Ok, não sabia da diferença.
Embora o Plautz também não aprovou o com"S".
A questão dos dobradores de tensão é que eles não são 100% perfeitos, ou seja, a tensão invertida (negativa) não é exatamente a negativa da entrada (ex.: entrada 9V, saída -9V), sempre variando um pouco, ou muito (entre 7,8 e 8,6V). Isso com o ICL7660 e ICL7660S.
Abraço.
Caro Ferro Velho e Demais,
Não é que eu não tenha aprovado o CI com terminação
S.
Um pouco mais abaixo do post que você citou, eu também falei:
Fovb
Seguinte.
Pelo que li, o Max1044 tem um pino de "boost" (terminal um) que, ao ser ligado ao positivo da alimentação, aumenta a frequência do chaveamento, levando-o para uma faixa inaudível para nós (coitado dos cachorros). Sem esse pino de "boost" a frequência de chaveamento é injetada no equipamento pela própria linha de GND.
O ICL7660, fabricado pela MAXIM, é o primo-pobre dos conversores de tensão, não possuindo internamente essa função de "boost". Assim, fica descartado para o uso em questão.
Já o ICL7660S, fabricado pela INTERSIL, tem a função de "boost" internamente, e é com ele que estamos trabalhando atualmente em nossos testes.
Os três CI´s são compatíveis pino a pino, sendo a única diferença a existência, ou não, da função de "boost".
O MAX1044 só achei pela internet por um preço muito caro.
Os ICL7660 (tanto da MAXIM como da INTERSIL), ficaram na média de R$ 7,00 a R$ 8,00 cada um.
Ainda tem o LT1054, mas esse não testamos, não sei se é compativel pino a pino e também não sei se tem a função de boost.
Abraços.
Na época do primeiro post só tinha o ICL7660, então eu reportei os testes.
No dia seguinte consegui um ICL7660
S e refiz os testes.
O resultado é que ativando a opção de boost do ICL7660
S o ruído sumiu no protótipo do Hell Gain 1 (HG-1, marshallizer em forma de pedal com algumas melhorias). Ao se desligar o pino 1 do CI o ruído voltava.
Após muito tempo o Alex Frias me deu um LT1054 que ele havia comprado para testarmos mas, diante dos resultados positivos com o ICL7660
S, não houve necessidade de usá-lo.
Assim, companheiros de ferro de solda, quem desejar usar o 7660 só atentem para ver se tem o
S no final. O restante após o
S (normalmente CPAZ), não influencia em nada.
Abraços.