Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 07:44:07

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cabos de TV x Cabos de Áudio em guitarras.  (Lida 13116 vezes)
vitorwolff
Visitante
« Responder #15 : 26 de Dezembro de 2012, as 10:54:09 »

Bem se o material da malha não for Alumínio não imagino o que seja, porque eu já deixei um pedaço de malha exposta ao tempo pegando chuva e sol por uns 15 dias e ela apenas escureceu um pouco, não perdendo a característica cor metálica que tem.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #16 : 26 de Dezembro de 2012, as 11:32:20 »

Eduardo, a fórmula original tem Ln, mas a variante que os fabricantes de cabos usam tem Log10 mesmo. A fórmula foi adaptada, e as constantes dielétricas usadas também. Mas a finalidade, sem dúvida, é a mesma.

Vitor, a blindagem é feita com uma liga de alumínio, como eu corrigí na mensagem anterior.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #17 : 26 de Dezembro de 2012, as 12:08:35 »

Finck

Neste caso a variação é 1 / ln (a/b) e a capacitância diminui com um aumento da distância e não o contrário...

Talvez o termo da fórmula que postou, log(D/d) seja invertido, log(d/D), se não com um aumento da distância, aumentaria a capacitância, ao invés de diminuir!

Um abraço!

Eduardo

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #18 : 26 de Dezembro de 2012, as 15:24:35 »

Eu fiquei assustado com tal afirmativa, já inclusive acatada por outros em seguida, pois no segundo semestre de Eletricidade Básica e Circuitos Elétricos, na Escola Técnica Federal do RJ, eu já havia aprendido o básico sobre funcionamento de "condensadores". Mas só depois, mais a frente com o que aprendemos como base de cálculo (derivada e integral) é que passamos às fórmulas com mais precisão por conta da utilização de formatos cilíndricos e afins.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #19 : 26 de Dezembro de 2012, as 15:26:57 »

Fiz o teste prático com um cabo de guitarra de 3 metros e o mesmo cabo cortado em uns 30cm agora:

+-3 metros = 1500pf
+-30 cm = 170pf
Não houve modificações na indutância.

Logo quanto maior o cabo maior a capacitância.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #20 : 26 de Dezembro de 2012, as 15:33:37 »

Claro, e possivelmente como a medição não tem tal precisão, pode ser que a razão matemática seja por aí mesmo, na razão direta do tamanho, pois "mais superfícies" estarão sobrepostas com o mesmo isolante entre elas.   
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #21 : 26 de Dezembro de 2012, as 19:52:20 »

Como eu não sou orgulhoso (e ultimamente a memória anda falhando...), amanhã vou checar a fórmula para ver se eu não falei bobagem  Legal!
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #22 : 26 de Dezembro de 2012, as 23:35:44 »

Pessoal, é exatamente o que prevê a fórmula que postei antes.

Lembremos que C/L é constante, ou seja, capacitância por metro de comprimento!
 O teste é válido, o cabo 10 vezes maior, 10 vezes maior é a capacitância total (desconsiderando as variações nas medições), podemos deduzir que este cabo é homogêneo em sua construção.

O que tinha comentado é a distância entre os condutores que afeta a capacitância de maneira inversamente proporcional e ainda logaritmicamente. Ou seja, quanto maior a distância entre o condutor central e o condutor externo, menor a capacitância por metro de comprimento.

Finck:

Não me leve a mal por favor, só desconfio um pouco da fórmula! Se puder nos retornar a informação seria de grande valia!

Um abraço

Eduardo
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #23 : 27 de Dezembro de 2012, as 00:32:48 »

Finck,

Longe de mim querer esculhambar sua explanação, mas acho que essa confusão inverte o que é real.

Eu mesmo já disse tantas bobagens ao longo desses anos do fórum handmades, sempre reparando o erro através da ajuda e a observação dos colegas daqui.
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #24 : 27 de Dezembro de 2012, as 09:07:04 »

E eu acabo de descobrir que os questionamentos do pessoal aquí do forum realmente ajudam a gente a pensar...

Fiz a maior burrada e ainda fiquei teimando! Estou morrendo de vergonha! Mil desculpas!

Cheguei aquí na firma hoje, abrí meu formulário e percebí que eu tinha misturado duas formuletas parecidas: cálculo de resistência de isolamento, que não interessa para "nossa utilização", e cálculo de capacitância entre condutores adjacentes (ou entre condutor e blindagem, quando esta existir).

Segue formuleta corrigida:

C = (0,02412 x k d (moderador, peço que me suspenda do fórum) ) / log (D/d)

Onde C = capacitância, em microFarads
k d (moderador, peço que me suspenda do fórum) (ou Epsilon) é a constante dielétrica do material (esta estava certa),  5 para PVC, 2,3 para polietileno, 2,6 para EPR ("borracha"). Estes são os materiais isolantes mais comuns em cabos de guitarra, pela ordem de utilização.
D = Diâmentro SOBRE isolação, em mm
d= Diâmetro SOB isolação (ou sobre o condutor, que dá no mesmo), em mm

Podem confiar que agora está certo. Abraço (e desculpas de novo)

Finck.
PS> Para compensar, depois eu vou postar a formuleta para calcular indutância

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, as 09:11:16 por Finck » Registrado

Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #25 : 27 de Dezembro de 2012, as 10:43:51 »

Finck:

Todos nós cometemos enganos !! Não é para ter vergonha, nem se desculpar! Afinal, toda a informação que prestamos a dar aqui no fórum é gratuita, com o único intuito passar aos outros nossas experiências!  Smiley
 Se nos enganamos, basta que postemos a informação correta logo em seguida! Eu mesmo já me confundi muitas vezes, e nessas ocasiões sempre aprendia muito com os meus erros!

Legal! As fórmulas são realmente as mesmas, apenas a constante mudou para que o 2*pi fosse integrado, além da mudança de base no logaritmo, que é mais fácil ser calculado (ou tabelado) na base 10.

Poste sim a fórmula! Toda informação, mesmo a mais complicada, alguma hora poderá ser útil para alguém!

Um abração

Eduardo
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #26 : 27 de Dezembro de 2012, as 11:17:23 »

Ledod falou tudo! Não tem essa de vergonha, até por que o sujeito tem que ter coragem para admitir e corrigir um erro. E erro, como já disse, é uma característica comum da nossa espécie.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, as 11:18:57 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #27 : 27 de Dezembro de 2012, as 12:44:14 »

Obrigado pela compreensão!  Legal!

Vamos à indutância (achei uma versão já simplificada da fórmula):

L = KL + 0,46* Log10 (2*DMG/dc)

Onde

L = indutância do cabo, em mH/Km (miliHenri por Km)

KL = constante de encordoamento do condutor (o "número de fios" do condutor). Para fio sólido, 0,0500. Para 7 fios, 0,0640. Para 20 fios, 0,0551.  Para 61 fios ou mais, 0,0515. Valores para formações intermediárias podem ser obtidos por interpolação (ou chute...), porque a diferença é muito pequena.

DMG = distância média geométrica entre condutores, em mm. Para cabos de 1 condutor mais blindagem, e cabos multipolares com 2 ou 3 condutores (veias isoladas) sem blindagem (neste caso a indutância é medida entre 2 condutores adjacentes) a DMG vai ser igual ao diâmetro SOBRE A ISOLAÇÃO. Para cabos de 2 condutores com blindagem (para usar naquele tipo de montagem para cabos de instrumentos que eu mencionei) também se pode usar o mesmo raciocínio, porque o "retorno" (terra, ou referencial) será o segundo condutor, então a indutância que importa é a existente entre os 2 condutores isolados.

dc = diâmetro DO CONDUTOR (só o "metal", sem isolação, ou seja, o diâmetro SOB A ISOLAÇÃO) em mm.

Abraço

Finck
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: