Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 02:24:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 16   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reabrindo - IALL-3.5 - Power com ECL-82  (Lida 81039 vezes)
Savicki
Visitante
« Responder #45 : 03 de Setembro de 2010, as 23:18:48 »

Já que eu achei o tópico certo do iall 3.5 vou pedir que tirem minhas dúvidas sobre os transformadores, será que vocês poderiam me mandar o esquema para q eu possa mandar enrolar Huh? pois aqui no fim do mundo(Maceió) só tem 1 ou 2 caras que façam isso,

eu não entendi o que tem no "manual"

PT - Transformador de força
Primário: 110/220v
Secundário 1: 3.15+3.15V x 1A
Secundário 2: 230+230V x 50mA

seria um transformador com 2 secundários Huh? como eu ligo eles na placa Huh??

OT - Transformador de saída
Primário:5600 ohms
secundário: 4/8 ohms
Núcleo GO/Gap de ar

Esse segundo eu realmente não entendi, principalmente esse gap de ar.

Eu queria fazer um combinho, que falante eu uso ?? um próprio para guitarra?Huh? como calculo a potência do falante???

Valeu pessoal, desculpa a ignorância, pois eu sou estudante de engenharia civil 2º ano, mas que só tenho a base em "Física 3"...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #46 : 04 de Setembro de 2010, as 09:17:15 »

Já que eu achei o tópico certo do iall 3.5 vou pedir que tirem minhas dúvidas sobre os transformadores, será que vocês poderiam me mandar o esquema para q eu possa mandar enrolar Huh? pois aqui no fim do mundo(Maceió) só tem 1 ou 2 caras que façam isso,

eu não entendi o que tem no "manual"

PT - Transformador de força
Primário: 110/220v
Secundário 1: 3.15+3.15V x 1A
Secundário 2: 230+230V x 50mA

seria um transformador com 2 secundários Huh? como eu ligo eles na placa Huh??


Ok, este transformador deverá ter 3 fios no primário: 1:0V, 2:127V e 3:220V - estas são as tensões disponíveis em vários lugares do Brasil. Se você mora no rio, onde a tensão é de 127V, você liga apenas os fios 1 e 2 na tomada.

Este transformador tem 2 secundários, isto é feito de modo a não se precisar de 2 transformadores de força. Ou seja 6 fios. 3 para o primeiro secundário: 1:3.15V, 2:comum, 3:3.15V. Este secundário alimenta os filamentos das válvulas. Outro secundário com fios: 4: 190V, 5:comum, 6:190V. Estes alimentam os retificadores de alta tensão.

O transformador de força do projeto atual do IALL 3.5 é de 190V+190V e não 230V+230V como está no documento. Isto dever ser alterado no documento algum dia.


Citar


OT - Transformador de saída
Primário:5600 ohms
secundário: 4/8 ohms
Núcleo GO/Gap de ar

Esse segundo eu realmente não entendi, principalmente esse gap de ar.

Eu queria fazer um combinho, que falante eu uso ?? um próprio para guitarra?Huh? como calculo a potência do falante???

A questão do GAP de ar é necessária para amplificadores SE é uma especificação técnica indispensável. Há muitos posts aqui sobre o assunto. Se quem constrói o seu transformador não sabe do que se está falando, é melhor procurar outro.

Citar
Valeu pessoal, desculpa a ignorância, pois eu sou estudante de engenharia civil 2º ano, mas que só tenho a base em "Física 3"...

Rapaz, aqui somos todos ignorantes, mais precisamente teimosos e ignorantes. Todos nós aqui, em algum momento, poderemos montar qualquer coisa. Mas temos que ter a humildade de escolher nossos objetivos com cuidado. Conforme ficamos mais "espertos" avançamos e construímos equipamentos mais elaborados. Não desista. Talvez você precise ganhar experiência em projetos menores.

Não tome isso como um papo do tipo Karatê Kid ou Luck Sky Walker. Não há mestres ninja ou Jedis aqui. Mas certamente há um caminho a ser seguido. Vai com calma, vai ser bem divertido.

A físicia 3 é suficiente para você entender o que está acontecendo. Meu conselho é que você comece a tentar entender:  esquemas elétricos; correntes AC e DC; como diodos funcionam e retificam as tensões; como os  capacitores "filtram"; etc.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rafammbass
Visitante
« Responder #47 : 04 de Setembro de 2010, as 14:14:55 »

Srs, LIGUEI O BICHINHO! Saiu som, logo depois de os filamentos esquentaram, na verdade só o contato da minha mão com o IN dele.

Mas por algum motivo estranho, a resistência do cátodo do pentodo tem 74 VDC nela, e saiu fumaça demais dele. Lógico que desliguei logo que vi a fumaça. Ela é a de 820R 2W que está na versão 1.2 do Haroldo.

Meu transformador foi feito na líder, está dando um pouco menos do que os 230V (já que aqui em casa o AC fica em uns 118 V), mas acho que tem algo errado. Como posso regular a resistência do cátodo? Eu me lembro que na versão 1.1 era algo perto de 330R...
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #48 : 05 de Setembro de 2010, as 01:47:17 »

Srs, LIGUEI O BICHINHO! Saiu som, logo depois de os filamentos esquentaram, na verdade só o contato da minha mão com o IN dele.

Mas por algum motivo estranho, a resistência do cátodo do pentodo tem 74 VDC nela, e saiu fumaça demais dele. Lógico que desliguei logo que vi a fumaça. Ela é a de 820R 2W que está na versão 1.2 do Haroldo.

Meu transformador foi feito na líder, está dando um pouco menos do que os 230V (já que aqui em casa o AC fica em uns 118 V), mas acho que tem algo errado. Como posso regular a resistência do cátodo? Eu me lembro que na versão 1.1 era algo perto de 330R...

Já aproveita e troca logo ele (claro que primeiro precisa saber o porque aconteceu isso) por que com essa esquentada ai deve ter saido do valor original... isso se não abriu.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rafammbass
Visitante
« Responder #49 : 05 de Setembro de 2010, as 01:56:51 »

Fala Boss, preciso trocar sim. Não abriu ainda, mas deu uma melada na carcaça. Preciso mesmo saber o que aconteceu. Acredito que o Haroldo tenha aumentado esse resistor pra diminuir a dissipação da placa, mas acredito que talvez eu tenha que aumentar mais ainda.

A válvula é uma chinesa, vem numa caixa marcada como tungsram. Tenho uma outra aqui que vem marcada como feita na yugoslávia, mas não quis ligá-la ainda. Pode ser defeito na válvula que estou usando?
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 02:03:09 por rafammbass » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #50 : 05 de Setembro de 2010, as 06:22:34 »

rafammbass

74V de catodo é muito elevado. Uma verificação completa se faz necessária. São poucos componentes.

1) Procure curtos e trilas partidas na placa;
2) componentes trocados;
3) Ligando o circuito sem a válvula e meça as tensões.
   a) Nos catodos (sejam do triodo ou do pentodo) de todas as tensões devem ser zero (DC);
   b) nos anodos devemos ter alta tensão (DC);
   c) nas grades zero (DC);
   d) na segunda grade do pentodo uma alta tensão (DC);
   e) Não deve haver presença de tensões AC nestes pontos;
4) se tudo bem, refaça as medições com a válvula ligada e com a entrada aterrada;
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rafammbass
Visitante
« Responder #51 : 05 de Setembro de 2010, as 14:43:50 »

Haroldo, obrigado pela ajuda!

1) Conferi a placa, tudo está OK, não há trilhar cortadas e nem curtos.
2) Conferi os componentes, estão OK, mesmo o resistor que esquentou (vou trocar) ainda mantém seu valor nominal.
3)

a) Pinos 8 e 2 (cátodos) 0V.
b) Pinos 9 placa do triodo: 293VDC e 6 do pentodo (com o transformador de saída ligado): 306VDC.
c) Pinos 3 e 1 0V.
d) Nenhum AC

Fiquei bem confuso, C1, C2 e C3 dão a mesma voltagem. A placa do triodo está alta, mesmo sem carga não é?

Vou ligar os filamentos e medir rapidinho as voltagens.


Mensagem Mesclada
Ah, como disse lá em cima, a placa eu comprei, então desculpe a ausência dos nomes.

Mensagem Mesclada
该死的中国真空管!

Troquei a maldita! Bem amigos, que SOM! Isso porque ele estava empurrando uma Sony Xplod de 60W.

Por agora liguei a guitarra nele direto e os humbuckers conseguem saturar a válvula!   Palmas

Liguei o TSW, mais uma vez... QUE SOM!  Roqueiro

Vou por ela no falante do Peavey Bandit 112, um sheffield. Vamos ver no que dá.

Por ora, estou upando um vídeo no UTube, apenas de um teste preliminar, não tinha ninguém pra gravar pra mim com o TSW.

Haroldo: Se eu já admirava seu trabalho, agora sou teu fã de carteirinha! Você MANJA!  Bravo MUITO OBRIGADO!

E que venha o 10.5, 15.5, 25.5...

Mensagem Mesclada
Subiu o vídeo! http://www.youtube.com/watch?v=3fe39iAANtg&hd=1
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 22:54:14 por rafammbass » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #52 : 06 de Setembro de 2010, as 00:12:15 »

Troquei a maldita!

então o problema era a ching-ling mesmo?

bem q eu tinha ouvido falar q elas eram ruins... e pelo q me falaram algumas até vêm com curto-circuitos nos componentes internos ( placa, catodo, grade(s) ) de fábrica :/

De qualquer forma, é bom saber que agora está tudo funcionando como deveria! Cheesy
e... vê se posta um vídeo dele com a guita conectada, hein? Smiley
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #53 : 06 de Setembro de 2010, as 07:28:18 »

Troquei a maldita!

então o problema era a ching-ling mesmo?

bem q eu tinha ouvido falar q elas eram ruins... e pelo q me falaram algumas até vêm com curto-circuitos nos componentes internos ( placa, catodo, grade(s) ) de fábrica :/

De qualquer forma, é bom saber que agora está tudo funcionando como deveria! Cheesy
e... vê se posta um vídeo dele com a guita conectada, hein? Smiley

Acho que há muito mito por trás disso. Acredito mais na troca por outro modelo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rafammbass
Visitante
« Responder #54 : 06 de Setembro de 2010, as 08:42:50 »

Também pesei nisso...

Vou gravar um sample mais tarde!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #55 : 06 de Setembro de 2010, as 15:27:33 »

Acho que há muito mito por trás disso. Acredito mais na troca por outro modelo.

Eu também não acredito muito nisso, só repassei o que me foi dito.

na verdade, acho as válvulas chinesas uma boa opção pra se usar num circuito como "boneco de testes".
Pois se ela pifar, não será uma perda tão grande como seria com uma válvula de marca.

Também pesei nisso...

Vou gravar um sample mais tarde!

Opa, estamos à espera Cheesy
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, as 15:29:58 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
plautz
Visitante
« Responder #56 : 06 de Setembro de 2010, as 16:19:42 »

Rafa

Parabéns pelo sucesso na montagem, ficou muito boa.

Cada vez que vemos um IALL ou TSW montado com sucesso e agradando seu dono, ficamos mais orgulhosos.

Abraços e continue com os próximos IALL´s.
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #57 : 06 de Setembro de 2010, as 20:07:40 »

Haroldo, quanto à válvula chinesa, a caixa vem marcada ECL82 mesmo, mas não vou precisar me preocupar mesmo, ela caiu no chão SEM QUERER! (EU JURO!) Só tenho uma dúvida: ontem quando liguei, não estava chiando nada e o pot do volume estava jumpeado. Hoje liguei-o em outra tomada, outro ambiente, em outra disposição e fui obrigado a por o potenciômetro, pois ele estava esquentando e apitando sem parar. Quando liguei o TSW, mesma coisa, com ganhos altos, o bicho apitava. Inclusive, percebi que mesmo sem chiar, se eu encostasse no transformador de saída, no chassi dele, o bicho chiava. Estou louco ou isso deve normalizar assim que ele for parar dentro de um chassi, devidamente aterrado?

Blackcorvo, o pior é que gravei alguma coisinha agora, mas o carregador da câmera está longe daqui e meu computador não está lendo o cartão...  Cry CARA, esse pequeno notável fala MUITO alto.

Plautz, obrigado, mas nada disso seria possível sem vocês. Esse fórum é fantástico e de altíssimo nível! Agora quero testar ele com um certo pré baseado no Fender '62 que eu vi num canal do youtube de um cara aí...  Grin

Vou guardar esse filho num chassi agora e partir pro irmão do meio, o iALL 10.5! Até o final do ano está pronto!  Roqueiro

FAÇAM O DE VOCÊS!



Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #58 : 07 de Setembro de 2010, as 00:01:14 »

Parece loop de terra. Use um jack de entrada com terra isolado e não esqueça de aterrar um dos cabos de saída para o alto-falatnte. Aqui em casa, sempre que esqueço de aterrar uma das ligações do alto-falante este tipo de coisa acontece.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #59 : 07 de Setembro de 2010, as 00:56:40 »

.... Aqui em casa, sempre que esqueço de aterrar uma das ligações do alto-falante este tipo de coisa acontece.

Exatamente oque eu iria escrever.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 16   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal