Na minha opinião, praticamente todo fone de ouvido não presta pra reproduzir o som, fica muito agudo e estridente, até mesmo headphones bons mesmo. O interessante mesmo é colocar um pequeno falante, tem o projeto do Guero o Marshall ms2, eu fiz e é muito bom.
Concordo muito com o que tu falou. Eu fazia manutenção em telefones e usava um badisco.. tipo um telefone portátil usava um disco por pulsos.
Daí eu tinha que me meter em tudo quanto era buraco e não conseguia segurar o badisco deitado ou me equilibrando sobre forros. Então adaptei um fone de ouvidos com falantes pequenos dentro. usei os dois em série e usava pilhas para alimentar, tudo dentro do fone. era isolado da linha por transformador com hibrida..
Mas o amplificardozinho com transistores alimentado a pilha era o máximo. nunca me deixou na mão. ouvia até o gato da pessoa lá do outro lado. Não costumava ser estridente. Vou procurar ele, mas me lembro da topologia básica: amplificador com transistores BC639 e BC640 na saída. BC549 como amplificador polarizado por resistor de coletor(no caso a saída dos transistores) para base.
Abraços, T+