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Autor Tópico: Testes com equipo "barato"  (Lida 93915 vezes)
zekkez
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« Responder #120 : 11 de Setembro de 2013, as 18:10:30 »

Lamento discordar.

O corpo que o Fullerton Senior está cortando tem três peças de madeiras com coloração bastante distinta, principalmente se considerarmos a visibilidade sob a baixa luminosidade no local para filmagem. E olha que já sou meio velho e ceguinho...  Cheesy

Evidentemente o lote postado pelo Felix é muito menos encorajador. Mas acho que temos de levar em conta que já em 1959 (época de ouro da guitarras e madeiras) , os corpos compostos eram uma realidade.  Com a escassez de matéria prima, só pode piorar.  Acho que os "blanks" da foto do Felix estão, ainda, em bruto. Gostaria de ver uma foto após o corte dos corpos. Iria parecer bem melhor.

De qualquer forma, tudo é achismo. A gente ainda pode ter um instrumento de boa madeira e poucas peças, desde que se disponha a pagar por isso. Por exemplo, olhe os preços de alguns tops de Maple no ebay:  http://www.ebay.com/bhp/quilted-maple-guitar-top

Cerca de 100 obamas ou mais.  Ora, isso é o preço de uma SX nos EUA.  Um quarto do preço de uma Fender MIM.
Enfim. Madeira boa custa caro !  E isso é só a matéria prima. Que é finita.

O Rosewood brasileiro tem exploração proibida desde 1992.  Só podia escassear, rarear e encarecer.

Fazer o que ?  Tem gente demais no mundo, logo, tem natureza de menos !  Só a China tem 1/4 da população mundial !

 
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felixmeirelles
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« Responder #121 : 11 de Setembro de 2013, as 18:22:10 »

Mais uma para lista,


Dizem que esta foto e a outra são de alder, mas ninguém pode garantir que procedência tem uma madeira prensada assim.
Pode ser só uma casquinha de Alder e Poplar, ou até pinus ou madeira similar.

Para mais fotos:
www.guitarstop.com/tour/guitar.htm
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, as 18:24:49 por felixmeirelles » Registrado
zekkez
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« Responder #122 : 11 de Setembro de 2013, as 19:23:48 »

Felix.

Fica evidente que a Fender é bem clara quanto à fabricação e composição do corpo das guitarras.
Não creio que a lâmina decorativa seja tão somente para "enganar bobos", mas, principalmente, para proporcionar uma superfície nivelada e fácil acabamento, afastando a necessidade de sucessivas camadas de primer e lixamento !
Resta saber o resultado final.  Soa bem ou não ?
Para quem tiver paciência e verba sobrando dá para mandar fazer um lindo corpo em marupá ou outra madeira abundante no Brasil, em uma ou mais peças, ou mesmo comprar uma Tagima e experimentar, comparando à sonoridade com o corpo Fender MIM, com o mesmo Hardware, braço e captação.

Sinceramente. Aposto na Fender.

A utilização de várias peças de madeira em um único instrumento não me assusta.  A Alembic, Roland, Ibanez, BC Rich e tantas outras já utilizaram estes recursos em guitarras e baixos bem caros.  Madeiras diferentes, inclusive.   Os braços mais caros que equipam as Ibanez Prestige são feitos em 5 partes ! Então...

http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&hl=pt-BR&biw=1600&bih=815&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=H7VwtgXZtsDdGM:&imgrefurl=http://atcloud.com/groups/139/show_story%3Fstory_id%3D28314&docid=hi8JhSr7pJYAxM&imgurl=http://statics.atcloud.com/files/comments/32/326697/images/1_original.jpg&w=800&h=554&ei=8-swUsuUJYbe9AS_gIHIDA&zoom=1&ved=1t:3588,r:3,s:0,i:93&iact=rc&page=1&tbnh=171&tbnw=234&start=0&ndsp=23&tx=593&ty=426

http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&hl=pt-BR&biw=1600&bih=815&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=ShA04cAtDtaxCM:&imgrefurl=http://www.woodnut.com/alembic.htm&docid=wq1fVM9WBzVUmM&imgurl=http://www.woodnut.com/images/alembic.jpg&w=300&h=433&ei=8-swUsuUJYbe9AS_gIHIDA&zoom=1&ved=1t:3588,r:25,s:0,i:167&iact=rc&page=2&tbnh=199&tbnw=138&start=23&ndsp=33&tx=59&ty=131

http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1600&bih=815&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=ZiO--CWl_mECHM:&imgrefurl=http://www.joness.com/gr300/G-303.htm&docid=4nhDKo21Br4rWM&imgurl=http://www.joness.com/gr300/pics/G-303/GO1000.jpg&w=213&h=300&ei=O-wwUuXDDIOA8gTF14CYBw&zoom=1&ved=1t:3588,r:35,s:0,i:190&iact=rc&page=2&tbnh=193&tbnw=134&start=31&ndsp=37&tx=43&ty=106

http://www.google.com.br/imgres?start=231&um=1&hl=pt-BR&biw=1600&bih=815&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=RXh-877W_FZ4CM:&imgrefurl=http://www.gitarrenfundgrube.de/index_en.php%3Fsubid%3Dbcrich&docid=aTXkKZG2-jTnnM&imgurl=http://www.gitarrenfundgrube.de/gitarren/bcrich-mockingbird-nj-d.jpg&w=1027&h=733&ei=3ewwUrn9JYTO9ATXhoCIDg&zoom=1&ved=1t:3588,r:43,s:200,i:133&iact=rc&page=8&tbnh=176&tbnw=237&ndsp=38&tx=54&ty=120

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=alembic&psj=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.52109249,d.eWU,pv.xjs.s.en_US.e7W6Chm7DWQ.O&biw=1600&bih=815&dpr=1&um=1&ie=UTF-8&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=8OswUp_jOobQ8QSOvIDYBw#hl=pt-BR&q=ibanez+musician&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&um=1
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« Responder #123 : 11 de Setembro de 2013, as 19:55:40 »

Acho que é por ai mesmo, mas o que quis demonstrar é que alguns corpos não são feitos de inumeras peças, como esse ai, que é bem diferente da foto que existe na guita analizada no loucos por guitarra.

laerteandrade

Na primeira foto, noto uma secção na região do neck plate dividindo em duas partes, uma menor a direita, acho que se vc passar um paninho úmido será mais fácil notar, da pra notar nas outras fotos também.

zekkez

Nessa época eles tinham muito cuidado pra que as partes obedecessem certos padrões como o sentido e largura dos veios, não duvido que as madeiras fossem pesadas pra casar as peças.

Mas do jeito que foi apresentado na outra foto postada pelo felixmeirelles, é possível ver pedaços de madeira muito discrepantes entre elas.

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Olha, eu já tive uma Tagima da epoca do mojo, e coloquei lado a lado com uma fender MIM ano 2000, nem comparação em favor da Fender. O que me causa estranheza é a fender fazer corpos de 7 peças e o braço da guita ser de peça unica, me parece uma economia burra se isso realmente interferir na sonoridade.

Felix.

Fica evidente que a Fender é bem clara quanto à fabricação e composição do corpo das guitarras.
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Sinceramente. Aposto na Fender.

A utilização de várias peças de madeira em um único instrumento não me assusta.  A Alembic, Roland, Ibanez, BC Rich e tantas outras já utilizaram estes recursos em guitarras e baixos bem caros.  Madeiras diferentes, inclusive.   Os braços mais caros que equipam as Ibanez Prestige são feitos em 5 partes ! Então...

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http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1600&bih=815&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=ZiO--CWl_mECHM:&imgrefurl=http://www.joness.com/gr300/G-303.htm&docid=4nhDKo21Br4rWM&imgurl=http://www.joness.com/gr300/pics/G-303/GO1000.jpg&w=213&h=300&ei=O-wwUuXDDIOA8gTF14CYBw&zoom=1&ved=1t:3588,r:35,s:0,i:190&iact=rc&page=2&tbnh=193&tbnw=134&start=31&ndsp=37&tx=43&ty=106

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https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=alembic&psj=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.52109249,d.eWU,pv.xjs.s.en_US.e7W6Chm7DWQ.O&biw=1600&bih=815&dpr=1&um=1&ie=UTF-8&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=8OswUp_jOobQ8QSOvIDYBw#hl=pt-BR&q=ibanez+musician&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&um=1

« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, as 19:57:41 por laerteandrade » Registrado
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« Responder #124 : 11 de Setembro de 2013, as 21:25:53 »

Creio que os links abaixo ajudam a explicar porque as guitarras com alder usam mais peças de madeira que outras e porque é mais fácil encontrar guitarras com o corpo de poplar em uma peça:

http://www.woodworkerssource.com/Alder.html
http://www.woodworkerssource.com/Ash.html
http://www.woodworkerssource.com/Basswood.html
http://www.woodworkerssource.com/Poplar.html

O Alder é uma árvore pequena cujo diâmetro do tronco não ultrapassa 15 polegadas, sendo os mais comuns aqueles de até 6 polegadas.

O Ash e o Basswood tem troncos de 24 à 36 polegadas de diâmetro. Várias vezes maiores.

O Poplar então, é muito maior, com tronco de até 10 pés de diâmetro, ou seja, 120 polegadas.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, as 21:36:05 por zekkez » Registrado
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« Responder #125 : 12 de Setembro de 2013, as 09:04:47 »

Ta ficando muito interessante esse tópico!
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Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #126 : 12 de Setembro de 2013, as 09:07:29 »

Realmente! Legal!

O problema é que existem, como sempre, opiniões diferentes sobre o uso da madeira. Alguns renomados luthiers, por exemplo, preferem um corpo de duas peças a um de peça única!
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« Responder #127 : 12 de Setembro de 2013, as 10:55:04 »

Galera.

Um luthier baiano com quem eu mantinha contato no falecido Orkut, Batanj, uma vez trocou os braços entre duas stratos, uma squier e uma fender e deixou pra galera testar (sem saber da troca é claro) no atelier dele, e imagine, segundo relatos dele: Ninguém, absolutamente ninguém! Ousou dizer que a fender com braço squier era melhor.

Lógico que as guitarras tinham diferenças, e diga-se de passagem os captadores cerâmicos da squier (urgh!) .

Será que se trocassem as garrafas da fanta e da sukita, você notaria? Há, vai dizer que é igual?
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« Responder #128 : 12 de Setembro de 2013, as 11:08:44 »

Essa experiência eu mesmo já fiz. Isso acontece por um único motivo, a alma do instrumento está no braço, o braço é o principal para o timbre, o corpo varia pouco, como disse anteriormente, troquei um corpo de Fender MIM por um MIA, sinceramente, a diferença foi tão pequena no som que nem sei se realmente existiu. Já quando troquei o braço wd por um fender MIA, bom, ai o negócio mudou de figura.


Galera.

Um luthier baiano com quem eu mantinha contato no falecido Orkut, Batanj, uma vez trocou os braços entre duas stratos, uma squier e uma fender e deixou pra galera testar (sem saber da troca é claro) no atelier dele, e imagine, segundo relatos dele: Ninguém, absolutamente ninguém! Ousou dizer que a fender com braço squier era melhor.

Lógico que as guitarras tinham diferenças, e diga-se de passagem os captadores cerâmicos da squier (urgh!) .

Será que se trocassem as garrafas da fanta e da sukita, você notaria? Há, vai dizer que é igual?
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« Responder #129 : 12 de Setembro de 2013, as 11:37:28 »


Deve ser o efeito do Spaghetti logo.
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« Responder #130 : 12 de Setembro de 2013, as 11:58:15 »

acho muitas das vezes que um musico se deixa enganar pela marca e não pelo timbre ou seja se tem um logotipo fender gibson ou ibanez sempre alguns vão dizer que tal instrumento é mais top (concordo plenamente que alguns equipamentos mais em conta não tem tao boas ferragens e regulagens mais isso é um caso aparte)
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« Responder #131 : 12 de Setembro de 2013, as 15:54:18 »

Botando mais lenha na fogueira...

Umas considerações do Ritchie Fiegler, empregado da Fender por muitos anos e também considerado um guitar guru:
http://www.guitarattack.com/opinion/mythbusters.htm

Give 10 players of varying styles similar looking black guitars made of ash, alder and poplar. What is the overall favorite? Poplar, for its combination of lightness, balanced tone and sustain.
Pena que não consegui achar na internet as revelações que ele fez sobre a criação do V-Necks. 

PS: Não custa lembrar que o próprio Eric Clapton usou em uma tour a Fender MIM que ganhou de sua família, após ter se interessado por ela em uma loja.  Denominou-a "My Favorite Gift Ever".  Verdade que levou-a à Fender para trocar o braço e a eletrônica.  Mas o que interessa aqui é que o corpo "multicomposto" da Fender MIM é ressonante o suficiente para Ele !

http://www.fenderforum.com/forum.html?db=&topic_number=665419
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« Responder #132 : 12 de Setembro de 2013, as 16:20:05 »

E o John Suhr que adora Basswood?  A coisa complica... Mas a questão do braço talvez seja mesmo a deciiva.
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« Responder #133 : 12 de Setembro de 2013, as 16:22:02 »

Tinha levado fé nessa matéria até ler isso:

• What sounds better, Tube or Solid State? It’s about 50/50. the overwhelming percentage (high 90s) cannot tell the difference between a tube or SS amp.

Ai o rapaz forçou a barra, eu tenho um fender deluxe 112 plus, solid state, som lindissimo, massss, coloca um fender valvuladinho do lado, até no som limpo a diferença é anos luz. Então vou aceitar a opinião do cara com ressalvas.


Botando mais lenha na fogueira...

Umas considerações do Ritchie Fiegler, empregado da Fender por muitos anos e também considerado um guitar guru:
http://www.guitarattack.com/opinion/mythbusters.htm

Give 10 players of varying styles similar looking black guitars made of ash, alder and poplar. What is the overall favorite? Poplar, for its combination of lightness, balanced tone and sustain.
Pena que não consegui achar na internet as revelações que ele fez sobre a criação do V-Necks. 

PS: Não custa lembrar que o próprio Eric Clapton usou em uma tour a Fender MIM que ganhou de sua família, após ter se interessado por ela em uma loja.  Denominou-a "My Favorite Gift Ever".  Verdade que levou-a à Fender para trocar o braço e a eletrônica.  Mas o que interessa aqui é que o corpo "multicomposto" da Fender MIM é ressonante o suficiente para Ele !

http://www.fenderforum.com/forum.html?db=&topic_number=665419


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Tem uma série da G&L de telecasters que as que não são transparentes ou subursts são feitas de basswood tambem.

E o John Suhr que adora Basswood?  A coisa complica... Mas a questão do braço talvez seja mesmo a deciiva.
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« Responder #134 : 12 de Setembro de 2013, as 17:00:22 »

E o John Suhr que adora Basswood?  A coisa complica... Mas a questão do braço talvez seja mesmo a deciiva.

O Eddie também gosta, haha!

Na verdade para o John Suhr o "holy grail" das madeiras é a combinação basswood e top de maple.
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