Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 18:34:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: "Chiado" ou "ronco"??  (Lida 12278 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« : 06 de Janeiro de 2013, as 22:04:45 »

Meus caros amigos, eu tenho sérios problemas em ser compreendido quando me refiro a "chiado".   Embarrassed

Quase sempre o indivíduo do outro lado entende o termo como ruído de fonte mal filtrada, de 60Hz, como quando se encosta do dedo na ponta do plugue que estaria ligado no instrumento, com a outra ponta conectada ao amplificador ligado.  Eu chamo esse ruído de "ronco", também conhecido como "hum", ou "humming".

"Chiado", ou "hiss" (onomatopaico), refere-se, no nosso caso, ao ruído branco (de largo espectro) gerado, geralmente, por semicondutores, semelhante ao ruído da chuva ou do vento.

Uma vez eu montei uma mesa de som de 10 canais, e usei apenas os BC550, de ruído ultra baixo.  Em um dos canais, tive que usar um BC549, de baixo ruído, pois os 550 tinham acabado.  O resultado é que apenas aquele canal chiava (não roncava) sempre, e acabei trocando o infeliz do BC549 pelo seu irmão silencioso.  Podem observar os Big Muff antigos, que chiavam muito, com relação aos novos, que chiam muito menos, que também fazem uso do nosso amigo BC mais quieto.

Peço aos nobres amigos perdão por essas lamúrias de um velho aborrecido...   Ui

Abraço a todos, e tenham um excelente 2013.   Smiley
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 06 de Janeiro de 2013, as 22:20:00 »

Eu apóio sempre esse tipo de esclarecimento. Eu mesmo já tentei lidar com o mesmo problema e até citei o pai dos burros. Alguém ( ou "alguéns" ) resolveu que chiado passaria a representar a alavra "ruído" e parece que essa atitude foi aprovada e acolhida por um monte de gente...rs.

Parece querer ser chato cobrar que as pessoas tentem ser mais precisas em suas postagens, usando os termos corretos, mas chato mesmo é ter sempre que pedir novamente para a pessoa especificar ou descrever melhor o tipo de ruído sobre o qual está escrevendo, sempre, sempre, mais outra vez...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 06 de Janeiro de 2013, as 22:25:55 »

Já fiquei feliz em saber que estou em boa companhia.   Smiley

Pretendo usar este tópico para ajudar a esclarecer as dúvidas com relação às reportagens de problemas dos pedais, ajudando a nós mesmos numa maior precisão no diagnóstico e, por conseguinte, na resolução e na desambiguação do processo da "problemática resolutiva"... (Odorico??) 
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 06 de Janeiro de 2013, as 22:44:05 »

Compreendo bem o que quer dizer...

Lembrando também aquele caso que as pessoas confundem um componente de caracteristica "baixo ruído", com silencio total...  vale frisar que tal componente não foi especialmente  ou especificamente designado para trabalhar com áudio.

Sobre ruídos, o Eduardo deu uma explicação sobre os diferentes ruídos:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2062.msg38775#msg38775

Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 07 de Janeiro de 2013, as 00:53:02 »

Meus caros amigos, eu tenho sérios problemas em ser compreendido quando me refiro a "chiado".   Embarrassed

Quase sempre o indivíduo do outro lado entende o termo como ruído de fonte mal filtrada, de 60Hz, como quando se encosta do dedo na ponta do plugue que estaria ligado no instrumento, com a outra ponta conectada ao amplificador ligado.  Eu chamo esse ruído de "ronco", também conhecido como "hum", ou "humming".

"Chiado", ou "hiss" (onomatopaico), refere-se, no nosso caso, ao ruído branco (de largo espectro) gerado, geralmente, por semicondutores, semelhante ao ruído da chuva ou do vento.

Uma vez eu montei uma mesa de som de 10 canais, e usei apenas os BC550, de ruído ultra baixo.  Em um dos canais, tive que usar um BC549, de baixo ruído, pois os 550 tinham acabado.  O resultado é que apenas aquele canal chiava (não roncava) sempre, e acabei trocando o infeliz do BC549 pelo seu irmão silencioso.  Podem observar os Big Muff antigos, que chiavam muito, com relação aos novos, que chiam muito menos, que também fazem uso do nosso amigo BC mais quieto.

Peço aos nobres amigos perdão por essas lamúrias de um velho aborrecido...   Ui

Abraço a todos, e tenham um excelente 2013.   Smiley

Veja como o mundo é diverso!  Trabalhei em manutenção eletrônica (de rede de som também) e ainda no laboratório de uma empresa de sonorização e nesses dois lugares diferentes chamavamos o teu "chiado" de "ruído"; O Teu "hum", chamavamos de "zumbido"; e os multiplos de 60HZ, chamavamos "harmônicos".

O interessante é que meu trabalho no laboratório incluía escutar, identificar e trocar os BC549 com ruído nos amplificadores de 100W.  Não me lembro de dia em que não troquei algum.  Não são todos iguais, e nossa teoria é que existia alguma das moças que montava que acalcava o ferro de solda no BC549 e daí ele ficava "chiando".

Abraços, T+
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 07 de Janeiro de 2013, as 07:10:57 »

"Chiar - produzir som agudo e continuado."
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 07 de Janeiro de 2013, as 07:12:47 »

E vamos montando nosso glossário...

O "artigo" de Eduardo, como sempre, muito informativo e preciso.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 07 de Janeiro de 2013, as 07:49:26 »

"Zumbido - Ruído produzido por insetos como abelhas e moscas."

Acho que esse poderia substituir a onomatopéia "Zzzz"...

Patines e Adiel,

Os 549 são tão amaldiçoadamente propensos a ruídos assim?  Huh?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #8 : 07 de Janeiro de 2013, as 08:24:28 »

Os 549 são tão amaldiçoadamente propensos a ruídos assim?  Huh?

Acho que pode-se dizer apenas que os 549 são mais ruidosos que os 550!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #9 : 07 de Janeiro de 2013, as 10:55:41 »

Há piores, como o BC548, BC547, 2N5088, etc...
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 07 de Janeiro de 2013, as 13:11:32 »

Os 549 são tão amaldiçoadamente propensos a ruídos assim?  Huh?
Pois é...há divergências.  Eu considero ele o melhor da família
(
 
Há piores, como o BC548, BC547, 2N5088, etc...
), com menos ruído deles, e se presta muito bem a montagens de áudio.  Veja que até colocaram ele na etapa inicial de um amplificador de 100W.  Isso significa que o projetista achava que ele não é ruidoso.

Mas o caso é que nem todos são iguais e o ruído que tinhamos que reconhecer no trabalho era com o volume no mínimo e o decibelímetro não media: era de orelha.

Hoje em dia existem outros transistores que dizem ter bem menos ruído.  Não posso afirmar nada sobre os novos, pois como técnico, os transistores de menor ruído e feijão com arroz eram os tais BC549.  Mas já fazem 22 anos, e a  tecnologia evolui.

Abraços, T+
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 15:13:46 por Patines » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 07 de Janeiro de 2013, as 16:38:00 »

Hum e Buzz (harmonicos de 60Hz) de modo algum se encaixam na categoria "ruido", embora todo mundo tenha pavor deles. Eng. de PA principalmente.
Hiss, em audio, é o exemplo mais comum de "ruido", como escreveu o Adiel e o hiss perfeito é aquele entre duas emissoras de FM, ruido proveniente de todos os recantos da nossa Via Lactea.
 
Mas, sinceramente, amplificador a valvula sem um fundinho de hiss, isolado em um total silencio de 60Hz, não me convence.

Guilherme
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 07 de Janeiro de 2013, as 18:02:15 »

É sempre bom lembrar o comentário do GFR que se baseia, creio eu, em um artigo do freestompboxes:

"Ruído é ruim, certo? Nem sempre.

Ouçam esta amostra:

http://mp3decoders.mp3-tech.org/audio/brief_rounded.mp3

Péssimo, né? Esta gravação foi quantizada com apenas 6 bits.

Agora ouçam esta outra amostra:

http://mp3decoders.mp3-tech.org/audio/brief_nsdithered.mp3

A mesma gravação, também quantizada com 6 bits, mas antes de quantizar foi adicionado um ruído com amplitude suficiente pra "perturbar" o bit menos significativo. Isto se chama "dither". Ainda está horrível, mas perceptualmente houve uma melhora em relação à versão sem ruído."

Em: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3635.msg77471#msg77471


Exemplos práticos legais, são o uso dos TL082(o irmão mais barulhento do TL072) nos OCDs e o mojo em torno dos primeiros JRC4558D made in japan.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 18:14:52 por felixmeirelles » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #13 : 07 de Janeiro de 2013, as 22:49:25 »

Adiel, já sofri muito com essa dúvida também ela é cruel!!! mas uma coisa eu vou te dizer: Depois de tanto estudar hoje eu posso sentir a diferença entre ambos. Só um pouco de humor agora, RONCO! Igual da minha avó eu nuca vi! a sorte que ela é viúva se não meu avô teria que dormir com um tampão nos ouvidos Cheesy
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #14 : 10 de Janeiro de 2013, as 21:55:52 »

É interessante que pedais renomados internacionalmente são assumidamente ruidosos, como o Big Muff.  O pessoal da própria EHX explora essa falha como característica nesse "tutorial" espetacular de Bill Rupert:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lf3kG-tLUG0#!
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal