Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 11:45:24
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
JCM 800 "Nacional" - Foto Diário de Montagem
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
1
...
6
7
[
8
]
9
10
...
12
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: JCM 800 "Nacional" - Foto Diário de Montagem (Lida 87771 vezes)
Mallermb
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200
Re: JCM 800 "Nacional" - Foto Diário de Montagem
«
Responder #105 :
21 de Julho de 2015, as 11:20:23 »
Citação de: Ferro_Velho em 20 de Julho de 2015, as 10:30:14
Com pedais, principalmente os Boss mais tradiconais (SD-1, OD-1, OD-2r) e com o TS808 eu acho uma beleza, muito sustain.
Incrível como pedais clássicos soam tão bem em amplificadores assim, percebemos na maioria das vezes que o segredo é que menos é mais
Abraços Ferro velho, e parabéns mais uma vez, ficou lindo o amplificador.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #106 :
22 de Julho de 2015, as 09:48:40 »
Oi pessoal, obrigado.
Xande, vou esperar uma oportunidade para gravar algo limpo, este amp virou um pomo da discórdia aqui em casa, colocar ele na sala e tocar com volume mais alto que o de costume levou a minha mãe a reclamar mais que bode embarcado, quando puder gravo.
Não desista dos amps, vá juntando os componentes e fazendo eles devagar, os meus eu levei mais de 3 anos "colecionando" as peças.
Mallermb, esses pedais de overdrive mais tradicionais da Boss parecem que foram mesmo feitos com os amps marshall como referencia, ficam perfeitos.
Em contrapartida, os pedais mais sofisticados, de boutique, já não soam tão bem, não é a toa que nos vídeos de demonstração dos fabricantes eles usam amps limpos como os fender para demonstrar pedais, por exemplo os catalinbread.
Acho que é o tal de misturar uma coisa com a simulação dela mesma, não fica bom.
Lembrando também que o bypass da boss, com o seu bufer, casa muito bem com os amps, enquanto os true bypass dos pedais de boutique podem não se dá assim tão bem.
Abraços.
«
Última modificação: 22 de Julho de 2015, as 12:56:18 por Ferro_Velho
»
Iniciante
Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16
«
Responder #107 :
22 de Julho de 2015, as 13:30:04 »
Pessoal, preciso de umas dicas.
Montei o JCM 2204 utilizando na alimentação do circuito 320+320V.
Agora que estava relendo o esquema, vi que o correto seria utilizar 285+285V.
Como não tenho disponível os taps de 285V, o que poderia fazer ?
Pensei em fazer o que o Guilherme sugeriu ao Ferro_Velho que é substituir R29 de 10K por um de 18K ou 22K e ajustar o bias para -42V.
Existe alguma outra opção ?
Obrigado !
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #108 :
22 de Julho de 2015, as 18:14:45 »
Citação de: carl8 em 22 de Julho de 2015, as 13:30:04
Existe alguma outra opção ?
Pode tentar usar resistores de potência pra reduzir a tensão de 320vac para 285Vac. Eu ligaria um resistor (um em cada perna do secundário) antes dos diodos retificadores. O valor aproximado seria: (320-285)/120mA = 291 ohms. Como eu estimei que o consumo fique em 120mA, pode ser um pouco mais, acho que o valor de 270 ohms ficaria perto do ideal (em todo caso, deve ficar entre 180 a 330 ohms).
A potência dissipada nos resistores: 35V x 0,12A = 4,2W. Compre de 10W ou 15W.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110
A eficiência está na simplicidade...
«
Responder #109 :
22 de Julho de 2015, as 18:37:25 »
Renato, essa configuração de resistores e válida ou é considerada uma gambiarra a grosso modo?
Fiz isso em um amplificador meu justamente por que meu transformador era alto demais para as válvulas..
At Daniel.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #110 :
22 de Julho de 2015, as 20:17:51 »
Não é tão gambiarra assim. Considere que muitas vezes se substitui a válvula retificadora por diodos semicondutores e pra ter o mesmo efeito Sag da válvula, usam-se resistores pra simular esse efeito. Como a válvula retificadora tem uma queda de tensão muito maior do que a tensão direta nos diodos semicondutores, então os resistores corrigem essa diferença. A energia que seria gasta na resistência interna da válvula, passa a ser gasta (dissipada) nos resistores. O desperdício é quase o mesmo. Se não quiser desperdício de energia, então tem que usar outro transformador com tensão mais baixa.
Além disso, pra se reduzir a tensão para os demais estágios iniciais, também se usam resistores (associados a capacitores). Não é gambiarra, é só eletrônica.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110
A eficiência está na simplicidade...
«
Responder #111 :
22 de Julho de 2015, as 23:38:41 »
Ricardo, creio que usei o termo gambiarra no lugar errado, não considere ao pé da letra, entenda, lendo o seu texto creio também que tenha me equivocado, afinal baixar a tensão de uma fonte ou você usa resistores ou usa um regulador a zenner ou CIs como é o caso da nossa fontes de 9v. quando eu usei esse arranjo em meu amplificador, tive um certo receio que não era correto oque eu estava fazendo mas resolveria meu problema. olhando esses posts pude perceber que não estava tão errado assim...
Mas sem dúvida usar o transformador correto é o mais indicado ...
At Daniel
Ps, perdão pela pequena fugida ao foco do tópico.. Obrigado.
ljulio
Iniciante
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10
«
Responder #112 :
14 de Fevereiro de 2016, as 18:55:03 »
Ressuscitando o tópico, pois foi daqui que comecei essa aventura.
Pois bem, inspirado pelo Ferro_Velho e o Carl8 finalmente conclui a montagem do jcm800 layout da triode eletronics, mas como nada é fácil estou aqui para solicitar ajuda dos colegas.
Fiz a montagem, e o ajuste de Bias deixei em -30V medindo na junção dos resistores de 220K, acompanhei por mais de uma hora e ficou estabilizado nesse valor.
Ao ligar a chave de stand-by começaram os problemas, um humm que insistia em incomodar, até meio alto, tornando impossível o uso, fiz varias verificações, olhei o terra que esta do tipo estrela, ou seja, concentrado em um único ponto e nada que fiz tirou o humm.
Como ultimo recurso, com ele ligado, fui alterando o potenciômetro de regulagem de Bias, e para minha surpresa a medida que eu aumentava, o humm diminuía, o valor que ficou com o humm totalmente zerado foi em -47,8v, como esta muito fora do que eu tinha lido, fiz testes pequenos sem deixar ele ligado por muito tempo, o som esta normal, a unica diferença é que quando o ajuste de Bias esta em -30v o som fica mais clean, quando em -47 fica um pouco mais rasgado, acho que é a característica desse amplificador.
O caso é que não sei se esse valor esta correto e temo que valores muito acima podem danificar ou encurtar a vida do amplificador.
As medidas que fiz das EL34 são as abaixo, as duas estão praticamente com os mesmos valores, só a uma diferença significativa no valor do pino 1:
Valores medidos com o ajuste de Bias em -47,8v
pino 1 = 1,1mv em uma e 0,6mv em outra
pino 2 = 3,29v
pino 3 = 393v
pino 4 = 390v
pino 5 = 46,6v
pino 6 = 391v
pino 7 = 3,29
Estou usando o Tap de 285V do PT.
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #113 :
14 de Fevereiro de 2016, as 19:47:44 »
A regulagem de Bias em -30v pode ser considerada "quente" e dependendo da fonte, pode gerar Hum. Já a regulagem em -47,8v é muito "Fria" e você já percebe a distorção por crossover. No Bias quente há maior consumo de corrente e a longo prazo um maior desgaste da válvula. O bias frio não é mais ou menos prejudicial ao componente mas o som fica ruim. Você pode achar um meio termo ali pelos -40v. Mal não fará.
O ruído Hum pode ser sinal de algum erro na montagem ou de capacitores de fonte ruins. Reveja a montagem da fonte.
A diferença no valor de tensão no pino 1 (e 8 ) também pode ser um sinal ruim . Refaça as medições nesses pinos (1 e 8 ) com uma escala mais baixa para se ter certeza da precisão das medições. Uma diferença de quase 100% entre uma e outra pode significar uma válvula com defeito. Mas é importante ter certeza antes de tirar conclusões.
Abs
Iniciante
Obrigado
«
Responder #114 :
14 de Fevereiro de 2016, as 20:26:41 »
Matec obrigado pela resposta, sem querer abusar muito, você poderia me indicar quais são os capacitores da fonte, eu ainda sou iniciante e tenho um pouco de dificuldade de separar as partes no esquema.
Eu usei também esses dois esquemas que peguei na pagina da audio lynx se você me indicar qual é a parte no esquema que devo verificar, eu agradeço:
Power
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_poweramp.gif
Pre:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_preamp.gif
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #115 :
14 de Fevereiro de 2016, as 20:39:55 »
No link do poweramp acima, são os capacitores eletrolíticos de 50uF duplos, C23 e C22
Já para verificar os cátodos das válvulas meça a tensão entre o pino 1 e o terra, com uma escala de 2v no multímetro, (estou supondo que você tenha colocado os resistores de 1R na ligação entre os pinos 1-8 e o terra, como está no layout).
«
Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:10:23 por Matec
»
Iniciante
Obrigado
«
Responder #116 :
14 de Fevereiro de 2016, as 21:22:47 »
Matec consegui fazer as medições e com relação a válvula o valor e esse mesmo, meu multímetro muda a escala automaticamente, e nesse caso ficou nos milivolts uma entre 1,1 e 1,3 mv e outra entre 0,6 e 0,7 mv no pino 1, depois do resistor de 1R o valor é 0.
Com relação aos capacitores não sei muito bem como testar, mas medi os valores de tensão, no C23 deu 404V ( No esquema aparece como 370V).
O C22 medi dos dois lados do resistor de 10K, do lado do choke esta em 390V (No esquema aparece como 367v) e no outro lado esta 326v (No esquema aparece 300v)
Os valores do C22 acho que podem ser alterados pelo ajuste de Bias, me parece.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #117 :
14 de Fevereiro de 2016, as 21:37:02 »
O valor das tensões, tanto da fonte como do pino 1 das válvulas vai mudar de acordo com a regulagem do bias.
Com 47,8v nada vai ser produtivo em termos de diagnóstico. Meça com o Bias em -40v , -35v e -30v as tensões da fonte no capacitor C23 e as tensões dos cátodos das válvulas.
Cuidado! Não se esqueça que você estará medindo tensões de 400v e de poucos mV. Toda cautela é bem-vinda.
Abs
«
Última modificação: 14 de Fevereiro de 2016, as 22:10:49 por Matec
»
Iniciante
Obrigado
«
Responder #118 :
14 de Fevereiro de 2016, as 22:47:52 »
Consegui medir, vamos lá aos valores, lembrando que em -40 ele já faz o humm e conforme vai diminuindo o humm aumenta.
Antes tinha medido o C23 com a chave se stand-by desligada, agora as medições com a chave ligada:
C23
-40v = 378v
-35v = 367v
-30v = 351v
C22 - Lado do Choke
-40v = 376v
-35v = 365v
-30v = 350v
C22 - Outro lado:
-40v = 315v
-35v = 304v
-30v = 291v
Valvula EL34
-40 -35 -30
P1=9,8mv 24,6 e 23,7mv 39,8 e 41,5mv
P2=3,29v 3,29v 3,29
P3=380v 367v 349v
P4=378v 362v 342v
P5=-39,7v 34,1v 29,2v
P6=381v 365v 348v
P7=3,29v 3,29 3,29
Só mais um detalhe que havia esquecido de mencionar, ao desligar a chave de stand-by ele faz um barulho como se fosse um apito ou algo parecido, como se descarregasse algo.
PS: Obrigado pela dica, mas esta tranquilo, o multímetro que uso é automático, a unica coisa que preciso mudar ao medir tensão é se é continua ou alternada.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #119 :
15 de Fevereiro de 2016, as 07:31:43 »
Algumas perguntas:
- O hum existe se o controle de volume master estiver zerado ? Isto é, aterrando a entrada do amplificador de potência.
- As suas EL34 são par casado ? Experimente trocar as duas de posição, uma com a outra.
- Em tese, as tensões nos pinos 1 de cada EL34 deveria ser 0V, pois estão ligados ao terra. Ou você colocou um resistor de 1 ohm em cada pino 1 ao terra ? Isso seria o ideal para calibrar bias das EL34 e não medir a tensão da grade ou da fonte de bias.
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
1
...
6
7
[
8
]
9
10
...
12
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...