Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Novembro de 2024, as 18:47:09

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potência e serventia de um transformador.  (Lida 4849 vezes)
designermx2
Visitante
« : 06 de Janeiro de 2013, as 16:15:18 »

Pessoal, achei aqui um transformador de 28v (acho que deve ser menos depois do consumo). Ele não tem nada escrito, mas a bitola do fio é bem grossa. Tem 1mm de diâmetro (não tenho paquimetro e foi na régua mesmo).

Queria ver se usava ele no TDA 7294 , mas além disso ele não tem CT. Queria saber a potência desse transformador (tem como calcular) e se poderia ser usado com o circuito do tda, já que ele pede um CT.

Abraços.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 06 de Janeiro de 2013, as 16:22:15 »

Pra se poder ter uma IDEIA, precisa saber o tamanho do nucleo do transformador...
I don't want to die young...
I want to diode!
designermx2
Visitante
« Responder #2 : 06 de Janeiro de 2013, as 20:59:54 »

Vou dar todas as medidas que vi, ok?

BxLxA:

Ferrite: 6,7cm x 4,5cm x 5,5cm

Núcleo (área de enrolamento sem cobre) : 2,5cm x 4,5cm x 3,5cm

Área do núcleo com enrolamento de cobre:  4,5cm x 7,8cm x 3,5cm

Qualquer coisa, perdoe a ignorância, mas não manjo absolutamente nada de transformadores, exceto usar sua potência já declarada antes.

Ele não tem CT.

Se possível, deixar como calcula aqui para que possamos aprender com você, blza Kem?

Abraços e muito obrigado.

Visitante
« Responder #3 : 10 de Fevereiro de 2013, as 20:10:11 »

Estou com vários tranformadores aqui sucateados,  e hoje tirei o dia para medir a voltagem, mas não consigo medir a corrente dos mesmo, meu multimetro é fraco, mas como faço p/ medir a corrente ?... dos mesmos, posso medi-los apenas com um bom multímetro ou deve ser feito de outra maneira ?

Quero aproveitar para alimentar meu futuro power amp !
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #4 : 10 de Fevereiro de 2013, as 20:17:30 »

Estou com vários tranformadores aqui sucateados,  e hoje tirei o dia para medir a voltagem, mas não consigo medir a corrente dos mesmo, meu multimetro é fraco, mas como faço p/ medir a corrente ?... dos mesmos, posso medi-los apenas com um bom multímetro ou deve ser feito de outra maneira ?

Quero aproveitar para alimentar meu futuro power amp !

É complicadíssimo determinar a corrente de um transformador que se desconhece sem os instrumentos de medição adequados ou sem ser um ensaio destrutivo do mesmo. No mais só oque você vai conseguir com o multímetro é verificar a corrente que está circulando no momento e não a máxima corrente suportada pelo transformador.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
JoaoVarios
Visitante
« Responder #5 : 10 de Fevereiro de 2013, as 20:41:14 »

Seria possível fazer com que o transformador alimentasse uma carga e ir aumentando a corrente utilizada pela carga para ver até onde o transformador dá conta?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52

« Responder #6 : 10 de Fevereiro de 2013, as 20:51:29 »

Estou com um problema recentemente comprei um transformador 24 0 24  5 amperes na multcomercial para montar um power lm3886 mas estou achando ele pequeno comparado com os que vejo aqui no fórum 8 cm x 3,5 cm x 7 cm o tamanho total dele,alguém saberia me informar se o tamanho influencia em algo ou pode ser pequeno e  entregar 5 amperes?
link do transformador http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5080_4689_Transformador-de-Tensao-5A
 Legal!
ex fabio123,nick novo Fabio D.
Dexter
Visitante
« Responder #7 : 10 de Fevereiro de 2013, as 21:01:59 »

Para verificar a corrente suportada por um transformador é necessário fazer ensaio de transformador a vazio e a curto-circuito, veja mais detalhes no  Procure
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #8 : 10 de Fevereiro de 2013, as 21:03:37 »

Seria possível fazer com que o transformador alimentasse uma carga e ir aumentando a corrente utilizada pela carga para ver até onde o transformador dá conta?
Da, mas você só vai saber o limite dele quando ele queimar...  Wink
A potencia que um transformador suporta pode ser suposta pelo tamanho do nucleo do mesmo.
Mas a espessura dos fios utilizados também  tem influencia. Ou seja, pra ter certeza, só desmontando o transformador.
Mas o nucleo ja da uma ideia da coisa...

Ps. Na verdade, teoricamente da pra saber a potencia suportada antes de queimar. Meça a tensão do transformador em vazio. Depois disso vá acrescentando carga na saida dele até a tensão cair em 10%.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2013, as 21:07:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #9 : 10 de Fevereiro de 2013, as 21:04:48 »

Olá.

Não, não é complicadíssimo, nem se necessita de instrumentos sofisticados para que se obtenha uma estimativa da corrente máxima proporcionada por um transformador de força. Veja como em

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3187.msg66940#msg66940
Visitante
« Responder #10 : 10 de Fevereiro de 2013, as 23:50:59 »

[...]teoricamente da pra saber a potencia suportada antes de queimar. Meça a tensão do transformador em vazio. Depois disso vá acrescentando carga na saida dele até a tensão cair em 10%.

É um método interessante, Kem. É simples, e permite estimar a corrente suportada, apesar de não apresentar muita precisão. De qualquer forma, permite ao menos dizer se o transformador que sem tem em mãos suporta uma corrente ao menos próxima da desejada, isto é, se pode servir para a montagem que se pretende.

No caso de necessitar de valores mais precisos parece ser mais interessante o método descrito pelo A.Sim.
Não, não é complicadíssimo, nem se necessita de instrumentos sofisticados para que se obtenha uma estimativa da corrente máxima proporcionada por um transformador de força. Veja como em

Valeu, caros colegas Legal!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #11 : 10 de Fevereiro de 2013, as 23:55:31 »

Me desculpe Alexandre mas, pra mim é muita conta pra se obter apenas uma "estimativa".
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
JoaoVarios
Visitante
« Responder #12 : 10 de Fevereiro de 2013, as 23:58:45 »

Me desculpe Alexandre mas, pra mim é muita conta pra se obter apenas uma "estimativa".
Se eu entendi bem, é uma estimativa mais aproximada do que a obtida pelo método da queda dos 10%, isto é, a margem de erro é menor, correto?
Visitante
« Responder #13 : 11 de Fevereiro de 2013, as 11:30:10 »

A " estimativa " é bem precisa, valendo a pena o trabalho investido. Não preciso dizer que é o método que eu próprio utilizo...mas, se o colega tiver uma técnica mais simples com precisão equivalente, por favor, sou todo ouvidos.

-----
Se eu entendi bem, é uma estimativa mais aproximada do que a obtida pelo método da queda dos 10%, isto é, a margem de erro é menor, correto?

O método apresentado pelo kem é a versão " medida " do método descrito por mim, que é " calculado ". Ambos baseiam-se no mesmo princípio e dão resultados eqivalentes. Infelizmente, quando o transformador tem mais de um secundário, fica complicado aplicar o método experimental, pois seria necessário saber a proporção entre as correntes secundárias, o que evidentemente se desconhece. 

Àqueles que acharam os cálculos complicados, eu sugiro que apliquem o algoritmo descrito em um transformador com apenas um secundário, como exercício. Depois, tentem com um transformador de dois ou três secundários. Tenho certeza que mudarão de opinião.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, as 11:41:45 por a.sim » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: