Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 17:25:21

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tradução ou significado de alguns termos  (Lida 16115 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« : 20 de Dezembro de 2012, as 14:44:20 »

Pessoal eu estou traduzindo um artigo e queria uma ajuda em dar tradução e ou significado a alguns termos do mundo de vocês. Pode ser até que alguns seja melhor deixar em inglês mesmo, mas mesmo nos dicionários não se encaixam bem se traduzidos no significado normal.
Por ex.

Overdrive

Hairy tone

Clean tones

Headroom

boomy sound

midrange scoop

harsh sound

muddy sound

hiss

É um artigo sobre amplificadores valvulados, então os termos estão relacionados a esse assunto.

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 15:08:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
whitebilly
Visitante
« Responder #1 : 20 de Dezembro de 2012, as 14:46:53 »

Algumas palavras até dão tradução porem, alem de ficar fonéticamente feio, se a pessoa for pesquisar sobre as palavras traduzidas na internet não achará nada.

Esses termos seria melhor deixar como está mesmo. na minha opinião.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:10:30 »

Eu até achei um glossário para esses termos subjetivos, mas não tem todos.
The following is a small list of some typical terminology:
Authoritive    “Pronounced” tone with enhanced but clear low-frequency
content
Ballsy       Enhanced low-frequencies that you feel rather than hear
Barking       Literal expression: Distorted but dynamically strong tone that is
      suitable for rhythm guitar playing.
Boomy       “Smearing” of transients that makes bass reproduction sound
      muddled
Bright       Tone with enhanced high-frequency content
Brittle       Lacking in low end
Brown       Guitar sound of early Van Halen records. Sometimes associated
      with smooth breakup from clean to compression.
Buttery       Likely referring to combination of “smooth” and “organic”
Clean       Tone, which is perceived as unaltered, usually ranging from
      linear response (not clipped) to smooth compression. Highly
      subjective issue.
Clipped       Limited in dynamic range due to clipping off the high-amplitude
      signal content
Colored       A change in character, that over-emphasizes certain tones
Compressed    Limited in dynamic range due to clipping of high-amplitude
      signal content and enhancing the low-amplitude content
Creamy       See “Smooth”
Crunchy       The “Gritty” tone resulting from clipping distortion. Must be
      defined: e.g. “mild crunch”, “a lot of crunch” etc. Typical tone
      of 80’s metal and hard rock.
Dark       Attenuated high-frequency content
Distorted       Altered from original signal, usually by the means of distinctive
      clipping. Ranging from slight breakup to full “shredding”
      distortion.
Edgy       Aggressive character introduced by dialing in a “gritty” tone
Glassy       Highly subjective term. Sometimes paradoxally associated with
      either “harshness” or “smoothness”.
Gritty       The easily discernible increase in high-frequency harmonic
      content that results from clipping distortion
Harsh       Abrupt and nasty-sounding clipping tone, usually in conjunction
      with over-emphasized high-frequency content
Industrial    “Processed”, metallic or synthetic-like tone
Liquid       Likely refers to combination of “organic” and “smooth”
Lush       By definition, pleasing to senses
Mellow       See “Smooth”.
Organic       Rich and unpredictable in detail. Lively. Opposite to “sterile”.
Over-processed    Tone that is processed so much that it sounds unnatural and
      synthetic
Processed    Usually refers to an unnatural tone
Pronounced    A discernible tone with distinctive details
Shred or
shredding
      Literally associated with a metallic, buzzing sound of a shredder.
      Extremely distorted tone, which is typically rich in high
      frequency content. Sometimes with “authoritive” low-end.
      Closely related to music style (of modern metal).
Smeared       Distorted at small detail level. Lacking in definition
Smooth       Stripped from “harsh”-sounding high-frequency content
SRV       The abbreviation referring to guitar sound of Stevie Ray
      Vaughan
Sterile       Lack of character. Perhaps too “clean”.
Tight       Tone with fast attack, often “pronounced”
Warm       Enhanced low- and, in lesser extent, high frequencies.
      Sometimes associated with smooth compression that increases
      sustain
Woman tone    Eric Clapton’s thick, distorted guitar tone with reduced highfrequency
      content
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #3 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:28:12 »

Os termos em inglês são melhores, mas pode-se ter um um pequeno glossário ao final do texto

Overdrive = sobre excitação de um ou mais estágios de um circuito, colocando o mesmo em sua região de resposta não linear.

Hairy tone = (essa eu passo)

Clean tones = sinais limpos ou sem distorções. Este termo, quando aplicado a sinais da guitarra, pode ser denotar sinais com distorções agradáveis ou sons "cristalinos" - muitas vezes os sinais estão muito distorcidos, mas por serem agradáveis ao ouvido, são classificados como limpos.

Headroom = máxima excursão de sinal admissível por um circuito

boomy sound =  (essa eu passo)

midrange scoop = esculpir a faixa de sinais das frequências médias com precisão e de forma a não causar alterações nas demais faixas. Isto é normalmente realizado por filtros passa faixa com frequencias variáveis e cortes bem abruptos.

harsh sound = sinal distorcido de má qualidade, onde há presença de ruidos, sobretudo ruídos de frequências mais elevadas

muddy sound = sinal com sérios cortes nas altas frequências e muitas vezes com pesadas variações dinâmicas (compressão ou expansão), tornando-o pouco atraente. Geralmente, o termo é atribuído a sinais alterados de forma não intencional.

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #4 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:47:26 »

Não consegui deixar passar:

Hairy Tone: Tnm Cabeludo

Cheesy
Eclético mas com parcimônia!!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #5 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:00:40 »

Não consegui deixar passar:

Cheesy

E quando o tom for selvagem... fica "tom descabelado"
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #6 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:45:34 »

Na verdade muitos dos termos são subjetivos, não dá nem mesmo explicar... É que nem falar em "som amanteigado", ou "timbre aveludado" ou "guitarra ácida"...

Quem nem os termos "muddy" ou "boomy", eu entendo como um som "frouxo", embolado, pouco definido...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #7 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:56:19 »

Eu entendo "boomy" como um grave retumbante, não um som "seco".

"Hiss" é o chiado, como se fosse som de chuva.  Muito comum em amplificadores de baixa qualidade, ou circuitos de ganho muito elevado, como alguns overdrivers que usam FETs (BSIAB, Thunderchief, Thor, etc), quando usados com o ajuste de drive avançado.

"Hum" é o som do "ronco" de 60Hz, característico de fontes mal filtradas ou circuitos sem blindagem.

Agora, "hairy tone" ficou difícil...    Cheesy
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 17:03:45 por Adiel » Registrado

Jorge Lopes
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?

« Responder #8 : 20 de Dezembro de 2012, as 17:14:12 »

Eu ja vi o Hairy tone ser usado pra sons que não só totalmente definidos em algumas circunstâncias, por exemplo, um big muff em determinados acordes abertos.

Deu pra entender um pouco?
Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 20 de Dezembro de 2012, as 17:20:46 »

Hairy tone = (essa eu passo)

Agora, "hairy tone" ficou difícil...

Esse termo eu presumo ser o pior. Como alguém define um som ou tom dessa maneira ...

Graças a vocês vou deixar assim:

Overdrive = sobre excitação de um ou mais estágios de um circuito, colocando o mesmo em sua região de resposta não linear. Poderia ser SATURADO ?  senão vai ficar overdrive mesmo  

Hairy tone = esse tá difícil, não tenho a mínima idéia do que colocar

Clean tones = sinais limpos ou sem distorções. Este termo, quando aplicado a sinais da guitarra, pode ser denotar sinais com distorções agradáveis ou sons "cristalinos" - muitas vezes os sinais estão muito distorcidos, mas por serem agradáveis ao ouvido, são classificados como limpos.

Headroom = máxima excursão de sinal admissível por um circuito. Esse vai ficar headroom mesmo

midrange scoop = esculpir a faixa de sinais das frequências médias com precisão e de forma a não causar alterações nas demais faixas. Isto é normalmente realizado por filtros passa faixa com frequencias variáveis e cortes bem abruptos.  Seria algo como médios bem definidos ?

harsh sound = sinal distorcido de má qualidade, onde há presença de ruidos, sobretudo ruídos de frequências mais elevadas. Eu achei que poderia ser Estridente, que é mais ou menos o significado que você deu.

muddy sound = sinal com sérios cortes nas altas frequências e muitas vezes com pesadas variações dinâmicas (compressão ou expansão), tornando-o pouco atraente. Geralmente, o termo é atribuído a sinais alterados de forma não intencional.

Quem nem os termos "muddy" ou "boomy", eu entendo como um som "frouxo", embolado, pouco definido...  Poderia ser talvez Abafado ?

"Hiss" é o chiado, como se fosse som de chuva.  Muito comum em amplificadores de baixa qualidade, ou circuitos de ganho muito elevado, como alguns overdrivers que usam FETs (BSIAB, Thunderchief, Thor, etc), quando usados com o ajuste de drive avançado.

===================================================================================
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2012, as 12:25:14 por xformer » Registrado

Dexter
Visitante
« Responder #10 : 21 de Dezembro de 2012, as 09:10:33 »

Hairy tone, pode ser entendido com tom difuso, mas se colocar a expressões originais usadas no texto pode ficar mais fácil interpretar e fazer a tradução.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #11 : 21 de Dezembro de 2012, as 09:33:18 »

Geralmente a faixa de valores para os resistores de catodo vai de 820 ohms a 10kohms, mas o valor mais comum é de 1,5kohms. Diminuindo o valor faz com que a polarização fique mais quente, que por sua vez faz com que a válvula sature mais rapidamente, dando um tom mais hairy devido ao aumento no ganho. Se aumentar o valor do resistor faz com que a válvula  tenha uma polarização mais fria, diminuindo o ganho da válvula e portanto aumentando o headroom para sons limpos.

Não é bem isso..
O ganho abaixa, mas não é isso que faz a diferença. O que mais faz diferença é a excursão maxima do sinal (swing - a saida maxima em Vpp naquela configuração) que diminui bastante, mudando assim a relação ganho / swing maximo. Quanto menor o swing, mais rapido satura.

Sobre Hairy tone achei isso aqui: http://www.ultimate-guitar.com/forum/archive/index.php?t-1002040.html
Pelo descrito é um "fuzzy overdrive sound"... Ou um fuzz...  Roll Eyes
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, as 17:10:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #12 : 21 de Dezembro de 2012, as 09:54:58 »

Overdrive = sobre excitação de um ou mais estágios de um circuito, colocando o mesmo em sua região de resposta não linear. Poderia ser SATURADO ?  senão vai ficar overdrive mesmo  

midrange scoop = esculpir a faixa de sinais das frequências médias com precisão e de forma a não causar alterações nas demais faixas. Isto é normalmente realizado por filtros passa faixa com frequencias variáveis e cortes bem abruptos.  Seria algo como médios bem definidos ?

Quem nem os termos "muddy" ou "boomy", eu entendo como um som "frouxo", embolado, pouco definido...  Poderia ser talvez Abafado ?

Acho que saturado fica legal para Overdrive.

Parece-me que a expressão "midrange scoop" é muito usada para aquele estilo de equalização "heavy metal', em que se cortam os médios (o famoso V no equalizador gráfico). Na prática, o termo é mais usado para médios capados do que "bem definidos"...

Acho que "muddy" está mais para embolado mesmo. A tradução literal para "Muddy" seria "enlameado", então dá a entender que é uma coisa confusa, sem "forma". Já um som abafado seria um som sem brilho, "fechado".

Traduzir "boomy" como "retumbante" faz sentido para mim.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #13 : 21 de Dezembro de 2012, as 10:14:34 »

xformer

Merece um PDF esse texto ai!  Bravo
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #14 : 21 de Dezembro de 2012, as 10:20:30 »

Quero pegar um esquema de ampli bem típico e marcar quais são os componentes citados, pra facilitar.  Alguém sugere um esquema que possa servir de exemplo ?
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, as 10:09:36 por xformer » Registrado

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: