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Autor Tópico: Divulgação Schatz  (Lida 94493 vezes)
Alex Frias
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« Responder #60 : 04 de Agosto de 2014, as 12:04:36 »

Sou vendedor, vivo disso!

Já fiz inúmeros orçamentos sem nenhum tipo de retorno e anos depois passei a ter a empresa que me pediu tantos orçamentos furados como cliente. Em alguns casos um ótimo cliente.

Esse é o aspecto prático, no de responsabilidade ética nem preciso mencionar, apesar de sermos uma nação desprovida do senso profissional e ético.

Um orçamento nunca prevê compra, não existe razão de reserva sem algum tipo de acordo posterior ao pedido de orçamento. Seja ele no fio do bigode ou no pagamento de um sinal!
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« Responder #61 : 04 de Agosto de 2014, as 12:07:07 »

Mas no seu caso depende muito, acontece que, quando pequenos fornecedores, digo isso por experiência própria, fazem um orçamento, isso demanda tempo e consequente planejamento para cumprir com os prazos.
Se o cliente diz que não vai levar, tudo bem, podemos entender, acontece que muitas vezes, digo na maioria das vezes não existe essa resposta.

Obrigado pela resposta, felix!

Pois é, eu posso ter sido meio chato nos orçamentos passados, esquecendo de informar do não prosseguimento do pedido. Aqui entra a falta de experiência.

Os últimos contatos eram acerca de transformadores para o iAll 10.5 (saida e força). Por questão de custo e necessidade, precisei optar pelo iAll 3.5, e a resposta veio a partir dai.

Pode ter entrado novamente inexperiência, mas não consigo ver a justificativa para tal reação. Mas claro, posso estar errado. Mas como comprar algo que não sei o valor?
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felix
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« Responder #62 : 04 de Agosto de 2014, as 12:18:04 »

O Alex fala de um ponto de vista grande demais. Claro que dependendo do ramo e atuação, do produto e das quantidades negociadas, um orçamento não realizado não impacta o processo.

Agora se tratando de pequenos fornecedores, quantidades pequenas de produtos variados, o orçamento e a ordem de chegada dos pedidos precisa ser respeitada.
Até porque a maioria dos handmakers quer as coisas para ontem, (eu sou um deles  Cheesy)

Imagina seria impossível de trabalhar sem a reserva prévia do momento do orçamento em minha condição, ainda mais que o pessoal tem uma espécie de inconsciência coletiva, tem semana que só sai um tipo de knob de uma mesma cor, depois só um tipo de caixa de determinado tamanho...
Se não for assim corre o risco de pagarem e eu não ter mais a peça. Ai fica feio.

No caso do A.Sim, pelo que a galera comenta, ele terceiriza a montagem dos transformadores, então ele tem que pedir o orçamento para os caras lá. Sei lá.
Deve dar trabalho para ele calcular as coisas pedir para os caras e ele não confirmar.
Algo do gênero.

De qualquer forma a resposta dele foi agressiva e tecnicamente bizarra, com erros de ortografia inclusive.

No caso Anjin, quando você ver que o atendimento é personalizado, isto é não automatizado, é legal dar uma resposta, mesmo que negativa.
Sempre lido assim com meus fornecedores, na maioria das vezes os atendentes são os mesmos a anos, por exemplo, se acho que uma coisa está cara, falo assim, no meu inglês bizarro, "That's too expensive for my budget" ou algo do tipo, as vezes eles até dão um descontinho.  Grin
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 12:30:39 por felix » Registrado
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« Responder #63 : 04 de Agosto de 2014, as 12:31:08 »

Antigamente na época em que o Alexandre participava aqui no fórum, o site da Schatz tinha a linha de produtos (incluídos esses que foram consultados) com o preço, o que evitaria esse problema de ficar respondendo a pedidos de orçamentos. Isso inclusive era uma característica (ter os preços) que o Alexandre insistia que deveria haver nos outros sites de venda, não entendo porque ele retirou os valores da lista dele.
Claro que não justifica a resposta ao cliente dessa forma. Para perder um freguês é muito fácil e rápido, basta uma resposta ou atendimento não cordial que para recuperá-lo (se conseguir) demanda muito mais tempo e investimento do que antes. Sem falar na imagem ruim que é divulgada pelo freguês insatisfeito. A credibilidade e  imagem de bom atendimento de um vendedor são os maiores ativos que ele pode ter, o que às vezes pode lhe render vendas com orçamentos maiores do que a concorrência, pela preferência que ele consegue.
Obviamente, quem pede cotação de produtos pesados como transformadores não leva em consideração apenas o valor dele, mas também um componente importante que é o custo do frete. O peso e a distância às vezes criam desvantagens para se despachar de determinado estado para outras localidades.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #64 : 04 de Agosto de 2014, as 12:31:22 »

Félix, existem questões muito claras e uma delas é a seguinte: quem não tem competência não se estabelece!

Não entendo como pode achar que o cliente tem que se preocupar com o processo produção, aquisição e distribuição de um comerciante antes mesmo de pedir o preço do que ele pretende comprar!

O que é compreensível é que o comerciante imponha suas condições ao fornecer tal orçamento: se o comprador terá de esperar pelo item, quanto precisará esperar, quanto tempo vale aquele orçamento, etc. Para se resguardar de possíveis erros ou mesmo abusos do comprador. Agora, mandar essa de que já fez muito orçamento e nunca comprou nada... Isso demonstra apenas que o vendedor está despreparado para fazer o que pretende fazer. E convenhamos, se o sujeito ainda terceiriza e esse é o que ele considera "segredo do negócio', pois esconde isso, fingindo ser o fabricante, está muito mal das pernas. É a velha pilantragem, o jeitinho de contornar as coisas...

Eu acho que esse é um atendimento absurdo feito por alguém despreparado e preguiçoso!
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« Responder #65 : 04 de Agosto de 2014, as 12:47:02 »

Antes de pedir não, mas depois do contato feito, responder, mesmo que negativamente, também faz parte da educação comercial (comerciante x consumidor).
É que aqui somos acostumados desde cedo com o "reserva ai para mim que vou ali e já volto" minha mãe adorava fazer isso, "troll" nata  Evil.
Sabe o que eu digo? "não muito obrigado, não ficou bem, ou não é esse o preço, ou estou só pesquisando mesmo".

Vou simular uma situação com você, imagina que você anuncia uma guitarra no ML, você paga o anúncio ouro, aparece alguém aqui no fórum e diz que vai comprar, você pausa o anúncio, o cara diz que vai depositar e some, só ai você já perdeu o tempo de  exposição que pagou.
No mês seguinte você anuncia um pedal, ai aparece o mesmo cara do fórum e diz que vai comprar?

Não muda em nada o que eu tinha falado, que a resposta do Alexandre é no mínimo, mal educada.


« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 12:50:29 por felix » Registrado
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« Responder #66 : 04 de Agosto de 2014, as 12:56:23 »

Pessoal, atualizações!

O Alexandre respondeu com o orçamento, e depois falou sobre a mudança de orçamento pro kit do iAll 10.5 pro iAll3.5, sobre poder me gerar mais custos ficar saltando de um projeto pro outro.

Enfim, depois do livro que respondi pra ele, não de forma mal-educada, ele deu uma resposta mais mansa com conselhos, que eu acho que deveria ter sido a primeira resposta, sem ter precisado da parte da negação do serviço.

Acaba ficando uma sensação estranha com a empresa, da minha parte, mas como disse, minha inexperiência contou para o ocorrido, creio.

Mas acho obrigatório da minha parte mencionar que houve nova resposta dele, senão seria injusto da minha parte.

Obrigado pelas respostas, já consegui aprender algo novo, que eu nunca tinha pensado antes.. Valeu, pessoal!
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« Responder #67 : 04 de Agosto de 2014, as 13:02:10 »

Isso ai, que bom que ele te respondeu e vocês conseguiram chegar em um acordo.
Agora, se você não se sentir seguro na compra, exponha os motivos a ele.
Para que ele também possa melhorar seus atendimentos futuros.

No final todos saem ganhando.
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« Responder #68 : 04 de Agosto de 2014, as 13:02:16 »

Melhor para ambas as partes!

Voltando à questão...

Então, mas a isso não se chama orçamento. Isso é uma negociação, já acordada e com termo de responsabilidade assumido. Porém, como já disse, se não existe confiança, que se estabeleça um sinal ou um pagamento antecipado à entrega!

Além disso você citou uma situação de exceção, onde o vendedor é um vendedor casual.

Se for um comerciante de verdade, deverá ter um comportamento formal e oficial. SEMPRE!

Eu duvido muito que o comerciante citado aqui irá pedir para seu fabricante fazer o item solicitado pelo possível comprador sem antes receber o pagamento integral ou mesmo uma fração da quantia total como sinal!

« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 13:05:07 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #69 : 04 de Agosto de 2014, as 13:05:31 »

Agora concordamos 100%.  Smiley

Não posso falar de um ponto de vista comercial completo, porque somos todos casuais, mais ou menos. Falei do meu ponto de vista.

O grande problema é que realmente, o nosso ex-colega de fórum citado se coloca de maneira profissional, e até industrial, ai concordo totalmente com você, que a estrutura de atendimento tem que acompanhar os objetivos.



« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 13:08:30 por felix » Registrado
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« Responder #70 : 04 de Agosto de 2014, as 13:08:16 »

Na maioria das vezes temos concordado, mesmo tendo pontos de vista diferentes!  Legal!
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« Responder #71 : 04 de Agosto de 2014, as 13:09:38 »

Mais tarde chega o Guilherme e sua metralhadora, se ele ver isso aqui.
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« Responder #72 : 04 de Agosto de 2014, as 13:12:47 »

Hahahaha

Mas já estou precisando fazer umas comprinhas com você, logo entro em contato para tal!!!
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« Responder #73 : 04 de Agosto de 2014, as 13:21:59 »

Eu que fico me segurando aqui para não levar todos esses brinquedos que você volta e meia anuncia.
Aqueles captadores texmex que peguei da última vez estão show demais.

Em relação ao A.Sim estava quase pegando uns transformadores dele só por experiência, mas sempre quando estou pensando, surge algo novo do gênero.
Sem contar que ele saiu do fórum, e isso eu acho muito vacilo.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 13:24:08 por felix » Registrado
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« Responder #74 : 04 de Agosto de 2014, as 13:41:53 »

Só agora lembrei que uma vez ele disse que iria demitir o funcionário dele que havia colado uma etiqueta meio torta no transformador fotografado por um participante aqui.  Imagine o que acontecerá se a pessoa que respondeu pela Schatz for também um funcionário dele ...  Cheesy

Hoje em dia, com a internet e a rápida difusão das informações e notícias, deve-se lembrar que um mau atendimento a um cliente ou problema no produto não fica mais restrito apenas à troca de mensagens entre vendedor e cliente, mas o problema pode aparecer em diversos canais e sites. As empresas sérias tem equipes para ficar vasculhando a internet em busca de depoimentos ou notícias negativas acerca da empresa e preparadas para atenuar e amenizar o prejuízo à imagem. Posso até achar que embora não participe mais do fórum, o Alexandre ainda vê o que acontece aqui.
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