpo.
Já que a sua tem mascas de uso, se você curtir podia fazer uma relic.
Aqui tem um video da minha Tagima ano 2000, infelismente não da para ver o headstock, mas ele é igual aos da fender.
http://www.youtube.com/watch?v=fznS_A-mIwk

Massa, muito obrigado pela informação! Eu até cogitei fazer uma relic, mas curto mais guitarras com um acabamento impecável (brilhando mais que espinhaço de pão doce) hehehe! Abraços.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #11 : 15 de Fevereiro de 2013, as 14:05:54 »

Segue os que já comprei:

http://stores.ebay.com/hdcustomguitarsupply

http://stores.ebay.com/theworldfamouscrazydavesmusic

Ching Ling:

http://stores.ebay.com/TOMTOP-Store/Musical-Instruments-/_i.html?rt=nc&_fsub=1497728012&_sid=898334772&_trksid=p4634.c0.m14.l1513&_pgn=1

http://stores.ebay.com/musicalparts

Loja:

http://www.stewmac.com/

Esses foram os que já comprei com segurança!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6

« Responder #12 : 16 de Fevereiro de 2013, as 02:58:55 »

Bela guitarra, gostei bastante.

Primeiramente eu dava uns cortes no headstock dela, cara na boa, não é que é feio, chega a ser falta de respeito, hehehe
Tenta dar uma gabaritada em um da fender e vê o que dá para fazer. Cheesy

Gosto de hardware dourado. Tanto que coloquei da na minha.
Eu tenho um neck plate dourado.
Se quiser tirar medidas do seu para ver se serve, se tiver interesse eu passo ele para você.

Sobre a pintura eu gosto da cor branco.
O problema é corrigir demais a madeira, você pode acabar usando produtos que descaracterizem o tibre original.

Ah proposito, qual a madeira utilizada na construção desse instrumento?Apatentemente o braço é marfim.
Eu não mecheria na estrutura do braço, mas ai fica ao gosto do fregues.

Não recomendo usar removedor de tinta em madeira.
Já vi acontecer, o removedor contamina os poros da peça e posteriormente a nova pintura arrepiar.
Eu usaria raspadeira e lixa.

Abraços
Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
GuitarHero
Visitante
« Responder #13 : 16 de Fevereiro de 2013, as 16:45:30 »

Primeiramente eu dava uns cortes no headstock dela, cara na boa, não é que é feio, chega a ser falta de respeito, hehehe
Não dá para fazer nada! Se tentar tirar esse pico de papagaio daí vai pior ainda! Eu tenho uma 735 igual a essa aí e já pensei em fazer isso, mas não rola. Se fosse o penúltimo modelo da 635, até rola de fazer isso, mas esse não!  Cry
Visitante
« Responder #14 : 16 de Fevereiro de 2013, as 16:55:15 »

Bela guitarra, gostei bastante.

Gosto de hardware dourado. Tanto que coloquei da na minha.
Eu tenho um neck plate dourado.
Se quiser tirar medidas do seu para ver se serve, se tiver interesse eu passo ele para você.

Sobre a pintura eu gosto da cor branco.
O problema é corrigir demais a madeira, você pode acabar usando produtos que descaracterizem o tibre original.

Ah proposito, qual a madeira utilizada na construção desse instrumento?Apatentemente o braço é marfim.
Eu não mecheria na estrutura do braço, mas ai fica ao gosto do fregues.

Não recomendo usar removedor de tinta em madeira.
Já vi acontecer, o removedor contamina os poros da peça e posteriormente a nova pintura arrepiar.
Eu usaria raspadeira e lixa.

Abraços

Fala brother,

De fato o headstock é triste, mas é dificil de fazer algo melhor com ele...Com relação a madeira da contrução, creio que seja cedro. Vou dar uma pesquisada na cor e vincos do cedro pra ter certeza. já o braço, tem algumas imperfeições, dei uma regulada no tensor dele hoje, mas estou consideravelmente tendido a comprar um braço novo. De mesma cor e madeira, porem sem as falhas que o atual contem. Enfim, vou ver isso daqui mais uns dias, por hora to preocupado mesmo com a pintura.

Valeeeu

-----
Bom, hoje foi o dia de começar os trabalhos... Fui a uma loja de tintas aqui do bairro, e achei o removedor de tinta, mas custava uma nota, então decidi ver se apenas a lixa resolvia. Comprei algumas lixas de grãos diferentes 80, 150, 220, 400 e fui correndo pra casa começar a lixar. Deu certo. Consegui tirar toda a tinta até deixar na madeira apenas com as lixas, mas foi MUITO trabalhoso. Quase 4 horas de trabalho pra "terminar" de lixar a guitarra, com exceção de uma parte que não quis sair de jeito nenhum e como meus dedos e braços já estavam bem cansados, decidi deixar assim mesmo. Como eu nunca havia desmontado essa guitarra, tive algumas surpresas. A primeira é que não precisarei trocar potenciômetros e chave seletora. Os potenciometros estão novinhos, e são da "ALPHA" que salvo engano é uma marca ótima de componentes. Os captadores estão em bom estado, apenas com um pouco de ferrugem, então não vou focar neles agora. Descobri t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) o ano de fabricação da guitarra. Ela é de 2004. O próximo passo é usar a massa para madeira nas irregularidades e lixar novamente. Acho que faço isso amanhã. Mais tarde posto as fotos, pois alguem saiu com a câmera _

Falouras

-----

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, as 18:45:45 por Hilthermann » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: