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Autor Tópico: Controle de velocidade para motor CA 220v  (Lida 22229 vezes)
Schaefer
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« : 27 de Dezembro de 2012, as 21:19:05 »

Senhores;

Na procura por uma circuito que fizesse a função descrita no tópico, achei este aqui:

http://www.marcotomas.eu/electronica/motor1.htm

O motor que pretendo variar a velocidade tem potência de 1/3 de CV e é alimentado com os 220v alternados da rede.
O que acham do circuito? Será que resolve o problema?
Alguém tem alguma outra sugestão?
Abraços
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Eduardo
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« Responder #1 : 28 de Dezembro de 2012, as 07:29:18 »

Oi Schaefer

Controle de velocidade de motores potentes não é coisa simples. Se o motor for monofásico, pode ser que funcione. Minha dúvida é se o triac vai aguentar a corrente de partida. Se for trifásico, esse circuito não serve. Precisa de algo bem mais sofisticado.

Esse tipo de controle funciona bem em motores de escova. Motores a indução podem superaquecer quando trabalham em baixa rotação.

O que exatamente você pretende fazer?

Eduardo
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« Responder #2 : 28 de Dezembro de 2012, as 07:48:24 »

Buenas

Este circuito só funciona em motores universais.
Para motores de indução tem que variar a frequência.

Espero ter ajudado.

Abraço
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« Responder #3 : 28 de Dezembro de 2012, as 08:18:58 »

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Este circuito só funciona em motores universais.
Para motores de indução tem que variar a frequência.

Faço minhas as suas palavras.

Num motor a indução, a corrente varia de forma inversamente proporcional a tensão, se você capar a tensão ele vai ter sobrecorrente, subvelocidade, sobreaquecimento e alguém vai fritar, ou o tiristor ou os enrolamentos do motor. Use um variador de frequência comercial, de baixa potência. Se quiser se arriscar a construir, procure por PWM e IGBT, e seja feliz!
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« Responder #4 : 28 de Dezembro de 2012, as 09:27:16 »

Acho que você precisa do que chamam na indústria de inversor de frequência.
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« Responder #5 : 28 de Dezembro de 2012, as 19:57:01 »

Citar
Acho que você precisa do que chamam na indústria de inversor de frequência.

Exatamente isso aí!!


http://eletricaesuasduvidas.blogspot.com.br/2010/10/o-que-e-um-inversor-e-para-que-serve.html
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Finck
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« Responder #6 : 28 de Dezembro de 2012, as 22:18:16 »

Inversor de Frequência é a saída!

Mas lembro que estes aparelhos, devido ao seu princípio de funcionamento, geram harmônicos e espalham ruído pela rede elétrica ("sujam a rede"). É recomendado inclusive o uso de cabos especiais ("cabos com neutro concêntrico") para fazer as ligações, o neutro do circuito tem que ser convenientemente dimensionado (às vezes o neutro tem que ser maior que os fases) e o aterramento deve ser eficiente (e feito apenas em UM dos lados do circuito). 

Abraço

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Schaefer
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« Responder #7 : 02 de Janeiro de 2013, as 19:41:36 »

Primeiramente, obrigado a todos que responderam.

Eduardo, também fiquei preocupado com o triac.
Lendo o selo colado no motor, consta 2,3 Ampéres de corrente mas provavelmente este deve ser o consumo em regime e não na partida.
Este motor é monofásico e "toca" um cilindro que minha mãe usa para fazer massas.
Segundo ela, alguns tipos de massas (as empadas por exemplo  Grin) precisam de menos rpm nos cilindros.
Daí a ideia de variar a velocidade.

O inversor de frequência com certeza é a melhor alternativa.
Vou partir pra procurar algum que caiba no orçamento.
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Eduardo
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« Responder #8 : 03 de Janeiro de 2013, as 07:11:05 »

Oi Schaefer

Pelo jeito, nem o triac e nem o inversor de frequência vão servir. O circuito do triac funciona bem com cargas resistivas ou motores de escova, tipo liquidificador, furadeira, batedeira de bolo, etc. Com carga indutiva, o triac vai explodir quando fizer o corte da corrente devido a sobretensão que irá aparecer.

O inversor de frequência funciona bem com motores trifásicos, por serem cargas indutivas. Mesmo assim a variação de velocidade que ele consegue não é muito grande. Por exemplo, se seu motor tiver rotação nominal de 3600RPM, o inversor vai fazer cair até 3000RPM ou subir até 4200RPM. Se passar dessa faixa, pode super aquecer o motor.

No caso de motores monofásicos a indução, que deve ser o caso por conta da amperagem alta, a situação piora muito. Motores a indução monofásicos usam um circuito RLC na partida para criar o campo magnético giratório que faz a coisa toda funcionar. Esse circuito é afinado com a rede. Se a frequência da rede alterar, o circuito sai da resonância e o motor não parte.

Solução:

Em máquinas de lavar roupa e outros aparelhos são usados motores a indução monofásicos com várias velocidades. A velocidade do motor é ajustada pela forma como os enrolamentos são combinados. Mudam-se uns fios e a velocidade cai de 3600RPM para 1800RPM.

Procure no comércio por um motor desse tipo, e coloque uma chave para velocidade alta ou baixa. Não é tão sofisticado quanto as outras soluções, mas é simples, robusto e não é experimental. Vai funcionar com certeza. O motor velho você vende no Mercado Livre.

Abraços

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« Responder #9 : 03 de Janeiro de 2013, as 08:55:33 »

Inversor de frequência monfásico até existe (a Weg fabrica), mas a brincadeira começa em R$ 500,00, então não creio que valha a pena (sai mais caro o molho do que o frango...).

A sugestão do Eduardo (comprar um motor mais adequado) é boa. Mas existem outras possibilidades, clássicas, mecânicas e duráveis:

1) Usar caixa de redução (uma "caixa de câmbio", por assim dizer). Não sei se é barato, mas é funcional.

2) Usar embreagem/freio, como as usadas em máquinas de costura industriais. Qualquer loja de máquinas de costura (acredite, há muitas, em todos os cantos do país...) terá motores para vender, novos ou recondicionados, já montados com a embreagem. Vale a pena dar uma olhada, o sistema funciona direitinho (eu sei porque já fui dono de confecção...).

3) Se não há necessidade de variar a velocidade "em tempo real" (quero dizer, se você pretende ajustar uma velocidade, passar um tempo trabalhando com ela, depois ajustar uma outra velocidade, trabalhar mais um tempo e assim por diante), e um número limitado de velocidades é suficiente para você (digamos, 2 ou 3 velocidades), a solução mais econõmica é brincar com relação de polias (imagino que a máquina em questão tem o motor acoplado por correia). De novo, a loja de máquina de costura mais próxima terá tudo que você precisa para fazer isso, inclusive polias múltiplas. A troca de relações não demora mais que 1 minuto para ser feita, se o sistema estiver preparado para isso.

Lembro que nestes motores de indução mais comuns, reduzir a tensão de alimentação significa reduzir o torque, e não a rotação (o motor perde "força", mas a velocidade sem carga continua a mesma). Então, nem pense em reostatos, variacs ou coisa parecida.
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« Responder #10 : 03 de Janeiro de 2013, as 11:58:33 »

Oi Finck


Que bruta boa idéia você deu!! Se a máquina tiver uma correia, é só adaptar um daqueles jogos de polias que se usa em furadeira de bancada!

Resta saber: tem correia?

Abraços

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« Responder #11 : 03 de Janeiro de 2013, as 18:14:54 »

Boa ideia Finck, eu não tinha pensado nas polias.
O equipamento é novo, tem 3 meses de garantia, então qualquer modificação que eu fazer será após isso.
Quanto ao acionamento eu não tenho certeza, tenho que abrir o mecanismo e aviso assim que souber.
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« Responder #12 : 03 de Janeiro de 2013, as 21:54:01 »

Seria um dimmer; nao ?
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« Responder #13 : 04 de Janeiro de 2013, as 07:44:38 »

Dimmer funciona "picotando" a senóide (e usa triac...). Mas no caso do motor dele não funciona, como o Eduardo já comentou (seria bom para motores, por exemplo, de furadeira, que tem induzido; o motor que o Schaefer precisa controlar é "gaiola de esquilo" quase com certeza).
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« Responder #14 : 08 de Janeiro de 2013, as 07:54:28 »

Me passou pela cabeça que fazer sua mãe ficar trocando a correia de uma polia para outra pode ser um pouco perigoso e meio pesado para ela. Pense bem nas implicações antes de fazer modificações.

Por outro lado, se o equipamento é novo, contate o fabricante e pergunte se ele mesmo não pode colocar um motor com duas velocidades! Pode custar um pouco, mas você vai ter a garantia do fabricante e não vai ficar com uma gambiarra na mão!
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