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Autor Tópico: Moog VCF  (Lida 2522 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 04 de Fevereiro de 2013, as 18:44:44 »

Dois circuitos analogicos da epoca em que se tocava rock até nas radios, na China a guitarra eletrica era considerada uma perigosa arma da propaganda capitalista-imperialista-norte-americana e o unico "pedal" que os chineses conheciam era o de bicicleta velha  Cheesy

Atenção: circuitos não indicados para pessoal ainda inexperiente.

Ambos circuitos são diretamente derivados do "ladder network" desenvolvido pelo Dr. Robert Moog em sua tese de doutoramento sobre dispositivos controlados por voltagem para sintetizadores de audio frequencias.

O primeiro circuito contem buffers de entrada e saida na seção de filtro e está muito proximo do original desenvolvido por R.A. Moog, porem já com opamps. Não o contruí e desconheço quem o tenha feito:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_1.jpg
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_2.jpg
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_3.jpg

O segundo circuito é bem mais simples pois não contem buffers no ladder network. Funciona muito bem, tendo eu mesmo montado uma caixa de sapato cheia deles, alguns com varias modificaçoes interessantes:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_3.jpg
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_4.jpg

Algumas dicas sobre esse circuito

1. O sinal de ***qualquer*** captador é insuficiente para a sensibilidade de entrada do ladder network. É necessario um estagio de pre-amplificação de, pelo menos 100x. O TSW é perfeito para esse proposito.

2. Esse VCF pode ser muito bem utilizado de forma autonoma, isto é, sem controle de voltagem externo. Dessa forma ele opera como um "controle de tonalidade" com poderes especiais.

3. Os 4 capacitores que formam o ladder network podem ser comutados experimentalmente, e simultaneamente, atraves de uma chave seletora de 4 polos X 3 ou 4 posiçoes.

4. Um gerador de trapezoides (rampas) positiva ou negativa para controle de voltagem, junto com esse VCF, pode constituir o núcleo de um guitar-synth sério.

5. O controle de voltagem externo que utilizei para operar com esse VCF foi o LFO (senoidal) de um ring modulator da Oberheim. Wha-wha impossiveis de serem realizados com os pés são possiveis com essa fonte de controle. O circuito completo do Oberheim é esse:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_6.jpg

Guilherme
« Última modificação: 21 de Março de 2015, as 11:11:39 por hgamal » Registrado
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Obrigado
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« Responder #1 : 05 de Fevereiro de 2013, as 12:01:52 »

Wha-wha impossiveis de serem realizados com os pés são possiveis com essa fonte de controle. O circuito completo do Oberheim é esse:

Gostei dessa frase!
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dexamico
Visitante
« Responder #2 : 20 de Março de 2015, as 18:06:32 »

Sei que esse é um tópico antigo, mas parece que se encaixa no que eu procuro...

Eu estive procurando por algum material sobre sintetizadores para baixos, andei pensando sobre usar geradores de onda quadrada e dente de serra controlados pelo próprio sinal do baixo. Algo semelhante ao que fez a boss no SYB-5, mas de forma analógica. Só que esse tópico... Fiquei maravilhado com o que vi aqui!!!

Alguém testou esses circuitos com guitarras ou baixos? Funcionou? Tiveram sons interessantes?
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