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Autor Tópico: Método alternativo - Usando papel Alumínio e Transferência Térmica  (Lida 37197 vezes)
Romildo
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« Responder #45 : 02 de Janeiro de 2013, as 01:24:42 »

Acho que estamos falando desse produto.
São usados pra fazer as placas de PCB de celulares
Da Dupont, chama PYRALUX
Só nao sei onde encontrar e me o preço.
É uma película de Kapton cobreada

segue algumas fotos do produto..







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mrmagoo
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« Responder #46 : 02 de Janeiro de 2013, as 01:37:27 »

Eu ai fazer um teste com papel adesivo no formato A4, mas pelo que entendi já foi testado pelo marcusbass, através de etiquetas.
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vinealonso
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« Responder #47 : 02 de Janeiro de 2013, as 02:47:05 »

Usando colas comuns, sempre vai enrugar, por conta do papel úmido da cola, da pressão e calor que é necessário pra que o toner se solte do rolo e adira no papel, nem é tanto pela impressora dobrar o papel, vejam que as dobras são sempre verticais, e não horizontais.

Talvez a melhor maneira de colar a folha no papel seja com cola em spray, o problema é que é meio cara, mas é a única cola que não enruga mesmo, permite até colar uma folha em cima da outra, e recortando-se as bordas fica imperceptível que há duas folhas coladas. Mesmo cola de bastão umedece a sulfite e a faz enrugar., e isso piora com o calor e pressão da impressora a laser.

O ideal seria manter o papel alumínio o mais "regular" possível, aplicar a cola em spray na sulfite, estando esta apoiada em uma superfície plana, então aplicar a folha de alumínio sobre, evitando que vinque, e com uma régua ou borracha deixar o mais plano possível.

A vantagem do spray, é conseguir aplicar cola de forma uniforme em toda a superfície do papel, assim o alumínio fica bem rente, e há menos chances de os roletes enrugarem, só enruga se a folha não estiver bem colada, caso contrário papéis com gramatura alta, tipo 300g/m2 enroscariam facilmente.
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Gilmar
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« Responder #48 : 02 de Janeiro de 2013, as 09:39:38 »

http://www.tech-place.com/5-pyralux

Não é muito barato!
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Marcus Vinícius
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« Responder #49 : 02 de Janeiro de 2013, as 09:52:20 »

Usando colas comuns, sempre vai enrugar, por conta do papel úmido da cola, da pressão e calor que é necessário pra que o toner se solte do rolo e adira no papel, nem é tanto pela impressora dobrar o papel, vejam que as dobras são sempre verticais, e não horizontais.

Talvez a melhor maneira de colar a folha no papel seja com cola em spray, o problema é que é meio cara, mas é a única cola que não enruga mesmo, permite até colar uma folha em cima da outra, e recortando-se as bordas fica imperceptível que há duas folhas coladas. Mesmo cola de bastão umedece a sulfite e a faz enrugar., e isso piora com o calor e pressão da impressora a laser.

O ideal seria manter o papel alumínio o mais "regular" possível, aplicar a cola em spray na sulfite, estando esta apoiada em uma superfície plana, então aplicar a folha de alumínio sobre, evitando que vinque, e com uma régua ou borracha deixar o mais plano possível.

A vantagem do spray, é conseguir aplicar cola de forma uniforme em toda a superfície do papel, assim o alumínio fica bem rente, e há menos chances de os roletes enrugarem, só enruga se a folha não estiver bem colada, caso contrário papéis com gramatura alta, tipo 300g/m2 enroscariam facilmente.

Eu testei com papel etiqueta colei ele diretamente na folha de alumínio, note que a cola do papel etiqueta é seca e obtém-se uma colagem uniforme o problema é a dilatação do alumínio x papel no calor!
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Ferro_Velho
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« Responder #50 : 02 de Janeiro de 2013, as 12:00:09 »

Bem, pelos comentários, tenho notado que colando o alumínio no papel
não é uma boa ideia, pois como foi dito, existe uma diferença na dilatação
do alumínio e do papel.

Eu nunca tive uma impressora laser, mas nas inkjet existe uma diferença
muito grande na tração do papel quando escolhemos imprimir com qualidade
"borrador" ou para alta qualidade, tipo foto.

Na laser tambem tem estas diferenças?

Talvez usando o mesmo método de fixar o alumínio no papel que o russo
usou e escolhendo um método de impressão em que a impressora seja mais
"delicada" com a tração do papel...

Só um palpite.

Abraços. 

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vitorwolff
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« Responder #51 : 02 de Janeiro de 2013, as 12:57:46 »

O maior problema pelo menos é o que eu acho, é o fato de que a velocidade é praticamente a mesma, pode ser que se escolher um papel mais grosso a impressora coloque menos pressão.
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EddieTavares
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« Responder #52 : 02 de Janeiro de 2013, as 13:13:34 »

Pessoal

Acho que entender o funcionamento de uma impressora a laser pode ajudar, o processo é simples mas um pouco chatinho de explicar, mas esse vídeo ajuda bastante:

http://www.youtube.com/watch?v=kZetJO93mBM

Como vc pôde ver a impressão acontece em 3 momentos (na verdade é tudo meio que simultâneo), mas da pra ver que o cilindro quente só fixa o toner, e é nesse momento que enruga o alumínio.
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Romildo
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« Responder #53 : 02 de Janeiro de 2013, as 14:02:23 »

pensei ca comigo Se o problema e a dilatacao e espessura do aluminio, oque acham de colocar duas folha de aluminio. Ai, talvez, um sanduiche com duas folha e uma folha de papel no meio. E uma ideia...
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allimatusalem
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« Responder #54 : 02 de Janeiro de 2013, as 19:00:50 »

Boas pessoal! essa coisa do pyralux, me fez lembrar de uma idéia que eu tive, alguns dias atrás quando vi aquele post do cara que utiliza a caixinha do leite para firmar seu circuito.

O negócio e que acabei não levando a ideia para frente, pois achei que o percloreto não fosse corroer adequadamente o aluminio. Outro problema seria a cola a ser utilizada, que não poderia ser solúvel em agua.
Tirando como base o pyralux, poderíamos colar o papel alumínio numa transparência, (vou fazer um teste utilizando cola de papel normal) e ver se ele não se solta da transparencia.

Uma vez corroído, poderíamos colar essa lamina (soma da colagem do papel alumínio + transparência) em alguma placa que velha, (necessário para dar firmeza ao circuito e totalmente sem trilhas) ou algum pedaço de acrílico.

Dessa forma estaríamos realmente fabricando nossas próprias PCBs

Se alguém conhecer algum tipo de cola adequada para isso, acho que pode dar certo.


« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, as 19:04:32 por allimatusalem » Registrado
a.sim
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« Responder #55 : 02 de Janeiro de 2013, as 19:10:44 »

Olá.

Não esqueça de, ao soldar os componentes nas trilhas de alumínio, usar parafina como fluxo.
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vitorwolff
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« Responder #56 : 02 de Janeiro de 2013, as 20:23:44 »

Agora lendo sobre tranparencia fiquei pensando, será que se colar o papel alumínio em uma lamina para retro-projetor própria para impressora a laser ficará bom?
Pois aqui aonde moro é menos de 2 reais cada e se ficar bom o investimento vale a pena...
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vini7
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« Responder #57 : 03 de Janeiro de 2013, as 21:49:17 »

Pode parecer burrice, mas a folha de cobre é mais rígida que a folha de alumínio não ? Apesar da placa t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) ser cobreada, oque nos interessa é o processo térmico, uma pena eu nao ter impressora a laser, mas eu acredito que a folha de cobre eh mt prorxima do papel couche 160 ! Oque acham da ideia ?
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vitorwolff
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« Responder #58 : 04 de Janeiro de 2013, as 07:55:06 »

E se usar aquela fita de cobre pra fazer blindagem de guitarras, não é barato isso é certo, mas se for pra layouts pequenos vale a pena...
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Ledod
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« Responder #59 : 04 de Janeiro de 2013, as 13:23:48 »

 Pessoal!

 Existe no mercado uma fita adesiva de alumínio, tornaria mais fácil colar a fita no papel, dispensando o uso de colas e não custa muito caro. Se não me engano um rolo, dependendo da largura, custa entre 15 e 20 reais.

 

 
 Um abraço  

 Eduardo
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