Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 00:10:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrigindo os bypasses da Behringer  (Lida 21123 vezes)
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« : 24 de Dezembro de 2012, as 09:03:33 »

Senhores,

Há muito tempo venho conversando com o G4 (geriatric 4) sobre os bypasses dos pedais pequenos da Behringuer. Todos conhecem a característica "tone sucker" destes pedais. Porém, observando-os por dentro noto que não são tão diferentes assim das outras marcas. Como é uma característica comum a muitos, creio que seja alguma (má) decisão de projeto dos engenheiros da Behringer.

Eu e o Frias, principalmente o Frias, temos algumas teorias, mas precisamos do esquema de alguns deles para analisar. Para nós a questão do tempo está contra. Sem falar que levantar esquemas a partir do pedal pronto é uma tarefa para lá de complicada (principalmente para os seguetas do G4).

Se alguém possuir esquemas ou manuais de serviço que puder disponibilizar para estudo, seria de grande ajuda. Os pedais mais preferidos seriam os Delays, Reverb e multefeito (FX600 se não me falha a memória), por que além de implementarem algumas soluções legais e desejadas (tirando o efeito "tone sucker"), compartilham o mesmo circuito. Mas qualquer outro, já vale a tentativa.

Provavelmente, eu aposto, uma modificação simples poderá dar um valor maior a estes pedais.

Sei que muitos aqui são representantes desta marca e, portanto, estão proibidos de fornecer este tipo de documento. Adianto que esta mensagem não é dirigida a eles. Aqui respeitamos o ganha pão das pessoas.

NOTA: Não tensiono em clonar pedais Behringer, desejo apenas melhorá-los. Acho que isso até faz vender melhor a marca depois.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 24 de Dezembro de 2012, as 10:05:53 »

Sei que muitos aqui são representantes desta marca e, portanto, estão proibidos de fornecer este tipo de documento.
Todos, ou quase todos, sabemos que uma norma dos fabricantes é a proibição de divulgação, ou compartilhamento dos esquemáticos, com terceiros, que não, pertencem a rede autorizada, e alguns fabricantes proíbem ate mesmo um posto autorizado a emprestar a outro posto autorizado.
Tenho duvida se isso se trata de uma regra em alguns lugares, porque os mesmo fabricantes que proíbem no Brasil, na Europa distribui gratuitamente o esquemático.

Existe um termo popular, chamado "camaradagem", onde um posto autorizado empresta ou cede copia a um terceiro, isso porque a vida social é formada por elos.

Infelismente não sou representante e nem tenho esquemas/manuais de serviço para "dar uma mão nessa".

Mas sobre o tone sucker...
Os Boss são bem vilões neste quesito.
Mas o que você acha do by-pass dos Ibanez?
E dos DODs?

A diferença entre estes são simples.
O Boss e Ibanez são muito similares, e na seção da rota do sinal a diferença fica apenas por conta do valor do resistor que vai do Dreno e Source ao virtual GND.
O DOD usa um FET que a resistência quando acionado é da ordem de 30 OHMs.

Estas diferenças básicas são um caminho inicial.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #2 : 24 de Dezembro de 2012, as 11:33:47 »

Sobre as características do chaveamento para os pedais da BOSS, há um artigo sobre isso:

http://www.muzique.com/lab/bypass.htm

Claro que um chaveamento eletrônico, rouba sinal, mas a questão é se o roubo é apenas um número no gráfico, ou se faz realmente diferença aos ouvidos. Quem sabe podemos com o resultado que obtermos aqui, generalizar e aplicar nas outras marcas. Vou um pouco além, uma vez que as chaves estão cada vez mais difíceis de conseguir com qualidade, os resultados aqui podem faze MUITA diferença!

Além disso, minha a experiência mostra que comparado aos Behringers, o "roubo" é apenas uma pequeno afano. Se os Behringers se comportassem como os BOSSes, eu estaria feliz.

Minha suspeita recai sobre os capacitores de acoplamento. Eles devem ser menores do que deviam. Esta suspeita é do Alex, na verdade, mas faz muito sentido.

O Valor do capacitor, em termos absolutos, não é um indicativo de problemas, mas sim seu valor com relação aos demais componentes da entrada.

Torçamos para que role a tal camaradagem por aqui e vamos adiante.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 24 de Dezembro de 2012, as 12:03:07 »

Há algum tempo atrás comprei um SD-1 da BOSS, desses recentes, bem barato para fazer algumas mods. imediatamente notei que ele atenuava parte dos graves da guitarra mesmo em bypass. Ao substituir os capacitores de acoplamento por outros de valor bem superior, o problema pareceu solucionado, ou muito diminuído. Aproveitei e experimentei o antigo DS-1 que tenho, da antiga mesmo, japonês. Ele não apresentava essas características tão pronunciadas de atenuação de graves, mas dava uma pequena diferença no timbre se colocado em bypass ou usando o cabo direto na entrada do amplificador.

Não sei como é o chaveamento nesses Behringer, mas em vários minipedals da Danelectro o chaveamento é feito por dois ICs. Um flipflop e outro uma chave eletrônica. Também roubam porções importantes do sinal, mesmo em bypass.

Por enquanto para poder usar alguns desses pedais com bypass mal resolvido, tenho usado um effects looper em formato de pedal com buffers, controles de volume independentes para efeito e som não processado e truebypass.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #4 : 24 de Dezembro de 2012, as 12:36:33 »

Eu usava um pedal muito mais tone sucker que os Behringer, nos anos 80, a câmara de eco da Lang (há até uma foto dela em algum lugar por aqui).  Tal problema foi sanado (ao menos, para os padrões da época) com a inserção de um buffer de entrada de alta impedância.  

Grande parte dos pedais da Behringer exibem uma impedância de entrada de 500K (com algumas exceções, como o GDI21, com 1M), melhores que os aflitivos 100K dos pedais da falecida Chorus, ou vários projetos dos idos anos 80, como os de Craig Anderton.

Os buffers, ou prés, como Alex defende (e eu também), já são usados por mestres como Pete Cornish há um bom tempo.

Fica a sugestão.  Buffer, oração e canja de galinha não fazem mal a ninguém (com a exceção óbvia do referido galináceo)...

Bom Natal para todos vocês, meus caros amigos.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 12:38:46 por Adiel » Registrado

Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #5 : 24 de Dezembro de 2012, as 12:47:26 »

Haroldo,
não sei se lembras mas eu tenho um Noise Gate e um Amp Selector da Bheringer que são baratos e podemos usar pra testes.
Foi ao usarmos o noise gate que começamos esse papo.
Vou tentar desmontar ele e envio fotos pra vocês, se quiserem.
Ou é bem mais fácil combinarem aqui em casa.

Eclético mas com parcimônia!!!
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #6 : 24 de Dezembro de 2012, as 13:21:34 »

Pessoal, hoje uso apenas dois pedais e ambos são Behriger.
Para solucionar a perda como eu só uso drive e limpo com chorus eu fiz um looper.
Tenho aqui um GDI21 e um Ultrachorus. Caso ajude eu desmonto ambos e bato fotos.
Se esta perda de sinal for solucionada creio que vários membros farão estas modificações e assim como eu serão eternamente gratos!
Boa sorte a todos e caso precisem de fotos podem pedir.
Bom natal a todos
Em busca do drive perfeito!!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 24 de Dezembro de 2012, as 13:24:40 »

Ainda acho que mudando os valores de alguns componentes do chaveamento, podemos ter um bom pedal, a um bom preço e sem grande penduricalhos como um chaveador externo.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 24 de Dezembro de 2012, as 14:18:47 »

Bem... A idéia é essa, né? Sarcasmo
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 24 de Dezembro de 2012, as 14:47:20 »

Capacitores maiores farão com que os sons mais graves passem com mais facilidade, aumentando o volume aparente do som, mas a baixa impedância continuará a detonar os harmônicos responsáveis pelo seu brilho. 

Não sei se aumentar os capacitores do sistema eletrônico de bypass ou FETs com resistência direta mais baixa vai ajudar muito nesse sentido, Hgamal.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #10 : 24 de Dezembro de 2012, as 16:19:05 »

Adiel,

por isso precisamos dos esquemas! Sem eles tudo é conjectura.
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 24 de Dezembro de 2012, as 16:42:18 »

Adiel,

por isso precisamos dos esquemas! Sem eles tudo é conjectura.

A não ser o uso dos buffers/prés.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #12 : 24 de Dezembro de 2012, as 16:54:06 »

A não ser o uso dos buffers/prés.

é... embutir um buffer a fet pode ser algo bem pequeno a se fazer, poucos componentes, no jeitão bem aranha, como o bom amigo costumava fazer. Pode ser uma opção! (e corretamente dispensa conhecer o circuito). Mas se o caso for o uso de capacitores pequenos na entrada do circuito, os buffer não farão nenhum efeito!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 24 de Dezembro de 2012, as 16:56:17 »

Adiel, já fiz testes com esses Behringer usando um booster ou distorção de outro pedal como uma espécie de buffer e mesmo assim o timbre mudava de maneira negativa. Certamente há dependência das impedâncias em questão, mas nesses casos vai além disso.

Por isso, quando construí o meu projeto de bypass para esses pedais incluí um canal separado para o som não processado, pois mesmo com o bybass trocado por uma chave de contato mecânico, quando acionado o efeito é adicionado ao som processado o som original "estragado" pelo chaveamento. Por isso minha solução foi usar os pedais com o controle de "balance" 100% som processado e adicionar o som não processado através dos buffers/boosters do meu fx looper e mixá-los ao final. Foi uma solução.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 16:57:50 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 24 de Dezembro de 2012, as 17:09:40 »

Assim sendo, o projeto dos alemães é uma "bomba", mesmo.  Talvez seja fácil corrigir os capacitores colocando outros em paralelo para testes em funcionamento, mas uma solução mais definitiva envolveria a modificação do circuito, nesse caso.

É uma pena, pois há uns pedaizinhos bem interessantes desse fabricante, que nem toma conhecimento quando pedimos apoio técnico, ao contrário da Fender, Marshall e Zoom, para citar alguns.

Estou com dois equalizadores amarelos (primeiros da fila), um DD400 e um GDI21 por aqui, prontos para sofrerem as consequências, assim que me desvencilhar das avaliações de janeiro...
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: