Não olhei os seus cálculos ainda (no trabalho é difícil fazer este tipo de análise), mas no caso do IALL 3.5, você esqueceu a componente indutiva do transformador. Isto faz com que a excursão de sinal no primário seja quase o dobro da tensão de alimentação.
Mas no IALL3.5 os cálculos que eu fiz estão consistentes com as medições que você fez. Não tem nada de estranho, tudo dentro do esperado. Se considerar o dobro da excursão do sinal no primário, é que as coisas ficam incoerentes. (veja adendo abaixo).
Meu irmão toca guitarra, e queria um ampli valvulado (ele tem só transistorizado) e falei pra ele que daria pra talvez fazer um. Estou querendo ver qual dos dois (3.5 ou 10.5) tem maior custo benefício (peças x potência) e aí caí nessa dúvida.
=============================================================
Depois de um pouco de pesquisa (após ler o trecho relevante do Tube Wizard), conclui que o cálculo da potência fica difícil, pois:
- A tensão de anodo não consegue ir até perto da de catodo, porque entre uns 50V a 80V acima desta, a coisa perde muito a linearidade, portanto o ponto quiescente não pode ser perto do meio do B+. Nesse caso meus cálculos ficam prejudicados, pois a excursão do sinal ficaria menor e menor potência na saída.
- Como tem a tensão induzida no transformador como o Gamal citou, a tensão para excursão do sinal aumenta de novo. o que explica a medição dele de 353Vpp quando a tensão de C2 era de 320V.
- Na verdade, a tensão induzida não é exatamente igual ao da alimentação (o que dobraria a tensão útil para excursão), pode ser bem variável (pode ser menos, pode ser mais). Dobrar é apenas uma estimativa, para se desenhar a reta de carga. Esse thread explica alguma coisa:
http://www.diyaudio.com/forums/tubes-valves/181432-how-does-anode-voltage-swing-twice-ht-voltage.html- Como eu não entendia porque havia essa tensão induzida, o thread aclarou a dúvida. Como existe uma corrente dc quiescente circulando pelo transformador de saída, há o armazenamento de energia no núcleo. Quando há a diminuição da corrente pela excursão do sinal, há a geração de força contra eletromotriz (tensão) ocasionando o aumento de tensão. Esse mesmo efeito ocorre quando usamos drivers DC para acionar bobinas de relés, solenóides, motores, etc. E costuma-se usar um diodo em anti-paralelo a bobina pra evitar e cortar a tensão induzida reversa.
Conclusão: como não dá pra prever quanto vai ser essa tensão induzida, fica difícil calcular qual vai ser a potência do amplificador. Só medindo mesmo.
-----
============================================================================
Gamal, veja se o meu cálculo para o pushpull está correto:
Continuando o exemplo da datasheet:
No IALL10.5, no labnotes tem a datasheet do ECL82, que tem na pág 4, um exemplo para 10,5W (com 4,8% de distorção); onde:
- Tensão de anodo: 250V
- Tensão de screen: 200V
- Resistor de catodo (comum): 220ohm
- Resistência de carga (placa a placa): 10000ohm
- Corrente de anodo: 2 x 31 mA
- Corrente de screen: 2 x 13 mA
- Corrente de catodo: 2 x (13+31) mA = 2 x 44mA = 88mA (meu calculo)
- Tensão de catodo: 88mA x 220 ohm = 19,36V (meu calculo)
- Logo a excursão da tensão sobre o transformador (1 perna só do primário) seria: 250v-20V=230V = 230Vpico
- A relação de espiras seria: raiz(10000/8) = 35,35 (placa a placa) de uma placa ao CT seria metade: 17,67
- A tensão no secundário seria 230V/17,67 = 13Vpico = 13/raiz(2) = 9,2Vrms (senoide)
- Assim a potência seria (9,2^2)/8 = 10,5W (como na datasheet)
Aplicando o mesmo cálculo para o IALL10.5:
- Tensão de anodo: 214V
- Resistor de catodo (comum): 390ohm
- Resistência de carga (placa a placa): 10000ohm
- Tensão de catodo = 14,77V
- Logo a excursão da tensão sobre o transformador (1 perna só do primário) seria: 214v-14,77V=200V = 200Vpico
- A relação de espiras seria: raiz(10000/8) = 35,35 (placa a placa) de uma placa ao CT seria metade: 17,67
- A tensão no secundário seria 200V/17,67 = 11,3Vpico = 11,3/raiz(2) = 8Vrms (senoide)
- Assim a potência seria (8^2)/8 = 8W
Faltaria alguém confirmar medindo a potência do IALL10.5
-
-----
Bacana demais o projeto, parabens hgamal.
Ficou com quais medidas o chassi?
Voltando ao transformador de saída:
O que eu preciso saber é somente qual é o GAP para este projeto (IALL-3.5 - Power com ECL-82), quando você foi comprar o transformador de saída na Líder ou na Lynx Audio você não precisou informar o GAP? Isso que não estou entendendo!_
No projeto fala a relação do transformador, tudo muito bem explicado, mas do GAP não tem informação nenhuma, somente que é necessário o GAP.
To meio perdido e sem coragem de pedir para fabricar o transformador e não ter todas as informações, você me entende?
Obrigado.
Abraços
Como eu estou estudando o IALL3.5 para talvez montar um, vou vendo que tem muitas dúvidas nas mensagens. Bom sobre o gap, eu achei uma fórmula num manual italiano (que pode ser baixado no site:
http://digilander.libero.it/giunchifabrizio ) para calcular a espessura do gap (pág 113):
gap = 0,001256 x N1 x Ia / B
onde
N1 = número de espiras do primário
Ia = corrente de anodo
B = indução magnética em Wb/m2 (usar 0,5)
Assim no exemplo:
gap = 0,0001256 x 3188 esp x 0,04 ampere /0,5 = 0,32 mm
Se o núcleo forem E I, o gap deve ser dividido por 2 (no caso 0,16mm) Em caso de nucleo T U usar o valor obtido.