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Autor Tópico: Regular Caixas de som usando um Afinador  (Lida 5527 vezes)
overlock
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« : 15 de Janeiro de 2013, as 12:33:49 »

Boas galera.
Ontem a noite meu cérebro não me deixou dormir, e eu comecei a ter as mais loucas idéias possíveis.
Uma delas foi de ajustar o som de um PA utilizando um afinador. No local aonde toco, tenho várias caixas de modelos e "timbres" diferentes. Por meio de um afinador cromático e um injetor de sinais eu conseguiria criar um padrão entre as caixas, pra que toquem com a mesma equalização.

Agora, isso faz sentido?  Huh?

Um abraço!
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Basoni
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« Responder #1 : 15 de Janeiro de 2013, as 13:10:28 »

Oque você quis dizer com "criar um padrão entre as caixas", padrão de equalização?
Não vejo sentido utilizar um afimador, você deveria utilizar um analizasor de espectro para corrigir a resposta de frequencia... É um assunto longo!!!
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fpohren
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« Responder #2 : 15 de Janeiro de 2013, as 13:11:14 »

Não, pois apesar de Timbres diferentes, a frequencia que é o que o afinador capta é a mesma.

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overlock
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« Responder #3 : 15 de Janeiro de 2013, as 13:20:04 »

Oque você quis dizer com "criar um padrão entre as caixas", padrão de equalização?

Sim. O mesmo som do PA pro retorno, por exemplo.

Não vejo sentido utilizar um afimador, você deveria utilizar um analizasor de espectro para corrigir a resposta de frequencia... É um assunto longo!!!

Seria muito pedir um norte?
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Basoni
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« Responder #4 : 15 de Janeiro de 2013, as 14:01:42 »

Um Norte? Claro:
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=177

Se você quiser falar mais especificamente do seu equipamento, descreva-o e comente o posicionamento para ver se podemos ajudar!!!
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« Responder #5 : 15 de Janeiro de 2013, as 14:29:10 »

O som ao qual eu sou responsável é da igreja que eu frequento.
O salão em si é um pouco baixo, o que eu acredito que seja a causa da reverberação. Lá era uma pizzaria, então o salão não tem qualquer tipo de tratamento acústico, a não ser 2 portas de vidro para abafar um pouco o som da rua.

Meu equipamento basicamente é:

Mesa de som Behringer 2442FX-Pro
2 Equalizadores 24 Faixas 2 Bandas cada. Um é Ciclotron e outro Stanner.
Ciclotron Wattson DBK 3000
Ciclotron Wattson DBL 4000
As caixas são 2 PA's, 3 monitores (o quarto o falante rachou) e 2 Graves (Woofers). Nenhuma das caixas tem marca, e não consigo identificar os falantes...

Por conta da disposição do salão, o PA fica atrás do palco.

Como é uma igreja, o som precisa ser baixo o suficiente para não agredir o ouvido dos mais idosos e crianças, e também para não criar aquela "irritabilidade". Também não pode ser baixo porque estamos em uma avenida, perto de um ponto de ônibus e a febre da cidade são os chamados "trenzinhos"...

Meu problema hoje é com microfonia, ressonância e retorno. Tenho estudado uma troca dos retornos por pontos de fone de ouvido. Acho que resolveria 70% dos problemas, mas como isso vai demandar um investimento alto (troca de mesa de som, equipamento para fone, os fones, cabos, etc), vou tentar deixar da melhor forma possível até conseguir fazer a troca aos poucos.

Eu queria utilizar uma maneira de equalizar por igual as caixas do PA e do retorno, mas nas últimas tentativas o nível de microfonia ficou extremamente alto. Então hoje eu tenho 2 sons:

*PA: equalizado para um som mais abrangente, tirando um pouco dos médios que deixam a caixa com características de "vendedor de pamonha"
*Retornos: Equalizado com corte de frequências perto dos 2,5khz e 600hz, o que ajuda a eliminar a microfonia, mas também deixa a caixa abafada, bem diferente do PA.
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Roberto Alves
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« Responder #6 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:19:37 »

Eu juro que não entendi e nem acreditei no nome do post quando vi.

abraços,
Roberto
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Eclético mas com parcimônia!!!
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« Responder #7 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:27:21 »

Eu juro que não entendi e nem acreditei no nome do post quando vi.
Também estranhei!  Shocked
POr isso entrei para ver o que era  Grin
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overlock
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« Responder #8 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:28:01 »

Eu juro que não entendi e nem acreditei no nome do post quando vi.

Como disse... altas horas da noite sem sono, as idéias são loucas... _  Cheesy
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« Responder #9 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:51:20 »

Você precisa de um Afina-dor.

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« Responder #10 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:54:46 »

Você precisa de um Afina-dor.
Mas e se ficar muito agudo, e tornar grave?  Roll Eyes
 Cheesy
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Basoni
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« Responder #11 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:55:42 »

Overlock,
Você disse que o PA fica atras do palco? Com os microfones apontados direto para eles? Huh?
Se for isso, nem os fones de ouvido resolverão a microfonia, pelo visto tem muita coisa para ajeitar... Os equalizadores podem lhe dar uma boa ajuda para amenizar a microfonia com os monitores, mas com o PA atraz  Toma na Cabeça
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« Responder #12 : 15 de Janeiro de 2013, as 16:00:05 »

Não ficam diretamente apontados para eles Basoni.

Imaginando uma linha reta saindo das caixas, elas se encontram no meio do salão e não chegam a passar pela área do palco.
As caixas ficam nas laterais do palco, distantes uns 3m mais ou menos.


Você precisa de um Afina-dor.

Preciso é de um tratamento psiquiátrico viu... _
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felixmeirelles
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« Responder #13 : 15 de Janeiro de 2013, as 16:43:33 »

Então mais uma dica de aplicativo legal, pegue um celular com Android ou Iphone e baixe um medidor de decibéis ou decibelímetro existem várias opções grátis.

Dai é só ir medindo com a ajuda de alguém analisando os pontos de maior retorno e neutralizando-os, alterando o angulo das caixas, ou marcando com fita o chão indicando as áreas "limpas".

Assim você pode criar um mapa de cada instrumento e seu ganho por área e ser feliz.

Obs: O valor marcado nos aplicativos tem que ser calibrados e não passam de uma aproximação do valor real, mas servem como um ponto de referência entre os diferentes instrumentos.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, as 16:48:03 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #14 : 15 de Janeiro de 2013, as 19:14:28 »

Valeu a dica Felix.

E obrigado pela dica de leitura Basoni. Ajudou bastante aqui  Smiley
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