Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Outubro de 2024, as 23:20:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de Montagem - Hi Octane  (Lida 4193 vezes)
Ispadoto
Visitante
« : 19 de Janeiro de 2013, as 13:44:58 »

Boa tarde meus amigos!

Estou começando meu diário de montagem do Hi-Octane.
Colocarei aqui, as minhas dificuldades, dúvidas, erros e acertos da empreitada! _

Para começar, vou colocar a técnica que utilizei para fabricação da placa de circuito impresso. Tive muitos problemas e falhas ao tentar pelos métodos convencionais, pela falta de experiência, paciência e material. Após algumas tentativas frustradas, cheguei a uma técnica que considero até o momento a mais prática de todas: Plotagem de adesivo em vinil (é o nome que sempre escutei falar, consiste em uma máquina que recorta desenhos em adesivos, geralmente são letras, para colar em carros e faixas de divulgação).

Fui a uma empresa especializada neste serviço aqui em minha cidade e, entregando para eles o desenho da placa (no sentido correto pois o disponibilizado está invertido para a transferência) eles plotaram 2 cópias do esquema para mim com as medidas exatas. Me cobraram R$ 2,50 cada adesivo.
Daí foi só colar este adesivo na placa e corroer.

Para que eles consigam plotar, o desenho tem que estar vetorizado, no formato do CorelDraw, eu tenho ele aqui, quem quiser me manda uma MP ou me ensinem como anexar arquivos ao post.

Seguem as fotos do adesivo e da corrosão:

O adesivo fabricado...

Notem que os escritos e alguns detalhes como os "x" de pinos não usados das válvulas, eu tive que fazer à mão porque são muito finos para serem recortados pela máquina de plotagem...

Corroendo a placa

Já corroída e adesivos removidos... faltou apenas uma palha de aço para deixar brilhante... Trilhas perfeitas!!!!

E aqui onde estou no momento: Placa furada e colocando os componentes... Utilizei broca de 1mm (ao lado)... Bem fácil de furar!

E surgiu minha primeira dúvida na hora de colocar os componentes: Os diodos, para qual lado fica o catodo ? Lado onde será soldado o fio ou para o outro ?

Bom, é isso!
Assim que soldar os componentes, posto mais fotos!

Abraço a todos!

-----
Fiz o upload do desenho vetorizado pronto para ir para a plotagem no 4sharad.
Segue o link:

http://www.4shared.com/file/kRwTceRp/PLACA_CIRCUITO_Hi_O.html

Para quem quiser, a empresa que eu fiz a impressão é esta: www.tpzvisual.com.br quem quiser pedir para eles e ver se enviam pelo correio...  (não to fazendo propaganda, apenas informando o local que fiz).
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2013, as 13:54:56 por Ispadoto » Registrado
Gonzo
Visitante
« Responder #1 : 19 de Janeiro de 2013, as 14:42:14 »

E surgiu minha primeira dúvida na hora de colocar os componentes: Os diodos, para qual lado fica o catodo ? Lado onde será soldado o fio ou para o outro ?

para o outro!! o fio entra no anodo, lembrando que o catodo é o lado que tem a marcação(risco)

porque não enverniza a placa? vai ter mais facilidade pra soldar e não vai ter problemas futuros com oxidação, álcool isopropilico+breu é uma ótima solução, fácil e barata! 

boa sorte!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2013, as 14:46:20 por Gonzo » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #2 : 19 de Janeiro de 2013, as 14:57:50 »

Sim! Envernize sua placa! Mas isso depois de passar um bombril...
Qualquer loja de eletrônica vende esse verniz com breu, que é "transparente" (na placa). No vidro ele é amarelado.
Essa idéia da plotagem parece ser bem bacana, hein... A questão é saber se a gráfica faz a plotagem de PCIs com trilhas finas... Essa PCI do Hi Octane é boa porque tem umas trilhas e ilhas bem grossas.

Olhando o esquema elétrico, o diodo faz uma setinha, com um triângulo e um traço, apotando pra um lado. O lado desse traço é exatamente o mesmo lado onde o diodo real tem um traço também, não tem como errar...

Cara, não sei o tamanho do seu conhecimento em eletrônica, principalmente em valvulados, mas tome cuidado!!! Cuidado com a polaridade dos capacitores, principalmente!! Cuidado também pra não levar choques, esse circuito tem tensões que pode te matar! Todo cuidado é pouco!

Abraços e boa sorte!
Visitante
« Responder #3 : 19 de Janeiro de 2013, as 15:11:02 »

Gonzo e Marcel,

Obrigado pelas dicas! Ia aproveitar este sábado chuvoso por aqui para soldar componentes mas nem farei isso...
Comprarei este verniz no início da semana e passarei nela... Dá pra ver mesmo as marcas de dedos já oxidando ela toda...

Quanto à trilhas menores, realmente não sei dizer se é possível ou não, vai de imprimir numa sulfite ir até lá e perguntar...

Obrigado quanto à preocupação sobre a segurança Marcel! Realmente ainda sou novato na eletrônica mas antes de começar lí bastante coisa a respeito da segurança (e lerei novamente quando chegar a hora dos testes)

Obrigado!
Visitante
« Responder #4 : 19 de Janeiro de 2013, as 15:31:32 »

É assim que se fala.
Qualquer coisa, mande as ordens!

Abraço!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #5 : 19 de Janeiro de 2013, as 15:47:08 »

Com certeza um valvulado não é o ideal para o primeiro projeto, pelos motivos já citados; como vai esperar o verniz para depois montar, eu diria para aproveitar este tempo para ler bastante na parte de valvulados, vendo os erros e acertos, e ir pegando experiência.  O ideal seria se ambientar com outros projetos com tensões de alimentação menor.

O perigo é real; a intenção aqui não é amedrontar, mas cuidar para que acidentes não aconteçam!

É comum, na ansiedade de ver funcionando, não se tomar as devidas precauções, principalmente quando não se têm conhecimento dos riscos reais.

Mas ainda assim, se não tiver experiência, é prudente, que procure um amigo técnico para acompanhar, pelo menos da 1ª vêz.

Monte primeiro só a parte referente a fonte, verifique se está tudo ok; e só então monte o resto, tenha muita paciência e atenção.  Nunca monte todo o circuito, e ligue logo após para ver se funciona.

Boa sorte no projeto, vou continuar acompanhando o "Diário"

Abraços,
Alfredo
Ispadoto
Visitante
« Responder #6 : 19 de Janeiro de 2013, as 16:08:32 »

Olá Alfredo!

Um amigo meu que é experiente em eletrônica está de sobreaviso para o momento da ligação!
Por enquanto, como é soldagem de componentes e tudo mais, estou encarando como uma terapia e fazendo calmamente todos os processos...

Mas com certeza tomarei todos os cuidados necessários! Quero ver meu filho tocando com esse amplificador quando ele crescer! rsrsr

Abraço!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #7 : 19 de Janeiro de 2013, as 16:13:11 »

Olá Alfredo!

Um amigo meu que é experiente em eletrônica está de sobreaviso para o momento da ligação!
Por enquanto, como é soldagem de componentes e tudo mais, estou encarando como uma terapia e fazendo calmamente todos os processos...

Mas com certeza tomarei todos os cuidados necessários! Quero ver meu filho tocando com esse amplificador quando ele crescer! rsrsr

Abraço!

Agora sim; sei que os devidos cuidados serão tomados! Legal!
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #8 : 19 de Janeiro de 2013, as 18:16:25 »

Eu já faço a um bom tempo plottado, tem até fotos em tópicos se procurar, até citei sobre as trilhas finas,
vai muito do equipamento que pode regular a velocidade e o desenho como se faz e tal, eu consigo ótimos resultados,
mas a máquina tem que estar bem calibradinha!

Sucesso na montagem tomara que não fique bugado como meu tópico bloqueando de atualizar!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #9 : 19 de Janeiro de 2013, as 19:03:17 »

Ispadoto, não entendi umas coisas...
Esse é o Hi-Octane do AX84?
Ele usa 3 valvulas, 2 12AX7 e uma EL84.
Aquele espaço no PCB é para qual delas?
Como vão ser ligadas as outras 2? E o que você fez foi o agrupamento de 3 ou 4 placas numa só ou o layout é assim mesmo?
I don't want to die young...
I want to diode!
tcgomes
Visitante
« Responder #10 : 19 de Janeiro de 2013, as 19:11:25 »

Kem, sei que a pergunta não foi para mim, mas pela PCB, parece que ele tá seguindo este layout: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=HO

Abraços.
Visitante
« Responder #11 : 20 de Janeiro de 2013, as 12:51:04 »

marcusbass,
Bacana saber... na realidade eu procurei antes de postar, mas não consegui encontrar, por isso imagine (ingenuamente) que seria alguma novidade por aqui... Eu em breve selecionarei alguns circuitos de pedais e pedirei uma nova plottagem para ver se será possível nesta empresa que fiz esta... Vamos ver se terei sorte com eles! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Kem,
tcgomes tem razão, estou utilizando o "layout Handmades"... http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=HO

Colaborador

Obrigado

« Responder #12 : 21 de Janeiro de 2013, as 01:32:07 »

Então o segredo ta em como desenhar sabe, se você pegar o jeito de desenhar,
vai conseguir fazer placas perfeitas sempre, depois faço um desenho explicando,
é que a plotter é do meu pai então acabei tendo tempo pra testar já que a transferência
térmica eu NUNCA consegui fazer!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
whitebilly
Visitante
« Responder #13 : 21 de Janeiro de 2013, as 07:38:17 »

Gente eu trabalhei com plotter de recorte uns 8 anos, posso dizer que...
Circuitos com trilhas grandes como essa. é tranquilo, mas se querem pra fazer de pedais menores, podem esquecer.
Hoje chegaram minhas frezaz de 0,01mm vou testar na router pra ver como fica.

Belo trabalho, boa sorte
Colaborador

Obrigado

« Responder #14 : 21 de Janeiro de 2013, as 11:25:37 »

Gente eu trabalhei com plotter de recorte uns 8 anos, posso dizer que...
Circuitos com trilhas grandes como essa. é tranquilo, mas se querem pra fazer de pedais menores, podem esquecer.
Hoje chegaram minhas frezaz de 0,01mm vou testar na router pra ver como fica.

Belo trabalho, boa sorte

Descordo já fiz trilhas de meio milimetro  tranquilamente com a plotter, também trabalho a um bom tempo com ela,
tinha 8 anos quando chegou na minha casa, uma novidade no brasil uma plotter de área de recorte de 16 cm,
e basta baixar o speed dela, usar com a faca sempre em dia, ela corta sim bem tranquilo, também é bom usar adesivo de qualidade,
pra não dilatar na hora do corte, até a cor do adesivo devido ao material usado na confecção influência diretamente
no sucesso!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: