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Autor Tópico: JCM 800 "Nacional" - Foto Diário de Montagem  (Lida 87776 vezes)
Matec
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« Responder #120 : 15 de Fevereiro de 2016, as 09:00:42 »

xformer : sim, no layout que o ljulio montou existe um resistor de 1ohm entre o cátodo e o terra.

ljulio: há algo estranho mesmo nesse amplificador, esse hum só desaparece quando não há corrente circulando na válvula, o que sugere um desbalanceamento bravo em algum ponto.

Pela corrente das válvulas há uma pequena diferença entre as duas o que indica que elas não estão bem "casadas", mas também não está para "divórcio".

O que posso sugerir é que você verifique as ligações do primário do transformador de saída, e veja se não houve troca de alguns dos terminais.

Por enquanto:

Abs
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xformer
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« Responder #121 : 15 de Fevereiro de 2016, as 09:26:36 »

Eu tinha visto apenas o esquema que ele usou onde não tem o resistor de 1 ohm em cada catodo, e não vi que ele escreveu depois que pôs os resistores. De qualquer forma, a diferença entre as EL34 é pequena e pode ser devida pela tolerância dos resistores e não pelo descasamento do par.

Uma outra questão:  desligue o amplificador, descarregue os capacitores da fonte, retire as EL34 e meça a resistência do primário do transformador de saída (entre as duas pontas e entre cada ponta e a tomada central), pode usar o pino 3 do soquete das EL34 que está ligado a uma das pontas do enrolamento primário como ponto de medição. O ideal é que a resistência de cada uma das metades do primário seja bem parecida uma com a outra.  Cuidado ao fazer isso, certifique-se que não há tensão na tomada central (CT).
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
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« Responder #122 : 15 de Fevereiro de 2016, as 09:49:24 »

Senhores muito obrigado pela ajuda, e farei as verificações sugeridas no final do dia, pois agora estou no trabalho.

Mas uma coisa que acabei lembrando hoje pela manha ao vir trabalhar, e pode ser o problema, eu não aterrei a saída do OT, sabe aquele negocio de a gente sempre usar jacks de metal e ele já aterrar ao chassis, então, os meus jacks são de plastico, hoje depois de uma noite de sono lembrei disso, então antes de mais nada vou aterra-lo e ver se resolve, erro de principiante  Toma na Cabeça

As válvulas comprei como par casado, o interessante também é que em -40 eles ficam praticamente iguais os valores.

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Matec
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« Responder #123 : 15 de Fevereiro de 2016, as 10:07:59 »

A sua lembrança é boa.
O amplificador funcionaria normalmente sem o aterramento do secundário....      ... se não houvesse a realimentação negativa.
Nesse caso, isso é o que pode estar causando esse ruído todo. Inclusive aquela oscilação ao desligar o amplificador, que você citou anteriormente.
Quando você fizer o aterramento mande notícias.

 Roqueiro
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:09:53 por Matec » Registrado
visioncb
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« Responder #124 : 15 de Fevereiro de 2016, as 12:40:44 »

A sua lembrança é boa.
O amplificador funcionaria normalmente sem o aterramento do secundário....      ... se não houvesse a realimentação negativa.
Nesse caso, isso é o que pode estar causando esse ruído todo. Inclusive aquela oscilação ao desligar o amplificador, que você citou anteriormente.
Quando você fizer o aterramento mande notícias.

Abs

Exatamente! Uma vez quebrei muito a cabeça (muito!) até lembrar de que não tinha aterrado.. e os sintomas eram esses mesmol
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Guilherme
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« Responder #125 : 15 de Fevereiro de 2016, as 12:55:43 »

Julio, você está usando os pinos 6 dos soquetes das EL34 para ancorar os resistores de screen (1k), correto ? Essa é uma pratica comum mas não é muito aconselhável porque se aplica um potencial DC alto em um pino onde não há conexão a nenhum eletrodo da válvula. Use uma reguinha de terminais tanto para os resistores de screen (pinos 4) quanto para os resistores (5,6k) da grade de controle (pinos 5).

A sua primeira serie de medições, com 393V em placas 390V em screens estão dentro da media do 2204. O "nominal" seria 370V sobre C23 e CT do transformador de saída. Talvez a tensão da rede AC da sua residência (127 ou 220Vac) esteja um pouco elevada.

Ligue o comum do transformador de saída (fio preto) direto no jack e daí um fio grosso até o ponto de aterramento de potencia, junto aos CT's do transformador de potencia e capacitores de filtro C23 e C24.

A discrepância nas correntes de placa na primeira serie de medida indica que elas estão descasadas e as tensões constantes nos circuitos abaixo são aquelas que se deve esperar de um -2204 e derivados quando são empregados os taps de 285-CT-285Vac. Variações até 5% são perfeitamente normais nesse circuito.

Tensões muito baixas podem indicar consumo de corrente exagerada por alguma parte do circuito e devem ser fonte de preocupação....

Matec, não se trata de Bias "quente" ou Bias "frio". O fato é que os JCM saem de fabrica com Bias "quente" (-30V) e +B "frio" (370V) enquanto os JMP saiam de fabrica com o Bias "frio" (-42V) e o +B "quente" (430V).

É por esse motivo que os JTM, JMP e JCM, como a quase totalidade dos outros fabricantes, não tem resistor de catodo ! E eu acho que eles sabem o que estão fazendo, certo ?

Ajustar um estagio de saída pela máxima dissipação de placa+screen é tornar todos os amplificadores iguais.  Sad


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ljulio
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« Responder #126 : 15 de Fevereiro de 2016, as 18:26:15 »

Vamos as conclusões, ou novo capitulo.

Fiz o aterramento do jack de saída, e realmente o problema do humm era isso  Batendo Cabeça ficou super silencioso, esse teste inicial feito como antes, o master e o volume zerado.

Como no ultimo ajuste de Bias eu tinha deixado em -40, era esse valor que estava, fui tentar baixar para chegar o mais próximo de -30v, fiz isso, e ao ligar o standy-by ele começou a apitar, fui subindo e acabei descobrindo que ele parava totalmente em -38v, isso com o Master e o volume no zero.

O que notei também fazendo mais testes, foi que se eu deixasse em -35v e aumentasse um pouco o volume do master, o apito sumia, fiz com -30v a mesma coisa, porem com um pequeno chiado ao fundo e o master em um valor maior.

A tensão em C23 com -38v de Bias ficou em 373v, a tensão da rede esta em 126 e 127v.

A ultima coisa que aconteceu, foi que esta pegando uma radio, (E não é de Rock) isso só aconteceu ao plugar a guitarra, mas isso devem ser os cabos de entrada dos jacks de input, ao mexer nele a radio some ou diminui muito, eles são aqueles tipo manga eu acho, tem uma pequena blindagem, achei que seria o suficiente.

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« Responder #127 : 15 de Fevereiro de 2016, as 18:52:24 »

Fico feliz que o pior problema foi resolvido.
Já essas oscilações costumam ser causadas por cabeamentos passados em posições próximas à outros, em especial aos cabos do primário do OT.
Loops de terra e blindagem aterrada nas 2 pontas, podem também contribuir. Pense no aterramento do Master Volume.
Faça um pente fino na montagem.



Abs  Legal!
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« Responder #128 : 16 de Fevereiro de 2016, as 20:08:44 »

Agora sim, finalmente posso dizer que terminei, graças a Deus.

Por causa dos apitos não tinha ficado satisfeito com o resultado e pesquisando mais um pouco descobri esse tópico aqui no fórum e falava sobre um apito e inversão de fase, a outra coisa foi o que o Matec disse sobre as oscilações e os cabos do primário do OT, como foi minha primeira montagem desse tipo, não tinha atentado para esses detalhes e a entrada do OT tinha ficado do outro lado, mais longe e passando por vários fios.

O que eu fiz então, virei o OT de forma que os cabos do primário dele ficassem mais perto das válvulas e sem muitos fios passando por eles, também aproveitei e troquei a ligação deles em relação as válvulas, o que estava em uma válvula coloquei na outra.

E isso foi o que resolveu tudo, agora o ajuste de bias esta em -30v e sem apitos mesmo aumentando o volume no máximo.

Deu muito trabalho mas valeu a pena.

Obrigado a todos que ajudaram, ai vai uma foto do bichinho, não esta tão bonito quanto os anteriores desse tópico, mas esta bem legal.

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« Responder #129 : 17 de Fevereiro de 2016, as 07:19:28 »

faz um video do amplificador para o pessoal sentir o som dele.
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« Responder #130 : 17 de Fevereiro de 2016, as 10:02:35 »

Ficou muito bonito mesmo.... Mas vai mostra o lado de baixo , vai sim , diz que sim, não seja maldoso, vai , mostra só um pedacinho do amp. por baixo.... siiiiimmm...

Brincadeira a parte , um belíssimo trabalho.

 

Daniel
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« Responder #131 : 17 de Fevereiro de 2016, as 13:45:42 »

Muito legal, ficou muito bonito.

Vou iniciar um pré jcm800 para ver se consigo, se conseguir mais para frente vou tentar o ampli inteiro.

Parabéns novamente. Mas poste um vídeo da criança.
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Guilherme
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« Responder #132 : 17 de Fevereiro de 2016, as 15:21:15 »

Julio, a solicitação do Daniel faz todo sentido. Layouts alternativos do -2204 "silenciosos" merecem ser compartilhados. Não raro é preciso retificar/filtrar filamento de V1 para que fique realmente silencioso.

Quando falo layout "alternativo" me refiro aos layouts que não sigam ***exatamente*** o layout original, caso desse da Triode Electronics que você usou e quase todos os demais.

Por exemplo, você manteve o cap de 100pF entre os pinos 6-8 de V1 ? Você ligou ao chassis o retorno de alto-falante perto dos jacks ou no star-ground de potencia ? O trimpot de Bias ficou na placa ou no painel traseiro, tal como no layout da Triode ? A busbar de sinal foi soldada nos corpos dos potenciômetros ou você seguiu à risca o layout Triode ?

Bem, emborque seu amp (com cuidado para não machucar as válvulas) e bata uma fotinha.

Parabéns pela sua obra.

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ljulio
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« Responder #133 : 18 de Fevereiro de 2016, as 19:23:59 »

Atendendo aos colegas vou colocar a imagem e tentar contar um pouco a minha experiencia com essa montagem, pode servir para alguém no futuro.

Foi minha primeira montagem desse tipo, já montei o HB-1 e o Iall 10.5, mas esse é totalmente diferente, a montagem em PCI ainda mais nesses projetos muito bem feitos e documentados, traz uma facilidade que eu nem imaginava em relação ao ponto a ponto.

É muito legal montar, mas da um trabalho danado, é muito fio para ligar, furar o chassis da bastante trabalho, ainda mais se você não tem uma furadeira de bancada por exemplo.

Outra coisa que precisamos ficar atentos é com relação a vontade de terminar e o cansaço, eles podem ser seus inimigos, pois o cansaço pode te fazer errar, mas a vontade de terminar, não te deixa parar e descansar, paciência é imprescindível.

Respondendo ao Guilherme, com relação ao filtro nos filamentos, se for o que eu estou pensando que é ligar um resistor de 100R da alimentação do filamento até o terra, eu cheguei a fazer quando estava com o problema de humm, mas como não surtiu efeito, eu acabei tirando, até porque não tinha um resistor de 100R ou 150R por 3W pelo menos.

Sim, mantive o cap de 100pf entre o 6-8 da V1, liguei tudo em um único terra, e minha ideia não era a de aterrar a carcaça dos pots, porem com o humm, achei que poderiam ser eles, então os liguei ao terra também, apesar de não ter resolvido na hora, eu acabei deixando.

O pot de Bias, deixei dentro do chassis mesmo, até pensei em colocar no painel traseiro, mas é uma coisa que nunca se mexe, então vai que um dia algum curioso gira ele só para ver o que acontece.

Depois desse trabalho que deu, tirei algumas lições, tentar planejar melhor as coisas antes de montar, não que eu não tenha tentado fazer isso, mas acho que me faltou experiencia para prever algumas coisas, como o negocio do primário do OT ficar mais próximo as válvulas.

Também acho que deveria ter feito um chassis e uma placa maior, o negocio das ligações do transformador ficarem saindo debaixo da placa não me agradaram muito, como referencia, o chassis ficou com 500x200x65mm a placa foi 280x80mm.

Com relação aos matérias, a placa é de TVE, comprado no Mercado Livre, os capacitores comprei no ebay, e o resto é tudo comprado aqui mesmo.

Achei muito bom usar ilhóses, inclusive foi o carl8 quem me deu essa dica, uma alternativa aos turrets, foi bem fácil de soldar e são muito baratos.

Outra dica importante, quando estiver montando ainda as peças no chassis, deixe os plásticos bolha que vem com os transformadores enrolados neles, eu tirei os meus, e acabei sem querer riscando a pintura deles, que são muito bonitos.

Um ultimo agradecimento a todos que ajudaram e me inspiraram, não vou mencionar nomes, pois poderia cometer uma injustiça e esquecer alguém, valeu pessoal.

Ps: Vou ficar devendo o som, pois ainda estou aprendendo a tocar.


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« Responder #134 : 18 de Fevereiro de 2016, as 20:05:31 »

Eu não sei se as fitas pretas que você usou é de fita isolante e se foram usadas para isolar ou só prender os fios no chassi.  Com o calor e o tempo, fita isolante começa a descolar.  Melhor usar aquelas cintas de nylon (com fecho-trava - são super baratas) pra prender e agrupar a fiação.   
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