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Autor Tópico: Corrigindo os bypasses da Behringer  (Lida 21128 vezes)
GrAmorin
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« Responder #30 : 06 de Janeiro de 2013, as 12:33:44 »

Talvez dando uma melhorada no buffer de entrada e saída, será que não resolveria?

Neste pedal da foto, tem um V1000 da Coolaudio. Este CI é um multefeito, sera que algo do circuito proposto no datasheet dele se aproxima do usado nos Behringer?
http://www.coolaudio.com/docs/datasheet/V1000_DATASHEET.pdf
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Adiel
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Resistance is futile, if <1R


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« Responder #31 : 06 de Janeiro de 2013, as 12:41:21 »

Existe até uma mod para o DD100/400, para que vire um multiefeito a partir de um chaveamento com microchaves.
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Ledod
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« Responder #32 : 06 de Janeiro de 2013, as 13:04:44 »

Talvez dando uma melhorada no buffer de entrada e saída, será que não resolveria?

Neste pedal da foto, tem um V1000 da Coolaudio. Este CI é um multefeito, sera que algo do circuito proposto no datasheet dele se aproxima do usado nos Behringer?
http://www.coolaudio.com/docs/datasheet/V1000_DATASHEET.pdf

 Bom, dai já é difícil saber, até porque no esquemático proposto eles utilizam um A/D D/A integrado em um único chip. Tudo vai depender de como a behringer achou melhor projetar os filtros de entrada. Nos datasheets que postei eles também dão uma sugestão de filtros de entrada e saída para o A/D e D/A

 Adiel:

 Não sei dizer, eles estão próximos de um TL064 que podem ser os buffers/filtros de entrada e saída... 

 
 Acho que quem tiver pedais behringer, abrir o pedal e tirar algumas fotos ajudaria bastante, afinal, seria interessante observar nas placas o que elas tem em comum... Creio que por se tratar de pedais de baixo custo, certamente eles devem possuir circuitos iguais de chaveamento (no caso dos analógicos).


 Um abraço!

 Eduardo
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« Responder #33 : 13 de Janeiro de 2013, as 14:51:40 »

 Pessoal, meu pedal chegou, o RV 600, estava um pouco receoso em abrir (pois perderia o um "lacre" interno, para uma suposta garantia), mas a curiosidade foi mais forte e abri o pedal.

 
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Bom, as primeiras impressões sobre a placa de circuito impresso foram boas. A placa é multi-camada, com pelo menos 4 layers, sendo um deles o placa de terra. Ou seja, não é um projeto (em termos eletrônicos) mal elaborado.

 O pedal possui os seguintes CI's :

 - Microcontrolador ATMEGA16 (responsável pela leitura de todos os potenciometros, chave de trails, controle do CD4053, a leitura da chave momentânea, além de ser conectado ao DSP).
 - DSP - DSPB56364FU100 de 24 bits de resolução
 - DRAM - IS41LV16105B-60TL , de 16Mbit
 - AD/DA integrado estéreo - AKM4552 - 24 bits / 96KHz
 - Amp-Op - 2x TL062
 - Chave analógica - HCF4053
 - Ci conversor step down de 2A/300KHz - MP1591

 Que são CI's bem interessantes, a RAM é de boa procedência, idem ao DSP (que diferente das versões anteriores, não é mais aquele V1000 da cool audio), o um regulador de tensão é chaveado, o AD de 24 bits...

 Bem, comecei a traçar os esquemáticos, e realmente... O trabalho é bem árduo! Ainda mais que os jacks estão soldados diretamente a placa, não permitindo a visualização de trilhas e vias que estão por baixo deles, só dessoldando. Mas ai já é pedir demais né  Tongue

 O que consegui identificar é que o sinal de entrada passa por um filtro passa altas (que não consegui medir a capacitância, pois não queria dessoldar componentes), dois diodos (provavelmente zener) conectados como ceifadores (evitando um tensão de sinal elevada), passa por um buffer TL062 e vai para o AD principal. Não consegui identificar se o sinal vai para outra parte do circuito, não passando pelo AD.

 No chaveamento é utilizada apenas 2 das 3 chaves disponíveis do 4053. O sinal de controle é o mesmo da chave B e C e acionado pelo microcontrolador. Não consegui identificar de onde vem e para onde vão Cheesy os sinais do 4053, idem da saída do AD. Talvez o 4053 só chaveie o sinal processado, enquanto o sinal original vá diretamente para a saída (existem dois transistores que podem ser utilizados como misturadores de sinal...)

 Uma coisa engraçada é que o controle MIX não atua no sinal diretamente! Ele vai, igual aos outros, para o microcontrolador. Idem ao controle TONE! Tudo é processado digitalmente. Isso me deixou com a pulga atrás da orelha, será que o sinal em bypass é digitalizado? Pois ao meu ver a única forma de controlar isso pelo microcontrolador é digitalizar os dois... Ou não!

 Outra coisa interessante é que os sinais de entrada também vão para o AD do ATMEGA16, do mesmo modo que vão para o AD principal (diodos ceifadores, etc).

 Em termos acústicos eu estou gostando dele. As simulações de reverb são bem feitas e existem muitas opções (algumas soam muito parecidas, bem sutil a diferença). Mas é muito legal, para quem nunca teve costume em utilizar reverb, o som fica bem mais "cheio".

 Eu uso um epiphone LP STD, ou seja, já é um pouco mais gordinho o som, e não percebi um roubo de timbre assustador. Sim, perde um pouco de agudos, mas ao meus ouvidos (que não são muito precisos) não é algo horrível. Talvez em uma guitarra com singles deve ser mais notado essa perda de harmônicos do que em uma LP.

 Um fato que também percebi é o controle de TRAILS que não funciona direito ao utilizar o controle de MIX, onde o sinal original morre se ele estiver ligado com o MIX no máximo!!! Para mim isso foi um erro de software e não tanto um projeto eletrônico mal feito.

 Bem, abaixo vou mostrar o circuito de entrada que consegui identificar. Não tenho certeza nenhuma se é exatamente assim (tem partes que achei um pouco estranhas algumas conexões).

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Modificar o pedal é "simples" se identificar os capacitores C41 (de 22nF) ou C41 (que deve ser um valor bem baixo), ou mesmo C48 (de 2,2nF). Mas só com o esquemático mesmo é que daria para fazer alguma coisa. Ficar mudando componentes sem saber ao certo o que estará alterando pode ser prejudicial para o pedal (ainda mais com componentes SMD, qualquer besteirinha rompe a trilha facilmente...).

 Concluindo: O circuito é simples de se entender e se modificar? Ouso dizer que sim (pelo que analisei, é um circuito bem tradicional).
 Mas sem o esquemático, eu não me arriscaria!!!

 
 Um abraço!
 
 Eduardo
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, as 14:54:46 por Ledod » Registrado
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« Responder #34 : 13 de Janeiro de 2013, as 15:09:39 »

Engraçado que todos os pedais Behringer que passaram por minha mão (não poucos) tem os valores dos componentes junto com seus nomes.
Será que mudaram as regras ou este aí é excessão?
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« Responder #35 : 14 de Janeiro de 2013, as 07:32:29 »

 Na placa não tem nenhuma indicação de valores ! Nos resistores SMD é comum existir a indicação, mas em capacitores cerâmicos não, somente nos polarizados (tântalo e eletrolíticos).

 Um abraço

 Eduardo
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« Responder #36 : 14 de Janeiro de 2013, as 10:08:09 »

O pior é que mesmo nos capacitores normais, os projetistas se preocuparam em posicioná-los de forma a não podermos ver a indicação de seus valores! Cheesy Em metade dos eletrolíticos é impossível essa visualização.
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« Responder #37 : 14 de Janeiro de 2013, as 10:48:37 »

Os que tenho aqui os valores estão na placa mesmo, de todos os componentes, inclusive ci's diodos...
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« Responder #38 : 14 de Janeiro de 2013, as 11:43:24 »

Meus dois pedais da Behringer não tem a indicação dos valores dos componentes, apenas suas indicações (C1, R2, etc.). Acho que é uma maneira de dificultar clonagem, se é que vale a pena clonar um pedal de trocentos componentes SMD dual layer, e ainda sai mais caro comprar um novo. Roll Eyes
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« Responder #39 : 06 de Novembro de 2013, as 18:47:11 »

Mais uma troféu pá de ouro para minha pessoa hehe.

Segue link do Pedal ADI21 da Behringer.
http://elektrotanya.com/behringer_adi-21_revd_sch.pdf/download.html

Lembrando que não se deve fazer cópia nem vender, de acordo com as regras do site que eu baixei.
Boa sorte!
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« Responder #40 : 07 de Novembro de 2013, as 07:53:33 »

Olhando o esquema superficialmente... eu diria que este pedal não é um "tone sucker"!
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« Responder #41 : 07 de Novembro de 2013, as 08:02:14 »


Lembrando que não se deve fazer cópia nem vender, de acordo com as regras do site que eu baixei.
Boa sorte!

Não pode copiar a cópia do original?
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detona
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« Responder #42 : 07 de Novembro de 2013, as 10:00:39 »

Ledod,

Reparo bastante as perdas do rv600 quando ligo ele depois de uma distorção, se você tiver um dstortion + ai pode fazer o teste.. a distorção fica sem vida
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Alex Frias
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« Responder #43 : 07 de Novembro de 2013, as 10:25:48 »

Infelizmente, mesmo passando antes por um circuito ativo, como é a distorção mencionada, há perdas (ou percas, como alguns preferem...) notáveis. Nós já fizemos esse teste com esse mesmo pedal.

Quanto aos algoritmos utilizados: são parecidos, mas por algo que eu particularmente desconheça, mesmo o som processado apenas, ou seja, apenas o efeito sem o som "original" é de pior qualidade, NMHO. É menos "consistente", na falta de uma palavra melhor.

Mesmo assim, não sendo um representante da excelência em termos de qualidade, eu o considero interessante e bastante "usável". Porém eu faço uso apenas do som processado, pois o utilizo num loop ativo no qual o som original, ou "seco", segue apenas por caminhos do próprio looper ativo. Felizmente isso é possível graças à capacidade desse pedal apresentar um controle de "balance" que adiciona o som processado ao som original no começo e corta o som original ao final do curso, deixando apenas o processado. Para esse tipo de efeito não vejo como usar apenas uma caixinha de bypass mecânico, ou até eletrônico, mas quie não reduza a qualidade.. Para efeitos que não apresentam essa mistura, como distorções e coisas do gênero, não vejo problemas em utilizar apenas um bypass melhor.
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« Responder #44 : 07 de Novembro de 2013, as 11:54:25 »

Alex, eu comprei esse RV600 ontem, e realmente tem umas perdas terríveis de sinal original. Quando se liga ele com mix em mais de 50%, o jeito é mesmo usar ele num loop com blend. E como nós já estamos dando um jeitinho de fazer aquele Sound on Sound no outro tópico, vou usa-lo no loop junto com o delay.
Mas as simulações de reverb são muito boas, pena que perde bastante volume.
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