Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 19:00:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: confecção de mica  (Lida 7944 vezes)
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« : 22 de Janeiro de 2013, as 11:18:01 »

Olá pessoal, estou precisando de uma mica pra isolar um Ci3886 do dissipador e pensei em comprar um folha de transparência (daquelas usadas em retroprojetor) e fazer alguém já fez algo do tipo.
Aqui nas lojas não acho nem a pau pra compra.

abraço
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Janeiro de 2013, as 11:47:56 »

Mica é um mineral (natural) não é fabricado.  Se usar folha de transparência, provavelmente ela vai derreter (ou encolher, ou depois de algum tempo deixar de isolar o ci do dissipador), pois justamente o isolante vai num lugar que vai ficar quente pra burro.  

Vá numa oficina de conserto de ferros de passar roupa e peça uma folha de mica velha e recorte no tamanho desejado. Dentro de ferro de passar roupa tem uma boa folha de mica. Se tiver um quebrado/pifado, abra um e tire a mica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #2 : 22 de Janeiro de 2013, as 12:08:13 »

Obrigado por sanar minha dúvida e pela dica. Tenho um ferro de passar queimado aqui que me deu muita dor de cabeça por conta da patroa Cheesy, não sei porque ele queimou, foi usando pra transferência térmica nas minhas placas.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) abraço
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #3 : 22 de Janeiro de 2013, as 13:31:38 »

Olá.

Em fontes de PC é possível encontrar os isoladores de silicone, utilizados nos transistores e diodos de potência. Talvez um deles tenha tamanho compatível com o 3886. A propósito, sempre dá para colocar dois lado a lado, com um pouco de cuidado, se for preciso.

Lâminas de retroprojetor seriam boas alternativas, mas desconheço o comportamento térmico do material. Como não custa experientar, compre uma e verifique, aquecendo, se o material não encolhe com o calor ( não deveria, certo ? ). ao cortar o isolador definitivo, deixe uma boa margem ao redor do CI, só por segurança.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 22 de Janeiro de 2013, as 14:25:12 »

Mica de ferro, acho que não fica bom, porque o buraco é dificil de fazer.
Mais fácil é usar dissipador sem isolação para o CI e tentar isolar o dissipador da carcaça.

Abraços, T+
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #5 : 22 de Janeiro de 2013, as 14:25:48 »

transparencia para retroprojetor até serve, se for para Laser. a de INKJET não serve, ela não aguenta a temperatura além de conter uma pelicula muito fina que derrete facilmente. recentemente usei uma tira cortada de fora a fora para isolar 2 Tip142, 2 Tip147 , 2 BD139 E 1 BD140....
testei em volume máximo por mais de meia hora e o isolante resistiu bem.
segue foto do brinquedo. Grin
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 22 de Janeiro de 2013, as 14:29:27 »

MAs é muita pasta térmica.  assim atrapalha a transmissão de calor, não ajuda.
A transparência vai acabar derreteno e o CI será perdido, pois não é condutor térmico.

Abraços, T+
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #7 : 22 de Janeiro de 2013, as 14:31:47 »

MAs é muita pasta térmica.  assim atrapalha a transmissão de calor, não ajuda.
A transparência vai acabar derreteno e o CI será perdido, pois não é condutor térmico.

Abraços, T+
parece que tem muita pasta, mas é apenas em volta, vc passa um pouco e ela espalha e fica essa meleca toda  Embarrassed
Mas tem uma camada bem fina.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 22 de Janeiro de 2013, as 14:34:41 »

Me expressando melhor:
A transparência, não conduz calor, e o CI esquentando vai ser danificado.  Eu não faria isso.
Além disso, acetato vai derreter e se tiver perigo no curto-circuito, vai acontecer tragédia.

Abraços, T+
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #9 : 22 de Janeiro de 2013, as 14:39:16 »

pensando por esse lado vc tem razão, mas de qualquer jeito isso não vai ser definitivo. foi pra testar. amanhã estou indo pra sampa novamente. e devo comprar as micas. se fosse meu o amp eu deixava só pra ver até onde ia aguentar  Roll Eyes
Outra coisa, um Ci principalmente o LM3886 esquenta bem mais  que um par de transistores de potencia. Legal!
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2013, as 14:40:56 por edyguitar » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #10 : 22 de Janeiro de 2013, as 15:37:46 »

parece que tem muita pasta, mas é apenas em volta, vc passa um pouco e ela espalha e fica essa meleca toda  Embarrassed
Mas tem uma camada bem fina.

Sei bem oque é isso... você passa um pouquinho de pasta e acaba sujando tudo em volta!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 22 de Janeiro de 2013, as 16:38:55 »

Mica de ferro, acho que não fica bom, porque o buraco é dificil de fazer.

Simples: use um furador de papel (pra colocar as folhas em pastas). O furo fica perfeito na mica (eu já fiz). Se achar que o furo ficará grande, o furo no LM3886 é de 150mils (3,8mm), quase do mesmo tamanho, além disso tem que usar a bucha isolante também com o parafuso (senão não adianta nada usar a mica).  Apenas desfolhe a placa de mica pra conseguir uma lâmina mais fina (quanto mais fino melhor).

Como o prof. A.sim comentou, eu também não sei qual a propriedade térmica da transparência (tem a pré encolhida para impressoras laser - de filme de poliéster) no tocante à resistência térmica dela, mas deve ser alta, o que prejudicaria a transferência de calor do ci para o dissipador, piorando a performance e durabilidade do amplificador.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2013, as 16:46:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #12 : 22 de Janeiro de 2013, as 18:02:42 »

Olá.

A condutividade térmica da mica é difícil de ser atingida por qualquer outro material isolante - 0,70 W/(mK) contra valores entre 0,15 a 0,45 W/(mK). Entretanto, se a temperatura do CI se mantiver dentro do admissível, o uso de filmes plásticos é perfeitamente aceitável - desde que o material não derreta ou encolha.

A própria mica não é assim tão santa - sua presença chega a triplicar a resistência térmica do contato CI - dissipador, mesmo com pasta térmica. O idela sempre é não usar isolador, mas, sim, isolar o dissipador, que às vezes é bem fácil.
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #13 : 22 de Janeiro de 2013, as 21:41:44 »

Eu acredito que isso seja a melhor opção quando não pode haver contato do CI com o dicipador.
O nome é thermal pad, não sei como é em português.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459616847-thermal-pad-termico-p-dissipador-chipset-vga-memoria-20mm-_JM
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 22 de Janeiro de 2013, as 22:27:29 »

Se resolver fazer direito e sem gambiarras de transparências e coisas assim:

http://www.altanatubes.com.br/webstore/Default.aspx?id=3443

Aproveita e compra mais algumas coisas pra ajudar o Eduardo.

Abraços.

PS.: Eduardo, separa a minha comissão. Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal