Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 09:26:04
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Eletrônica
>
Cabos de TV x Cabos de Áudio em guitarras.
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Cabos de TV x Cabos de Áudio em guitarras. (Lida 13121 vezes)
felixmeirelles
Visitante
Cabos de TV x Cabos de Áudio em guitarras.
«
:
23 de Dezembro de 2012, as 12:46:45 »
A questão foi levantada em um tópico antigo, ao falarmos sobre cabos de núcleo sólido como os George L.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2345.0
Então fiz medições em um cabo Tiaflex para guitarras com 0.50mm de núcleo trançado e um cabo de TV usado pela SKY desses RG6 com 95% de malha de alumínio, duplamente blindado e impedância característica 75Ω com núcleo sólido de cobre.
O resultado para 3 metros testados sem plugues foram:
SKY: Terra 0.2Ω / Vivo 0.4Ω / 180pF entre terra e vivo / 5μH com terra e vivo ligados em série
Tiaflex: Terra 0.2Ω / Vivo 0.2Ω / 1400pF entre terra e vivo / aparentemente não apresenta indutância com terra e vivo ligados em série
Em relação as impressões tocando guitarra com eles, o fio de TV é mais estridente mas parece embolado em execuções mais trabalhadas.
Se mais alguém tiver outras amostras podemos comparar futuramente.
«
Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 13:28:01 por felixmeirelles
»
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: Cabos de TV x Cabos de Áudio.
«
Responder #1 :
23 de Dezembro de 2012, as 13:01:30 »
Um cabo feito para ser usado em rádio freqüência deve possuir a mínima capacitância possível. Normalmente o comprimento deverá ser limitado em relação inversa a de sua capacitância.
Quanto a sua impressão, se estiver falando sobre usar um cabo desses numa guitarra usando distorção, por exemplo, é bom lembrar que quanto mais informação de alta freqüência envia, menos "focada" fica a dstorção. Por conta disso é que muitas distorções usam um filtro passa bandas antes do estágio de clipping ou de saturação.
A busca de um bom cabo para guitarra na verdade tem a ver com o que se espera dessa "ligação" entre a saída da guitarra e a entrada do amp ou do pedal de efeitos.
As impedâncias de saída da guitarra e da entrada do amp, ou pedal, também deverão mexer bastante com a resposta geral de freqüências.
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
Re: Cabos de TV x Cabos de Áudio.
«
Responder #2 :
23 de Dezembro de 2012, as 13:11:38 »
Isso mesmo Alex, é que o pessoal estava testando cabos de TV em guitarra.
Obrigado pelos complementos.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: Cabos de TV x Cabos de Áudio em guitarras.
«
Responder #3 :
23 de Dezembro de 2012, as 13:29:13 »
Só fiquei achando que cabos assim de RF poderiam ser uma boa para usar como cabinhos de pedaleira.
Eu sou a favor que em algum ponto da pedaleira haja um bufferzinho. Talvez cabinhos assim antes desse buffer pudessem ser uma boa idéia...
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
«
Responder #4 :
24 de Dezembro de 2012, as 13:01:26 »
Citação de: felixmeirelles em 23 de Dezembro de 2012, as 12:46:45
Então fiz medições em um cabo Tiaflex para guitarras com 0.50mm de núcleo trançado e um cabo de TV usado pela SKY desses de 8Ω duplamente blindado de núcleo sólido.
felixmeirelles
Eu uso cabos de coaxiais de 75Ω, mas tem que ser de cobre puro, esses de malha de alumínio tem essa característica de deixar o som
mais agudo mesmo
na verdade ele some com os graves, tem também cabos de núcleo de aço cobreado, o aço é mais resistivo e rígido por isso não me interessei em testa-lo.
Eu gostaria muito de saber estas medições em um cabo coaxial RGC-59 90% malha cobre 75 OHM que é o cabo que eu uso há mais de 10 anos, comparei com cabos de marca, e alguns bem caros.
Tnx
Visitante
«
Responder #5 :
24 de Dezembro de 2012, as 13:25:40 »
Não sei de onde tirei esses 8Ω, na verdade ele é um RG6 com 95% de malha de alumínio e impedância característica 75Ω.
Vou corrigir lá.
É difícil arrumar esses cabos todos de cobre hoje em dia, senão eu testava.
«
Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 13:29:54 por felixmeirelles
»
Visitante
«
Responder #6 :
24 de Dezembro de 2012, as 14:56:02 »
pois é, na hora eu imaginei que fosse o esse de alumínio, é bem ruim pra áudio mesmo.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #7 :
24 de Dezembro de 2012, as 18:09:15 »
Saber algumas coisas básicas sobre os parâmetros do cabo pode ajudar a descartar alguns tipos, evitando perder tempo e dinheiro com eles.
Primeiro, que a ISOLAÇÃO é a primeira camada que vai sobre o condutor. O material empregado e sua espessura afetarão o desempenho do cabo.
Para calcular a capacitância da isolação a formuleta é
C = k
d
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
* log(D/d),
onde
k
d
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
é a constante dielétrica: 5 para PVC, 2,3 para polietileno, 2,6 para EPR ("borracha"). Estes são os materiais isolantes mais comuns em cabos de guitarra, pela ordem de utilização.
D é o diâmetro sobre a isolação
d é o diâmetro sob a isolação
Disso já se pode deduzir que cabos com espessura isolante muito alta terão maior capacitância
, e é por isso que os cabos de TV afetam tanto o timbre.
Pode-se calcular a indutância do próprio condutor, mas a fórmula é bem mais complexa, e os valores serão sempre desprezíveis, então vamos deixar quieto. O "aço cobreado" é adequado só para frequências realmente altas (MHz), em que um fenômeno chamado de "efeito pelicular" impede a circulação de corrente pelo "miolo" do condutor, então não faria diferença se ele fosse inteiro de cobre, ou de aço cobreado, ou até mesmo um "tubo", já que só a sua superfície irá conduzir.
Quanto à blindagem, numa situação "normal" (quero dizer, se a blindagem fosse usada apenas como "blindagem", como normalmente ocorre em aplicações industriais) o material não faria muita diferença. Mas em instrumentos a blindagem também é o condutor "de retorno", então é aconselhável que ela tenha a menor resistência elétrica possível. Isso pode ser alcançado de várias formas:
1) Com uma blindagem de seção ("bitola") maior
2) Com o uso de material menos resistivo (cobre)
3) Usando cabos de 2 condutores isolados, mais a blindagem (usa-se um dos condutores no "tip" do plugue, outro no "sleeve", e a blindagem deve ser ligada só em uma das extremidades do cabo, no "sleeve"; esse tipo de montagem oferece o melhor desempenho para instrumentos elétricos, com a menor atenuação de sinal e máxima atenuação de ruído).
O tipo de blindagem que melhor se aplica aos nosso propósitos é a velha e boa malha (ou trança) de cobre (podendo ser estanhado), porque une uma cobertura razoável, baixa resistência elétrica, boa flexibilidade e resistência mecânica.
Os cabos de TV que só tem uma "folha" de alumínio não são bons para áudio por causa da grande resistência elétrica, e baixa resistência mecânica.
Outra coisa importante sobre a blindagem é o FATOR DE COBERTURA. Quanto maior o fator de cobertura, mais "fechada" é a blindagem, e mais eficiente ela será no sentido de bloquear as interferências externas. Blindagens com fator 85% costumam ser suficientes, não existe forma industrial de obter 100% de cobertura com tranças de fios. Alguns cabos "premiun" possuem uma folha finíssima de alumínio em contato com a trança (que neste caso precisa ser estanhada, caso contrário ocorrerá corrosão galvânica, e o alumínio vai literalmente desaparecendo com o tempo) para atingir 100% de fator de cobertura.
Finalmente, a COBERTURA, ou CAPA EXTERNA do cabo, que é a parte de fora, NÃO TEM função de isolação, e sim de proteção mecânica. Por isso, pode-se escolher o que parecer melhor ("borrachas" ou "plásticos emborrachados", eventualmente recobertos com "cadarços", são as coberturas mais adequadas para a "nossa utilização", resistentes e flexíveis).
«
Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, as 09:09:48 por Finck
»
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
EddieTavares
Visitante
«
Responder #8 :
24 de Dezembro de 2012, as 23:08:50 »
Finck
Caraca véi... fez a lição de casa!!!
Obrigado por compartilhar o seu conhecimento e de forma tão fácil de entender!
Tnx
Visitante
«
Responder #9 :
25 de Dezembro de 2012, as 00:00:07 »
Eu trabalho em uma terceirizada da Oi Tv e lá usamos cabos com 75% de malha de alumínio, se alguém quiser ou se interessar para testes posso mandar uns 20m de cabo, que depois até podem ser usados pra outros fins claro.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #10 :
25 de Dezembro de 2012, as 11:02:09 »
Citação de: EddieTavares em 24 de Dezembro de 2012, as 23:08:50
Finck
Caraca véi... fez a lição de casa!!!
Obrigado por compartilhar o seu conhecimento e de forma tão fácil de entender!
Tnx
Eh, eh, eu trabalho com cabo faz 27 anos...
Precisando de qualquer informação sobre esse assunto, só perguntar (eu não sou hábil o suficiente para postar novos circuitos, então tento compensar com os "periféricos"...)
Citação de: vitorwolff em 25 de Dezembro de 2012, as 00:00:07
Eu trabalho em uma terceirizada da Oi Tv e lá usamos cabos com 75% de malha de alumínio,
Não creio que seja malha de alumínio, porque não dá para fabricar fios fininhos com este metal. Deve ser malha de cobre estanhado (quando é novo fica bem branquinho).
«
Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, as 11:06:04 por Finck
»
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #11 :
25 de Dezembro de 2012, as 11:58:32 »
Finck, você quer dizer que quanto mais espaço de isolamento há entre duas superfícies condutoras, maior a capacitância resultante? Desculpe, mas isso não parece proceder...
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
«
Responder #12 :
25 de Dezembro de 2012, as 13:08:16 »
Citação de: Finck em 25 de Dezembro de 2012, as 11:02:09
Não creio que seja malha de alumínio, porque não dá para fabricar fios fininhos com este metal. Deve ser malha de cobre estanhado (quando é novo fica bem branquinho).
Esses fios são mais quebradiços, leves e não pegam solda facilmente, quando depois de um esforço subumano se consegue soldar essa malha, um puxão de leve arrebenta no lugar da solda, também não é cobre estanhado por que este solda com a maior facilidade.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #13 :
25 de Dezembro de 2012, as 19:14:46 »
Alex, você está lembrando da formuleta clássica do capacitor plano... E eu fiz exatamente o mesmo questionamento para o cara que é o meu grande "guru" no tema "condutores elétricos", então não precisa se desculpar não...
Se você considerar dois pedaços de cabo com o mesmo comprimento, a capacitância realmente será maior naquele com espessura isolante maior. Tanto que em cabos para tensões mais altas (que tem isolantes realmente espessos) ela chega a "incomodar" em alguns aspectos. Claro que ela também é influenciada pelo tipo de material usado, e existem alguns desenvolvidos para manter a capacitância baixa, principalmente em cabos de sinais: é preciso manter a espessura isolante alta por que a distância entre o condutor e blindagem influenciam na indutância, e ao mesmo tempo não se pode deixar a capacitância subir demais, então usa-se estes compostos especiais, com arquiteturas alveolares (cheias de "espaços vazios"), ou mesmo tubos (ocos!) nos quais o condutor é mantido centrado por uma espiral de material plástico.
Note que a formuleta que eu indiquei é um pouco diferente da formuleta clássica do capacitor. Ela relaciona os diâmetros do "tubo" formado pela isolação, e não a área e a espessura do suposto capacitor. Num cabo, o condutor será uma das armaduras do capacitor, o isolante será o dielétrico, e a blindagem, se existente, será a outra armadura. Quando você aumenta a espessura isolante, você também está aumentando a área do suposto capacitor. Condutores de diferentes seções/diâmetros também vão acabar influenciando no resultado.
Eddie, sobre a blindagem "de alumínio", me toquei que há desenvolvimentos recentes de ligas metálicas baseadas em alumínio que permitem a obtenção de filamentos finíssimos. Como não são empregados na área de atuação da empresa em que trabalho, não conheço quase nada sobre elas (e desta vez nem lembrei delas...). Então você está certo, pode ser "alumínio" (uma liga, na verdade).
-----
Alex, arrumei uma resposta mais simples:
Um cabo se comporta como um capacitor cilíndrico. A formuleta do capacitor cilíndrico é a que deu origem à versão simplificada que eu indiquei.
Se você mantém o diâmetro do condutor e varia a espessura isolante, você vai estar variando também a área das "armaduras virtuais" (superfície gaussiana). Logo, uma espessura maior implica em uma superfície gaussiana maior, e portanto numa capacitância maior. Mas o aumento da capacitância não é diretamente proporcional, claro, porque a distância entre as "armaduras virtuais" também aumenta, e isso contribui para diminuir o resultado.
Caraca, estou de novo num daqueles meus dias de filosofia exacerbada... Deve ter sido aquele meio copo de cerveja que eu tomei no almoço...
«
Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, as 19:42:54 por Finck
»
Ledod
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #14 :
26 de Dezembro de 2012, as 10:28:20 »
Eu lembro que vi isso em física 3 e eletromagnetismo... A dedução parece complicada, mas usando coordenadas cilíndricas (claro...) os resultados saem muito facilmente!
A fórmula continha um ln ao invés de um log (logaritmo neperiano, ou na base n)
Essa é a fórmula que conhecia, do capacitor cilíndrico. Se baseia na lei de gauss onde a somatória das cargas internas de uma superfície fechada é dada pela integral do campo elétrico dessa superfície!
O K * Episilon Zero é a permissividade elétrica do material.
Pela fórmula, aumentando "b" temos que o ln (b/a) aumenta e a capacitância diminui, como o Alex mencionou!
Um capacitor cilindrico nada mais é que um capacitor de placas paralelas "enrolado", porém com com a variação agora não sendo mais linear ( 1/d ) e sim logarítmica ( 1 / ln (d) )
Um abraço
Eduardo
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...