Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 08:23:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amp perde brilho e volume  (Lida 11850 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 20 de Janeiro de 2013, as 12:08:27 »

Ola amigos

Pesquisei uma resolução para o meu problema mas sem alternativa viável. Acredito que meus companheiros daqui do fórum possam me ajudar.
Pra piorar não encontro o esquemático dele na net, pra variar

Estou enfrentando problemas com um meteoro modelo vulcano g100.
Quando ligado depois de estar em repouso por bastante tempo apresenta  volume e timbre excepcional.
Mas basta aguadar uns 10 minutos que perde o brilho e o volume cai consideravelmente.
Duas coisas que reparei foi que com o master zerado, se eu aumentar o volume do canal o sinal soa, apesar de fraco. Isso é normal? O master  não deveria cortar o som totalmente?

Também o tonestack perde sua eficiência. Apesar de modular do 0 ao 10, o agudo e médio não alteram o timbre.
Troquei recentemente a válvula do pré por uma RCA, que melhorou muito o som, mas que não resolveu esse problema de perda de eficiência.

Seria algum capacitor em fuga ?
Por gentileza, aguardo a opinião dos colegas.

Um forte abraço

Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 20 de Janeiro de 2013, as 14:11:21 »

Que idade tem o amplificador? Este é um sintoma clássico de válvula "cansada". Funciona bem por um tempo e vai perdendo eficiência se usado por mais de meia hora.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #2 : 20 de Janeiro de 2013, as 19:29:47 »

Que idade tem o amplificador? Este é um sintoma clássico de válvula "cansada". Funciona bem por um tempo e vai perdendo eficiência se usado por mais de meia hora.

Pois é, justamente isso que deixa encucado. Esse amp é hibrido e utiliza uma 6BQ7 no pré.
Troquei ela faz umas 3 semanas, no início foi utilizado por poucos minutos sem problemas mas quando foi realmente exigido, por umas 2 horas seguidas, apresentou este sintoma.
Descartando a possibilidade de ser a válvula, o que mais podemos investigar?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #3 : 21 de Janeiro de 2013, as 08:56:47 »

Troquei ela faz umas 3 semanas, no início foi utilizado por poucos minutos sem problemas mas quando foi realmente exigido, por umas 2 horas seguidas, apresentou este sintoma.
Descartando a possibilidade de ser a válvula, o que mais podemos investigar?

Como assim "descartando"? Você trocou a válvula e passou a dar o problema? Pode ter sido justamente a troca da válvula!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #4 : 21 de Janeiro de 2013, as 09:31:27 »

Troquei ela faz umas 3 semanas, no início foi utilizado por poucos minutos sem problemas mas quando foi realmente exigido, por umas 2 horas seguidas, apresentou este sintoma.
Descartando a possibilidade de ser a válvula, o que mais podemos investigar?

Como assim "descartando"? Você trocou a válvula e passou a dar o problema? Pode ter sido justamente a troca da válvula!
...Troquei recentemente a válvula do pré por uma RCA, que melhorou muito o som, mas que não resolveu esse problema de perda de eficiência...
Haroldo, pelo que eu entendi ele trocou a valvula justamente por causa deste problema... por isso ele descartou ser a valvula...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #5 : 21 de Janeiro de 2013, as 10:44:43 »

Beleza, tente descobrir se o problema está no pré ou no power, se o amp possuir "send/return", experimente injetar a saída do pré em outro amp. Se funcionar, faço o oposto, injete a saída de outro pré no power do do seu amp.

Isolando o problema, diminui bastante os cenários de falha!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #6 : 21 de Janeiro de 2013, as 11:22:03 »

Troquei ela faz umas 3 semanas, no início foi utilizado por poucos minutos sem problemas mas quando foi realmente exigido, por umas 2 horas seguidas, apresentou este sintoma.
Descartando a possibilidade de ser a válvula, o que mais podemos investigar?

Como assim "descartando"? Você trocou a válvula e passou a dar o problema? Pode ter sido justamente a troca da válvula!
...Troquei recentemente a válvula do pré por uma RCA, que melhorou muito o som, mas que não resolveu esse problema de perda de eficiência...
Haroldo, pelo que eu entendi ele trocou a valvula justamente por causa deste problema... por isso ele descartou ser a valvula...

Exatamente, Kem

Fiz a troca da válvula e por isso acredito que não seja essa a causa do problema, salvo se ela coincidentemente (e miseravelmente!) também apresenta defeito.
Existe alguma maneira de testar essa válvula utilizando um multímetro?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #7 : 21 de Janeiro de 2013, as 11:59:48 »

Existe alguma maneira de testar essa válvula utilizando um multímetro?

Eu acho que você deveria te4ntar mais a dica do hgamal antes de qualquer coisa, isolar o problema é uma ótima idéia
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #8 : 21 de Janeiro de 2013, as 17:11:12 »

Beleza, tente descobrir se o problema está no pré ou no power, se o amp possuir "send/return", experimente injetar a saída do pré em outro amp. Se funcionar, faço o oposto, injete a saída de outro pré no power do do seu amp.

Isolando o problema, diminui bastante os cenários de falha!

Ok.
Como não tenho um pré-amp para fazer um teste em casa só poderei testar o pré dele a principio.
Plugarei o "send" do vulcano no in do meu thunder sound, e farei um teste de pelo menos 30 minutos tocando.
Em seguida postarei o resultado.

Um forte abraço

-----
Então...

Fiz o teste conforme citei anteriormente:

Guitarra----> input(Vulcano) -----> send vulcano -----> input (Giannini Thunder sound)

Pluguei e aquele som encorpado, cheio de brilho e volume de ensurdecer se colocar em 12 horas se apresentou.
Só que depois de uns 45 minutos tocando ocorreu o mesmo sintoma.  Batendo Cabeça Creio, portanto, que seja algo no pré do Vulcano.

O que dizem meus amigos do forum? O que posso verificar de começo?

Um forte abraço
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, as 22:03:02 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Marcel.
Visitante
« Responder #9 : 21 de Janeiro de 2013, as 23:14:27 »

Tentou também colocar ao contrário? O thunder sound não tem send/return não, pra ver o power do vulcano?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 22 de Janeiro de 2013, as 08:08:42 »

Existe alguma maneira de testar essa válvula utilizando um multímetro?

O máximo que dá para ver com um multímetro é se o filamento está integro. E mesmo assim com certas resalvas no tocante a curto interno. Para avaliar o que você precisa, teria que ser num testador de válvulas, do tipo que eu tenho na loja.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #11 : 22 de Janeiro de 2013, as 08:14:00 »

Tentou também colocar ao contrário? O thunder sound não tem send/return não, pra ver o power do vulcano?

Não tem jeito não Marcel. O Thunder não tem loop de efeitos não.  Sad
Mas pelo jeito é o pré mesmo.
o Kem me deu a dica, em mensagem particular, pra eu observar se tem algo esquentando demais, transformadores, capacitores ou válvula, mas não percebi nada.

E agora sem testador de válvula, o que fazer?  Cry

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #12 : 22 de Janeiro de 2013, as 09:00:53 »

Bom, o próximo passo é medir a tensão de alimentação durante o processo!

Abre o bicho, procura onde os CIs são alimentados. Meça a tensão de alimentação, até o momento que o defeito acontecer. Se a tensão muito, o problema pode ser a alimentação do AMP.

Geralmente, nos amps com válvula no pré, há uma alimentação de alta-tensão para a válvula. Você deve achar o ponto onde esta tensão é gerada e repetir o teste acima!

CUIDADO COM ISSO, ABRIR UM AMPLIFICADOR E MANIPULÁ-LO É POTENCIALMENTE PERIGOSO, FAÇA ISSO SE VOCÊ POSSUIR PRÁTICA - SE NÃO TIVER, PEÇA AJUDA A ALGUÉM QUE TENHA. HÁ RISCO DE MORTE EM MUITOS CASOS!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #13 : 22 de Janeiro de 2013, as 12:30:52 »

 Olha só, pelos sintomas (depois de algum tempo tocando, o som perde o brilho), eu apostaria em um capacitor/resistor com solda fria próximo a válvula de pré ou de elementos que dissipem calor (transistores, resistores e diodos zener de potência, etc).

 Um teste que pode fazer é tocar até dar o devido defeito, desligar o amplificador, e rapidamente religá-lo. Se apresentar o mesmo problema acredito que seja isso, e uma inspeção visual minuciosa poderá acusar alguma coisa!

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #14 : 22 de Janeiro de 2013, as 12:40:11 »

Um teste que pode fazer é tocar até dar o devido defeito, desligar o amplificador, e rapidamente religá-lo. Se apresentar o mesmo problema acredito que seja isso, e uma inspeção visual minuciosa poderá acusar alguma coisa!

 Um abraço!

 Eduardo
Obrigado Ledod

De fato, desligando e logo após 1 minuto religando acontece a mesma coisa. Só vai melhorar depois que esfriar totalmente, ou seja, no outro dia (fato que vivenciei).

Hoje vou desmontá-lo e verificar com carinho todas as soldas em busca de algo suspeito.
Volto em seguida pra contar o resultado.
Um forte abraço



-----
Olá pessoal

De acordo como relatei ontem abri o Vulcano em busca de possíveis defeitos.
Abre, tira parafusos, verifica trilhas e soldas, capacitores e todos os componentes, e nada. Até o momento que resolvi tirar a válvula do soquete e voilá!


O Mestre Eduardo tinha razão, era coisa de válvula. Zinabre e eletrônica não dão certo juntas,  Cheesy

Tirei ela e limpei os pinos com bombril.
Peguei uma 12ax7 antiga que eu tenho guardado e tirei e coloquei várias vezes pra limpar a oxidação do soquete.
Aí quero abrir um parenteses...
Eu deixei a 12ax7 no soquete por "descuido" e liguei-o pra testar... e não é que funcionou!  Undecided
Ele soou bem, mas não sabia que era substituta da 6BQ7, uai.

Enfim, tirei a 12ax7 e espetei a original. Som, volume  e timbre excepcional.

Hoje farei um teste de fogo, tocando com ele no ensaio da banda.

Um forte abraço
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, as 08:15:48 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal