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Autor Tópico: Método da acetona  (Lida 78551 vezes)
Rikkitow
Visitante
« : 17 de Outubro de 2009, as 19:16:12 »

reabrindo o tópico do fórum antigo (para quem não sabe do que se trata: http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&id=62946&catid=25&limitstart=60 )
alguém mais conseguiu algum resultado? esses dias testei com um removedor de esmalte (vulgo acetona mega diluída e batizada) que tinha aqui em casa mas não deu certo =(
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Skywalker79
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« Responder #1 : 21 de Outubro de 2009, as 13:59:07 »

Pô que legal, vou testar em casa hoje!  Grin
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« Responder #2 : 24 de Outubro de 2009, as 15:59:50 »

Leiam neste LINK...lá diz tudo o que precisam saber... Wink

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&catid=25&id=62946&limitstart=60


Desejo sucesso!  Cheesy
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Emerson_SNK
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« Responder #3 : 24 de Outubro de 2009, as 19:31:53 »

tentei 5 vezes e consegui uma... é melhor e mais rápido fazer com transparência e ferro de passar mesmo.

com acetona demora muito e tem que ficar esfregando até o papel desmanchar, achei muito trabalhoso.
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MateusMN
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« Responder #4 : 31 de Outubro de 2009, as 10:38:52 »

  Olá, testei esse método esses dias atrás, funcionou perfeito, mas tive que despejar acetona em cima do papel já pregado na placa.Dá um pouco de trabalho pra tirar o papel depois, mas é rápido e fácil, tentem fazer aí e me falem o resultado!
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« Responder #5 : 10 de Novembro de 2009, as 12:39:32 »

Eu sempre consegui utilizar acetona pra transferir sem problemas.

Molho um algodão com acetona, passo ele no papel e depois deixo ele em cima por um tempo.
Fica muito bom e num preciso gastar com papel especial, imprimo no trabalho mesmo.
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gui_toscan
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« Responder #6 : 30 de Novembro de 2009, as 09:27:02 »

Depois de algumas tentativas obtive meio sucesso =P Eu encharquei a placa com o papel sulfite em cima e pressionei bastante (com as palmas das mãos mesmo). A região onde eu apliquei maior pressão teve um resultado satisfatório, já a outra parte....


Eu utilizei uma acetona "batizada", dessa de supermercado mesmo. Talvez ela numa concentração maior e com uma imagem fotocopiada a laser fique melhor
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blackcorvo
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« Responder #7 : 09 de Dezembro de 2009, as 01:05:20 »

porque não tentam fazer uma peça em MDF ou com pedaços de madeira de caixa de feira mesmo, semelhante à estrutura de um carimbo, de forma que possa-se pressionar o papel à placa pra conseguir um resultado melhor? seria bem simples de fazer. aí é só fazer alguns nos tamanhos padrões de placas para circuit impresso (5x5, 10x10, etc) e procurar usar um recipiente parecido com uma assadeira, ou mesmo usar uma assadeira velha, ou ainda comprar uma nas famosas lojinhas de 1,99 , para assim poder usá-la de recipiente... mas é só uma idéia. eu mesmo ainda tenho de testar essa idéia do solvente...
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kinghugo
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« Responder #8 : 26 de Janeiro de 2010, as 13:44:36 »

Eu só faço desse jeito, a impressão ou a cópia tem que estar muito boa, se não fica ruim.
Levo no máximo 5 minutos pra placa ficar pronta
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« Responder #9 : 31 de Janeiro de 2010, as 13:49:24 »

SÓ FUNCIONA EM IMPRESSÃO EM MÁQUINA FOTOCPIADORA A LASER "COLORIDA" e em papel COMUM...pois derrama MUUUUUUUUUUUUITO toner no papel..chega a ficar brilhando a impressão no papel!!!
Daí vc recorta a impressão, coloca em cima do fenolite, derrama acetona comum mesmo em cima do papel segurando com o dedo, vai pressionando com o dedo mesmo (sem mexer senão borra), quando secar a acetona do papel, coloca mais um pouco, aperta com os dedos denovo, espera secar e mete debaixo dágua. debaixo da torneira aberta com água caido em cima, vai passando o dedo que o papel vai saindo...MAS PASSE O DEDO COM CUIDADO, DE LEVE senão AS TRILHAS SAEM JUNTO COM O PAPEL.
Vai passando o dedo do centro para as beiradas, sempre debaixo dágua...daí FUNCIONA!

Mas lembrem...IMPRESSÃO EM LASER COLORIDO na cor PRETA...pois a máquina faz a mistura e a tinta fica ABUNDANTE...daí o papel fica ENXARCADO e a impressão no fenolite fica ÓTIMA!!!

Senão...é melhor fazer transferencia térmica mesmo...mete o ferro na boneca (na fenolite)...hehehe... Evil
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« Responder #10 : 31 de Janeiro de 2010, as 17:47:33 »

Mas lembrem...IMPRESSÃO EM LASER COLORIDO na cor PRETA...pois a máquina faz a mistura e a tinta fica ABUNDANTE...daí o papel fica ENXARCADO e a impressão no fenolite fica ÓTIMA!!!

Senão...é melhor fazer transferencia térmica mesmo...mete o ferro na boneca (na fenolite)...hehehe... Evil
Trabalhei muito tempo em gráfica rápida e as máquinas tem essa capacidade, mas o arquivo vai precisar ser editado. Como a máquina funciona com quatro cores (cian, magenta, amarelo e preto) o desenho que vai ser impresso precisa ser formado por essas quatro cores. Se a placa estiver em formato vetorial (como as do tonepad), basta abrir o pdf no corel, selecionar a placa, ajustar algum furo de ilha que some e coisinhas assim, usar o sistema de cor cmyk e preencher as trilhas com 100% cian, 100% magenta, 100% amarelo e 100% preto. Assim voce garante as quatro cores.
Se o arquivo for em bitmap (como as do general guitar gadgets) vai precisar abrir no photoshop, selecionar as trilhas e aplicar as mesmas quatro cores.
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« Responder #11 : 01 de Fevereiro de 2010, as 00:28:24 »

Mas lembrem...IMPRESSÃO EM LASER COLORIDO na cor PRETA...pois a máquina faz a mistura e a tinta fica ABUNDANTE...daí o papel fica ENXARCADO e a impressão no fenolite fica ÓTIMA!!!

Senão...é melhor fazer transferencia térmica mesmo...mete o ferro na boneca (na fenolite)...hehehe... Evil
Trabalhei muito tempo em gráfica rápida e as máquinas tem essa capacidade, mas o arquivo vai precisar ser editado. Como a máquina funciona com quatro cores (cian, magenta, amarelo e preto) o desenho que vai ser impresso precisa ser formado por essas quatro cores. Se a placa estiver em formato vetorial (como as do tonepad), basta abrir o pdf no corel, selecionar a placa, ajustar algum furo de ilha que some e coisinhas assim, usar o sistema de cor cmyk e preencher as trilhas com 100% cian, 100% magenta, 100% amarelo e 100% preto. Assim voce garante as quatro cores.
Se o arquivo for em bitmap (como as do general guitar gadgets) vai precisar abrir no photoshop, selecionar as trilhas e aplicar as mesmas quatro cores.

Mano!!!!
eu abro o arquivo do TONEPAD em PDF, seleciono, copio, colo no PAINTBRUSH mesmo, salvo como .JPEG, colo no WORD, coloco do tamanho certo medindo um CI na tela pra ajustar a impressão em tamanho real mesmo (coloco o WORD com visualização de tela em 98%...É BATATA), daí meto todas as impressões das minhas PCBs numa página de WORD, coloco num pendrive, vou numa gráfica qualquer e mando imprimir a "bagaça" e pronto...coisa PRIMITIVA e FÁCIL.
Não uso nada de COREL, ajuste de cores e photoshop...é só mandar imprimir em PRETO alta qualidade e em IMPRESSORA LASER COLORIDA...e só.
 Afro
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« Responder #12 : 01 de Fevereiro de 2010, as 09:13:43 »



Mano!!!!
eu abro o arquivo do TONEPAD em PDF, seleciono, copio, colo no PAINTBRUSH mesmo, salvo como .JPEG, colo no WORD, coloco do tamanho certo medindo um CI na tela pra ajustar a impressão em tamanho real mesmo (coloco o WORD com visualização de tela em 98%...É BATATA), daí meto todas as impressões das minhas PCBs numa página de WORD, coloco num pendrive, vou numa gráfica qualquer e mando imprimir a "bagaça" e pronto...coisa PRIMITIVA e FÁCIL.
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 Afro
Essa é a maneira gambiarra de fazer. O Word é um editor de texto, sem muita qualidade para outras coisas além disso. Geralmente a maioria dos arquivos vem somente com a informação do preto. Se voce não informar para a impressora que ela vai ter que usar os outros 3 toners, ela vai usar somente o preto. Esse ajuste que eu ensinei no corel também é primitiva e fácil. Pode continuar fazendo do seu jeito que funciona também. Sempre salve seu arquivo jpg no modo cmyk que com certeza o preto vai conter as 4 cores, mas para 100% em cada cor precisa editar.
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Cogumelo
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« Responder #13 : 10 de Fevereiro de 2010, as 12:24:37 »

Olá pessoal!

Só estou aqui pra postar meus resultados com a acetona.

Bem, semana passada invoquei com a idéia, fui na farmacia e comprei uma acetona da marca ADV, tirei fotocópias  "frescas" e cheguei em casa faceiro, tentei 7 vezes e nem marcou a placa. Fiquei bravo com isso, perdi dinheiro e tempo...porém minha mae foi no mercado no sabado e trouxe acetona para minhas irmãs, sem saber que eu tinha comprado. Era de uma outra marca, Farmax, fiquei encucado, agora a pouco fui testar e me surpreendi com o resultado, nunca cheguei nem perto de fazer isso com o ferro, vo no mercado e pegar o estoque de Farmax deles aushduhasd.

Recomento, mais tentem com varias marcas, antes de dizerem que não funciona.

Abraço!

Mensagem Mesclada
Só completando pra quem ta em dúvida de tentar ainda....fiz 3 placas perfeitas entre 3 tentativas.
 
Valeu!
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, as 14:54:11 por Cogumelo » Registrado
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« Responder #14 : 11 de Fevereiro de 2010, as 21:21:17 »

Fiz um teste com a acetona agora (marca Alyne) e ela transferiu todo o desenho para a placa (fibra de vidro). Só que transferiu o desenho borrado em vários pontos. Pode ter sido por causa da qualidade da acetona, por pressão excessiva dos dedos, quantidade de toner no desenho ou por vários outros fatores, isolados ou combinados. Precisa de mais experiências. Funciona, mas até o momento, por ordem de preferência: transferência térmica, método fotográfico e acetona.
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