Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 19:31:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulados, uma chocante descoberta.  (Lida 6882 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 18 de Dezembro de 2012, as 21:56:27 »

Para aqueles que pensam que um valvulado é uma brincadeira.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=V9GR9H3qUE4

Brrrzzzzzz.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #1 : 18 de Dezembro de 2012, as 22:12:04 »

Mas também, o cara queria demais mexendo na placa daquele jeito.
Uma bela demonstração de como não manusear um valvulado. Batendo Cabeça
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 18 de Dezembro de 2012, as 22:18:42 »

Dizem que é uma piada de um dvd de manutenção de amp, a galera que intende diz que ele só colocou o dedo no sinal para fazer ronco e assustar as pessoas.
Parece que é tipo uma pegadinha clássica dos cursos de manutenção de válvulas na parte do curso sobre descarga de capacitores e prevenção de acidentes.

Chocando as pessoas ninguém mais se esquece de prevenir.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 18 de Dezembro de 2012, as 22:26:46 »

Na antiga Escola Técnica Federal aqui do Rio, atual CEFET,  o batismo no laboratório da eletrônica era jogar capacitores grandes bem carregados para os calouros pegarem... Muitos sustos e sensações desagradáveis...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 18 de Dezembro de 2012, as 22:30:27 »

Pô, eu pensei que era de verdade... Ui

Um dia ele toma um pra parar com a gracinha.  Evil

Mas vale a pena tomar muito cuidado com amps valvulados.

Abraço.
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #5 : 18 de Dezembro de 2012, as 23:30:22 »

Já fiz algo parecido em minhas aulas de física. Carreguei um capacitor em uma máquina eletrostática, antes de ir para a sala. ao chegar, derrubei-o "por engano" e pedi a um aluno que o pegasse para mim. O resultado vocês já sabem. Evil
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #6 : 19 de Dezembro de 2012, as 07:17:51 »

O vídeo é uma brincadeira, o sujeito no video é Gerald Weber, um autor de DVDs sobre manutenção de amplificadores valvulados para guitarra. Sua série de trabalhos é imperdível!

http://www.youtube.com/watch?v=1b2jQWK8xlQ

http://www.youtube.com/watch?v=rvxYaX5zHZg

http://www.youtube.com/watch?v=00YL95-SvW8

http://www.youtube.com/watch?v=00YL95-SvW8&playnext=1&list=PLFE6C8C14879EFD84&feature=results_main
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #7 : 19 de Dezembro de 2012, as 08:56:15 »

Não seria o filho do Ted?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #8 : 19 de Dezembro de 2012, as 10:38:19 »

Agora tenho uma ótima maneira de assustar o pessoal lá em casa... Evil
aron62br
Visitante
« Responder #9 : 19 de Dezembro de 2012, as 19:40:18 »

Quando estava começando em eletrônica tomei um "de verdade".

Conhecia bem válvulas, capacitores, etc. Bem!

Desliguei um televisor e fui retirar o tubo. PB, com tubo CRT (moçada, era década de 70, ninguém ainda sonhava com LCDs e coisas assim...) Quando meti a mão para retirar a "chupeta" da alta tensão veio a paulada. Uns 15KV mais ou menos. O revestimento interno do tubo funciona como um capacitor de alguns pF, e fica carregado. Burro!!!

Aquela eu aprendi...

Sds

Aron
Visitante
« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2012, as 19:20:48 »

O vídeo é uma brincadeira, o sujeito no video é Gerald Weber, um autor de DVDs sobre manutenção de amplificadores valvulados para guitarra. Sua série de trabalhos é imperdível!

Já vi o vídeo completo "Total Guitar Amplifier Servicing & Overhaul" de autoria dele.

Esse cara é uma referência em manutenção de amplificadores de guitarra, digamos que muitos aqui nem eram nascidos quando ele já atuava com maestria em sua oficina.

Muitos acidentes ocorrem quando a pessoa negligencia o perigo imaginando que fará algo simples.

Se até os "Masters" correm o perigo de acidentes banais, então que sirva de alerta para nós sobre os ricos de nosso hobby.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2012, as 19:28:36 por Dexter » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 31 de Dezembro de 2012, as 19:58:34 »

Um dos meus amps não tinha aqueles resistores pra descarregar os capacitores da fonte... um dia fui fazer alguma coisa no amp, não lembro, acho que conferir o bias e levei um choque pelo dedinho, bem na junta da falange, pootz, além do susto doeu bastante, medi com o multimetro e naquele dava uns 600v, mesmo depois de ter estado um bom tempo desligado.

Bom, instalei os resistores e sempre quero mexer desligo o amp e espero um bom tempo.

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #12 : 31 de Dezembro de 2012, as 20:03:53 »

Uma vez, aos 17 anos, no início de carreira, peguei uma Philco colorida de tubo delta sem imagem, com faíscas azuis dentro dos canhões.  Havia bastante poeira sobre o vidro, e o idiota aqui foi limpar com a ponta do indicador direito.  Resultado: uns 5 segundos com meu braço todo dormente e sem ação, joelhos tremendo, essas coisas.

Um ano depois, com outra Philco valvulada, colorida, tive que segurar o chassi para que ele não caísse, e segurei por onde deu, no reflexo.  Fiquei com o circuito impresso estampado em minha mão, por causa de uns 380V que estavam passeando por ali, perto do circuito de saída vertical e controle de largura...
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #13 : 01 de Janeiro de 2013, as 00:17:18 »

Já vi circuito de valvulado abrir arco voltaico...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #14 : 01 de Janeiro de 2013, as 21:31:26 »

Na antiga Escola Técnica Federal aqui do Rio, atual CEFET,  o batismo no laboratório da eletrônica era jogar capacitores grandes bem carregados para os calouros pegarem... Muitos sustos e sensações desagradáveis...

Já fiz algo parecido em minhas aulas de física. Carreguei um capacitor em uma máquina eletrostática, antes de ir para a sala. ao chegar, derrubei-o "por engano" e pedi a um aluno que o pegasse para mim. O resultado vocês já sabem. Evil
Isso é bem classico!
Ainda faço isso de vez enquando  Roll Eyes

...Desliguei um televisor e fui retirar o tubo. PB, com tubo CRT (moçada, era década de 70, ninguém ainda sonhava com LCDs e coisas assim...) Quando meti a mão para retirar a "chupeta" da alta tensão veio a paulada...

...peguei uma Philco colorida de tubo delta sem imagem, com faíscas azuis dentro dos canhões.  Havia bastante poeira sobre o vidro, e o idiota aqui foi limpar com a ponta do indicador direito.  Resultado: uns 5 segundos com meu braço todo dormente e sem ação, joelhos tremendo, essas coisas.

Um ano depois, com outra Philco valvulada, colorida, tive que segurar o chassi para que ele não caísse, e segurei por onde deu, no reflexo.  Fiquei com o circuito impresso estampado em minha mão, por causa de uns 380V que estavam passeando por ali, perto do circuito de saída vertical e controle de largura...

Outro grande classico da eletronica  Cool

Quantas vezes nao descarreguei o fly back de modo manual (mão).  Cheesy
Foram muitas as vezes que relei nos terminais do fly back quando ia mover a placa de TV.
Eram uns choques "emocionantes"...
Travava o braço (no momento), sentia um tranco no braço e peito, voce nao sabia o que aconteceu, não tem nem palavras direito para expressar a sensação, só experimentando mesmo  Grin
Depois de tudo isso, só alegria.

O pior de tudo, não basta acontecer uma vez para aprender...
Você fica experto por um tempo, mas depois acontece de novo  Cheesy
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: