Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 20:51:04

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Depois de construir um IALL, qual deve ser meu próximo valvulado?  (Lida 10226 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #15 : 25 de Março de 2013, as 21:17:43 »

...
Pois bem, agora estou decidido que o próximo passo com válvulas será um P1 mesmo. Decidi isso por já ter o par de 12AX7, a EL84 e por ter a certeza que é um amplificador simples de construir....
O P1 usa só uma 12AX7... o Hi Octane é que usa 2...
Mas aproveite essa segunda 12AX7 pro Iall...
I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« Responder #16 : 25 de Março de 2013, as 21:42:33 »

Eu acho essa arquitetura legal pra eperimentar!

Você conhece o www.sewatt.com ?

Não conheço este site. Na verdade pouco vi sobre amplificadores valvulados, fui direto nos da AX84 por ter conhecido o Hi-Octane na época que foi lançado um tutorial aqui no HandMades.

Me diz uma coisa, como deve ser a fonte/filtro se eu quiser utilizar este pré no IALL. No esquema do pré eu vi escrito "B+5" e no projeto do P1 e no do HO só vai até "B+3". Não sei como é que faço pra chegar no tal "B+5" porém pude notar que os resistores vão aumentando de valor numa proporção de 10x, então me leou a pensar que o B+4 usará um resistor de 100K e o B+5 um de 1M. Seria isso mesmo? (sou leigo no assunto)
Quanto aos capacitores o valor sempre é o mesmo.

Ai fiquei meio encucado com isso e fui ver se a fonte estava nos esquemas dos power amps e logo no início da página me deparei com este aqui que a fonte vai justamente até o tal B+5, porém os valores de resistores são diferentes dos contidos no P1/HO e não seguem padrão no valor como no exemplo que dei.
http://www.ax84.com/static/corepoweramps/20W_SE/AX84_20W_SE_Poweramp_Schematic.pdf

Me ajudem ai por favor.

...
Pois bem, agora estou decidido que o próximo passo com válvulas será um P1 mesmo. Decidi isso por já ter o par de 12AX7, a EL84 e por ter a certeza que é um amplificador simples de construir....
O P1 usa só uma 12AX7... o Hi Octane é que usa 2...
Mas aproveite essa segunda 12AX7 pro Iall...

Justamente, o P1 usa só uma 12AX7 e a outra ficaria pro pré do IALL.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #17 : 25 de Março de 2013, as 23:00:20 »

...No esquema do pré eu vi escrito "B+5" e no projeto do P1 e no do HO só vai até "B+3". Não sei como é que faço pra chegar no tal "B+5" porém pude notar que os resistores vão aumentando de valor numa proporção de 10x, então me leou a pensar que o B+4 usará um resistor de 100K e o B+5 um de 1M. Seria isso mesmo? (sou leigo no assunto)...
Não é assim.
O resistor usado é calculado em função da queda de tensão que se quer naquele ponto do circuito.
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #18 : 27 de Março de 2013, as 06:47:18 »

Me ajudem ai na fonte pra este pré.

Como devo fazer pra chegar na tensão correta? Qual resistores devo usar?

Se possível, gostaria de utilizar a própria fonte do IALL pra esta válvula do pré.

Grato
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #19 : 27 de Março de 2013, as 08:23:37 »

Isso deve te ajudar:

http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/RC-ripple-filter/
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #20 : 27 de Março de 2013, as 13:32:32 »

Obrigado!

Vou ter que estudar antes de usar isso ai, pois por enquanto só sei montar circuitos que estejam prontos e pra calcular este filtro ai vou ter que estudar bastante antes pra saber o que estou fazendo.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #21 : 27 de Março de 2013, as 15:05:40 »

Desenha o que você quer que a gente ajuda com os valores...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #22 : 28 de Março de 2013, as 10:02:56 »

A calculadora do link é fácil de usar, você indica o valor do capacitor (acho que pode ser igal ao da etapa anterior, que você já sabe) e vai brincando com o valor do resistor até chegar na queda de tensão que precisa.

O única dúvida é sobre a corrente, mas quem conhece melhor o amp que você quer implementar pode te ajudar.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #23 : 28 de Março de 2013, as 14:21:37 »

Bem, eu não tenho instalado nenhum programa de fazer esquema elétrico, mas se vocês pegarem o esquema do IALL 3.5 (v1.2) e do Simple Preamp (v 07.08.05) vão conseguir entender o que estou propondo e poderão validar se funciona e quais valores devo utilizar.

Fiz aqui um desenho a mão mesmo da parte relativa a fonte/filtro do IALL 3.5 e onde tem a linha pontinhada deve ficar a parte em que vai baixar a tensão para o valor adequado pro funcionamento da válvula.
Vocês acham que é possível aproveitar a fonte do IALL 3.5 neste ponto que menciono na imagem? Ou eu tenho que fazer uma outra fonte por fora?

OBS: Desenhei apenas o necessário para o entendimento da parte da fonte/filtro.

Uploaded with ImageShack.us

Como falei antes, por enquanto só tenho habilidade a conhecimento pra construir um esquema que já estiver todo prontinho, mas não tenho conhecimentos de eletrônica o bastante para modificar e/ou projetar algo.
Já montei vários pedais e fontes, mas sempre nesta mesma condição de só executar a construção.
O meu próximo valvulado vai ser o P1 justamente por ele estar com o esquema todo prontinho e ser fácil de montar. Já colocar este pré no IALL, foi uma ideia que me deram aqui e achei que deve ficar bom, mas realmente não tenho o conhecimento necessário para calcular a queda de tensão. Então toda ajuda de vocês é muito bem vinda.

PS: Ano passado quase que curso um tecnólogo de eletrônica, mas por falta de tempo e dinheiro acabei não entrando, mas ainda penso em fazer um dia. Quem sabe faço ano que vem logo que quitar tudo do meu casamento.

Sou grato a todos que vem ajudando.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #24 : 28 de Março de 2013, as 23:19:29 »

Ricardo, você precisa de um resistor + um capacitor.
Mas acho que uma 12AX7 iria deixa o ganho muito alto. São 3 triodos com ganho alto.
Quem sabe uma 12AU7?
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #25 : 29 de Março de 2013, as 16:27:48 »

kem,

Por enquanto só tenho uma 12ax7 aqui em casa e para comprar uma 12au7 tenho que pedir ou fora do brasil ou em SP, pois aqui no Recife as duas únicas lojas que vendem válvulas as tratam como artigo de luxo e custam do dobro do preço de SP fácil.
Antes tinha um tio meu que ia pelo menos uma vez no mês em SP e eu pedia pra ele trazer coisas da Ifigênia, mas ele não tem mais contatos comerciais por lá.

Você poderia me ajudar com os valores para uma 12ax7 e para a 12au7?

Estou pensando seriamente se colocar esta válvula de pré no IALL 3.5 vai ser algo realmente útil. Tenho usado ele pra estudar no meu quarto e com um Over da Boss já consigo dar uma esquentada no som.

Meus planos em relação a valvulados por enquanto são:

1. Construir o IALL 3.5 [OK]
2. Construir o P1 [quase tudo comprado]
3. Construir um FireFly
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, as 17:11:07 por RicardoVasconcelos » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #26 : 25 de Abril de 2013, as 13:34:38 »

Pessoal,

Fui no site da calculadora que o Fink indicou (aqui), mas ainda não tenho o conhecimento necessário pra dizer que os valores que encontrei estão corretos.

Preenchi os dados de acordo com o esquema do IALL 3.5 V1.3 da seguinte maneira:

Resistor: 470R
Capacitor: 47uF (consultei o pessoal aqui do fórum e montei o IALL com os capacitores que eu já tinha pro P1/HO)
Corrente: 75mA (neste caso estou com dúvidas de que corrente deve ser preenchida aqui, a corrente de saída do transformador ou a corrente de consumo das válvulas)

Qual deve ser a corrente que devo passar lá?
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #27 : 03 de Agosto de 2013, as 17:10:32 »

Estou atualizando o tópico com umas fotos de como ficou meu IALL 3.5 com o novo chassis que comprei.

Já furei o chassis deixando pronto pra receber uma válvula de pré (que deve ser uma 12AU7).

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0

Emmanuel

« Responder #28 : 03 de Agosto de 2013, as 17:50:26 »

amigo, boa noite n vi o transformador de saida, tenha cuidado pois o iall é muito sensivél. ...

-----
ok, vi agora... _ falei que o iall é muito sensivél pois liguei o pré do fender twin e ele tem muito ganho, usei uma 12ax7. ficou bacana seu chasis
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, as 17:53:07 por Emmanuel » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #29 : 03 de Agosto de 2013, as 18:05:14 »

O IALL é bem sensível mesmo.
Embora eu tenha confirmado com o pai da criança (na verdade hoje já é adolescente) que se trata de uma power, aquele triodo seja a servir como pré a ponto de conseguimos tocar ligando a penas a guitarra na frente dele.
Quando confirmei com Haroldo que era um power, citei que dava pra tocar só com a guitarra e/ou com um V-amp 2, dai ele falou que ele mesmo já havia tocado com uma pedaleira dessas e que mesmo assim não deveria está alcançando a excitação máxima do IALL 3.5.

Conversando com ele, tivemos a ideia de colocar um trimpot na saída desse pré que vou adicionar. Sendo assim acho que a sensibilidade do IALL não irá atrapalhar.
  Imprimir  

Ir para: